Política

Realizado na ilha do Príncipe o 4º fórum de cooperação municipalista da lusofonia

Com o tema governança local para o desenvolvimento sustentável, a região autónoma do Príncipe acolheu o 4º fórum de cooperação municipalista da lusofonia.

Para o presidente do governo regional é uma oportunidade singular não só para ilha do Príncipe como para todo o arquipélago santomense.

«Vai ser um guião para melhorarmos a nossa forma de promover as políticas públicas e é também uma oportunidade para a dinamização da economia local. Traz oportunidades para o sector privado e é uma forma de fazermos com que a população seja parte do processo» – disse Filipe Nascimento.

O fórum que se realiza pela primeira vez na ilha reserva mundial da biosfera da Unesco é organizado com apoio da União das cidades capitais de língua portuguesa (UCCLA) e do fundo galego de cooperação e solidariedade.

«O que pretendemos, sobretudo, é conhecer-nos, conhecer os países, saber que todos somos capazes de consentir esforços para que os nossos países melhorem, para que as condições de vida dos nossos filhos sejam cada vez melhor» – enfatizou Juan González, presidente do Fundo Galego de Cooperação e Solidariedade.

«A UCCLA trabalha em cooperação em 62 cidades em cinco continentes. É de supra importância estarmos presentes e, não só, contribuir para que as coisas se transformem e mude. Fora disso, estamos aqui na biosfera, ladeado de um oceano que precisamos conhecer. Esta é a importância de estarmos juntos e de contribuirmos para que o oceano seja preservado e que haja uma justiça social mais coerente» – destacou por seu lado, Princesa Peixoto, coordenadora da área social da UCCLA.

O oceano sem fronteiras, desafios da governação e instrumentos inovadores para o desenvolvimento, a cooperação descentralizada como mecanismo de aceleração do cumprimento dos ODS, foram assuntos analisados durante a conferência que se previa para quatro dias, mas que por razões relacionadas com a ligação entre as ilhas viu o programa ser reduzido apenas para uma só sessão.

José Bouças

1 Comment

1 Comment

  1. SEMPRE AMIGO

    30 de Outubro de 2023 at 12:28

    Parabens Governo Regional.Tudo bem.Mas atencao.Equanto reserva mundial da biosfera.temos que estar devidamente preparados para tirar maior proveito desse estatuto.O Governo Central deve estar atento ao que se passa no mundo,nao deve atrapalhar.Tudo deve ser feito para fortalecer a autonomia do Governo Regional, sempre preocupados com .MAIS PRINCEPE para MAIS SAO TOME E PRICEP.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top