Tendo a Assembleia Nacional tomado conhecimento, através dos órgãos de comunicação social, de actos criminosos perpetrados junto ao Quartel-general das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, na madrugada da última sexta-feira, por um grupo de cidadãos nacionais devidamente identificados, na tentativa de subversão da Constituição da República;
A Assembleia Nacional vem por meio deste comunicado lamentar e condenar profundamente tal atitude inconsequente, pedir que se prossiga com as investigações e que se apure as responsabilidades, se disponibilizando a colaborar com as demais instituições do Estado no sentido de fazer prevalecer o primado da lei.
Este Órgão de Soberania aproveita a ocasião para felicitar as Forças Armadas pela prontidão demonstrada na defesa do Estado de Direito Democrático;
Lamenta a perda de vidas humanas e endereça as profundas condolências aos familhares.
A Assembleia Nacional apela a todo o povo de São Tomé e Príncipe para que se mantenha a calma, demonstrando o seu tradicional espírito de civismo, como tem vindo a ser o seu apanágio.
Que prevaleça a Democracia!
Feito em São Tomé, aos 26 dias do mês de Novembro do ano de 2022.
A Presidente da Assembleia Nacional,
_____________________________________________
/Celmira Sacramento/
Ana
27 de Novembro de 2022 at 16:33
Isto nao da em nada. Quem morreu é que perdeu a sua vida. O pinta cabra é protegido pela nações unida de pinta cabra . Devido seu pai, k trabalhou lá. O pinta cabra é chefe do mundo, tem MT proteção internacional.
Bem de S.Tome e Príncipe
27 de Novembro de 2022 at 18:59
Que ironia! A senhora presidente da Assembleia Nacional não mencionou o nome do ex-presidente da sua instituição que foi detido. Que hipocrisia! Esse governo veio desgraçar esse país
Paula
27 de Novembro de 2022 at 16:40
O ministério P. de pinta cabra já deveria deter o pinta cabra e deve ser interrogado. Como é que é possível PR do pinta cabra. Isto é ridículo. 5 mortes e ninguem do governo é detido.
Sem assunto
27 de Novembro de 2022 at 20:48
Tenha vergonha Celmira, que comunicado sem conteúdo.
É para isto que vocês ganham tanto dinheiro, e gozam de tanto previlégios?
O outro senhor se faz de desentendido…que pudor senhor Presidente, o senhor é muito novo para se deixar submeter a certas ordens e agendas maquiavélicas vindas de gentes que venderam sua alma ao diabo há muito.
Dê um basta nisto, o povo esper ansiosamente pelo seu pronúnciamento, para quando homem? O momento pede, até Celmira Sacramento tem tempo de antena e o senhor não, que raios de Presidente da República é o senhor, Carlos Vila Nova?
SEMPRE AMIGO
28 de Novembro de 2022 at 12:34
Nao temos PR.O senhor nao deixou de ser militante obediente do ADI.Perante tantas evdencias o senhor continua impavido e sereno a conviver com o massacre,O Senhor arisca de passar a ser visto como um CUMPLICE.
SEMPRE AMIGO
28 de Novembro de 2022 at 9:51
Nao temos PR.O senhor nao deixou de ser militante obediente do ADI.Perante tantas evdencias o senhor continua impavido e sereno a conviver com o massacre,O Senhor arisca de passar a ser umCUMPLICE.
EX
28 de Novembro de 2022 at 16:28
Essa Assembleia noa demonstra nenhum solideriedade ao seu deputado e Ex Presidente que esta detido, nem uma palavra de conforto e ao mesmo tempo exigindo que a verdade seja esclarecida. Credo voces
cmpts