Política

João Bonfim é o novo líder do PCD

João Bonfim foi eleito presidente do PCD. O novo líder do partido que venceu as primeiras eleições livres em São Tomé e Príncipe quer levar o PCD a reconquistar espaço na cena política de São Tomé e Príncipe.

Bonfim foi eleito com 282 votos contra 195 de Nelson Lombá, o outro candidato e torna-se no 7º presidente do PCD, o partido de convergência democrática, atualmente na oposição e sem assento parlamentar.

O PCD é considerado o partido da democracia, venceu as primeiras eleições livres em S.Tomé e Príncipe em 1991 com maioria absoluta. O novo líder diz ter a plena consciência do peso que passa a carregar para devolver ao partido o seu espaço no cenário político santomense.

«A minha moção de estratégia tem como lema reorganizar para vencer» disse João Bonfim.

Vencer no fortalecimento do PCD sem perder de vista a atual situação de S. Tomé e Príncipe.

«Um país não é uma manta de retalhos. Um país precisa de um projeto claro e de uma orientação para que os cidadãos vejam o seu nível de vida melhorar continuamente».

O novo líder do PCD deixou um recado ao governo de Patrice Trovoada.

«Daqui em diante eu irei confrontar o governo do nosso país com todas essas insuficiências, com todas essas imprecisões, com esse conjunto de erros e falhas que nós podemos resumir como sendo uma falta absoluta de competência».

O candidato vencido já se manifestou disponível para se juntar ao projeto do novo líder.

«Somos uma família e o que nós precisamos agora é, com o candidato vitorioso, unirmos para reerguermos o partido e trabalharmos no sentido de proporcionar ao nosso povo o bem-estar».

Depois da crise que viveu nas últimas eleições legislativas com o surgimento do movimento Basta que desintegrou a estrutura do partido, o PCD volta a dar passos rumo a revitalização.

José Bouças

13 Comments

13 Comments

  1. João Bonfim II

    10 de Março de 2024 at 23:40

    Esse Sem Assunto é um teatro de homem. Eu regressei à minha terra natal para lutar contra política de incompetência do Patrice Trovoada e seu Governo, enquanto ele, Sem Assunto, permanece em Lisboa a escrever migalhas no Télanón. Si és homem, então vem aqui ao terreno!
    Deixe de fazer caricaturas e comentários indiretos contra pessoas genuínas de boa vontade que também querem melhorias em São Tomé e Príncipe.
    És fraco, Sem Assunto. Da cara em STP!

    • Nini

      11 de Março de 2024 at 11:17

      Brancos não querem pagar rendas em São Tomé. Porquê? Abuso e falta de respeito!

      João Bonfim e PCD não têm noção da enorme dimensão e importância o povo Santomense põe na justiça. Este povo está cada vez mais abrir os olhos. Vocês já não enganam à ninguém.

      Temos muitos fantoches no nosso país. Temos de combater toda essa sujeira politicamente em São Tomé e Príncipe. Pessoas de elite e classe política são piores. A elite Santomense corrompida causa danos à nação.

      Como é possível os Brancos sobretudo os Portugueses vão à ilha de São Tomé abusar e prejudicar as nossas famílias pobres e vocês não travam isso? Porcarias.

      Negros si não pagam renda em Portugal, são postos na rua. Na rua! Ameaçam e abusam dos bumbos em todo Portugal e muito mais em Lisboa. Não valorizam São-tomenses em Portugal. Abusam deles.
      E são mesmo os tais colonos que vão à São Tomé fazer exploração enquanto esses oportunistas de PCD, fantoches de ADI e corruptos do MLSTP aceitam os Portugueses abusarem da nossa gente. Não pagam renda? Porquê? Não quer dar remuneração ou vencimento justo e condigno para nossa gente porquê? Que m&rd@ é essa?
      Temos que revoltar contra o mal e meter o país na linha onde os estrangeiros nos respeitam.

      Paga renda! Paga salários! João Bonfim e o PDC não se pronunciam nada sobre isso.

      João Bonfim está preocupado no sentido de quê? Voltar a governar para roubar dinheiro do Estado Santomense? O cofre está vazio.

  2. Revolucionário Amílcar Cabral

    11 de Março de 2024 at 4:22

    O senhor Joāo Bonfim nunca teve interesse algum nas causas de libertaçāo do povo Santomense contra as maldicões que têm ocorridas em Sāo Tomé e Príncipe. Como é que ele vem agora dizer ao partido que lhe elegeu, partido sem assento parlamentar que vai “reconquistar espaço na cena política de São Tomé e Príncipe”?

    Este homem nāo é serio. Ou será que é de facto bem intencionado? PCD mudou? As pessoas de PCD que roubaram o país mudaram de maus comportamentos ou são as mesmas pessoas por detrás as escondidas na liderança?

    PCD é um risco!

    Coitadinho de João Bonfim. Malvado.

    Quando ele diz, “cidadãos vejam o seu nível de vida melhorar.” É mentira. Ele quer sim reconquistar o poder para avançar corrupçāo dos bandidos de PCD, corruptos que roubaram muito o país! Povo nāo quer isso!

    Este individuo ainda nāo me convenceu que o PCD quer e tem intençāo em  “proporcionar bem-estar  ao nosso povo.

    Este homem, Joāo Bonfim é malandro. Se calhar quer enganar o povo.

    Já temos pessoas suficientes que criticam as incompetências do Governo do ADI e Patrice Trovoada. Não precisamos de João Bonfim e PCD para isso. Chama-se oportunismo!

    Povo quer pessoas quem têm alternativas e apresentam boas propostas, novas ideas positivas de desenvolvimento para por-mos a naçāo rumo à um caminho melhor. Qual é a vossa visāo (PCD) ou projetos que têm? Demonstram responsabilidade na gestāo de recursos com o Orçamento Geral do Estado (OGE)? Publique a versão do OGE de PCD.

    Nada?

  3. Professor do Liceu

    11 de Março de 2024 at 5:03

    Muitos querem confundir e atrapalhar. João Bonfim é um deles.
    Onde está Dudu Neto? Não disses nada sobre esse partido PCD?
    Não desanimes, senhor. Os teus comentários revelam maturidade e muita realidade que vivemos em São Tomé e Príncipe.
    Contribua. Participe no diálogo. Da ideas e sujeitões.
    Temos de focar no interesse da nação no seu todo.
    Estamos fartos desse Sem Assunto. Ele diz coisas vazias e só critica. Ele é do MLSTP. Sem Assunto quer alto salu na grota mas não quer ir ao terreno lutar em prol da nossa população.
    Qual é a intenção desses “drum beaters”?
    O Nini derrubou todos esses miúdos no Télanón.
    Queremos intelectualismo e maturidade com os comentários.
    Meu objetivo aqui é procurar diálogos sérios, responsável e abertos com adultos. Estabelece-se Democracia e Liberdade de Expressão com o diálogo, e não ameaças e insultos.
    Já não queremos “children” atacando uns aos outros.
    É imprescindível por se uns binóculos para se escrutinar as intenções de João Bonfim e PDC.
    O povo Santomense está farto. As pessoas estão de ser vítimas dos roubos de Fundo do Estado, corrupção e todo esse mal de São Tomé.

  4. Dona Helena

    11 de Março de 2024 at 5:30

    Oh Joãozinho. O PCD está fora de questão.

  5. Sem assunto

    11 de Março de 2024 at 9:43

    A todas/os que esforçam para derrubar o emblemático, e definitivamente um dos grandes vultos para o que será o tombo, o fim do ADI, e do vosso chefe, o malandro do Pigmeu Patrice Trovoada, nas eleições de 2026, aconselho vos vivamente a mudarem de estratégias, pois quem está por detrás do teclado é gente grande, que sabe que está a fazer.
    Não tenciono nenhum cargo político, nem tacho, sou autónomo o suficiente para produzir e sustentar a mim e a minha família.
    Sentem se acuados? Lamento pois só está a começar.
    Quero ver o Pigmeu do Patrice Trovoada, fora do meu país para sempre, só isto. Criatura sinistra!

    • Trovoada Patrice de Criatura Sinistra

      11 de Março de 2024 at 21:16

      Sem Assunto-
      Porquê que me insultas, chamas-me de um anão? Este teu insulto abusivo de expressão dói-me o coração e da-me muita tristeza porque não sou alto e sou muito gordo como um porco de mato. A analogia que faço é que entre nós os dois, não somos altos. Ambos somos pigmeus. E então?
      Define-se “Pigmeu” como uma pessoa de “pequena estatura. = Anão
      Pessoa sem importância.
      Indivíduo pertencente a um grupo étnico cujos adultos têm em média menos de 150 centímetros.”
      Eu sou Primeiro Ministro da República Democrática de São Tomé e Príncipe. Tu não és nada em S.T.P. Andas escondido em Lisboa a mandar bocas. Dá cara em S. Tomé. Mas devido a covardia não apareces.
      Tu és mais pigmeu do que eu embora sermos ambos “cambutos”
      Ataca-se os programas do governo e governação, e assim por diante, e não outras coisas privadas ou aparência das pessoas. Deixe de mentalidade baixa de insultar as pessoas. Não é preciso. Não é necessário. Rebaixas o teu nível ao se engajar em golpes baixos.
      Fique bem, meu senhor.

    • Pessoas Difíceis de Lidar

      12 de Março de 2024 at 16:06

      Ao lidar com membros difíceis em qualquer grupo, os facilitadores de grupos de apoio devem aprender o seguinte: uma boa delicada de respeito mútuo, e a combinação de controle misturada com gentileza. Esse tipo de cuidado assertivo aborda diretamente os problemas dos comentadores, sem insultar ou ofender uns aos outros.
      Ser assertivo também significa ter cuidados com as palavras que usamos e escrevemos.
      Outro apelo, si alguém tem problema com alguém, seria bom, eles tratarem disto em privado ou conversarem e dialogarem pelo telefone ou num café para se entenderem as posições de divergências. Ninguém pode oprimir os outros. Gentileza sem ofender ou insultar é bom e muitos de nós gostamos disto.

      O pai do Sem Assunto diz: Esse indivíduo Sem Assunto foi longe demais. Sem Assunto está a fazer pura e simplesmente chantagem. Porque ele tem interesses concretos e objectivos. MLSTP. Quero dizer daqui desta tribuna (plataforma Télanón) que condeno a atitude, arrogante, irritada e irresponsável deste Sem Assunto. Como já disseram os senhores (“comentadores”) qualquer um vem falar o que quer falar, ou escreve o que quer escrever, tem de atingir o nível de respeito adequado e razoável, e tratar o Télanón e a comunidade Santomense em São Tomé e Príncipe e na diáspora com a honra e dignidade. E também aqueles que leiam neste espaço merecem a tal consideração. Sim ou não?

      Assinado e rubricado por,
      Mãe de Betinho

  6. AD Montenegro

    11 de Março de 2024 at 12:23

    PCD não tem nem sequer uma idea daquilo que se chama “programa de governo” dentro das circunstâncias e a realidade de São Tomé e Príncipe, como é vai argumentar perante a nação? João Bonfim está a perder tempo porque o PDC não apresenta alternativa. PCD vai ser castigo nas urnas devido má fé.

  7. Paulo Francisco

    11 de Março de 2024 at 12:35

    Força ao PCD, que organizem e facam uma oposição séria ao Governo do ADI … O País precisa de uma boa oposição !
    A democracia é isto….

  8. Madiba

    12 de Março de 2024 at 15:48

    Este senhor não ficou velho demais? Como o Ministro da educação, o que o país ganhou consigo? Ausente estes anos todos, qual foi a sua contribuição? Já velhinho e vem a procura de uns trocos de S. T. P. O dinheiro que o senhor ganhou lá fora durante estes anos todos porquê que não inicie uma experiência empresarial. Porquê que só pensam na política? E para quê recomeçar com críticas a um único homem? É assim que se ganha eleições? Seja como for boa sorte para si velhinho, velhaco.

    • paulo canela

      3 de Abril de 2024 at 8:23

      perdi as minha poupancas todas quando tentei investir STP.Os pretos ai teem uma mentalidade terrivel!!!

  9. original

    12 de Março de 2024 at 16:41

    Acho que em S.Tomé e Príncipe todas ideias são bem vindas e antes de julgar alguém devemos ouvi-las e tentar acompanhá-las
    nas suas ações para depois chegarmos a uma conclusão.Agora,logo no inicio julgar o homem por aquilo que não se sabe e não se viu
    não acho correto, a não ser que seja comentários com propósito de denigrir o indivíduo por parte daqueles que se sentem incomodados com vozes opostas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top