Foi a decisão mais relevante aprovada na cimeira extraordinária da CEEAC, a Comunidade Económica dos Estados de África Central, realizada esta segunda-feira, em Bata na Guiné-Equatorial. O Gabão, que foi tomado pelos militares na semana passada, foi suspenso da organização.
« A mais importante é a suspensão do Gabão de todas as actividades do CEEAC e pelo fato do Gabão ser também país sede, transferimos a sede da CEEAC para a Guiné-Equatorial e, pelo facto ainda do presidente Ali Bongo ser o presidente em exercício e estar impossibilitado, decidimos, seguindo também a ordem alfabética, que cabia a Guiné-Equatorial e o Presidente Obiang Nguema Basogo presidir a nossa comunidade» – disse Patrice Trovoada
As decisões da CEEAC foram tomadas no dia em que o Líder golpista no Gabão, o general Brice Oligui Nguema, tomou posse como presidente do país.
«Fundamentalmente o que nós queremos é que os gaboneses saiam a ganhar na paz e no diálogo e um regresso, o mais rapidamente possível, ao normal funcionamento das instituições democráticas daquele país» – sublinhou o primeiro-ministro santomense.
A Comunidade Económica dos Estados da África Central decidiu enviar o presidente da república centro africana, Faustin Touadera, para Libreville, o mais depressa possível, para consultas com o novo poder estabelecido, com a oposição e a sociedade civil. A CEEAC defende um rápido regresso ao normal funcionamento das instituições, com a realização de eleições.

Para o primeiro-ministro santomense é preciso que os dirigentes africanos comecem a trabalhar na melhoria da governação e na credibilidade dos processos eleitorais.
«Não podemos tolerar golpes de estado, porque eles não resolvem os problemas económicos dos países. Os golpes militares transportam sempre insegurança que pode afectar não só a paz no interior dos países, mas também a paz na sub-região. No entanto, é preciso insistir que os processos eleitorais sejam os mais credíveis possíveis e continuar a insistir na boa governação, porque só através dela é possível o crescimento económico e social dos nossos países».
Na Cimeira extraordinária de Bata na Guiné-Equatorial estiveram presentes os presidentes de Angola, do Congo Brazzaville, da República Centro Africana, da Guiné-Equatorial, o primeiro-ministro de S. Tomé e Príncipe e o representante especial do secretário-geral das Nações Unidas.
José Bouças

Sem assunto
5 de Setembro de 2023 at 17:11
…..” Não podemos tolerar golpe de Estado”…. Entendido, por isso é que tu e as tuas escomalhas foram cruéis e implacáveis com os suspeitos da prática de golpe de Estado de 25 de Novembro.
Vai revelando pouco a pouco quem és tu Patrice, o povo saberá tratar de ti no momento oportuno.
Vai para a tua terra gabonês de m.da.
Vanplega
6 de Setembro de 2023 at 4:34
Que hicopresia da parte da CEEAC
Quando tenhem relatòrio do CRIME do dia 25/11/22
Cm è aceitàvel estar no sei da CEEAC, uma pessoa mencionada no relatòrio
Que HIPOCRESIA
DEIXEM O GABĀO, SEGUIR SEU CAMINHO
Margarida lopes
6 de Setembro de 2023 at 8:49
SEM ASSUNTO, estàmos juntos nessa…nem quero imaginar o fim deste foragido psicopata do PATRICE TROVOADA .
Porém, estou certa que todas as ALMAS das suas victimas, de todos aqueles que ele arrebatou a vida de maneira mais cruel que possa existir, TORTURA violenta etc, que lhes levou a morte, estas ALMAS estao prontas para elas mesmas fazerem a justiça do mesmo jeito maquiavélico , macabro e ruim que este sacana do Patrice Trovoada se comportou com eles, cito alguns dos mais conhecidos : JORGE PEREIRA DOS SANTOS (economista),jovem do RIBOQUE(cujo entêrro misterioso foi a noite com cerimônias de pactos satànicos), e as 5 outras do TROVOADA-massacre do 25 de novembro de 2022.O senhor Armindo, que foi um dso assassinos do Jorge Santos vai ter um fim desgraçado assim como os outros comparsas do ditador PT.
E UDEBIO METO
5 de Setembro de 2023 at 19:38
Qual é a medida que a CEEAC tomou para desencorajar ou impedir que outros presidentes primeiros ministros e suas famílias se enriqueçam a custa do empobrecimento e miséria dos seus povos? Essa é que é a solução para acabar com golpes de estado Disse Bob Marley que jamais se deve confiar nos corruptos para fazer lei anticorrupção
Resistir
5 de Setembro de 2023 at 20:09
Desculpem a minha ignorância: a reunião não era dos chefes de Estado?
Se é para Chefes de Estado, então porque é que foi este amigo do Bongô?
O chefe de Estado de STP está com mal de barriga ou dor de cabeça?
Oh Vila Nova, demita-se e conserve algum decoro que ainda te resta.
Capoto
6 de Setembro de 2023 at 7:52
Na Cimeira extraordinária de Bata na Guiné-Equatorial estiveram presentes os presidentes de Angola, do Congo Brazzaville, da República Centro Africana, da Guiné-Equatorial, o primeiro-ministro de S. Tomé e Príncipe kkkkkkkkkkkkkkk só me resta rir, sinceramente
CARMEN ARAUJO TROVOADA
6 de Setembro de 2023 at 9:06
Patrice Trovoada ,Afonso Varela, Armindo ( o criminoso assassino), Vila Nova,Jorge Amado e companhia, estao queimando os ùltimos cartuchos, cada dia que passa é um dia de menos…todos vocês terao o mesmo fim que imposeram as vossas victimas.
Patrice Trovoada, nenhuma reuniao vai-te salvar, podes assistir a todoas…mesmo nos confins do planeta, vamos te procurar para fazer justiça.
EX
6 de Setembro de 2023 at 10:31
No entando estava presente todos os Presidentes, mas o nosso Vila Nova ficou a lavar pratos, palhaço de PR
SEMPRE AMIGO
6 de Setembro de 2023 at 10:48
Tudo bem!
Jorge Semedo
6 de Setembro de 2023 at 21:23
Falta de respeito institucional do governo para com a presidência. (Tanto g com p com letras minúsculas para simbolizar a pequenez mental das duas instituições. Isto já e demais pt. Como consequência deste desiquilíbrio mental, doravante passo a designar o patricio trovoada de pt com letras minúsculas como repúdio a estas faltas de respeito ao cvn. Cérebros de gafanhotos
BARBOY
7 de Setembro de 2023 at 15:15
Message d’outre-tombe, pour ce fdp de Patrice Trovoada et pour son larbin Armindo, celui même qui est allé m’agresser à mon domicile,avec quelques delinquents (qui sont au service du plus grand VOYOU et CRIMINEL de STP, PATRICE TROVOADA),en complicité avec mon employée de maison MARLENE ( aujourd’hui Patrice Trovoada l’a envoyé à l’étranger pour la faire taire et se protéger). Moi Barboy, je vais faire justice. Ces deux criminels qui ont passé à l’acte pour me torturer jusqu’à prendre ma vie sont LÂCHES ,ils ne sont pas venus seuls, des mains nues m’attaquer car j’aurais pu me battre et me défendre.
Pour ce qui est de l’amitié, je me suis rendu compte que je n’avais pas des vrais et bons amis, pour faire valoir la justice dont je fus victime, où sont mes soient disant amis/es : EDITE TEN JUA, FRADIQUE DE MENEZES, CARLOS et EDGAR NEVES…ils m’ont simplement et uniquement oublié. Mon âme est 😥 triste à en mourir( une 2ème fois), quand je constate leur indifférence à mon égard.
Quoi qu’advienne, moi JPdos Santos,mon ESPRIT est bien décidé à faire justice.
Bem haja !