O Governo do Primeiro Ministro Patrice Trovoada tem um plano para produção de energia eléctrica através de grupos alimentados por gás.
Uma fonte de energia mais limpa e mais barata do que o gasóleo que há décadas garante o fornecimento de energia em São Tomé e Príncipe.
A vizinha Guiné Equatorial, é um exemplo de sucesso na produção de energia através do Gás. País produtor de petróleo e gás, mais de 60% da energia produzida tem como fonte o gás.
O primeiro ministro Patrice Trovoada anunciou que está na forja um projecto para importação do gás a partir da Guiné Equatorial, para garantir produção de energia em São Tomé e Príncipe.
«É um processo que esta em curso. Nós somos um país que a energia é baseada e fornecida através do gasóleo. Um produto poluente não dispomos do gasóleo, e nem do dinheiro atempadamente para comprar o combustível», afirmou Patrice Trovoada.
O Primeiro Ministro falou da alternativa do gás para produção de energia numa visita a maior central eléctrica do país, em Santo Amaro.
Patrice Trovoada é actualmente Presidente do Comité de Crise criado pelo governo para lidar com a situação energética do país. Rotura prolongada dos combustíveis, e consequentemente a paralisação de toda actividade económica e social.
O BAD já avisou que medidas urgentes de saneamento devem ser implementadas na empresa de electricidade, a EMAE. No âmbito do comité de crise, o chefe do governo apontou algumas acções imediatas.
«Vamos rever estas disposições legais, porque toda a gente terá que pagar energia», pontuou, Patrice Trovoada.
A população vai ser sensibilizada no sentido de cumprir com as suas obrigações. «Vamos fazer advocacia e quem ficar convencido que não pretende pagar as contas, nós vamos cortar energia», alertou.
Em parceria com o Banco Mundial e o Banco Africano de Desenvolvimento, o governo pretende intensificar a produção de energia renovável, principalmente solar.
O primeiro ministro disse que a intenção é elevar a produção dos actuais 12 megawatts para 22.
Waley Quaresma
.

Sem assunto
3 de Julho de 2023 at 4:03
Dom Casmurro. Voltaste com negócios poucos transparente na orla dos 30 milhões de dólares, como no passado que deu o que deu, e não aprendeste a lição; agora falar de gás, tentativa de igual modo feita no passado. Para os que têm memória no seu anterior executivo houve balões gigantes no mar de neves envolvidos em negócios de gás que não deu em nada.
O porquê de insistir em coisas já experimentadas que se sabe apriori os resultados?
Constituirá isto um mecanismo rápido e eficaz de ganhos extras?
Cada vez mais é patente de que para si ser eleito primeiro ministro é comparável ao ganho de Euromilhões, afinal a governação nesta masmorra que é São Tomé e Príncipe, que dizes tanto querer recuperar e promover é um negócio milhonário para si.
Povo bili uê!
Jfernandes
3 de Julho de 2023 at 8:06
TODA IDEIA SERA VALIDA
apresenta outra alternativa
assim estaras a contribuir para
0 progresso de STP
seje conclusivo , criticar e bom
mais queremos alternativas faca a diferenca
de ideias palpaveis
Um bem haja
Renato Cardoso
3 de Julho de 2023 at 8:14
Este elemento em si já é pura crise.
Por isso não é credível!
Observador Atento
4 de Julho de 2023 at 13:14
Eh verdade nao eh credivel caro saotomense. O que o Patrice nao disse ou nao sabe eh que para produzir a electricidade a partir do gaz eh necessario uma fabrica de energia ( em Ingles um “Grid”), que transformara energia do gaz em energia electica . Sao Tome tem verba para este financiamento? Quantos anos isso vai levar, 5…10 anos. Isto eh demagogia, so para fazer o boi dormir!
Jose Rocha
4 de Julho de 2023 at 22:16
Já não era sem tempo.
Martelo da Justiça
5 de Julho de 2023 at 10:00
Este anuncio é so para animar a Malta que acreditou na Solução que não vai acontecer. Não é credível nem tem nenhum efeito prático. Alias, só burros é que ainda acreditam nesse repitante de 4 anos.
El
3 de Julho de 2023 at 11:57
A idea e boa. Mais continuaremos a ter problema com. Manutencao dos geradores principalmente na parte mechanical…. Panel solar seria um. Boa alternativa..
Observador Atento
4 de Julho de 2023 at 13:35
Afinal a alternativa do Patrice eh energia electrica a partir do gaz ou da energia Solar? Mesmo o jornalista nao foi claro pois o titulo sugere que se utilizaria o gaz para produzir a electricidade e depois falou da energia solar. Um tipo de energia sustentavel seria de investigar a energia a partir do gradiente geothermico. Com efeito, as aguas circulando em zonas da crosta terrestre de grande gradiante geothermico seria uma fonte natural de energia para STP. Lembremos que as ilhas de STP estao em “cima” da linha vulcanica onde o gradiente termico eh grande. Sujeito de reflexao para os geologos de stp …
Jorge Semedo
3 de Julho de 2023 at 12:45
Se os nossos dirigentes não estiverem interessados em tirar dividendos monetários com importação dos combustiveis (quer do gasóleo quer do gás) para produção de energia, devem ter a coragem de migrar imediatamente de gasóleo para combinação de solar e mini-hidricas a níveis distritais com interligaçoes nacionais. Ora vejamos: STP não produz nem gasóleo nem gás, logo terá de importá-los desviando elevados recursos que deveriam servir para alavancar a economia interna. Por outro lado, STP tem sol que sobra e rios com caudais suficientes para criação de mini-hidricas distritais em cascadas. Isto pouparia avultados recursos que serviriam para alavancar a economia interna, e acabaria com a dependência de STP aos fornecedores de gas e gasóleo.
Muitos alegam que o caudal dos nossos rios não são estáveis, pois diminuem no tempo seco/”garvana”. Pois e: nesta altura estará a energia solar ou eólica para compensar pois na garvana faz-se muito vento em STP e sol e’ permanente.
Se na verdade o Governo da “Velha Maioria” conseguiu produzir 3 Mega Watts de energia solar com cerca de Quinhentos mil dólares como foi anunciado no Telanon, então, sendo 3 x 8 = 24, concluímos que 500,000.00 x 8 = 4,000,000.00 ( Quatro Milhões). Contas feitas, com base no comunicado da Velha Maioria, com apenas 4 a 5 milhões de dólares teríamos implantadas 8 mini-centrais solares distribuídas em cada distrito incluindo a Região Autónoma do Príncipe (RAP). Sendo assim investindo apenas um milhão de dólares por ano em 2 mini centrais solares distritais anualmente, PT deixaria um grande legado a STP no final deste seu mandato. Comparando com a compra de geradores/turbinas a gás mais o custo de gás ( embora mais barato que o gasóleo) para alimentar-los durante os próximos 3 anos e meio, estas mini centrais solares sairiam infinitamente mais baratas.
Está dada a dica, “Consultoria a custo ZERO). Aproveita quem não quiser tirar dividendos com compra de turbinas a gás (que poderão ser obsoletas, mas apenas pintadas para parecerem novas), incluindo dividendos com a importação do gás para as alimentar. Já agora, em que andamos em relação ao bloco Petrolifero existente na fronteira de STP com a Guiné Equatorial que tanto se falou quando Gabriel Costa foi Primeiro Ministro de Pinto da Costa? Até agora nada? Só silêncio? Cérebros de gafanhotos de topo a base.
Mais Além
3 de Julho de 2023 at 14:09
Se não fosse a questão da péssima gestão do caso de 25 de novembro, que não para de deixar grandes suspeitas, eu continuaria a acreditar no ADI, porque STP precisa de um partido para colocar ordem e tomar algumas medidas menos populares para colhermos depois os frutos.
vejo tomas estas medidas como manobras de diversão. PT tinha tudo para dar certo
José Manuel
3 de Julho de 2023 at 21:31
Continuo a insistir no financiamento do Banco Mundial para energia. Cerca de 20 milhões de dólares que estão disponíveis atualmente.
No entanto, parece que esta verba toda está prevista para algumas obras em Contador sem aumentar a capacidade de produção nesta central.
Para que serve investir em obras sem aumentar a capacidade produtiva. Com 20 milhões disponíveis atualmente, podiamos construir duas centrais hidricas no Rio Abade, com capacidade de 5 megas cada uma e teriamos 10 megas garantido. Ou trabalhariamos em paineis solares.
Não vale a pena pensarmos em recursos naturais que não possuimos. Gás, gasóleo, petróleo etc. não vão resolver problemas. Não temos dinheiro para compra de gás, e esta solução iria dar a mesma coisa.
Castro dos Santis
4 de Julho de 2023 at 12:29
Esta mensagem e’ direcionada apenas ao Telanon! Telanon, faça-nos um grande favor de encontrar canal para fazer chegar os comentários de Jorge Semedo e de Jorge Manuel ao Gabinete de Crise mais concretamente, ao Primeiro Ministro PT. Queremos todos contribuir cada um com as suas ideias para o melhor de STP. Chega de lamentações, quando as soluções mais eficientes estão já identificadas ha quarenta anos, mas os Dirigentes Políticos e Administrativos bem como os Tecnocratas deste país continuam insistentemente a cometer os mesmos erros, apenas por ambição de obter dividendos económicos. Pedimos ao PT que deixe o seu ego de lado e abrace estas duas sugestões e procure meios para implementa-las, para o bem de STP.
Martelo da Justiça
4 de Julho de 2023 at 7:40
Só tretas….Esse Primeiro Ministro só passa a vida a anunciar Planos e Projectos que nunca se realizam. Uma tristeza!!
Gentino Plama
4 de Julho de 2023 at 11:40
Tal a verdade, E qual a mentira
A digestão do acontecido no dia 25 de Novembro de 2022, vai-se fazendo, assim como tem sido a vontade do seu mentor. Efetivou-se a mentira, culpando inocente, fazendo dele o cúmplice. Nada tocou, ou por outra, em caso algum o mentor do ato macabro foi referido. Todavia, na pessoa de Homens São-tomense detentor de « um olho», tem lido na pessoa do referido mentor, o ar abatido, o sentido de enorme culpa, e que, as inúmeras viagens que tem sido feita, assim como a condecoração tem servido para o disfarce. Na gíria São-tomense tem-se dito: BÔ MÉ CU BÊW BÔ.
A habilidade em desviar-se do apontar do dedo, não deixa de ter a Superproteção daqueles escolhidos a dedo para o efeito, pois, o ato hediondo foi desde o início o seu propósito.
As autoridades deixaram de ter ação, passando a ser apenas nomeado. Os Juízes que de alguma forma, presumia o mentor, que lhe poderia arranjar um” Skate”, após ter-se informado da vinda ao País dos especialistas dos Direitos Humanos com o foco na inoperacionalidade dos tribunais, quanto a matéria dos Direitos Humanos, foram escorraçados de noite para o dia, sem um mínimo de sensatez por uma lei forjada, designada” lei interpretativa sobre o sistema judicial” e que mereceu o repúdio do Juiz Presidente do Supremo Tribunal de Justiça. Compete ao Srº Todo-poderoso, envolver-se na Justiça?
Carlos Junior
4 de Julho de 2023 at 18:07
Infelizmente estamos perante um assunto melindroso, onde existem mil e uma opções, das quais muito pouco viáveis.
Centrais hidricas-> amigas do ambiente, elevado custo da implementação, custo da manutenção baixos, contudo ao longo dos anos tem se notando uma redução considerável nos caudais dos rios, o que influenciaria a capacidade de produção.
Fotovoltaicas -> Custo de implementação aceitável, dependendo da área total, por norma cada painel de cerca 2m × 1.2m produz 400Wp nos períodos de alta radiação. Durante a noite teria de se optar por outras opções, ao menos que se instale unidades de armazenamentos. Baterias, são caras, requerem boa ventilação, e cuidados de segurança.
Grupos a gás natural -> custo de funcionamentos inferiores aos dos grupos a gasóleo, contudo, a longo o prazo não eliminará os problemas existentes. Além disso, devido ao clima de STP, com frequentes períodos de alta temperatura, os grupos apresentarão ‘outputs’ baixos e requerendo medidas de seguranças acrescidas.
Resumindo, na minha opinião o problema energético em STP apenas poderá ser mitigado com o envolvimento de todos na utilização da eletricidade, na melhor gestão de carga por parte da EMAE, para evitar stresses termodinâmicos dos geradores, adoção de vários tipos de produção, i.e. assumindo uma carga total de 22 MW, 5MW de produção por PV, 3MW hídrica, 10MW eólica, cerca de 10 turbinas de 2.5MW, com CF 40% (dependo da velocidade do vento), e instalando geradores com cerca de 40MW de produção no total.
Por outro lado, o sistema de destruição, linhas, transformadores, etc, precisariam de ser otimizados para reduzir perdas.
Por último, na instalação de um sistema eficaz de medição, faturação, de cobrança e fiscalização.
juvenal k. dos santos
5 de Julho de 2023 at 11:36
Patrice Trovoada é um caso aparte. Nenhum país no mundo mas nenhum mesmo desenvolve com líderes corruptos. Infelizmente o nosso país teve o azar de ter maus políticos e maus dirigentes. Mas este tipo é o pior de todos com Mestrado em MALABARISMO e encontrou em S. Tomé e Príncipe terreno fértil e propício para sua atividade de GANGSTERISMO. Os Tribunais não funcionam, Povo na miséria, Oposição com Dirigentes fracos e comprometidos, o país ficou a mercê deste Marginal. Só agora este tipo descobriu que a roda é redonda. Só agora Patrice Trovoada depois de ser Primeiro-Ministro pela 4ª vez descobriu que a solução para o problema de energia em STP é Central com GERADOR A GÁS. Francamente. O homem subiu para outro patamar, agora podemos te chamar de GASTUNO e boa sorte nesta nova missão seu Malandro.
juvenal k. dos santos
5 de Julho de 2023 at 11:36
Patrice Trovoada é um caso aparte. Nenhum país no mundo mas nenhum mesmo desenvolve com líderes corruptos. Infelizmente o nosso país teve o azar de ter maus políticos e maus dirigentes. Mas este tipo é o pior de todos com Mestrado em MALABARISMO e encontrou em S. Tomé e Príncipe terreno fértil e propício para sua atividade de GANGSTERISMO. Os Tribunais não funcionam, Povo na miséria, Oposição com Dirigentes fracos e comprometidos, o país ficou a mercê deste Marginal. Só agora este tipo descobriu que a roda é redonda. Só agora Patrice Trovoada depois de ser Primeiro-Ministro pela 4ª vez descobriu que a solução para o problema de energia em STP é Central com GERADOR A GÁS. Francamente. O homem subiu para outro patamar, agora podemos te chamar de GASTUNO e boa sorte nesta nova missão seu Malandro.
Miguel das Neves
5 de Julho de 2023 at 17:33
O senhor MAFIOSO PADRINHO e CRIMINOSO DITADOR PATRICE TROVOADA, só na CADEIA é que estará no lugar certo,porque estar fora e livre não o espaço de um DESGRAÇADO como este AZARADO BANDIDO. Muitos camaradas políticos em STP deviam era estar prêsos,não é só o PT e a sua banda de ALI BÁBÁ, Afonso da Graça Varela em particular é que devem ser julgados e condenados a prisão…muitos outros seguem.
Mas todo este PROCÊSSO está em andamento, só estámos a espera do momento vindouro.