Política

“Quero ser o candidato à Presidente do PCD, para ser o chefe de um governo que volte a tirar o país do poço…”

Desejo e determinação manifestados por João Bonfim o primeiro candidato oficial a Presidente do partido PCD.

 O partido que em 1991 ganhou as primeiras eleições legislativas em São Tomé e Príncipe e com maioria absoluta, também caiu no poço, ao ponto de não ter conseguido concorrer às eleições legislativas de 2022.

«Quero ser o candidato à Presidente do PCD, para ser o chefe de um governo que volte a tirar o país do poço em que infelizmente voltou a cair. A forma como se tem governado o nosso país colocou a sua credibilidade pelas ruas da amargura…» afirmou João Bonfim.

Ministro dos Assuntos Sociais no governo maioritário do PCD entre 1991 e 1994, João Bonfim emigrou para Portugal. Regressou agora com a promessa de reestruturar o partido e credibilizar a governação.

«Sou candidato ao cargo de Presidente do PCD porque comigo o PCD voltará a ser um partido grandioso, respeitado e com todos os atributos para voltar a dirigir um governo de São Tomé e Príncipe que seja credível e reformador», assegurou.

O único candidato oficial do PCD para o congresso de 9 de março disse que quer travar a degradação a todos os níveis. Manifestou-se preocupado com o fenómeno das alterações climáticas. Prometeu dar atenção especial a sustentabilidade ambiental e a poluição.

O antigo secretário-geral do PCD, sente que o medo reina no país após os acontecimentos de 25 de Novembro de 2022.

«O país permanece perplexo e assustado. Porque a barbárie não era uma prática comportamental conhecida entre os santomenses», declarou.

De maior partido do país na abertura do regime democrático, o PCD é hoje um partido da oposição sem representação na Assembleia Nacional. 

Abel Veiga

11 Comments

11 Comments

  1. Renato Cardoso

    16 de Fevereiro de 2024 at 6:22

    A primeira vista fica-se com a ideia que é normal o desiderato que o candidato pretende concretizar.
    É transgénico ou seja retirou-se da política ee foi viver em Lusitânia para reflectir sobre os erros e a democracia;contudo o tempo esfumou-se e salvar às ilhas do marasmo e da miséria total é impossível!
    Talvez tenha visto nas estrelas que tem estofo para o efeito mas sem ideologia séria e comprometida é impossível transformar o pantanal democrático noutro diferente!

    • Putin

      16 de Fevereiro de 2024 at 14:59

      O crítico do ditador Russo assassinado pela autoridade prisional do Estado. Alexei Navalny morto na prisão.

      São Tomé e Príncipe “permanece perplexo e assustado” em parte por vossa causa. A barbárie contra os fundos e dinheiro do Estado Santomenese todos roubaram. Não era uma prática comportamental conhecida entre os corruptos da terra? Roubos e crimes contra o população inteira também são atos muito barbáries. Povo passa mal, morre com fome. O velhote disse que “fome mata.” João Bonfim disso não diz nada sobre isso.
      Só política com o fim de fazer corrupção e roubar mais dinheiro e mais nada.

    • Debate Político

      18 de Fevereiro de 2024 at 11:23

      Exmo. Sr. João Bonfim: Qual é a sua proposta para a prevenção e o combate à corrupção? São todos farinha do mesmo saco? PCD: Falem verdade sobre a vossa intenção! O povo Santomense não confia nos corruptos. Embora estejam presos com as alternativas que lhes apresentam nas urnas, PCD ainda não deu provas em merecer suporte da nossa população, por isso vai perder. O dinheiro obtido ilicitamente faz-vos todos perder o sono, mas a nossa pobre população dormi em paz. O povo está fazendo reflexão. Haverá muita surpresa.

  2. Santo

    16 de Fevereiro de 2024 at 8:11

    Seja bem vindo a casa professor, o país precisa de homem como senhor.

    • Bidão

      16 de Fevereiro de 2024 at 15:35

      Quem irá votar em vós? PCD aproveita do crime que deve ser efetivamente condenado e repudiado pela nação inteira, infelizmente este João Bonfim vem aqui depois de abandonar o país por muitos anos para depois hoje vir exceder a legítima defesa, e obter lateralmente outro fim ou benefício ilícito que PCD fez contra São Tomé e Príncipe. Sem vergonha!

  3. Sem assunto

    16 de Fevereiro de 2024 at 8:34

    Caro PCD!
    Lamento comunicar te porém é fato consumado de que a não revitalização da massa de apoio, a “longa hipoteca” do partido nas mãos do Delfim Neves, a eterna saudade do passado glorioso e a crônica incapacidade de ver o futuro atirou te para a abstração e esquecimento. Um trabalho de campo a ser feito com jovens entre os 18 e 25 arrisco me em dizer de que até 75% afirmará desconhecer de que força partidária se trata. O cenário ficaria mais negro se passarmos para a segunda questão: votarias no PCD?. Aqui nem 2% escolheria a opção afirmativa.
    Em resumo: O PCD acabou e está enterrado toda e qualquer tentativa de reanimação será infrutífera. Quem viver verá!

  4. Partido da Trete

    16 de Fevereiro de 2024 at 9:17

    PCD ??? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. Bonfim

    16 de Fevereiro de 2024 at 11:30

    Este e o partido dele já perderam mesmo antes da eleição legislativa do ano 2026. Será uma perca de tempo e dinheiro mal gasto.

  6. jose Manuel

    16 de Fevereiro de 2024 at 15:37

    PCD????
    O que é o PCD. Qual a diferença entre o PCD e o BASTA.
    Senhor Bonfim. Antes de iniciar, quero que a vossa equipa liderada pelo Delfim Neves, dovolva ao povo de S.Tomé e Príncipe os 1 800 000 euros, Um milhão oitocentos mil euros do terreno vendido por vocês na zona de Praia das Conchas e Lagoa Azul. O dinheiro foi depositado na vossa conta, PCD/BASTA numa conta em China e outra em Portugal. Devolva primeiro o dinheiro depois venha falar para o povo.
    Foi com este dinheiro é que pagaste a passagem para vir à S.Tomé? Porque desde que fugiste com a senhora do Ministério de trabalho e abandonaste a tua esposa aqui até que ela morreu, a professora Anita, você nunca regressou nem de férias e hoje com o dinheiro da venda de terreno do povo o senhor tem a coragem de enche o papo e dizer que vem salvar S.Tomé e Príncipe. Não tens vergonha pá?
    Primeiro devias salvar a tua família. Tens um filho handicap que deixaste abandonado aqui no país. Se não tiveste pena da esposa e de um filho anormal e abandonaste o mesmo para ir viver em Portugal, vais ter pena do povo?
    Vai má zé catar água
    O PCD não existe e não existirá jamais. Devolvam o dinheiro do povo do terreno de Lagoa azul e praia das conchas primeiro depois o povo vai falar convosco.

  7. WXYZ

    16 de Fevereiro de 2024 at 17:56

    “Porque a barbárie não era uma prática comportamental conhecida entre os santomenses.” Pela idade que Sr. tem e como Santomense que diz ser, o Sr. não devia fazer tal afirmação. Nesse pequeno arquipelago sempre existiu barbaries. E das piores. Pais de nome santo mas que de santo e quase inexistente. Talvez sua estadia na diaspora fez esquecer muita pratica comportamental entre os Santomenses. E agora que esta espiralizada, de certeza que o Sr. nao consegue mais se adaptar.

  8. Martelo da Justiça

    17 de Fevereiro de 2024 at 12:56

    Senhor João Bonfim,

    Sabe muito bem que o problema do nosso São Tomé e Príncipe é má governação sustentada pela uma corrupção crónica.

    Qualquer um que vier aqui, cantar ladainha, seja donde vier, se não disser com muita clareza, como é que vai desmantelar essa rede de corruptos e corrupção que se instalou no Pais e que se tornou uma forma de enrequicimento fácil é vista como mais um corrupto.

    Portanto, de tudo o que disse, não vislumbrei nenhum nenhuma preocupação sobre o assunto pelo que para mim não tem nenhum significado.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top