Economia

França disponibilizou 2 milhões de euros para financiar o OGE e para tirar as reservas externas do vermelho

O acordo de financiamento foi assinado nas instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros em São Tomé.

A assinatura do acordo de financiamento na última sexta-feira comprovou a retoma das acções de cooperação bilateral entre os governos da França e de São Tomé e Príncipe.

Cristian Yoka, Director da Agência Francesa de Desenvolvimento para o continente africano

Após vários anos de paralisia, França disponibilizou um donativo de 2 milhões de euros para o Orçamento Geral do Estado de São Tomé e Príncipe.

Cristian Yoka, Director da Agência Francesa de Desenvolvimento para o continente africano destacou o regresso da cooperação francesa.

«A França está contente por estar novamente ao lado de São Tomé e Príncipe. Este país que dá importância particular a consolidação do Estado de direito», afirmou.

O apoio directo francês ao orçamento vai permitir ao executivo santomense financiar a protecção social, a informatização do sector dos impostos, projectos de apoio ao sector privado, e mais importante ainda recuperar as reservas externas que segundo o governo estão no vermelho.

O Director da Agência Francesa de Desenvolvimento, disse que é importante apoiar o quadro macroeconómico. «Assim uma parte do recurso vai reforçar os recursos do governo em matéria de reservas cambiais» assegurou.

O ministro das finanças Ginésio da Mata que assinou ao acordo de financiamento prometeu uma melhor utilização do dinheiro. «Obedecendo os termos do acordo assinado. Esperemos que seja o primeiro de muitos acordos que vamos assinar no futuro».

França retoma a acção de cooperação bilateral com São Tomé e Príncipe, e promete aumentar no futuro o apoio financeiro directo ao Orçamento Geral do Estado. 

Abel Veiga

2 Comments

2 Comments

  1. Mezedo

    12 de Fevereiro de 2024 at 10:25

    Na verdade existe sim frustrados que andam por ai elogiando tudo que este Governo tem feito, mas não sei se esses frustrados estão mesmo atentos a propósitos desta governação ou se são meros lambe-botas tentando agradar o PAPA.

    Este país está mesmo garantindo o estado de Direto Democrático, quando os criminosos são promovidos e inocentes castigado?
    Este país respeita mesmo direitos Humanos, quando cidadão são massacrados e assassinados a sangue frio?
    Este país tem mesmo boa regra governação e transparência na gestão dos bens, quando são assinados contratos sem concurso público,? quando são privatizados empresas públicas sem concurso público sem consentimento da Assembleia da República?

    Bem aja todos que tem visão da verdade.

  2. Janeka T. XAVIER

    13 de Fevereiro de 2024 at 8:52

    Paulo da Graça, você quis imitar o Fernando Pessoa e os seus heterônimos,mas você falhou apesar dos seus múltiplos domínios de sabedoria e os seus numerosos diplômas…os angolanos têm sorte de terem no território deles um génio igual a você.
    Quanto ao seu ódio visceral a tal Margarida Lopes, faça a queixa-crime contra ela,pois que deve ter sido ela quem mandou torturar e matar os 4 são-tomenses no quartel do môrro…realmente este caso merece um procêsso judiciário como deve ser, ela deve ser uma grande criminosa, pelo que você descreve. Espero que você tenha provas garantidas para levá-la ao tribunal porque caso contrário pode vir a cair por cima daquele que queixou e que deixou traços escritos e elementos comprovativos…mas você é jurista por procuração visto que é o seu mano o jurista,talvez a sua irmã também aquela que estudou na União Soviética.
    Paulo da Graça,vai com menos agressividade e violência.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top