Política

“Aqui não é nenhuma vaca, que toda a gente vem e espreme para tirar o leite. A vaca já não tem leite”

Declaração do Primeiro-ministro de S. Tomé e Príncipe Patrice Trovoada que prometeu mexer no salário de base no arquipélago. Um estudo sobre a evolução da grelha salarial já foi feito segundo Patrice Trovoada.

A iniciativa enquadrada na reforma da administração pública irá abrir caminho, segundo o chefe do governo para a justiça salarial no arquipélago.

«Com o estudo sobre a evolução da grelha salarial vamos começar a discutir e ver como é que, de facto, podemos chegar à justiça salarial» – disse o Primeiro-ministro.

As mexidas irão atingir também os sectores para-públicos que de acordo com Patrice Trovoada não estão a contribuir para o fortalecimento da economia nacional.

«Porque temos empresas que devem ganhar dinheiro, mas não ganham, não entregam dinheiro ao cofre do estado, têm salário superior a toda a gente incluindo o Presidente da república, o primeiro-ministro».

O Chefe do governo foi mais longe «fazem prejuízo, endividam o estado e estamos numa boa. Isso tem que parar. Temos que dizer a essas empresas que elas têm que ter objetivos. Porque se, de facto, elas não estão a ganhar dinheiro e é o estado que está a sustentá-las, porquê que têm todo esse salário? Porque que têm tantos trabalhadores que não justifica?» – Interrogou.

O chefe do governo abriu o livro “temos que falar claro neste país”. Em tom de revolta Patrice Trovoada desabafou «aqui não é nenhuma vaca que toda a gente vem e espreme para tirar o leite. A vaca já não tem leite» – desabafou Patrice Trovoada.

José Bouças

16 Comments

16 Comments

  1. Sem assunto

    21 de Março de 2024 at 23:09

    Só quem não o conhece é que ti compra, ó Pigmeu. Tudo isto não passa de um populismo barato para ganhar aplausos de plateia ora ignorante, ora fanática.
    Tudo continuara na mesma e 4 em 4 anos continuarás a espreitar o poder.

    • Sem Assunto II

      22 de Março de 2024 at 9:54

      Sem Assunto admite derrota. Este é um velhaco antequado ultrapassado que desiste na luta. Dizer isso ou aquilo sobre Patrice nāo adianta. Só críticas vazias demagogas é reflexão de pessoas sem carisma de liderança e suicídio mental dos fracos. Temos de mobilizar o povo para combater Patrice Trovoada politicamente estrategiando no terreno.
      Nāo acreditamos que “tudo” continuará na mesma.
      Luta!
      Greves!

    • Sem Assunto II

      22 de Março de 2024 at 10:14

      Esse Sem Assunto nāo sabe o que escreve? Patrice Trovoada nāo é fanático ou ignorante. Pelo contrário porque ele sabe o que faz. Consolida o poder atraindo pessoas do MLSTP e da subornos e faz tráfico de Influência, e também ele controla as instituiçōes em STP.
      Nāo entendemos o teu raciocínio de desespero. Procure assistência psicológica ou psiquiátrica. Estás a sair do eixo, Sem Assunto.
      Temos de convencer o povo que existe outras alternativas para além do que temos. Chamá-lo de pigmeu nāo nos leva ao lado desejado.
      Esse Sem Assunto tem problema.
      O povo Santomense encontrará solucões.
      Desmotivar é fracassar.
      Patrice Trovoada poderá ser derrotado em STP si homens e mulheres de boa vontade rejeitarem o status quo. Temos de preparar e mobilizar a nossa população na via de mudança para melhorar o país e encontrar um outro caminho para elevar as condiçōes de vida da nossa população.
      É preciso união, coragem, luta, disciplina, organização, e empenho. E muito mais.
      É possible!

    • Boi Patrice

      23 de Março de 2024 at 1:37

      O Patrice Trovoada é um boi que precisa de vaca por isso fala em vaca para roubar o leite dela.

  2. São Tomé Estado Violento

    22 de Março de 2024 at 1:34

    Vê como é que ele fala! Esse homem não está bem.
    Atrevidez! Abuso! Isto é manipulação e insulto ao nosso povo!
    Vamos acabar com isso e começar a respirar o povo!
    Para limpar a casa e por a comida no prato limpo, Patrice Trovoada tem de sair!
    A luta terá que se intensificar!
    Malcolm X disse: “A galinha está voltando para o poleiro”.
    Ou seja, The chicken is coming home to roost.”
    Wake up call: “A vaca já não tem leite.”
    Bem feito devido má fé
    Coisa de praga porque fizerem e fazem muito mal ao nosso povo.
    Quando a vaca ti serve roubas.
    Só agora é que Patrice Trovoada acordou?
    Máfia! Não ti compro.
    Não ti confio.
    O prejuízo à São Tomé e Príncipe é alarmante. Escandaloso!
    Si endividam o estado e estão numa boa, então devolvam o dinheiro do povo que foi roubado! Corrupção: Isso tem que parar!
    Gatunos todos!
    Povo aperta! A nossa sobrevivência é agora – batalhar e lutar contra o mal em São Tomé e Príncipe. Não tem outra solução. Luta!
    Eles têm que pagar pelo sofrimento que causaram à nossa nação.
    Temos de meter esse país na linha!
    Greves!

  3. Renato Cardoso

    22 de Março de 2024 at 6:32

    O elemento anda tão magrinho que fica difícil justificar que mesmo espremendo as tetas da vaca ela não dá mais leite!
    Tenha vergonha na cara!

  4. Santo

    22 de Março de 2024 at 9:36

    Essa não deve ser expressão que sai um dirigentena boca para dizer ao seu povo. Quem é vaca? Vaca é o suor do povo. Quem suga o leite da vaca são os dirigentes, principalmente quem viaja todas as semanas levando o leite da vaca.

  5. EX

    22 de Março de 2024 at 11:19

    Mas afinal; esse Sujeito esta a tirar o povo como estupido ou que
    Esta a se fazer de vitima tipo não sabe de nada e quem esta naquelas empresas são os outros e não os seus
    Deixa de falsidades e malandrices de distração

  6. Mepoçom

    22 de Março de 2024 at 13:18

    Se não houver um consenso neste país em busca de solução verdadeiranente governativa vamos afundar cada vez mais, muitos não pensam nos outros só pensam neles, daí que qualquer medida que não vai ao encontro de seus interesses ponham a fazer comentários descabido,

    • Nini

      23 de Março de 2024 at 1:33

      Mepoçom. Calma! O consenso existe: Tirar Patrice Trovoada, instalar disciplina e trabalho e acabar com escravatura moderna. Racismo não da. Já não arranca.
      Ou cada um fica no seu país de origem.
      São Tomé e Príncipe deveria por alguma distância com Portugal porque Portugal contribui para o nosso atraso como uma nação independente.

      Solução verdadeira governativa é voltar ao país, Santomé cu Plinxipe.
      Todos, formados e não formados, unir, e lutar contra o mal no terreno.
      Os comentários descabidos devem ser evitado e concordo contigo neste aspecto.

  7. Paulo Jorge

    22 de Março de 2024 at 14:49

    O que faz o Primeiro Ministro para merecer salário superior aos dos professores? Por amor a Deus, este senhor não tem consciência daquilo que faz, vergonhosamente..!

  8. STP Alerta

    22 de Março de 2024 at 20:19

    Quando andaste lá fora a chamar todos incopetentes esqueceste, e agora? é a hora de mostrar o que vales, deixa te de fazer se de vítima, já te conhecemos. Grande incopetente e ignorante.

  9. Edson Neves

    22 de Março de 2024 at 21:06

    O senhor primeiro-ministro acredita mesmo que essas declarações são suficientes para acalmarem os ânimos sem negociação?
    Por quê já não há leite para os professores, porém, ainda há para o senhor e os seus coligados?
    Seja honesto e justo para com o seu povo! Deixe de bancar esperto, um dia a casa cai!

  10. Original

    22 de Março de 2024 at 21:50

    Se vaca não tem leite onde é que este senhor arranja meios para manter esta boa vida e os seus……..?

  11. Ziaurmarx Ramman Menezes Afonso Fernandes

    23 de Março de 2024 at 13:15

    Não sei se se pode generalizar esta infeliz expressão do primeiro ministro, ou é só mais uma manipulação da situação pela mídia.

    Contudo, se foi dita com a verdadeira intenção, é de relembrar o senhor primeiro ministro, que esta é a quarta vez que ocupa este cargo, e se até a data não identificou o problema, para que podesse aranjar soluções para os problemas de São Tomé e Príncipe, quer dizer que realmente o senhor é um dos que também amamentou da vaca.

    Dito isto é sem intenção de ofender, quem mata com ferro, tem que esperar ser morto com ferro, expressão muitas vezes usadas por nós Santomenses.

    Que seja feita uma reforma salarial urgente e com implementação imediata.

    Peço ao senhor primeiro ministro que verifique os sinais.

  12. Felipe Domingos Paquete

    25 de Março de 2024 at 14:38

    Esse senhor Primeiro Ministro é um hipócrita. Dinheiro para suas viagens de passeio não vem da mama da vaca? O dinheiro que o senhor tem roubado do erário público não vem da mama da vaca? Os 20 Milhões de dólares que a sua família recebeu de China-Taiwan não veio da mama da vaca? Esse cortejo de carros desnecessário que andam na sua frota não vem da mama da vaca? Quantos funcionários públicos do seu partido que não tem 2 salários? Esses ministros do seu próprio governo que tem 2 salários não vem da mama da vaca? Nós estamos aqui pra ver o seu fim. Santomé Poderoso não dorme.