Política

Deputado diz que foi revistado ao sair da casa de banho da Assembleia Nacional

Medidas de segurança apertadas marcam a discussão da proposta do orçamento geral do Estado para 2024.

Levy Nazaré(na foto) deputado do Movimento Basta denunciou na sessão plenária desta quarta – feira, que foi interpelado por agentes de segurança do governo quando saía de uma das casas de banho da Assembleia Nacional.

O deputado que já tinha sido revistado pelos seguranças, ao entrar no edifício do parlamento, sentiu necessidade durante a sessão plenária de ir a casa de banho. Disse que depois de urinar, ao sair da casa de banho foi interpelado por um segurança para ser submetido a revista.

«Eu não aceitei ser revistado. Mesmo que me dessem um tiro, eu morreria aqui na casa parlamentar», declarou o deputado no púlpito da sessão plenária.

Segundo Levy Nazaré foi graças a intervenção de um outro segurança que a situação se acalmou. Pois o outro segurança destacado no edifício da Assembleia Nacional desautorizou o colega, e mandou o deputado seguir em paz rumo a sala do plenário.

A Presidente da Assembleia Nacional Celmira Sacramento, lamentou o sucedido e anunciou que a mesa do parlamento vai pedir esclarecimentos ao segurança que queria revistar o deputado após o mesmo ter usado a casa de banho.

Mas, foi a própria presidente da Assembleia Nacional que num despacho informou a todos os deputados que haveria um reforço de segurança para a sessão plenária de discussão da proposta do orçamento geral do Estado para 2024, marcada para quarta-feira.  

Um despacho emitido na última semana e que na segunda – feira 5 de Fevereiro mereceu contestação e repúdio da bancada parlamentar do maior partido da oposição, o MLSTP.

«Nós repudiamos esta forma de agir. Manifestamos o nosso descontentamento. Quando os outros membros do governo vêm para a Assembleia não há revista de ninguém. Temos acesso as salas tranquilamente. Só quando vem o senhor primeiro-ministro é que temos que ser revistados. Por que razão? Porquê que quando vem o senhor primeiro-ministro é que tem que haver um reforço de segurança na Assembleia Nacional?», interrogou Danilo Santos Líder da bancada parlamentar do MLSTP.

Na quarta – feira os deputados e todos as pessoas que entraram no edifício da Assembleia Nacional, mais concretamente no corredor da sala do plenário foram revistados.

Na declaração à imprensa na segunda-feira o MLSTP disse que a decisão da Presidente da Assembleia Nacional de submeter os deputados a revista vem desde o ano 2022 e apenas quando o Primeiro-ministro Patrice Trovoada vai ao parlamento.

«Vamos pedir ao senhor Presidente da República para que olhe para esses assuntos. Porque o senhor Presidente da República enquanto garante da constituição e do normal funcionamento das instituições. Não podemos continuar a viver perseguidos desta forma, na nossa própria casa. Na nossa própria casa somos revistados quando os convidados não são revistados», frisou, Danilo Santos.

O Téla Nón registou nesta quarta feira que por causa da presença do primeiro-ministro na discussão e debate da proposta de orçamento geral do Estado para 2024, a Assembleia Nacional é um dos lugares mais seguros do país. Vários seguranças vigiam a casa parlamentar, equipados com sistemas de rastreio de metais.

Abel Veiga

20 Comments

20 Comments

  1. Artur Noronha

    7 de Fevereiro de 2024 at 12:58

    O deputado Levy Nazaré é um grande traidor.
    Sem coerência e sem ideologia é uma “maria vai com as outras”. Decidiu-se vender-se ao mafioso do Delfim Neves a troco de míseros euros para comprar casa em Portugal. Levy Nazaré tu és pior que Judas Iscaríotes.

    Nunca entrarás na história deste país por causa da tua ambição e maldade. Vais ter que aguentar. Querendo ou não o Patrice Trovada é o primeiro-ministro. Vais ter que o engolir.

    • Nini

      8 de Fevereiro de 2024 at 7:50

      Fui, não sei, mas acho que não vou voltar.

      O problema é o homem africano. A nossa forma de ser e pensar são os nossos piores inimigos e obstáculos ao desenvolvimento e progresso.
      Mesmo enfrentando Patrice Trovoada, corrupto e criminoso, não vejo nada de mal que o governo santomense faça pedido de reforço de segurança para se proteger e proteger outros membros do governo. O que é mal? São os exageros que alguns elementos do serviço de segurança cometem que é mau.
      Porque digo que somos maus?
      Agora vejamos:

      Ninguém é perfeito neste planeta. Ninguém é santo ou santa (ser humano). Por isso, e ter ousadia em pedir ou exigir perfeição nos outrem, acho que não ser razoável.
      Pessoalmente, estou perdendo esperança nos adultos.
      Num comentário, Fernando Simão diz que em São Tomé e Príncipe “não se discute questões fundamentais para a vida dos santomenses. Estamos distraídos. Pais não adianta. Tudo isso ainda é tabu em STP.” Tabu? Ainda, depois de quatro décadas pós-independência? Ridículo! Esta declaração do senhor Simão diz-me tudo que preciso saber. Ele tem razão e descreve a triste verdade sobre STP.

      Graças a Deus, temos esse espaço para alguns de nós desabafar. Certos assuntos devem ser considerados como garantia da constituição e do normal funcionamento das instituições para ver se nossa terra muda, e progrida. Neste aspeto, Carlos Vila Nova nem quer saber.

      Resta-me uma única esperança; os bebés. As nossas crianças crescendo, e outras por nascer. Que o universo tenha piedade de nós, e nos abençoe com uma nova geração de pessoas com mentalidade de crescimento, para fazerem melhor do que nós, para ajudarem o país e o povo crescer.

      Não devemos adotar o ativismo como algo individual. Esse processo é coletivo para um bem comum. Calma, paciência, seguindo muito devagar com as raivas, e os nervos.
      Estou ficando “chato” com a nossa atitude de falar, escrever, criticar, fazer acusações, etc. Sem ação, sem execução, ou sem um plano de implementação de nossas ideias de defesa da nossa terra e o nosso povo. O “rancor-ismo” entre algumas pessoas também me deixa pouco incomodado, annoyed.

      Recentemente, assisti um debate político sobre Angola atual. Outro debate no dia seguinte foi sobre alguns dos temas relevantes para São Tomé e Príncipe. E, vi um clipe de vídeo “upload” neste espaço digital. Em menos de dois minutos, a senhora africana disse muito em poucas palavras, sobretudo referindo-se aos gigantescos gastos de 125 mil milhões de dólares americanos na África Subsariana durante 2000-2018 sem algo concreto de resultado rumo ao progresso e desenvolvimento do povo africano. Repare, ela faz referência apenas a uma área geográfica vasta em dimensão no nosso continente e não ao continente inteiro, o que implica que eventualmente tenhamos problemas e despesas avultantes em África inteira, despesas sem rendimento, sem lucros ou crescimento. Líbia ficou destruída com a guerra “Arab Spring” uma guerra sem pé nem cabeça. Porquê?

      A minha lista de indignação não é muito longa. Acho apenas que as críticas construtivas sejam mais produtivas para o nosso povo. Temos de mudar de mentalidade. Por exemplo, o uso do ataque Ad Hominem contra uma pessoa outra pessoa é ferir a natureza de um diálogo intelectual produtivo, ao invés de atacarmos a pessoa, deveria sim fazer observação, avaliação, introspeção, reflexão, apresentar outras ideias, ou argumentos. Isto é que é crescimento de mentalidade, e apresentar ideias de solução do problema que enfrentamos em STP e propor alternativas para se resolver o mal.
      Ad hominem é uma falácia que envolve um ataque pessoal. É um argumento baseado nas falhas percebidas de um adversário e não nos méritos do tema ou do assunto em debate.

      Quase todos concordamos que o nosso atual primeiro-ministro não presta. Patrice Trovoada não da. Este não serve para STP, sobretudo com os envolvimentos dele nos crimes e nos roubos de dinheiro do Estado.
      Levy Nazaré fez bem denunciar aquilo que aconteceu com ele na casa parlamentar, mas Levy também não serve como um bom exemplo de um líder político africano.
      MLSTP, partido cheio de corruptos, vigaristas, rancorosos, invejosos, não deixa pais avançar, não deixa os outros fazerem crescer STP. As razões, todos conhecemos.

      A nível do nosso continente, gasta-se muita grana, só corrupção, não se constrói escolas, hospitais, indústrias, estradas, não há comida nem medicamentos, problemas com o sanitário básico, doenças, água, luz em terceiro mundo. Nigéria está a tentar fazer algo, mas a gente de lá tem uma reputação a nível internacional que da vergonha. Importa-se sistemas políticos de outros continentes, democracia, socialismo, comunismo, fascismo, ditadura, etc., para África— não funciona, nunca funcionou, e não vai funcionar.

      Aqui, estou citando a mensagem de vídeo literalmente “verbatim”; o que a senhora diz no clipe de vídeo:

      “Qual é o regime que melhor se adapta ao continente africano?
      60 anos em que nos definimos de acordo com critérios que são estranhos para nós. Regime pluralista, sistema de partido único. Regime liberal, regime comunista, regime socialista, onde está o regime mais adaptado aos países africanos entre todos esses? Mais de 30 anos que copiamos o sistema de democracia ocidental. 30 anos de resultados eleitorais duvidosos; de crises pós-eleitorais; de governança ineficaz; 30 anos de gastos exorbitantes em um oceano de miséria no qual o mínimo não está garantido. 125 bilhões de dólares americanos foram gastos entre 2000 e 2018 na África Subsaariana para se realizar alguma coisa Nada. Quantos hospitais? Quantas escolas? Quantas infraestruturas poderiam ter sido construídas com esse dinheiro?
      30 anos de exercícios de poder por líderes mais preocupados com sua própria sobrevivência do que pelo bem-estar de seu povo. Líderes ilegítimos aos olhos dos cidadãos e procurando, sobretudo, manter sistemas autocráticos. Mais de 60 anos de desilusão, de perda de confiança, de má governação e de estagnação económica. Basta olhar para os outros países que tiveram a independência ao mesmo tempo que nós, veja o padrão de vida de seus cidadãos, hoje. Singapura, a Coreia do Sul, por exemplo. Basta olharmos para o padrão de vida de alguns países no mundo, os quais não são sistematicamente países que dão muita importância a democracia. Os Emirados Árabes Unidos, por exemplo. O que é finalmente importante para nós africanos? Copiar os outros? Ou traçar nosso próprio caminho conforme nossas produções aspiradas? Esta é a pergunta.”

      Levy Nazaré diz que ele não foi revistado pelo agente de segurança do Estado Santomense. LOL. Esse deputado não conhece a função dele? Quais são as suas funções ou descrição do trabalho, Levy?

      Mesmo que eles te dessem um tiro, morrerias na casa parlamentar? Samzaleiro. Isto não significa ser herói, Levy, mas sim demonstrar desobediência, indisciplina perante autoridade. Temos de aconselhar as nossas crianças para obedecerem às regras, e respeito perante a autoridade. Aventurar com vida não é um ato inteligente. Não vejo nada de mal no reforço de segurança durante a sessão plenária, sobretudo quando os membros do governo estão na Assembleia. O povo paga os deputados, e membros da oposição para também repudiarem esta forma de agir.
      Não vejo nada de mal em repudiar atos de discriminação ou abuso de poder ou perseguição. Manifestem o vosso descontentamento, sim senhor. Acho ser inconsistente e hipocrisia quando os outros membros do governo vêm para a Assembleia e não há revista de ninguém. Dois pesos, duas medidas. Também não faz sentido.

      Danilo e^ vai ‘mbora do^ce^ dessinem cu plága dinem nala. Ainda não tive oportunidade de ler neste espaço se Danilo Santos é ou não é corrompido. Esquece de Carlos Vila Nova, esse presidente não garante a constituição e o normal funcionamento das instituições.

      Como dizia, são coisas do homem africano. São Tomé e Príncipe está mal. O nosso continente africano também está muito mal.

      Por exemplo, em Angola, por um lado, o Presidente João Lourenço mandou bocas sobre o combate à corrupção, mandou prender este e aquele, etc. Por outro lado, o mesmo João Lourenço também é corrupto, porque não investiga outros gatunos, corruptos e ladrões de Angola que são da guengue dele? Chama-se isso combater a corrupção ou “zo^plo^” só para fazer boi dormir? Dizem que João Lourenço em pouco tempo já virou o homem mais rico de Angola! Depois, persegue as filas do ex-presidente José Eduardo dos Santos. Isabel dos Santos foi, é, e sempre será corrupta, mas, neste caso específico, deixa pequena em paz, deixa ela viajar visitar Angola livre de processo judicial. Portugal fez confiscação dos bens dela que ela roubou de Sonangol e outros businesses, para roubar dinheiro de Angola. Portugal não fez quase nada para dar justiça ao povo angolano. Deixa Isabel dos Santos e as irmãs dela em paz!

      Como disse anteriormente, o problema somos nós, adultos africanos.
      Vou me afastar dos comentários, pelo menos durante algum tempo para focar noutras coisas. Temos de mudar a nossa forma de ser, viver e pensar. O objetivo seria melhor estudar e planear como nós todos poderemos nos unir independentemente em termos diversos backgrounds que são bons, em alguma medida, para ajudarmos na reabilitação da nossa nação, o nosso continente, e exigir coletivamente que o povo faça parte neste processo.

      Referência: Países que fazem parte da África Subsaariana são os seguintes: São Tomé e Príncipe, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Benim, Botswana, Burkina Faso, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Comores, Congo, República Democrática República do Congo, República da Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Eritreia, Eswatini, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Quénia, Lesoto, Libéria, Madagáscar, Malawi, Mali, Mauritânia, Maurícias, Namíbia, Nigéria, Ruanda , Níger, Ruanda, Senegal, Seicheles, Serra Leoa, Somália, África do Sul, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Togo, Uganda, Zâmbia, Zimbabué,
      com exceção dos países africanos do Norte d’África onde se fala a língua árabe: Egito, Marrocos, Argélia, Líbia, Tunísia.

      São Tome e Príncipe está nesta lista: Gastou, desperdiçou, roubou, fez corrupção, e destruiu o dinheiro de ajuda externa.

      O Povo e pais estão na ruína! Isso não se faz. Temos de dizer “não, não, não” de uma vez por todas. E, acabar com os abusos!

    • Muzumbi

      10 de Fevereiro de 2024 at 0:02

      Meu caro, o maior judas é que escreve esta parvoice, so pode ser um dos lambibotas do PT, para sua informação ja que nada sabe, o deputado a que se refere, Levi, ja estava fora do ADI antes de surgir o partido Basta, e tem mas meu Caro, quem deu a cara e foi o maior causador da Vitoria do ADI e deste falso primeiro ministro a 8 anos atraz foi o Levi, o meu Caro deve ainda ser muito verde.

    • Muzumbi

      10 de Fevereiro de 2024 at 0:13

      Então este primeiro Ministro acha mesmo que se alguem o quizesse fazer algum mal seria logo na casa parlamentar? Com tanta passeata que tem feito por ai? Este PT esta é a dar uma de vitima, mas a maioria do povo de Sao Tome sabe da verdade, so os lambibotas é que vivem fingindo para ir recebendo alguns trocados..

  2. Vanplega

    7 de Fevereiro de 2024 at 13:02

    Coisa nunca antes vista nesta paragem.

    Aqui a pouco haverà mais mortes, cm aconteceu no tia 25/11/ 2022

    Sempre que este fidelù està no poder acontece coisas estranha no pais.

    Medo que ele têm, porquê tanto medo?

    Este preguiçoso que ñ trabalha, sò passa vida usando nome de Sao Tome e Principe, em proveito pròprio.

    Sabem senhores deputados.

    Os senhores Sao os maiores culpados de tudo isto. Jà deviam ter posto um freio neste gajo faz tempo

    • Historiador

      8 de Fevereiro de 2024 at 6:14

      Reveja os arquivos
      Quando Alcino Pinto foi PR da Assembleia Nacional, e o Gabriel Costa PM, o que aconteceu na casa parlamentar?
      Também foi imposta revista aos deputados…
      Por isso, meus senhores deixam de fazer politiques com isto.
      Memórias curtas, não é?

  3. Renato Cardoso

    7 de Fevereiro de 2024 at 14:18

    Ajoelharam e o tipo maltrata e humilha-vos e ainda comem nas suas mãos!
    Não vão a casa dito do povo quando o animal está na área!

  4. Célio Afonso

    7 de Fevereiro de 2024 at 15:42

    Aguenta; papa chegou, fome acabou
    Kkkkk

    • Margarida Lopes

      9 de Fevereiro de 2024 at 23:08

      O Lévy Nazaré devia era de ficar caladinho, pois que ele foi o ” boy” ao serviço do ditador,corrupto ,foragido, vagabundo, larápio, delinquente,e criminoso Patrice Trovoada. Este mesmo Lévy Nazaré é um desnorteado- desequilibrado com pancadas na cabeçola, que parece não jogar com o baralho todo…ele é MATUMBO, ordinário, MALCRIADO, bruto, violento etc e com uma memória muito curta. Vamos frescá-la : o senhor Lévy Nazaré já se escondeu da sua PÉSSIMA conduta violenta e irespeitosa que teve contra o 1° ministro da época Gabriel Costa ( que também é um cara de má índole)neste mesmo lugar na ASSEMBLEIA NACIONAL, onde você teve um comportamento violento, agressivo, que merecia lhe ter levantado o procêsso e a suspenção do seu direito de deputado, você teve muita sorte de ter sido poupado. A sua má conduta em relação ao 1° ministro Gabriel Costa devia seguir de uma sanção severa ( julgamento prisäo), porque você merecia. Naquela altura, você era o ” LARBIN” do seu mestre guru-ADI Patrice TROVOADA, inclusive você estava pronto a tudo para lhe servir e lhe agradar…que BAIXARIA.
      Há um enorme DESCARAMENTO da vossa parte, VÓS que desteis das vossas energias para que os TROVOADA tomem o PODER em STP, e são vocês hoje que dizem estar contra ele…você Lévy Nazaré, hoje você está na mesma situação política que está o Gabriel Costa, depois de se ter zangado com os TROVOADA, pois que de SÓCIO vocês transformaram-se em inimigos, isso porque todos vocês lutam para tomarem e para terem o PODER.Eís a vossa rivalidade. Mas nenhum de vocês têm AMOR a e para STP.
      ESTÁMOS DE OLHO!!!

  5. Original

    7 de Fevereiro de 2024 at 16:19

    Para morrer,nunca se sabe quando e onde.Consciência pesada levá-los a viver ensombrado.

  6. WXYZ

    7 de Fevereiro de 2024 at 18:57

    Quem Não Deve Não Teme. Mas tambem sabemos que Seguro Morreu de Velho.

  7. Se acha hábil a distrair

    8 de Fevereiro de 2024 at 16:34

    Gostei da intervenção do Levy Nazaré.
    Mandem vir os magistrados estrangeiros. Euride e Samba vão trabalhar nos serviços prisionais, em vez desse simulacro de Juiz.
    Por outro, é verdade que as leis do ELISIO TEIXEIRA são direcionadas. São leis medidas (prevaricação) para salvar o pai, José Paquete, que apoderou -se da casa de função do Presidente do Tribunal Supremo.
    Paquete nunca comprou um bloco para construir uma casa. Vive a sombra do Estado, com casa, dinheiro e carro de Estado.

  8. Edson Neves

    8 de Fevereiro de 2024 at 20:10

    Éhh, cobra criada!
    O pinta-cabra andou semeando caos e agora está com medo de todos, até da sua sombra.
    Seja como for, deveria ser oportunidade pra essa casa legislativa debater a questão de segurança nos prédios públicos e instalar detetor de metal.

  9. Jfernandes

    9 de Fevereiro de 2024 at 22:47

    porquee que os deputados vao armados para assembleia da republica

    sera que estao no safary

    Todos deveriam depor as armas

    Quem quer lutar , a Russia anda a procurade mercenarios
    porqueee que os camarads querem fazer da casa parlamentar
    de coboi ?

    Ao envez de terem armas deveriam em troca ter enchadas para producao dos alimentos

  10. Margarida Lopes

    11 de Fevereiro de 2024 at 14:17

    Muzumbi,é verdade VERDADEIRA o que você disse no seu comentário sobre o Lévy Nazaré, pois que ele era um dos SIPAIOS do padrinho-ADI Patrice TROVOADA e serviu ao seu mestre até na AN onde ele próprio LÉVY agrediu físicamente e com arma o 1° ministro da época Gabriel Costa.
    Vamos descobrir quem está por TRÁS desta falsa identidade do grande fdp que se usa o nominha de maricoñ/panoleiro NINI…estámos já bem próximo dele,para lhe desmascará-lo, pois que trata-se de um elemento desta banda de desgraçados-torturadores -criminosos e COVARDES que só ficam publicando longos discursos NULOS sem pés nem cabeça,provocando e desafiando enquanto estão escondidos com uma falsa IDENTIDADE…estámos bem pertinho.

    • Bruno

      11 de Fevereiro de 2024 at 15:43

      Margarida Lopes é essencialmente o que ele acusa os outros de ser. O Muzumbi se refere ao comentário de Autur Noronha, e não o comentário feito por Nini. Nini não tem partido político. Lopes é um louco. Quem deve ser maricoñ/panoleiro pode ser o tal Margarida Lopes, e não Nini. Desconhecido dos factos, és ofensivo todo frustrado, e usas o nome de mulher para desfarçar da tua própria identidade. Covardia. Se os discursos longos te ofendem, então não os leia. As tuas contribuições, Margarida Lopes, são ofensivas, desmontado pouca inteligência , insultos sem pé nem cabeça. Enfim. Há pouco davas elogios aos comentários de Nini, de repente o imbalanço mental psicologico tomou conta da tua mente? Diz verdade, rapaz. Estás ou não estás junto com Nini? Um pouco louco sem moral nem caráter, frustrado fdp tu és!

  11. Kilú

    11 de Fevereiro de 2024 at 16:05

    Ou Margarida Lopes, Bruno Miguel Carvalho Rodrigues. Os teus comentários são ofensivos, agressivos, e de baixo nível. Fazes vergonha à família inteira. Deixa disso, mano.

  12. Kátia

    11 de Fevereiro de 2024 at 16:09

    O Bruno (Margarida Lopes) é um embaraço. É algo muito triste como se fosse um pesadelo para a família inteira. Ele não está bem. Desculpa-nos porque este meu irmão é o “black sheep” no nosso círculo familiar. Nós o dissemos para ficar quieto mas ele não nos escuta. Mesmo a nossa mãe Teresa, ele não respeita. Margarida Lopes está fora do eixo.

  13. Amigos e amigas de Nini

    11 de Fevereiro de 2024 at 17:09

    Margarida Lopes! Tu tens uma identidade falsa. Explica-te quando escreves, “…estámos já bem próximo dele…
    Margarida Lopes (vulgo) de Bruno Miguel Transgênico/Transgender homem que tornou-se uma mulher leviana de rua. Estás incomodado, irritado ou tens raiva ou inveja de Nini. Porquê? Até da para perceber que não estás bem na cabeça porque disses que não reconheces a pessoa em anonimato mesmo assim atacas a suposta pessoa! É perturbante e alarmante o teu estado psíquico. O mais agravante é a ameaça que fazes à Nini. Quem está perto? Deixe de escrever estupidez.

    • Lopes Cordeiro

      22 de Fevereiro de 2024 at 18:26

      Margarida Lopes, vou arrasou com o Lévy Nazaré e o seu bando que estão perdidos( mal sabem quem tu és, panafricanista conhecida e reconhecida no mundo), com os teus propósitos diretos, justos, corajosos e sem rodeios. Deste cabo dos marmanjos e tens ignorado a irra deles, enquanto estás ocupada com assuntos e pessoas que valem a pena. Nós vamo-nos ocupar destes caras de pau de múltiplas falsas identidades, até que o site for der o berro.
      Estámos juntos, Guiducha.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top