Política

Ajuste do Governo desce vice-CEMFA para chefe da Guarda Costeira

 O primeiro-ministro Patrice Trovoada  empossou no sábado as novas chefias das Forcas Armadas.

Um ajustamento no comando das Forças Armadas que ficou marcado pelo desaparecimento do cargo de Vice-Chefe de Estado Maior. O  capitão de  mar  e guerra  Armindo Pinho da Fonseca e Silva Rodrigues que era o número 2 da hierarquia militar desceu para comandante da guarda costeira.

O coronel José Maria Menezes que era comandante do exército passou a ser inspetor -geral das forças armadas.

Tanto o novo Comandante da Guarda Costeira como o ex-comandante do exército e actual inspector geral das FASTP são acusados pelo ministério público na prática de vários crimes alegadamente perpetrados no dia 25 de novembro de 2022 no quartel do morro que provocou a morte por espancamento de 4 civis.

Tenente-Coronel Virgílio Sousa Pontes(na foto) foi a grande novidade na cerimónia, e que dignifica e bastante a instituição militar de São Tomé e Príncipe, que atravessa um momento de crise de imagem junto à população do país.

O Tenente-Coronel Virgílio Sousa Pontes, foi investido como o novo Comandante do Exército. Um militar que o relatório de investigação criminal elaborado pelo ministério público e com apoio da Polícia Judiciária de Portugal, sobre os acontecimentos de 25 de novembro diz ter sido o oficial mais exemplar no dia 25 de Novembro de 2022.

Segundo o relatório as intervenções do Tenente-Coronel Virgílio Sousa Pontes durante a carnificina de 25 de novembro foram sempre de bom senso, e permitiram salvar vidas de civis e militares no interior do quartel do morro.

Por outro lado, o primeiro-ministro investiu o tenente-coronel Abílio da Conceição Eusébio como chefe da casa militar do Presidente da República.   

A cerimónia decorreu no Palácio do Governo, e permitiu também promover o tenente-coronel Abílio da Conceição Eusébio ao posto de coronel.

O chefe do estado  maior das FASTP, o  brigadeiro – general   João  Pedro  Cravid, disse que a cerimónia tinha como objectivo cumprir o processo normal de promoção a nível das chefias militares. «Nós temos regras, temos as nossas leis, e temos os nossos estatutos que cumprimos rigorosamente».

Acrescentou que «temos que corrigir e acertar alguns detalhes vamos depois acertar». Por isso foram graduados 6 capitães à major e três tenentes à capitão-tenente.

São eles, o Chefe da Repartição Administrativa e Financeira, o capitão, Vladimir Dias Paiva, à major, director de gabinete do Chefe do Estado Maior, capitão, Waldmyr dos Santos da Mata, à major, o ajudante de campo do Presidente da República, capitão Flaviano da Costa Pessoa, à major, o segundo comandante do Centro de Instrução Militar, capitão, Benvindo Jorge de Sousa, à major, o Chefe do Comando do Exercito, capitão, Hector Yasalde Marques Monte Verde, à major, o director da Política de Defesa Nacional, capitão, Kenente Forres Duarte do Nascimento, à major.

Os Chefes da Repartição de Pessoal e Justiça, e do Comando da Guarda Costeira, bem como, o Capitão dos Portos, respectivamente, os tenentes, Michel Mendes dos Ramos Managem, Nilton Xavier D’Almeida Tomé, Ramon Forres Duarte do Nascimento, foram graduados ao posto do Capitão-tenente.

Questionado sobre o facto de os dois empossados sobretudo das chefias, o novo comandante da Guarda Costeira, e o novo inspector-geral das forças armadas, serem acusados pela justiça de prática de crimes incluindo de homicídio, João Pedro Cravid respondeu «não quero comentar ou falar sobre este assunto», finalizou.

 Waley Quaresma

7 Comments

7 Comments

  1. rustov

    24 de Julho de 2023 at 9:37

    Vale tudo num pais onde e quando o crime compensa

  2. Plôcô de Obolongo

    24 de Julho de 2023 at 19:17

    Depois de uma viagem a Lisboa em hotel 5 estrelas com direito a champanhe a descrição, agora é promoção para o cargo de Capitão do Mar e da Atmosfera, sim isto mesmo Atmosfera porque em STP não há guerra.

    Bons comportamentos devem ser premiados.

    Depois de ter provado o que é democracia, nenhum povo vai aceitar a Ditadura.

  3. Margarida Lopes

    25 de Julho de 2023 at 2:03

    Mais uma QUEDA livre no sistema político TOTALITÁRIO do DITADOR e corrupto 1° ministro Patrice TROVOADA…NOMEAR, ou seja PROMOVER pessoas em recompensa do ATO CRIMINOSO e BÁRBARO que cometeram, no MASSACRE do 25 de novembro de 2022, onde estes senhores MILITARES PROMOVIDOS cometeram a irreparável tortura violenta contra 4 cidadãos são-tomenses arrebatando-lhes a vida, simplesmente, pelo facto do Arlécio Costa ter elementos( documentos etc) de provas altamente comprometedores sobre / contra o Patrice TROVOADA.
    Segundo a senhora Ivone, ela diz também ter contacto com alguém lá na região da África do Sul que tem algumas provas ( documentos e gravações onde o próprio Arlécio Costa fala ,dizendo que ele nunca deixará o Patrice TROVOADA tranquilo se algo lhe viesse a acontecer)que o Arlécio Costa lhe confiou…afinal, a víctima tomou alguma precaução que lhe será útil para a abertura de um procêsso junto da CPI.
    Tudo está programado, só que estámos a espera como e quando é que o desfecho vai se desenrolar. Quem ou o quê é que vai provocar o desencadear deste procêsso tão esperado, que vai meter um termo a este període longo e NEGRO na vida política de STP ?
    Está mais próximo do que se pensa.

  4. Toni

    25 de Julho de 2023 at 16:07

    Estes “militares “ de Stp servem para quê???

    Stp nunca teve qualquer ação militar, nem sequer fez luta armada enquanto colónia.

    As vezes em que se instalou forças armadas estrangeiros foi uma submissão absoluta. Não têm qualquer tipo de equipamento militar digno desse nome, não têm marinha, não têm força aérea, enfim têm quartéis do tempo colonial e uns indivíduos a comerem à custa do povo e erário público.

    No geral não servem para nada!!!

    Vejam quantos países, mais desenvolvidos, não têm exército!!! Se calhar seria melhor olhar para a segurança interna, pois a externa è a cooperação Portuguesa e Brasileira.

    Pensem um pouco!!!!

    • Carmén TROVOADA

      27 de Julho de 2023 at 2:24

      STP está um CAOS,com o sistema corrupto e ditador dirigido pelo maior delinquente político Patrice TROVOADA, com o seu “tête à penser” Afonso da Graça Varela, que também já recebeu a sua PROMOÇÃO no Banco com todas as suas regalias de CARRÕES etc,mas continua a colaborar diretamente com o seu sócio PT para destruir STP…que ninguém acredite nas mentiras deste BALÃO MAQUIAVÉLICO que o senhor VARELA o TRAIDOR da exjota MLSTP, este oportunista que veio do nada,este cara de pau é um tipo a não perder de vista, pois que ele continua COMPLETAMENTE implicado na política, como um dos maiores MALFEITORES do país, embora ele queira enganar o público que se afastou da política. Este malandro do Varela, pensa que vai enganar os demais, o que é uma ILUSÃO da parte dele,porque ele está molhado até no totano como fazendo parte de um responsável implicado na situação e nos acontecimentos políticos de STP,nos últimos anos, que no momento de dar as contas ele fará parte dos que devem ser presos, interrogados, julgados e condenados sériamente a altura dos seus atos. VARELA é aquele que deverá ser julgado e condenado no mesmo contexto que o seu mestre e amigo Patrice TROVOADA, ambos dirigiram juntos, ambos merecem o mesmo tratamento.

  5. Rui Gomes

    27 de Julho de 2023 at 4:47

    Não desceu o Vice. Foi um jogo de cadeira. O Vice mantêm-se vice, segundo os Estatutos dos militares, uma vez que ele é de entre os chefes das Unidades( Exercito e Guarda Costeira), o mais antigo na promoção a Coronel, logo segundo os estatutos é por inerência das funções o Vice Chefe do Estado Maior General.
    O PT, só é enganou-vos. Não brinca com coisas sérias.

  6. SEABRA

    27 de Julho de 2023 at 21:46

    Creio que o verdadeiro PUTSCH pode chegar até STP…só que desta vez será um BOM e CONFORME como o que teve lugar no NIGER…está se alastrando e talvez chegue rápidamente a STP. Os camaradas do Arlécio Costa ( de outrora mercenários)estão decididos a fazer justiça, e ninguém os impedirá pois que se trata de homens destemidos e não de pulhas.
    O objetivo central desta equipa é de encontrar e de pedir contas ao Patrice TROVOADA, visto que este último é valente, pensámos que ele vai aceitar de enfrentá-los,como sempre, isto dito pelo próprio malogrado Arlécio Costa que está decidido de tormentar o Pinta Cabra até obter justiça. Seja como for, tem que haver JUSTIÇA sobre este dossiê de tortura violenta que levou ao assassinato bárbaro de 4 cidadãos no quartel, mais os 2 outros ASSASSINATOS macabros com a mesma assinatura, do JORGE PEREIRA DOS SANTOS ( junho de 2018), e o jovem de RIBOQUE,antes do massacre do 25 de novembro de 2023.
    Trata-se apenas de uma possível informação.
    Bem haja!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top