Política

“Nós estamos interessados em andar junto com a China …Nós queremos ir longe com a China”

É o propósito do governo de São Tomé e Príncipe manifestado nas celebrações do septuagésimo quarto aniversário da fundação da República Popular da China.

Gareth Guadalupe, o ministro da presidência, que acumula o pelouro dos negócios estrangeiros e cooperação, disse que São Tomé e Príncipe pretende que a cooperação bilateral evolua para outros patamares.

«Queremos dar visibilidade na cooperação com a China, com a construção de centros de saúde. São unidades de interesse da população», referiu o ministro Gareth Guadalupe.

Para além da maior intervenção chinesa na infraestruturação do sector da saúde, o executivo quer ver a construção civil chinesa a rasgar o país com novas estradas. Estradas que possam ligar o interior ao litoral. Estradas que possam dinamizar a actividade económica.

«Queremos também reforçar a construção de estradas, para levar os turistas ao interior do país», confirmou o ministro da presidência que acumula os negócios estrangeiros e cooperação.

Para realizar a infraestruturação rodoviária e hospitalar do país, o executivo são-tomense propôs a China a alteração do projecto de alargamento da pista do aeroporto internacional. Parte do financiamento chinês para extensão da pista do aeroporto internacional deverá ser canalizada para a infraestruturação hospitalar e para criação de novas rotas terrestres que fomentam a produção e o comércio.

«Queremos também reforçar a cooperação no domínio da segurança», avisou o Ministro Gareth Guadalupe.

A segurança é considerada como um dos principais activos de São Tomé e Príncipe, e o governo pretende reforçar e modernizá-la com apoio da tecnologia chinesa.

«Estamos em negociações com a embaixadora da China, neste sentido queremos um país mais seguro», precisou o ministro santomense.

Note-se que após a realização da cimeira dos chefe de Estado e de governo da CPLP em São Tomé, a embaixadora da China reuniu-se com o ministro da defesa e administração interna, Jorge Amado, para reforço da cooperação bilateral.

Na ocasião a embaixadora Xu Yingzhen anunciou que dois peritos chineses em segurança estiveram no país, antes e durante a Cimeira da CPLP, tendo formado os quadros nacionais na utilização de novos equipamentos que a China ofereceu ao ministério da defesa.

Abel Veiga

3 Comments

3 Comments

  1. Sem assunto

    27 de Setembro de 2023 at 19:23

    Ilusionista, ou melhor mentiroso. Vocês não querem nada a menos ter os bolsos cheios no fim da legislatura, como é da praxe nas ilhas em cada governo.
    Continuem em mandar poeiras aos nossos olhos, cego não ficaremos, pelo contrário sairemos mais fortes para vos sancionar nas urnas. Urubus.

  2. EX

    28 de Setembro de 2023 at 10:02

    Bom, que não sejam palavras ao vento. E que saia do imaginario para realidade que o povo bem merece melhores condições. Um povo que muito luta e pouco tem e ainda é considerado de preguiçoso.
    Haver vamos que que vai dar. Que não seja contos de fadas para se protocolar nas Campanhas.

  3. Custódio Nascimento

    2 de Outubro de 2023 at 18:48

    Lindo, pacificar a sociedade lá isso a China consegue mais não seja com uma bala entre os olhos aos opositores e criminosos é isso que STP pretende? Projectos e mais projectos anunciados em catadupa com a carteira dos chineses…. Muito me rio com este brilhantismo intelectual da nossa casta dirigente, uns burros inúteis totais…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top