Política

Retomado o Julgamento da alegada tentativa de golpe com a audição de deputados

Jorge Bom Jesus, ex-Primeiro Ministro e actualmente deputado a Assembleia Nacional, pelo partido MLSTP esteve no Tribunal. Elísio Teixeira, ex-Ministro da Justiça e deputado do partido ADI no poder, também esteve presente. São testemunhas seleccionadas pela defesa do arguido Bruno Afonso, o único arguido acusado pelo ministério público da prática do crime de alteração violenta do Estado de direito.

Os deputados foram ao Tribunal após autorização concedida pela Assembleia Nacional.

Jorge Bom Jesus disse ao tribunal que enquanto primeiro-ministro durante os meses de agosto e setembro de 2022 esteve concentrado na organização das eleições legislativas, e que neste período nunca foi informado pelo serviço de informação do Estado, sobre a preparação de uma tentativa de golpe de Estado no país.

«Falo em alta voz e em bom som de que em momento nenhum ouvi falar de golpes ou de preparação de golpes de Estado, ou que os elementos citados estivessem a preparar o que quer que fosse», afirmou.

O agora deputado a Assembleia Nacional pediu que a justiça encontre os responsáveis pelos acontecimentos de 25 de novembro de 2022.

«Que a justiça se faça, que os verdadeiros mandantes sejam devidamente punidos, e que cada um pague pelos actos que cometeu», apelou o ex-Primeiro Ministro.

O deputado Elísio Teixeira que tinha sido acusado pelo arguido Bruno Afonso de ter estado no quartel do exército quando os 4 cidadãos civis estavam a ser torturados, desmentiu o arguido. Elísio Teixeira garantiu ao tribunal que nunca esteve no quartel.

Mas, o advogado do arguido Bruno Afonso garante que a presença de Elísio Teixeira na manhã de 25 de novembro de 2022 vai ser provada.

«O elísio Teixeira pode dizer o que bem entender, mas que estava, há testemunhas que lhe viu lá. Ficam tranquilos que temos as provas reunidas», afirmou o advogado Miques João.

Apenas 1 deputado a Assembleia Nacional constituído como testemunha não compareceu ao julgamento. Trata-se de Arlindo Santos, vulgarmente conhecido por Bala. É deputado pela bancada parlamentar da ADI.

«Com autorização da entidade competente não comparece ao Tribunal, além de faltar com o respeito aos Tribunais, demonstra-nos um sinal claro de que está a fugir., O senhor Arlindo Santos está a fugir de quê?», interrogou o advogado de defesa.

Segundo o advogado o deputado Arlindo Santos ausentou-se do país estando nesta altura na Europa.  Miques João disse a imprensa que recorreu da decisão do Juiz que apenas impôs a testemunha o pagamento de uma multa, em consequência da ausência. O recurso foi interposto ao Tribunal Constitucional. «Suscitamos a questão da inconstitucionalidade», pontuou.

A próxima sessão de julgamento será para as alegações finais. A defesa do arguido Bruno Afonso promete esgrimir argumentos que convençam o tribunal a decidir pela absolvição.

Abel Veiga

6 Comments

6 Comments

  1. Vanplega

    5 de Dezembro de 2023 at 18:47

    A unica pessoa que pode acabar com esse julgamento ou essa farça è o senhor Presidente da Republica

    Cm: pòe cà fora o RELATÒRIO que esconderam da populaçāo, do mundo e do tribunal

  2. Vanplega

    5 de Dezembro de 2023 at 19:19

    Tela non tem partido?

  3. Vanplega

    5 de Dezembro de 2023 at 19:20

    Bandos de maladros

  4. Margarida Lopes

    5 de Dezembro de 2023 at 22:13

    O Patrice TROVOADA, o ARMINDO,CARLOS VILA NOVA,o jorge AMADO e pulhas é que deviam ser julgados e condenados pelo ato criminoso cometido contra STP e pela tortura violenta assassinato violento dos 7 cidadãos são-tomenses, pois que as torturas criminosas do psicopata ditador e maquiavélico Patrice TROVOADA, começaram há já alguns anos ceifando a vida a todos aqueles que lhe atrapalham nas suas negociatas sujas e mafiosas, por esta razão mandou espancar brutalmente o economista mestiço são-tomense JORGE PEREIRA DOS SANTOS “BARBOY”(junho 2018), o jovem de RIBOQUE (2018), ARLÉCIO COSTA +4 individuos são-tomenses no quartel do MÔRO no massacre organizado por ele, ARMINDO, Afonso Varela e alguns capangas da sua ALA, no 25 de novembro de 2022. Quando é que haverá justiça sobre estes crimes? Porquê que um ser adotado pela famíliaTROVOADA,que nem são-tomense é, ganhou tanto PODER em STP ? Porquê certos individuos,que se dizem patriotas seguem e obedecem cegamente o Patrice Trovoada e até alguns da população apoiam e votam por ele. Todos são responsáveis desta situação política CATASTRÓFICA atual em STP, tal como o partido do O.Tiny ( fazendo propaganda e campanha para o regresso do Miguel TROVOADA), os apoios dos senhores P.Daio, Fradique de Menezes, Gabriel Costa, Guilherme Posser etc inclusive da 1a vítima do 25novembro Arlécio Costa, que lhe ajudou a se instalar com autoridade e FORÇA tendo o apoio incondicional defensor MERCENÁRIO temido por muitos no país…pois é, era a combinação dos braços FORTES da família TROVOADA os Gabriel Costa & Arlécio Costa ( tio e sobrinho). Todos estiveram juntos e todos são cúmplices pelo estado em que se encontra STP hoje.” Todos culpados, todos primos” ( li algures). Hoje, que todo este povo está zangado uns contra os outros vêm públicamente apontar do dedo o Patrice TROVOADA, ora que é a Gibóia que foram vocês a levar pra casa e a alimentá-lo com tudo de bom e de melhor que tinha o país…outrora vocês lhe aplaudiram e agora? Continuem a aplaudi, porque foi sempre o vosso papel. Que ninguém fuja o rabo da agulha, porque todos vocês contribuiram para a fatalidade que se vive hoje no país. Vocês devem assumir esta verdade , este facto que é da vossa responsabilidade. É um facto…e contra os factos não há argumentos.

  5. Maria Margarida

    7 de Dezembro de 2023 at 3:47

    Margarida Lopes, quando numa casa sem pão, dizem que todos ralham e ninguém tem razão. Mas existe culpabilidade. Por exemplo, o anterior governo do MLSTP Governo de coligação liderado pelo Bom Jesus, o que fez MLSTP? Pergunta Gabdulo. Quase todos que estão hoje a reclamar roubaram o País. Qualí Ku Sá Buá? Bôbu é. Mitxidade só fé muála vé bá tê homem…
    MLSTP meteu-se em trafulhas encruzilhadas e acabou por desiludir os seus simpatizantes.
    É verdade deverá ser dita. O partido ADI ganhou as últimas eleicões, seria anti-democrático em não aceitar a vontade do eleitorado. Quem ganha governa.
    Realmente, quase todos nós sabiamos e sabemos que Patrice Trovoada não presta. O problema é que o Presidente da República é quem não está fazendo o seu papel de forma adequada. Será que o Vila Nova está comprometido? Tudo indica que sim. E os Tribunais? Uma pouca vergonha nesta instituição, uns dos Òrgãos de Soberania. Òrgãos de Soberania em São Tomé e Príncipe são “carrimbos de borracha” de Patrice Trovoada. Como descrevo, todos ralham e ninguém tem razão. Patrice deveria ser afastado.

    • Margarida Lopes

      8 de Dezembro de 2023 at 13:02

      …concordo plenamente consigo, Maria Margarida.
      Se você segue o SITE TN, já deve ter lido os meus vários comentários neste sentido, onde cito e refiro ( com detalhes),as falhas de vários governos, sobretudo de homens políticos que destruíram STP, a começar pelo MLSTP do Pinto da Costa + Miguel TROVOADA e companhia até ao Patrice TROVOADA, que devemos admitir é o PIOR de todos…este desgraçado é um CRIMINOSO NATO e ditador perigoso. Creio que exprimos diferentemente mas os nossos pontos de vista convergem.
      Bem haja !

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top