Política

Portugal concede ajuda financeira de 15 milhões de euros a STP

O Primeiro-ministro Patrice Trovoada felicitou o governo e o povo português pelo apoio financeiro de 15 milhões de euros que concedeu ao arquipélago são-tomense.

O governo de São Tomé e Príncipe, já tinha anunciado que as reservas cambiais externas descarrilaram, ao ponto de apenas garantir 15 dias de importação de bens e serviços.

Segundo Patrice Trovoada, Portugal percebeu a situação económica e financeira difícil e veio em socorro do arquipélago com 15 milhões de euros.

«Todos os são-tomenses temos que felicitar a atitude de Portugal, que percebeu a situação que se encontra STP em termos financeiros que decidiu apoiar o nosso país com 15 milhões de euros o que vai aliviar significativamente as próximas semanas visto a situação que enfrentamos», declarou Patrice Trovoada.

Encontro entre o Primeiro Ministro de São Tomé e Príncipe Patrice Trovoada e o seu homólogo português António Costa em Lisboa

O Primeiro-ministro regressou ao país na tarde de quinta – feira. Foi no aeroporto Nuno Xavier, que anunciou a ajuda concedida por Portugal.

Uma ajuda financeira concedida em concertação com o FMI. A rotura das reservas cambiais externas, pode pôr em causa o acordo de paridade cambial assinado entre os dois países no ano 2009.

«Resta-nos corresponder, trabalhar mais, gerir melhor, e fazer tudo para que dentro de mais alguns meses estejamos fora dessas turbulências financeiras e económicas», sublinhou.

A ajuda financeira de Portugal alivia a pressão, mas o governo tem que tomar medidas impopulares para sanear as finanças públicas. «Vamos passar por um período difícil, não temos como evitar. Vamos ter que tomar medidas difíceis porque deixaram o país numa situação lastimável», pontuou Patrice Trovoada.

Durante a visita a Portugal e aos Estados Unidos de América, Patrice Trovoada procurou apoio internacional para restaurar o equilíbrio macroeconómico.

Abel Veiga

8 Comments

8 Comments

  1. Lucas

    23 de Dezembro de 2022 at 14:27

    De apoio em apoio
    De ajuda em ajuda
    Em breve novo apoio nova ajuda
    E assim será ad eternum
    Solução?
    Bazar daqui
    Fui

  2. Edson

    23 de Dezembro de 2022 at 22:20

    Notícia incompleta, deveria mencionar o número de novas viaturas que serão adquiridas

  3. Fuba cu bixo

    23 de Dezembro de 2022 at 23:41

    Força papa Patrice trovoada vamos avançar com força e confiança.
    Deixa a velha maioria encabeçada pelo MLSTP chorar 8 anos MLSTP vai ficar a chorar 8 anos.

  4. Renato Cardoso

    26 de Dezembro de 2022 at 21:13

    Portugal mama da união europeia e da sobra à São Tomé

  5. Mezedo

    27 de Dezembro de 2022 at 7:40

    É bom que o escândalo de Quartel seja resolvido rapidamente porque existe alguém para ir a cadeia e deixar de mentir a esse POVO

  6. Anjo do Céu

    27 de Dezembro de 2022 at 12:14

    Até ja tinhamos pensado que Sr primeiro ministro ja tinha solução pra tudo isto.Andou durante 4 anos fora do País fazendo discursos fora do Páis e até dava sensação que estavamos na clandestinidade, andou a percorrer todo Mundo a falar que iria voltar com SOLUÇAO para STP.E no fundo vem cá dizer que País está mal e está agora a procurar de dinheiro como se fosse pedinte?Mas sabemos que tem estado a dar SR.Primeiro Ministro apoio financeiro durante as suas visitas pelo mundo para dar solução ao País quando voltar e agora vem com estórias de carochinhas e fazer Boi dormir???????Essas ajudas que deram durante 4 anos e que está consigo também queremos que seja depositado em cofres do Estado e não em sua casa e com os seus amiguitos e pra aluguer de jatos privados para outra fuga que vai ser em breve dos 25 de Novembro

  7. Desforra

    28 de Dezembro de 2022 at 13:09

    Governo cómico, ministros palhaços. O sr ministro da defesa fez o balanço do sector e disse que as coisas vão muito mal no sector. Kķkk O coitado tinha que seguir o guião que o patrão dele impôs, mesmo que quem foi ministro de defesa do anterior governo, tenha sido ele mesmo!!!pasmem_se!!

  8. Plôcô de Obolongo

    28 de Dezembro de 2022 at 14:41

    7,5 milhões para o PT, 2 milhões para AR, 1,5 milhão para AV, os restantes 4 milhões para ……

    ADI na liderança, aumenta confiança, o nosso povo está a sofrer, sela ADI zuda non … Adi muê, Adi muê

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top