Maria João Pereira Secretária de Estado da Energia de Portugal, iniciou uma visita de 3 dias a São Tomé. Para além de participar na celebração do Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas, no dia 10 de junho, a secretária de estado de Portugal vai inteirar-se sobre a realização de projetos de cooperação entre os dois países.
Portugal já decidiu converter cerca de 3 milhões de euros da dívida externa de São Tomé e Príncipe, em projectos de combate aos efeitos das mudanças climáticas. A transição energética faz parte deste pacote.
Estão agendados encontros com as autoridades santomenses e a sociedade civil, assim como com a comunidade diplomática portuguesa acreditada no arquipélago.
Abel Veiga
GANDU@STP
10 de Junho de 2024 at 4:50
BOM DIA STP!
Os Imperialistas e os seus malabarismos!
Agora é o timing para o “soft power”, como o pé de cabra não resultou, tentemos de novo com sorrisos e abraços!!!
Jorge Semeado
18 de Julho de 2024 at 18:39
Os 3 milhões de Euros perdoados deveriam ser convertidos na totalidade em instalação de mais 3 Megawatts de energia solar na rede elétrica nacional, para reduzir os gastos em divisas com importacao de combustível para geração de energia. Após a instalação dos 3 Megawatts, os valores economizados anualmente, serão convertidos em projectos paliativos de alterações climáticas. Mas de momento, a prioridade deve ser a luta pela autosuficiência energética baseada em energias limpas. Dirigentes cabeça água-água.