Política

Crise dos Combustíveis : MLSTP/PSD acusa governo de amadorismo e falta de competência

O MLSTP/PSD acusa o governo de Patrice Trovoada de amadorismo e de incompetência técnica e política na gestão da crise profunda e prolongada de combustíveis. O maior partido da oposição fala de um processo atabalhoado de aquisição de combustíveis «sem o mínimo de transparência, desde o montante de financiamento da operação, a natureza do crédito, a taxa de juro concecional, o tipo de concurso internacional, o contrato de transporte, a proveniência e a qualidade do produto» – lê-se no comunicado do partido tornado público esta terça-feira.

Para o MLSTP/PSD não é prerrogativa do governo importar combustível, através dos serviços do Banco Central. Os social-democratas, ainda de acordo com o comunicado, não compreendem toda a onda de especulação e novela a volta do gigante petroleiro que não atraca no porto de Neves.

Avança o comunicado que o povo santomense tem o direito de saber «quem contratou o navio, quanto vai custar a sua permanência nas nossas águas durante semanas e quem vai pagar». O MLSTP/PSD exige, por isso, a abertura de um inquérito independente para o efeito.

Para os social-democratas, volvidos sete meses de governação do ADI e do Primeiro-Ministro Patrice Trovoada, «o país continua mergulhado numa crise sem precedentes, sem solução a vista, sem rumo, sem estratégia para lidar com os problemas candentes e básicos da população» – sublinha o comunicado.

O presidente da república também não é poupado no comunicado do MLSTP/PSD «enquanto o país vai vivendo a maior crise económica e social desde independência, o senhor Presidente da República continua a fingir que está distraído, resumindo as suas funções às cerimónias de acreditação dos novos embaixadores  e as audiências de cortesia com algumas entidades e individualidades e até hoje, não se dignou responder às sucessivas solicitações do maior partido da oposição para uma audiência de trabalho» – destaca o documento.

José Bouças

3 Comments

3 Comments

  1. Jorge Semedo.

    21 de Junho de 2023 at 18:37

    O MLSTP a cabeça da “Velha Maioria Forçada” com todas suas competências técnica, administrativa, económica e financeira, e de transparência na gestão de coisa pública não conseguiu liquidar ou pelo menos reduzir a metade a tamanha dívida que sucessivos Governos incluído o do ADI, contraíram com importação dos combustíveis de apenas um fornecedor.
    Quem teve que vender a ENCO por causa da excelente competência na gestão dos combustíveis importados foi exactamente o MLSTP. Nem comprar e vender combustíveis os sucessivos governos incluindo o do MLSTP conseguiram apresentar lucros. Foram sempre défices atrás de défices. E a arrogância jurídica do MLSTP e tal que o seu Governo (já em gestão e depois de perder as eleições) rubricou um acordo com um Grupo de Togo, Gana e dos nossos irmãos do Sul. Está acção levou o Governo eleito a considera-lo nulo (e juridicamente, assim o e, internacionalmente). As consequencias estão kaí: retaliação por parte do Grupo que viu os seus interesses gourados, incluindo o da “Velho Maioria”.
    E o MLSTP não desarma. Só tem o olho no dinheiro: quem pagou, qual foi oj juro, quanto se pagou pelo transporte, enfim para MLSTP, antes mesmo de a crise ser solucionada, a prioridade rde momento são os dinheiros, dinheiros, dinheiros. FOGO!!!
    MLSTP deveria vir ao público anunciar a percentagem da dívida do petróleo (dos sucessivos Governos) conseguiu amortizar no último mandato e qual foi a engenharia aplicada. Dada a gravidade do problema que afeta a população e não só,
    achamos que este não e o momento para apontarmos o dedo, mas sim de apresentarmos soluções e mais lá pra frente pedir responsabilidades.
    Se quiserem ler a minha sugestão como
    alternativa para solucionar o problema do petroleiro gigante, basta irem ao Telanon, num dos artigos publicados, sobre o assunto na semana passada: comprem rolos de tubos para combustíveis, com uniões, electroboma potente, com apoio das canoas a vela e outros equipamentos, associado a treinamento apropriado dos intervenientes, far-se-a a trafegad do produto directamente do petroleiro no horizonte até os reservatórios da ENCO.
    Mais detalhes encontram-se no artigo da semana passada. Quem não tem gato, caça co gato. Não vale a pena o MLSTP esconder a cabeça e deixar o rabo de fora. O povo acordou. Cérebros de gafanhotos (todos de cima a baixo).

  2. e

    21 de Junho de 2023 at 21:17

    acredito que agora nao e o momento de acusarmos uns aos outros pela condicao actual do pais mas sim de unirmos para a resolucao do problemas.. criticas destrutivas nao vao resolver nada..

  3. Margarida lopes

    22 de Junho de 2023 at 9:37

    …antes de tudo, nos queremos justiça pelos CRIMES-ASSASSINATOS PERPETUADOS em STP desde a presença da ERA TROVOADA, cujo o ùltimo foi o MASSACRE do 25 de novembro de 2022, onde torturaram violentamente e atrozmente a vida de 5 cidadaos sao-tomenses, pela mesma ocasiao queremos também re-LEMBRAR os ASSASSINADOS, economista mestiço Jorge Pereira dos Santos (na sua residência a 03/06/2018)e o jovem de RIBOQUE, praticados com os mesmos principios que o MASSACRE( nestes casos foram torturas individuais)que ainda nao foram julgados e os assassinos continuam a correr, cuja a mulher que foi cùmplice, MARLENE, hoje se encontra fora de STP ajudada pelo mandatàrio do crime-assasinato, como aconteceu ùltimamente com os torturadores do TROVOADA-MASSACRE do 25 de novembro…hà muita SIMILITUDE nestes atos CRIMINOSOS onde constatàmos a mesma ASSINATURA do mandatàrio que se traiu comentendo as mesmas “PROCEDURAS”. Jà là vao 5 (CINCO) anos que se espera a justiça pelos assassinatos cometidos em STP pelo foragido psicopata que nao é mais desconhecido em STP. Até quando vamos ficar no STAND BY?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top