Os novos representantes de São Tomé e Príncipe em Portugal, Gabão e na Guiné Equatorial prestaram juramento diante do Presidente da República Carlos Vila Nova e receberam orientações do Presidente da República.
A lei de carreira diplomática e outras normas legais do país preveem que os embaixadores sejam investidos pelo Presidente da República. Um procedimento nunca implementado, e que foi inaugurado com os três novos embaixadores nomeados pelo Presidente Carlos Vila Nova.
Esterline Género diplomata de carreira foi investido como embaixador para Portugal. O diplomata santomense em Portugal representa também os interesses do país junto a CPLP, a Espanha e a Federação Russa.
Alberto Pereira, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, tomou posse como embaixador de São Tomé e Príncipe para a Guiné Equatorial.
Vasco Bonfim outro diplomata de carreira, representa o arquipélago santomense no vizinho Gabão e na Comunidade dos Estados da África Central (CEEAC).
A mudança na representação diplomática santomense no estrangeiro é mais vasta. O Presidente da República Carlos Vila Nova aguarda também pelo agrément dos seus homólogos de Angola e de Cabo Verde, para nomear e dar posse aos novos embaixadores para os respectivos países.
Abel Veiga