Política

STP acolhe o seminário parlamentar da CPLP

S. Tomé e Príncipe acolhe durante três dias um seminário internacional sobre novas técnicas de transcrição.

É uma oportunidade para debater e refletir sobre as novas técnicas de transcrição a nível dos parlamentos da comunidade de países de língua portuguesa.

«Falar das novas técnicas de transcrição é: falar de maior eficácia e eficiência, dos técnicos mais motivados, de preservação da memória parlamentar, da prestação de um melhor serviço às nossas instituições e os nossos países» – disse Domingos Boa Morte, Secretário-geral da Assembleia nacional, durante a abertura do encontro.

O seminário de três dias representa ainda uma ocasião para troca de experiências e atualização de conhecimentos sobre as novas técnicas de transcrição, incorporando a digitalização que se tornou um caminho inevitável para qualquer organização.

“Torna-se urgente a necessidade da desmaterialização dos serviços parlamentares. Apesar da complexidade deste processo no contexto em que vivemos, a transformação digital deve ser usada como instrumento que aproxima mais os parlamentos e os eleitores” – sublinhou o Secretário-geral do parlamento santomense

O seminário sobre novas técnicas de transcrição resulta da decisão saída do vigésimo terceiro encontro da associação dos secretários gerais dos parlamentos dos países de língua portuguesa que decorreu em Bissau no ano passado.

Em S. Tomé e Príncipe o serviço de transcrição foi instalado na assembleia nacional em 1993 com apoio da assembleia da república portuguesa.

José Bouças

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top