Política

Sobrevivente do Massacre de 1953 avisa as autoridades de que “Fome Mata”

Apenas dois sobreviventes do massacre de 1953 estiveram presentes no acto central. Uma senhora e um senhor.

Américo Viana Cristo, foi o sobrevivente que se manifestou disponível para falar com o Téla Nón. O homem que completa 90 anos de idade em Abril próximo pôs em causa a promessa feita no acto central de 3 de Fevereiro de 2023 pelo Primeiro-ministro Patrice Trovoada. O Chefe do governo prometeu no ano passado que o executivo tudo iria fazer para atribuir aos poucos sobreviventes do massacre uma pensão mensal de sobrevivência.

 «O Estado nos apoia uma vez por ano, o que não deveria ser. Se fosse em Angola, ou em Moçambique, o Estado garante as condições de sobrevivência para os combatentes da pátria. Eu não tenho condições de sobrevivência, apenas quando chega o ano da celebração é que me dão qualquer coisa para alimentação», declarou Américo Viana Cristo.

Questionado pelo Téla Nón se não recebe uma pensão mensal, respondeu que «deveria ser mensalmente, porque fome mata…. Fome mata», repetiu.

O sobrevivente acrescentou ainda que «muitos já morreram por falta de alimentação. Eu sou vítima do massacre, para hoje todos estarem em liberdade….», concluiu.  

No acto central o Téla Nón apurou que outros sobreviventes do massacre estão acamados, por isso não puderem ir à Praia de Fernão Dias, palco da celebração todos os anos do dia dos mártires da liberdade.

Abel Veiga 

4 Comments

4 Comments

  1. Sem assunto

    6 de Fevereiro de 2024 at 5:17

    Mata sim, e mata mal.
    O dinheiro que vos deveria ser atribuído está pagando as viagens do pigmeu Patrice Trovoada e a sua esposa a todos os confins do mundo até ao Vaticano, numa espécie de extensão do lobbie que servirá somente ao seu affair pessoal. O povo que ‘saliche’.
    …”Eu sou vítima do massacre, para hoje todos estarem em liberdade…” Não é totalmente verdade mais velho, fato de que houve ganho de consciência para luta pela liberdade após este fatídico acontecimento, porém envaidecer se de que os massacrados, já ágora o senhor, foram ,e foi,a figura chave para a independência nacional ultrapassa a razoabilidade e verdade histórica.
    Toda a minha solidariedade para consigo!

  2. santomé cu plinxipe

    6 de Fevereiro de 2024 at 7:10

    Falcidade

  3. Nilson

    6 de Fevereiro de 2024 at 7:15

    Viva Américo Viana Cristo! Viva! A fome mata sim, senhor. Este indivíduo deve ser valorizado em São Tomé e Príncipe porque ele contribuiu para que hoje tenhamos “liberdade” saindo diretamente da dominação colonial. Mesmo com liberdade, pouco ou nada melhorou na nossa terra, em parte, devido a nossa mentalidade.

    Em São Tomé e Príncipe precisa-se de mentalidade de crescimento.
    Algumas pessoas podem se beneficiar dessa estratégia na vida, se apostarem na mentalidade de crescimento. Acho que é algo muito positivo. Tem-me ajudado bastante, e também muitas outras pessoas. O que significa ter uma mentalidade de crescimento?

    Angela Lee Duckworth explica esse conceito no vídeo, cá em baixo. Ela designa mentalidade de crescimento por “Grit” ou “Grão.”
    Grit é como se fosse um livro de vida, sobre o que passa pela nossa cabeça quando caímos e também como a coragem ao insitir no sucesso ganha-se. Essa vitória
    não se consegue apenas por talento individual ou a sorte na vida ou inteligência. Com certeza, tudo isso faz diferença em nossas vidas. Com o Grit, tem-se a capacidade e o potencial para nos ajudar a mudar, e progredir.

    Por que motivo algumas pessoas têm sucesso e outras falham? Compartilhando novos insights de Angela, ela explica que o talento dificilmente é uma garantia de sucesso. Em vez disso, outros factores podem ser ainda mais cruciais, como identificar as nossas paixões e cumprir os nossos compromissos.

    A importância do talento intelectual para a realização em todos os domínios profissionais está bem estabelecida, mas sabe-se menos sobre outras diferenças individuais que predizem o sucesso. Angela testou a importância de uma característica não cognitiva: coragem. Definida como perseverança e paixão por objetivos de longo prazo, a coragem foi responsável por uma média de 4% da variância nos resultados de sucesso, incluindo o desempenho educacional entre duas categorias de amostras de adultos, a média de notas entre os alunos de graduação numa universidade onde frequentam os alunos com altas notas, Ivy League, a retenção em duas turmas dos EUA. Academia Militar/West Point, cadetes e classificação no National Spelling Bee.

    A coragem não se relacionou positivamente com o QI. Como sabemos, o QI significa Quociente de Inteligência, a capacidade de colher e aplicar conhecimentos e habilidades. E também
    é um número que representa a capacidade de raciocínio de uma pessoa, que é derivado de um conjunto de testes ou subtestes padronizados que medem diferentes aspectos da inteligência, como memória, lógica e resolução de problemas.

    A coragem foi altamente correlacionada com a Conscienciosidade dos Cinco Grandes. A coragem também demonstrou validade preditiva incremental das medidas de sucesso além do QI e da consciência. Coletivamente, estas descobertas sugerem que a realização de objetivos difíceis implica não apenas no talento das pessoas, mas também a aplicação sustentada e focada de talento ao longo do tempo. Angela estava firmemente convencida de que cada um de seus alunos poderia aprender o material se trabalhassem duro e por tempo suficiente.

    Estabeleçer um objetivo de vida é muito importante para o sucesso na vida e mentalidade de crescimento. Essa meta deve ser específica, mensurável, alcançável, relevante e com limite de tempo de quando tu deves começar e concluir tudo o que desejas realizar na vida.

    Angela descreve que “…o que mais lhe impressionou foi que o QI não era a única diferença entre seus melhores e seus piores alunos. Alguns dos seus melhores resultados foram estudantes que não tinham pontuações de QI estratosféricamente elevada. Alguns de seus alunos mais inteligentes não estavam indo tão bem.

    Depois de mais alguns anos de ensino, Angela chegou à conclusão de que o que precisamos na educação é uma compreensão muito melhor de cada aluno, individualmente, e uma aprendizagem do ponto de vista motivacional para todos os alunos, do ponto de vista psicológico. Na educação, a única coisa que sabemos medir melhor é o QI. O bom desempenho na escola e na vida dependem muito mais do que a nossa capacidade de aprender com rapidez e facilidade.

    A Angela e o “team” de pesquisa estudaram, experimentaram, levantaram hipóteses e testaram esse tópico em vários ambientes. Os pesquisadores concluíram que o sucesso na vida vem de uma mentalidade de crescimento, e não da inteligência social. E nem se tratava de boa aparência, roupas de marca, sapatos caros, carros que estão na moda, carros caríssimos, saúde física perfeita, QI, etc.

    O que cheguei a concluir foi o seguinte: Ultrapassar as dificuldades e os obstáculos na vida tem mérito. Isso é: continuar tentando, se esforçando mais, dar o teu máximo empenho que puder até aprender alguma coisa ou ultrapassar o desafio. Aprender é um processo, tem curvas, às vezes sobe, às vezes desce, às vezes ficamos presos ou falhamos na vida. O qualificador é continuar tentando o teu melhor até ter sucesso, aprendendo com os seus erros. O erro é normal. Mas não continue cometendo os mesmos erros esperando resultados diferentes porque o Grit não funciona assim. Todos cometemos erros, e pode ser normal. As máquinas também erram. Todo mundo comete erros. Não desista, não fique desapontado/a. Apenas continue, prossiga, caminhe tentando, continue melhorando e continue crescendo. Mantenha-te positivo/a e confiante. Mantenha sua perseverança e paixão para alcançar os teus objetivos de vida ao longo prazo. Com coragem, comprometimento, disciplina, respeito, seriedade, perseverança, paixão, trabalho duro com inteligência, responsabilidade, e fé, tu terás sucesso. Com exceção do Onipotente, ninguém é melhor que tu, somos todos espécies humanas únicas.

    O Estado Santomense deve apoiar os nossos idosos anualmente, com uma pensão mensal de sobrevivência, e os dirigentes do Estado devem deixar de roubar. E por fim, quem realmente tem feito estragos e dizendo mentiras são: Carlos Vila Nova, Patrice Trovoada, e outros corruptos; os samzalheiros e intrigantes. Então querem maioria absoluta para roubarem nas calmas sem oposição. São hipócrates porque sabem que tudo que vem com intrigas e mentiras acaba mal. Todavia, é exactamente isso que eles, os demagogos, os políticos cheios de pecado estão a fazer. Dar “banho” dinheiro ao povo para comprar votos em época de campanha. Quem são as vítimas de tudo isso sem sentido? O Povo de São Tomé e Príncipe é vítima e é quem sofre. Precisamos de mentalidade de crescimento, isto é urgente!

    Vídeo (TED Talk) de Angela:
    https://www.youtube.com/watch?v=H14bBuluwB8

  4. Maria Custódia

    6 de Fevereiro de 2024 at 14:37

    Lutaram pela liberdade, mesmo que essa liberdade signifique forme e miséria.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top