O Primeiro-ministro Patrice Trovoada felicitou o governo e o povo português pelo apoio financeiro de 15 milhões de euros que concedeu ao arquipélago são-tomense.
O governo de São Tomé e Príncipe, já tinha anunciado que as reservas cambiais externas descarrilaram, ao ponto de apenas garantir 15 dias de importação de bens e serviços.
Segundo Patrice Trovoada, Portugal percebeu a situação económica e financeira difícil e veio em socorro do arquipélago com 15 milhões de euros.
«Todos os são-tomenses temos que felicitar a atitude de Portugal, que percebeu a situação que se encontra STP em termos financeiros que decidiu apoiar o nosso país com 15 milhões de euros o que vai aliviar significativamente as próximas semanas visto a situação que enfrentamos», declarou Patrice Trovoada.
O Primeiro-ministro regressou ao país na tarde de quinta – feira. Foi no aeroporto Nuno Xavier, que anunciou a ajuda concedida por Portugal.
Uma ajuda financeira concedida em concertação com o FMI. A rotura das reservas cambiais externas, pode pôr em causa o acordo de paridade cambial assinado entre os dois países no ano 2009.
«Resta-nos corresponder, trabalhar mais, gerir melhor, e fazer tudo para que dentro de mais alguns meses estejamos fora dessas turbulências financeiras e económicas», sublinhou.
A ajuda financeira de Portugal alivia a pressão, mas o governo tem que tomar medidas impopulares para sanear as finanças públicas. «Vamos passar por um período difícil, não temos como evitar. Vamos ter que tomar medidas difíceis porque deixaram o país numa situação lastimável», pontuou Patrice Trovoada.
Durante a visita a Portugal e aos Estados Unidos de América, Patrice Trovoada procurou apoio internacional para restaurar o equilíbrio macroeconómico.
Abel Veiga
Lucas
23 de Dezembro de 2022 at 14:27
De apoio em apoio
De ajuda em ajuda
Em breve novo apoio nova ajuda
E assim será ad eternum
Solução?
Bazar daqui
Fui
Edson
23 de Dezembro de 2022 at 22:20
Notícia incompleta, deveria mencionar o número de novas viaturas que serão adquiridas
Fuba cu bixo
23 de Dezembro de 2022 at 23:41
Força papa Patrice trovoada vamos avançar com força e confiança.
Deixa a velha maioria encabeçada pelo MLSTP chorar 8 anos MLSTP vai ficar a chorar 8 anos.
Renato Cardoso
26 de Dezembro de 2022 at 21:13
Portugal mama da união europeia e da sobra à São Tomé
Mezedo
27 de Dezembro de 2022 at 7:40
É bom que o escândalo de Quartel seja resolvido rapidamente porque existe alguém para ir a cadeia e deixar de mentir a esse POVO
Anjo do Céu
27 de Dezembro de 2022 at 12:14
Até ja tinhamos pensado que Sr primeiro ministro ja tinha solução pra tudo isto.Andou durante 4 anos fora do País fazendo discursos fora do Páis e até dava sensação que estavamos na clandestinidade, andou a percorrer todo Mundo a falar que iria voltar com SOLUÇAO para STP.E no fundo vem cá dizer que País está mal e está agora a procurar de dinheiro como se fosse pedinte?Mas sabemos que tem estado a dar SR.Primeiro Ministro apoio financeiro durante as suas visitas pelo mundo para dar solução ao País quando voltar e agora vem com estórias de carochinhas e fazer Boi dormir???????Essas ajudas que deram durante 4 anos e que está consigo também queremos que seja depositado em cofres do Estado e não em sua casa e com os seus amiguitos e pra aluguer de jatos privados para outra fuga que vai ser em breve dos 25 de Novembro
Desforra
28 de Dezembro de 2022 at 13:09
Governo cómico, ministros palhaços. O sr ministro da defesa fez o balanço do sector e disse que as coisas vão muito mal no sector. Kķkk O coitado tinha que seguir o guião que o patrão dele impôs, mesmo que quem foi ministro de defesa do anterior governo, tenha sido ele mesmo!!!pasmem_se!!
Plôcô de Obolongo
28 de Dezembro de 2022 at 14:41
7,5 milhões para o PT, 2 milhões para AR, 1,5 milhão para AV, os restantes 4 milhões para ……
ADI na liderança, aumenta confiança, o nosso povo está a sofrer, sela ADI zuda non … Adi muê, Adi muê