São Tomé e Príncipe vive um dos momentos mais críticos a nível económico e financeiro. O orçamento geral do Estado para 2023 aprovado no passado mês de maio enfrenta dificuldades para a execução.
Tudo porque o governo e o FMI, ainda não chegaram a um entendimento sobre a correcção dos desequilíbrios macroeconómicos. Sem possibilidades de assinar o acordo de facilitação de crédito alargado com o FMI, São Tomé e Príncipe que depende em mais de 90% da ajuda financeira internacional, para executar o orçamento anual fica sem hipóteses de receber financiamento externo.
«O programa com o FMI é aquele que abre as portas do país para financiamentos externos, nomeadamente financiamentos concessionais atribuídos pelos nossos parceiros bilaterais, e também para programas de ajuda directa ao orçamento», explicou o primeiro-ministro Patrice Trovoada.
O Chefe do Governo que regressou recentemente de Washington, onde se reuniu com o conselho de administração do FMI considerou que as negociações produziram progressos, mas foram muito difíceis.
«É preciso que o FMI flexibilize a posição. Há situações em que, ou flexibilizamos a posição, ou mudamos as regras», referiu Patrice Trovoada.
Segundo o primeiro-ministro, o FMI insiste que São Tomé e Príncipe deve corrigir o défice que ronda os 23 milhões de dólares. Défice acumulado por causa sobretudo da questão da energia. Ou seja, desde a importação dos combustíveis, a produção de energia eléctrica pela empresa EMAE, que tem resultado em prejuízos consecutivos.
«Eu disse ao FMI, mas vocês têm regras em que não podem intervir num país em guerra. Mas, o FMI mudou as regras para dar 15 mil milhões de dólares à Ucrânia. Então, estão à espera que haja guerra aqui para nos dar dinheiro?». Uma pergunta que não demoveu a posição do FMI.
As negociações prosseguem no mês de julho. Sem acordo de facilidade de crédito alargado com o FMI, São Tomé e Príncipe fica impedido de receber fundos dos principais parceiros internacionais, para executar os projectos e programas inscritos no orçamento geral do Estado para 2023.
Com as reservas cambiais no vermelho, e sem possibilidades de receber fundos dos parceiros bilaterais para garantir a importação dos combustíveis, Patrice Trovoada começou a fazer “BILÁ KABÁ”, ou seja, procurar fontes alternativas de financiamento para o país resistir até a conclusão das negociações com o FMI.
Abel Veiga
santomé cu plinxipe
26 de Junho de 2023 at 7:58
Eu gostei isso mesmo esses FMI são uma merda,,,,,
Margarida Lopes
26 de Junho de 2023 at 14:24
Venho por este meio DENUNCIAR o pretendido espaço social com o nome de DIVULGAÇÃO da CORRUPÇÃO STP,que é o ESPIÃO & BUFO ao serviço do fdp foragido e ditador Patrice TROVOADA. Este espaço finge estar contra o psicopata Pinta Cabra, publicando alguns planfletes falsos, pois que o OBJETIVO é de pôr na lista os nomes das personnas non gratas que criticam e que denunciam com provas e argumentos SÓLIDOS o sistema corrupto, ditador e criminoso do Patrice TROVOADA, tentando fazer bloquear os mais EFICAZES CRÍTICOS do regime para tentar ganhar tempo…mal sabem eles que uma dessas pessoas que eles estão constantemente a tentar bloquear nas redes sociais é uma das pessoas ( cedo ou tarde), com quem o patrão deles PT e eles mesmos vão ter que enfrentar junto da CPI, como jurista que a pessoa é. Continuem a dar-lhe provas para fazer o inquérito, aquele momento chegará se até lá vocês ainda neste mundo. Veremos !
Martelo da Justiça
26 de Junho de 2023 at 9:32
Senhor Primeiro Ministro Patrice Trovoada, senhor ainda não se apercebeu que o FMI e outros nossos parceiro multilaterais e bilaterais estão chateados e cansados com os governantes de São Tomé e Príncipe? Está a queixar-se de quê e por quê? 48 anos de sucessivos governos em que o senhor foi Primeiro Ministro 4 vezes, não resolveram o problema energetico do País, preferindo viver a grande e a francesa, pensava que isso não teria fim um dia?? Apesar disso, o senhor ainda não tem conciencia da situação catastrofica em que o Pais vive se tivermos em conta a forma como o senhor continua a esbanjar os parcos recursos do Estado com viagens desnecessarias e outras vaidades. Por que razão?
O senhor tem que deixar de ser arrogante e de pensar que é o unico detentor de saber e que vai conseguir só resolver todos os problemas do Pais só porque o seu Partido teve a maioria absoluta. Vê-se claramente que afinal o senhor não está pronto para governar nem tem solução para nada. Na democracia, o Pais avança e se desenvolve com quem esta a governar mas tambem com a contribuição da oposição parlamentar em que o senhor deve responder, assim como todas as forças vivas do Pais.
Então, faça isso rapidamente antes que seja tarde demais! A solução dos problemas do Pais é de todos nos e não apenas de um grupo de são-tomenses…
Margarida Lopes
26 de Junho de 2023 at 14:27
Venho por este meio DENUNCIAR o pretendido espaço social com o nome de DIVULGAÇÃO da CORRUPÇÃO STP,que é o ESPIÃO & BUFO ao serviço do fdp foragido e ditador Patrice TROVOADA. Este espaço finge estar contra o psicopata Pinta Cabra, publicando alguns planfletes falsos, pois que o OBJETIVO é de pôr na lista os nomes das “personnas non gratas” que criticam e que denunciam com provas e argumentos SÓLIDOS o sistema corrupto, ditador e criminoso do Patrice TROVOADA, tentando fazer bloquear os mais EFICAZES CRÍTICOS que afetam o regime, para assim tentar ganhar tempo…mal sabem eles que uma dessas pessoas que eles estão constantemente a tentar bloquear nas redes sociais é uma das pessoas ( cedo ou tarde), com quem o patrão deles PT e eles mesmos vão ter que enfrentar junto da CPI, como jurista que a pessoa é. Continuem a dar-lhe provas para fazer o inquérito, aquele momento chegará se até lá vocês ainda estiverem neste mundo. Veremos !
Carmén TROVOADA
26 de Junho de 2023 at 14:44
Ô foragido corrupto ditador psicopata Patrice TROVOADA, você é um CHARLATÃO DESGRAÇADO, um vagabundo, larápio, vagabundo e mentiroso, a quem você julga enganar? Vá pakispariu com o seu bando de frustrados VARELA e gorja, que nada têm no MIOLO para além de quererem APARECER por serem gajômetros que vieram do nada, do kimbu e que graças ao JOTA-MLSTP é que começaram a frequentar a civilização, a conviver com pessoas esclarecidas…até que a demasiada AMBIÇÃO do Varela fez-lhe trair aquele, JOTA-MLSTP PINTO DA COSTA, que lhe tirou do kimbo. Mas a QUEDA destes OPORTUNISTAS vai ser fatal, enquanto o mestre PATRICE TROVOADA terá já bazado na Méloia, eles ficarão na prisão a comer o pão que o diabo amassou…aí o Varela poderá dizer ao JBJ que ele cheira a peido.
Por esmola, quando chegar aquela hora da justiça não se esqueçam do AFONSO da GRAÇA VARELA, porque ele é tão perigoso e fez tanto mal que o seu próprio sócio PT embora o nome dele seja poucas vezes citado.
jójó
26 de Junho de 2023 at 22:00
Falar sempre que o Governo encontrou o país sem divisas… Deixem de falar atôa…
Por acaso alguma vez o país teve divisas o suficiente para suas necessidades de importação?
Como é que um país que importa em média por ano anual cerca de 100 milhões de Dólares Cash e Exporta 5 milhões de Dólares(Cash), pode acumular divisas? Só se for divisas que entram por circuitos obscuros (Da máfia).
Queremos ver o País a acumular divisas quando o saldo do comércio externo é negativo em 100 milhões de Dolares.
As divisas só mantiveram um pouco devido ao não pagamento dos combustíveis em Cash.
A partir do momento que temos que comprar em cash os combustíveis, não haverá milagres. As divisas irão sempre a Pick.
Tenho Dito
Expliquem sem complicações porque o país não é de analfabetos..
Mezedo
28 de Junho de 2023 at 8:20
o FMI não dará dinheiro ao bandido para viajar como quiser sem explicações.
Por isso vai trabalhar e arranja dinheiro para resolver problemas do país.
Afinal disseste que és solução, em aguenta e resolve porque estamos de olhos e ainda vás pagar tudo que esta a fazer neste povo