Política

Filipe Nascimento premiado por Mérito Lusófono

 O PRÉMIO LUSOFONIA – MÉRITO LUSÓFONO 2023 da 7ª edição da gala do prémio da lusofonia que homenageia, anualmente, personalidades que contribuíram para a promoção da língua e cultura portuguesas em todo o mundo, foi atribuído Filipe Nascimento Por todo este trabalho esclarecido e qualificado de cidadania, ao serviço de São Tomé e Príncipe, de Portugal e da lusofonia em geral, foi decidido atribuir ao Dr. Filipe Nascimento o Prémio Lusofonia Mérito Lusófono 2023”, lê-se na nota do corpo de jurados.

E, de facto, é o reconhecimento de uma justíssima atribuição: isto, porque, o prestigiado jornal francês Le Monde, considerou a Ilha do Príncipe, como “Destination n° 8 du palmarès voyage « Le Monde » 2023

Distinção atribuída na sequência de uma reportagem  a esta ilha do arquipélago de S. Tomé e Principe, destacando, que, a antiga “ilha do chocolate”, situada no Golfo da Guiné,  quer agora desenvolver o ecoturismo. O seu isolamento geográfico preservou o fundo do mar e a floresta primária, a tal ponto que a UNESCO a classificou como “reserva da biosfera”.

A entrega dos prémios, que teve apresentação de Raquel Flores e de Gabriel Niva e algumas intervenções musicais, contemplou, Joaquim Chissano (Ex. Presidente da República de Moçambique); Manuela Ramalho Eanes (Fundadora e Presidente Honorária do Instituto de Apoio à Criança); António Saraiva (Presidente da Cruz Vermelha em Portugal); Fátima Lopes (Apresentadora e escritora); Alice Vieira (escritora e jornalista) e Instituto Camões.

Saio daqui mais inspirado! Motivado!.

Filipe Nascimento, que recebeu o prémio da mão do embaixador de São Tomé e Príncipe em Portugal,  António Quintas, considerou o momento uma subida honra, de alegria e emoção. Felicitou a organização por iniciativa em prol da lusofonia, agradeceu ao prestígio e responsabilidade que lhe deram, tendo destacado que “servir na política é um ato de nobreza, mas de coragem”.

Filipe Nascimento, no seu discurso de agradecimento, a citou o exemplo de vida e dedicação do ex-presidente de Moçambique,  Joaquim Chissano, um dos laureados, afirmando  ter acompanhado, desde pequeno a sua luta,  pelas causas de África e da lusofonia – Sublinhando, de seguida, referindo-se  S. Tomé e Príncipe, que “o nosso Presidente continua a precisar de nó!…E nós cada vez mais unidos!… Considerando que esta é também “uma corrida de estafeta, e que” estamos aqui para continuar o seu trabalho!

Saio daqui mais inspirado! Motivado!… E com mais energia para continuar  a servir a população do Príncipe! Aos santomenses! Aos africanos! E a lusofonia em geral… O meu muito obrigado!… Viva a lusofonia!

Este prémio é dedicado a toda população da Ilha do Príncipe e de modo em geral a todos os são-tomenses. Quero neste momento agradecer a Deus, ao meu pai, à minha mãe, á minha esposa, filhos irmãos, todos familiares, aos amigos e colegas desta caminhada, companheiros de trabalho e de luta, aos meus professores e a todos aqueles que são braços e pernas  quando abraçamos uma causa colectiva”, sublinhou.

O Prémio Mérito Lusófono é uma iniciativa da Universidade de Coimbra que visa premiar personalidades e instituições que se destacam na promoção e difusão da língua portuguesa e da cultura dos países de língua oficial portuguesa, na área de música, literatura, comunicação social, artes plásticas, teatro, educação, moda e de entre outras.

Filipe Nascimento é o actual presidente do Governo Regional da Ilha do Príncipe, licenciado em Direito, prometeu em 2020 aquando da sua investidura, a continuidade da transformação e modernização da ilha do Príncipe e melhoria progressiva da qualidade de vida da sua população.

Natural da Ilha do príncipe – . Durante a sua infância e adolescência, trabalhou sempre com o seu pai na agricultura e pecuária. Frequentou o ensino primário, básico e secundário nas escolas da Nova Estrela, do Padrão e do Santo António II, respetivamente. Durante a sua infância, adolescência e juventude no Príncipe, foi sempre muito dinâmico no exercício da cidadania.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Nesta mesma Faculdade, frequentou pós-graduação em Direito Bancário, pelo CIDP | FDUL – Centro de Investigação de Direito Privado; bem como frequentou pós-graduações em Direito das Sociedades, em Ciência da Legislação e Legística.

É Advogado pela Ordem dos Advogados Portugueses. Foi Adjunto e Assessor do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Mestre Francisco Rocha Gonçalves, sob a Presidência da Câmara do Dr. Isaltino Morais; é Membro do Conselho Consultivo do IPDAL – Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas; é Jurista e Técnico Superior da Câmara Municipal de Oeiras.

Em Portugal, foi Deputado Autárquico na Assembleia de Carnaxide e Queijas e líder da Bancada na Assembleia de Carnaxide e Queijas. De 16 de novembro de 2019, até ao presente, é Presidente da UMPP – União para Mudança e Progresso do Príncipe. Atualmente é Presidente do Governo Regional do Príncipe – STP (desde 18 de agosto de 2020).

Por todo este trabalho, esclarecido e qualificado, de cidadania ao serviço de S. Tomé e Príncipe, de Portugal e da lusofonia em geral, foi decidido atribuir ao FILIPE NASCIMENTO o PRÉMIO LUSOFONIA – MÉRITO LUSÓFONO 2023

Jorge Trabulo – Jornalista em Portugal

5 Comments

5 Comments

  1. Mepoçom

    10 de Outubro de 2023 at 20:49

    Prémio bem merecido. Um jovem pelo seu talento tem demonstrado e lutado pela causa comum que é a lusofonia e não só pela abertura do príncipe ao mundo dando a continuidade ao trabalho do engenheiro Zé Cassandra. Bem haja e que Deus abençoe no destino e progresso da ilha e da sua carreira. Parabéns pelo prémio.

  2. Bem bom

    10 de Outubro de 2023 at 21:13

    Que Deus abençoe ele. Isto é bom pra São Tomé e Príncipe.

  3. Josias de Brito Umbelina dos Prazeres

    11 de Outubro de 2023 at 8:38

    Nós da ilha do Príncipe sentimo-nos também muito satisfeitos com esse prémio atribuído ao nosso Presidente e desejamos quem venham mais e mais. PARABÉNS CARO PRESIDENTE

  4. sempre amigo

    11 de Outubro de 2023 at 17:54

    Parabens,dr.Filipe Nascimento!Em 2018 o PREMIO PERSONALIDADE LUSOFONA foi atribuido pelo MIL,Movimento Internacional Lusofono,a MANUEL PINTO DA COSTA.

  5. Jorge Trabulo Marques

    11 de Outubro de 2023 at 21:40

    Muito grato ao jornal Téla Nón pela partilha da minha reportagem, – Confesso que fiquei muito bem impressionado com a presença do Dr. Filipe Nascimento. Já o tinha conhecido aquando da visita do Presidente Carlos Vila Nova a Portugal. mas agora tive oportunidade de acompanhar melhor a sua presença: – sempre muito sorridente, amável, comunicadora e simpática. Partilhando e cativando abraços e gestos amigos por muitos rostos, quer das originárias ou que pro ali passaram nas maravilhosas ilhas, quer de outras pessoas que participaram no evento.
    Sim, porque, o cargo que ele exerce, tem que ter assim dirigentes que sejam a imagem do seu país, tradicionalmente visto como um povo acolhedor e hospitaleiro, longe da perturbação que ocorre noutros países do continente africano
    Achei, pois, e, naturalmente, o júri que lhe atribuiu a distinção , ter sido inteiramente merecedor do distinto prémio, que lhe granjeou muitos aplausos. Pois também tive de fotografar com a mesma máquina e não pude registar todas as suas palavras. Peço desculpa por algumas gralhas do texto, que, entretanto, melhorei e corregi em https://canoasdomar.blogspot.com/2023/10/premios-lusofonia-ilha-do-principe.html
    Há quem pense que só os políticos de tarimba, de uma certa idade e de um vasto currículo é que têm competência para assumir cargos de grande responsabilidade. Mas ele é a demonstração de que, a juventude, desde que erguida em bons alicerces, formada desde tenra idade na escola do esforço e do sacrifício, sim , o exemplo de sua vida, assim o atesta, tralhando na agricultura com o seu pai, desde criança, envolvendo-se em várias iniciativas de cidadania pela causa pública, pelo bem comum, lhe daria firmeza de caráter, ânimo e determinação, sim, não só não é impedimento assumir altas missões, como lhe dá também o ânimo de as poder desempenhar com elevada dedicação , mérito e competência
    Meus parabéns e votos de que consiga levar por diante os seus projetos em prol do progresso e bem-estar do povo da sua maravilhosa Ilha do Príncipe, e, concomitantemente, da imã ilha S. Tomé, do seu amado país.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top