Política

Patrice Trovoada : “O desabafo do MNE não estava alinhado com a posição do governo”

O Primeiro-ministro, Patrice Trovoada disse, esta sexta-feira, que o ministro dos negócios estrangeiros cooperação e comunidades, Alberto Pereira teve uma atitude digna e corajosa em apresentar a sua demissão do cargo. Tudo porque, segundo o chefe do governo, o desabafo do ministro causou desconforto e danos e não estava alinhado com a posição do governo.

«As palavras do ministro não refletem a posição do governo, o sentimento do governo, a apreciação do governo. Por isso é que o ministro reconheceu que este desabafo que, tem que ser enquadrado num contexto particular, causou desconforto».

Patrice Trovoada avançou que já tem uma decisão sobre o pedido de demissão apresentado por Alberto Pereira e só está a espera do Presidente da República para torná-la público.

«A constituição diz que o Presidente da República nomeia e exonera sobre proposta do Primeiro-ministro. Já tenho a minha decisão, mas, espero pelo regresso do Presidente da República para falarmos e só depois anunciar qual vai ser a saída» – frisou em tom sorridente o primeiro-ministro.

A reação de Patrice Trovoada foi ouvida no aeroporto internacional Nuno Xavier, minutos antes da sua partida para a República Democrática do Congo para uma visita de trabalho.

Recorde-se que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, apresentou ao primeiro-ministro o seu pedido de demissão no dia 28 de Julho transato, depois de ter tecido duras críticas a Portugal e Angola, em relação ao ensino do português na Guiné-Equatorial.

José Bouças

9 Comments

9 Comments

  1. Gentino Plama

    5 de Agosto de 2023 at 20:03

    Qual a saída! é o que já está dito; Saída.
    Não é dígino nem merecedor, referir a excelência como sendo o Primeiro-ministro, pelo facto de apresentar inúmeras deficiências, tais como:
    1- Problema de dicção.
    2- Prepotência- característica típica daquele que não vale nada, tal e qual como um bando de inúteis que sabiamente criou; creem na sua pessoa e alimentam-se de nada.
    3- Falta de confiança- até consigo próprio, caso isso não fosse, seria amigo dos que considera serem os seus inimigos, (porque não copiar)
    4- A falta de estratégia política, esta é arrasador, porque requer especificidade, coisa que excelência assume como sendo “ Faz de Tudo” e consequentemente mal.
    5- Vigarista- persuadindo os mais fraco na disseminação de falsa informação.
    “o desabafo do ministro causou desconforto e danos e não estava alinhado com a posição do governo”. Téla Nón
    Alberto Pereira na qualidade de jovem citadino, desfruta de reputação que lhe confere a verticalidade, porém, o mesmo não admite jogos supérfluos.

  2. Homero bandeira

    6 de Agosto de 2023 at 4:37

    O comportamento do ministro dos negócios estrangeiros traduz se na falta de elegância eu conheci este indivíduo a meses estive em stp e fui burlado pelo seu colaborador e amigo Amílca de Oliveira Afonso dei-lhe o conhecer e mostrei provas ele mandou entrar em contacto com seu secretário um tal de moreno que depois vim saber mais tarde que eram todos uma staff de deplomatas palhaços de stp por isto não espanto em este indivíduo ter este comportamento.

  3. Se acha hábil a distrair

    6 de Agosto de 2023 at 14:55

    Mais uma vez, vem o Patrice Trovoada enganar as pessoas, dizendo que ” as palavras do ministro não refletem a posição do governo, o sentimento do governo, a apreciação do governo “, e que as declarações do Ministro não estavam alinhadas na posição do governo.
    Senhor Patrice Trovoada, deve saber essas questões básicas. O Ministro é constitucionalmente membro do governo. Mas, nunca é tarde, pede ao CARLOS SEMEDO umas aulas de Direito constitucional.
    Pois, também é verdade, que enquanto muitos santomenses andavam a estudar em França, nunca avistaram com Patrice Trovoada nos corredores, nas escadas, no anfiteatro ou mesmo nas cantinas de nenhuma universidade. Em Paris, ele fazia o mesmo que faz hoje em São Tomé e Príncipe, junto aos ditadores africanos, na África Central, pedir dinheiro, para seduzir os jovens, ” homem é aferista e tem dinheiro dele”, o que ele já fazia nos anos 80/90 junto as Embaixadas Africanas em Paris, quando o pai se disfarçava em exilado político.
    ALBERTO PEREIRA ficou Vallet de Chambre e enveredou-se pela linguagem corriqueira do seu chefe Patrice do Trovoada e do entourage do Conselho de Ministros, Abel bom Jesus, Pindô, Honório e outros e foi manifestamente vítima desta linguagem arruaceira, com dicção de pigmeu.

    • Janeka T. XAVIER

      8 de Agosto de 2023 at 0:06

      “Se acha hábil”, tudo o que você descreve é exato,pois que todos os que conheceram esta família TROVOADA no departamento 93,seine Saint Denis, no PANTIN,são testemunhas do papel de PEDINDTE que o pai da máfia desempenhava juntos dos políticos africanos de passagem em Paris e até outras cidades. Esta família TROVOADA fez-se passar por víctima do Manuel Pinto da Costa, pintaram e bordaram de PÉSSIMA REPUTAÇÃO STP e o seu povo todo( OPFRA e CRR,dossiês existentes nestas instituições, VAL de FONTENAY outrora anos 70 à 90),ora que o PADRINHO não foi honesto para contar a verdade VERDADEIRA sobre a causa da sua FUGA de STP( a fuga é um hábito de uso nesta família quando não ousam enfrentar a situação política que criaram),que foi o COMPLÔ para assassinar o presidente em função na altura,Manuel Pinto da Costa, tendo preparado um golpe de estado que falhou ( o 1° VERDADEIRO golpe, o 2° de 2003 foi preparado pelo rebento TROVOADA).
      A família TROVOADA recebia uma MESADA enviada pelo presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira NINO, e o rebento Patrice TROVOADA recebia o envelope de dinheiro de algibeira ( l’argent de poche),que lhe era entregue pelo sobrinho do mesmo presidente,que nesta altura vivia em Paris sendo funcionário do Consulado da Guiné-Bissau( há provas, há testemunhas vivas do que vai dito).
      Quanto ao trabalho do rebento TROVOADA era apenas de Negócios ilícitos ( também com prova em apoio), algumas poucas vezes foi SEGURANÇA nas discotecas( boîtes de nuit), e nas lojas,isto porque ele nunca fez estudos… até porque tem-se DÚVIDAS se ele chegou a obter o 12° ano.
      Durante este período,a família TROVOADA era muito criticada e condenada pelos estudantes são-tomenses ( bolseiros), exclusivamente pelos dois grandes ferrenhos defensores do Manuel Pinto da Costa, nas pessoas do GABRIEL COSTA e AFONSO DA GRAÇA VARELA, ambos da JOTA-MLSTP…estes dois individuos tanto detestavam a família TROVOADA que a maioria dos estudantes da CPLP também aderiram ao sentimento negativo e quase de horror sobre esta família que era considerada CRIMINOSA. Mas o passar dos anos nos mostrou como é que na política os interesses pessoais são prioritários para muitos, excusado lembrar-vos as relações que estes últimos senhores,GABRIEL e VARELA, aderiram a política da família TROVOADA fazendo parte íntegra dos mais próximos colaboradores…no que diz respeito ao Gabriel Costa é já no passado, pois que teve conflitos em termos de interesses pessoais que indispôs o rebento TROVOADA quanto ao VARELA ele continua sendo “carne e osso” com o Patrice TROVOADA.
      Em suma, Patrice TROVOADA nunca foi um cara a altura de fazer algo de bem, ele sempre andou pelos caminhos perversos de cambalacheiro. É um caso perdido, este individuo.

  4. Carmén TROVOADA

    6 de Agosto de 2023 at 22:28

    O senhor fdp do foragido 1° ministro Patrice TROVOADA,não tem moral,nem tão pouco lição a dar a ninguém, nem mesmo a um CRIMINOSO que possa,eventualmente, ter cometido horror…que aliás, seria ele próprio o Patrice TROVOADA, visto que até a data presente em STP o maior e pior ATO CRIMINOSO praticado foi por ele.
    Quanto a decisão a ser tomada pelo 1° ministro, é uma farsa, pois que aquele que desempenha este papel, CARLOS VILA NOVA, nenhum autoridade tem e terá neste governo DITADOR e TOTALITÁRIO instalado e dirigido pelo CAPETÃO, c****ão e desgraçado Patrice TROVOADA…os últimos cartuchos estão a ser queimados, aproveite PT.
    No entanto,a falta de CARISMA, de competência,de personalidade e de coragem, sublinhando as dificuldades de expressão e de eloquência deste desgraçado Patrice TROVOADA, faz dele um PALHAÇO, RI-DÍ-CU-LO,
    medíocre á brava. Quando ele, o PT, se exprime, no meio universitário que frequento, toda a malta ” se plie à rire aux éclats, tellement on le trouve imbécile, idiot…CON”. Este cara tem bwé de gente que lhe detesta pelo o que ele é,pelo o que ele tem feito com ESCROC…tout ce monde l’attend au tournant. Qu’est-ce que cela va donner?

    • Margarida Lopes

      9 de Agosto de 2023 at 19:47

      …dizem que o Afonso Varela está entolado neste assunto até o pescoço, assim como também ele é o decidor do caso ROSEMA, é ele o Varela quem faz e desfaz em STP. Ele tem o mesmo poder que o seu associado, o Varela está ciente que está a fazer mal, porque ele pactou com o mal,por isso, ele não tem desculpa, ele é um participante direto na desgraça de STP e do seu povo todo.

  5. Martelo da Justiça

    8 de Agosto de 2023 at 19:09

    Um Governo desorientado e desalinhada como o proprio Patrice Trovoada diz.

    Patrice Trovoada desalinhou como o seu Ministro dos Negocios Estrangeiros sobre o ensino de português aos equato-guineenses e tambem com o Ministro das Infraestruturas sobre o financiamento das tapagens de buracos nas ruas da capital. Nunca vi tanta trapalhada num Governo, meu Deus!!

    TUdo porque habitualmente só o Primeiro Ministro é que fala neste Governo. E quando os Ministros falam desalinham-se com o seu Chefe devido o seu feitio autoritário de pensar que só ele sabe tudo.

    Ficamos todos a espera da proxima bronca. Muita pouca vergonha!!

  6. FCL

    9 de Agosto de 2023 at 19:43

    o desabafo do ex MNE é liamba

  7. Felipe Domingos Paquete

    18 de Agosto de 2023 at 10:23

    “Cada povo tem dirigentes que merece”, não e não. Isto não é verdade e nem pode ser. Povo de São Tomé e Príncipe não merece isto. Conheci e vivi de perto com este senhor que vocês chamam de DOUTOR (credo), não quero rir. Patrice Emery Trovoada é simplesmente o maior IMPOSTOR que eu conheço ao vivo (os outros só vi nos filmes). Este malandro que ganhava a vida como segurança das discotecas (e não tem mal nenhum senão fosse o negócio escuro que ele fazia neste trabalho). Pena ou sorte deste individuo é que na altura não tínhamos tecnologia moderna como telemóvel que hoje existe. Até nisto este tipo teve sorte porque eu presenciei muitas cenas que na altura até eram normais mas daí pra este mesmo individuo ter os destinos de um povo, de uma nação nas mãos até causam arrepios. Uma coisa é certa, todos os farçantes, todos os impostores têm vida curta. Mais cedo ou mais tarde serão descobertos. Só tenho pena das pessoas, dos colaboradores que facilitaram e ajudaram nesta aventura. O que acho mais estranho é o silêncio de alguns senhores no país e no estrangeiro que o conhecem tão bem quanto eu e nada dizem nada fazem. Será por medo, sentem-se intimidados ou têm “Rabo Preso”? Mas que raio de coisa meus senhores. Todos esses negócios duvidosos que este individuo fez na sua última governação e mesmo agora com os combustíveis e ninguém diz nada, ninguém contesta? Será que o povo de São Tomé e Príncipe merece isso? Aqui fica minha pergunta.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top