Política

PCD contesta a não divulgação do relatório da CEEAC e o caso da coroação do Rei da Inglaterra

O teor do relatório da CEEAC – Os argumentos apresentados pelo Presidente da República e pelo 1º Ministro para esconder aos olhos dos santomenses, o Relatório acima referido não tem qualquer cabimento nem lógico nem jurídico. Alias não compreendemos como é que no debate parlamentar os deputados não desmontaram os argumentos muito fracos do Patrice Trovoada a este respeito, invocar o princípio da confidencialidade. Este princípio só se aplica na relação entre a CEEAC e as autoridades nacionais e nada mais do que isso. Nenhuma instituição internacional pode, em relatório ou matéria de interesse nacional, impor às autoridades nacionais competentes um principio de SECRETISMO OU CONFIDENCIALIDADE na tramitação interna das informações nele contidas, ademais, quando o documento foi elaborado por iniciativa e solicitação do PR. 

  • Porque o referido Relatório da CEEAC foi solicitado como forma de contribuição para o esclarecimento dos factos ocorridos no dia 25 de Novembro, o PCD, interpretando o sentimento legítimo dos cidadãos santomenses, exige que o PR proceda à sua imediata divulgação, assumindo assim o seu papel de árbitro, de garante do funcionamento das instituições e da promoção da paz interna. Além do mais entendemos que esse Relatório deve ser junto aos processos de investigação judicial em curso.      
  • Cerimónia de coroação do Rei Carlos III do Reino Unido da Grã-Bretanha, que decorreu na última semana em Londres-Inglaterra – Tendo em conta que, nos termos da Constituição Política, o Presidente da República representa o Estado nas relações internacionais, STP ao ser convidado para essa cerimónia, teria por ser por via do PR, o que não sucedeu. O 1º Ministro ao se fazer presente à revelia do PR e sem ser mandatado por ele violou as regras constitucionais pertinentes, dando um golpe traiçoeiro ao PR. O Presidente Vila Nova, ao aceitar o golpe e “engolir o sapo”, sem qualquer reação visível à altura, ACEITOU MAIS UMA VEZ SUBORDINAR-SE AO I MINSTRO, defraudando assim as expectativas de que ele seja o Presidente de todos os santomenses.  
  • Aqui fica o nosso apelo: estamos convictos de que a larga maioria dos santomenses se sentiu enganada e envergonhada com essa atitude do primeiro-ministro e espera de si uma atitude mais enérgica e corajosa, mais solidária e mais digna!   
  • O PCD APELA A TODOS OS DEMOCRATAS DE STP para se unirem na defesa das causas da democracia e da justiça, da transparência na gestão pública, no combate à corrupção a todos os níveis, como fatores primordiais para desbravarmos os caminhos que nos possam conduzir ao DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO.  
  • FONTE : COMUNICADO DA COMISSÃO POLÍTICA DO PCD
7 Comments

7 Comments

  1. Pedro Costa 2

    16 de Maio de 2023 at 5:57

    Na realidade são 2 temas que também me deixa estupefato!
    A não divulgação pública do relatório é uma atitude muito preocupante. Porque não é do conhecimento público? Só pode ser que o está escrito não satisfaz a posição de quem está no poder.
    No entanto, porque a comunicação social não faz o seu trabalho de investigação e chegar à fonte e obter o documento?
    O caso da viagem do primeiro ministro é outro caso de abuso e de falta de respeito. Isto é demais! Este indivíduo, que para mim não significa nada, faz o que quer e ninguém consegue contrariar estas ações. Um falso Doutor que anda a se aproveitar da posição que ocupa.
    É demais

    • Margarida Lopes

      16 de Maio de 2023 at 14:22

      Pedro Costa 2, onde é que eu posso encontrá-lhe para lhe dar aquele ABRAÇÃO solidário e fraterno ? Obrigadíssima pela sua publicação da verdade VERDADEIRA sobre este falso doutor( nem 12°ano tem)este foragido que é um ditador, um criminoso corrupto Patrice TROVOADA. Vamos ousar continuar a denunciar este safado e neutralizá-lo definitivamente de STP. Já BASTA, ele já fez demasiados estragos até chegar a suprimir vidas cidadãs de modo BÁRBARO, ATROZ e VIOLENTO…que ficarão gravados nos nossos tristes 😥 recordações.

    • Célio Afonso

      17 de Maio de 2023 at 8:05

      Em STP o curriculun e o nivel acadêmico conta? Desde quando???
      Deram a mioria absoluta ao homem e agora é so aguentar. Nada de reclamações.

  2. José António

    16 de Maio de 2023 at 11:07

    Porque é que o PCD não comenta parte do relatório de investigação que acusa o seu chefe Delfim Neves de ter vendido terrenos de Lagoa Azul e Praia das Conchas para alemães e depositou o dinheiro na sua conta pessoal na China e em Portugal.
    Será que é com este dinheiro que pretendem fazer o congresso e campanha para irem de novo ao poder para vender todo o país desta vez?
    O senhor porta voz do PCD muda de partido como quem muda de camisa. Ainda a bocado estava no Basta e agora já quer o PCD de novo?
    Não sabem trabalhar para progredir o pais numa outra área que não seja de politica? Claro que é a via mais fácil de enriquecer.

    • j.fernandes

      16 de Maio de 2023 at 18:51

      a gora estao todos a favor do presidente ?
      so hepocresia !…
      De boa intencao esta inferno repleto .
      Por que rasao nao se fala dos 310 hequetares de terreno
      que foi roubado aos santomenses ?
      vendido e a revelia das vossas ambicoes desmedida e dinheiro ter ido parar ao banco chenes , portugal

      Os veteranos da robalheira nacional estao retomar estratejas para acabar devez com esse pais
      Sera STP heranca das vossas maes ?
      O que vosses roubaram ja nao chega ?

  3. Zeze

    16 de Maio de 2023 at 13:03

    Parece que alguém tem de desenhar pra esses senhores fofoqueiros e amantes de intrigas e guerelas numa sociedade já dividida. Documento sigiloso e confidencial não se divulga!!!!!!
    Outra coisa, o PCD é governo, pra querer se meter em viagens internacionais que representem o estado santomense????

    Fiquem quietos e caladinhos! Se não conseguem ajudar São Tomé e os santomenses, então não atrapalhem!!!!

    +++STP

    — Políticos FOFOQUEIROS E DESORDEIROS!!!!

  4. Pedro Costa 2

    18 de Maio de 2023 at 18:46

    Margarida Lopes,
    Só agora tomei conhecimento da mensagem que me dirigiu, o que me deixa satisfeito da forma como a fez. Pergunta-me como seria poderia se encontrar comigo para me dar um ABRAÇÃO solidário! Fiquei anestesiado. O seu manifesto dá-me o prazer de constatar que é alguém que comunga do mesmo ponto de vista que deixei neste tema e não só. Ora bem, como me encontrar, sinceramente não sei. Também teria todo o gosto. Sou da diáspora e filho deste país, que se sente revoltado com o que se passa por lá; no entanto não sei se é fácil, como disse atrás, porque sou uma pessoa que não me exponho assim e o único local para que pudéssemos chegar ao outro era aqui dando um primeiro sinal. Se quiser tentar, veja como.
    Muito grato

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top