Política

Ministro José de Rio não sabia que a FB Group que ficou com o aeroporto é também dona da TESLA a que foi entregue a central térmica

No primeiro trimestre de 2024 o governo anunciou que conseguiu atrair capital privado da Turquia para investir na produção de energia térmica. 12 Milhões de euros. Logo de seguida um destacado advogado santomense constituiu a empresa TESLA – STP. Sem concurso público a TESLA STP recebeu a central térmica de São Tomé. Reabilitou a infra-estrutura e instalou grupos de geradores com capacidade de 10 megawatts de energia.

Na mesma altura, março de 2024, operadores privados Turcos fizeram-se presentes no aeroporto internacional em missão de prospecção. Facto denunciado pelo sindicado dos trabalhadores da empresa pública de aviação e segurança aérea (ENASA), que administra o aeroporto internacional.

Segundo o Ministro das infra-estruturas , José Carvalho de Rio no dia 8 de Junho foi assinado o contrato de concessão do aeroporto internacional Nuno Xavier ao FB Group, também de capital turco. O jornalista perguntou ao ministro se as duas empresas (FB Group e TESLA) não são a mesma coisa, ou seja, se não estão ligadas pelo mesmo capital.  

«A empresa que realizou as obras da central térmica é a empresa TESLAS. E esta empresa é FB Group, eu não sei se têm alguma ligação…», declarou o ministro das infraestruturas e recursos naturais.

O Ministro não sabe da ligação entre as duas empresas de capital turca, mas a FB Group publicou no seu site oficial toda a informação relacionada com a concessão tanto da central térmica como do aeroporto internacional. A empresa turca diz na comunicação que faz no site que ambas as concessões são suas, e que o capital investido também é seu.

FB Group realça ainda que o plano de investimento em São Tomé e Príncipe é vasto. Para além da concessão da central térmica de São Tomé e do aeroporto internacional, já tem acordo com o governo para instalar unidades de produção de energia solar em São Tomé e Príncipe com capacidade de 15 megawatts.

(O leitor pode consultar o site da empresa FB Group – News – FB Group)

Uma informação que se encaixa também na solução apresentada pelo primeiro-ministro Patrice Trovoada, para resolver o défice financeiro, que o país regista na aquisição de gasóleo para alimentar as centrais térmicas. Em declarações à imprensa após o término da missão do FMI, Patrice Trovoada garantiu que dentro de 12 meses e com apoio do Banco Mundial, 40% de energia produzida no país será de origem solar. O que provocará a redução dos gastos com a aquisição do gasóleo.

Abel Veiga

15 Comments

15 Comments

  1. ANCA

    13 de Junho de 2024 at 9:47

    E muito bem

    E deve ser capaz de captar outros investimento no sector dos transportes(aéreos, marítimos, terrestres) e comunicação, das novas tecnologias de comunicação e informação, das energias renováveis, no turismo, na economia e cluster do mar, na agricultura, na indústria e processamento dos produtos haliêuticos, de produção animal, exploração de hidrocarbonetos, no comercio, na educação, na saúde, no desporto, nas finanças, no turismo etc.,… etc…para São Tomé e para o Príncipe.

    Discordando somente no prazo de concessão devendo-se limitar o numero de anos de exploração á trinta anos, com garantias de investimento bem cimentadas enclausuradas legal e judicialmente, salvaguardando no futuro conflitos de interesses.

    Outra das medidas que se deve ter em conta, que os investimento até um determinado valor de capital imaginemos 5000 ou 10.000 euros, devem ser feito em parceira com classe empresarial nacional, 50%/50% ou 80%/20 ou 70%/20%.

    São Tomé e Príncipe, tem quase cinquenta anos de independência, está mais que visto que a nível de administração gestão fomos incapazes de fortalecer catapultar a economia e finanças do país, a conta de desvarios mentais e politiquices, corrupção, má gestão, má governação, desvios de fundos.

    Chegando a este ponto em que estamos, sem classe empresarial solida económica financeiramente, sem fundos e capital para investimento e infraestruturação do país, que sejam as empresas com capital a faze-lo.

    A nível de administração(planos de desenvolvimento, nacional regional e local) há que fortalecer os sectores da administração e segurança interna, o sector da justiça, o sector da educação(escolas, escolas profissionais, centro de investigação, Universidades), no sector da saúde(Hospitais distritais e regional e centros de saúde com valências), o sector da Administração Locais(autarquias locais), sector da economia(energias, infraestruturas, agricultura, pecuária, indústria, pescas, turismo, comercio) e finanças.

    Se nasceste aqui, se cresceste aqui, se és daqui, ajuda a desenvolver o teu País território, população, administração, mar e rios

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • ANCA Esquece Isto

      13 de Junho de 2024 at 14:23

      Deixa de repetir mar, território e outras bobeiras para encurtar o teu discurso. Sejais direta para o assunto em destaque.
      Esse bobo de mar, rio, território etc. f#ck that
      Redundant “Pratiquemos o bem, Pois o bem
      Fica-nos bem, Deus abençoe”
      Estamos cansados disto!

  2. Sem assunto

    13 de Junho de 2024 at 9:52

    Pau mandado não pode saber de nada, nem saber demais, só deve assinar e responder sempre “sim chefe as ordens”
    Raça de víbora que não importa destruir e comprometer o futuro das próximas gerações em nome regalias e tostões.

    • Patrice É Maluco

      13 de Junho de 2024 at 14:19

      José de Rui sabia sim, malandro enganador engraçado corrupto ladrão. Patrice é chefe dele.
      Primeiro Ministro Patrice Trovoada não tem resposta para se confrontar com os problemas sérios em que São Tomé e Príncipe se encontrar. Deixa poder, meu senhor.
      Patrice! És teimoso cabeça dura. Sai vai embora! Resmungar resmungar resmungar para quê? Incompetência e gatunagem já não da. Doido e acima de tudo um Bandido bem grande! Cartão vermelho, Saí!

  3. ANCA

    13 de Junho de 2024 at 9:58

    De recordar na captação de investimento externo o mercados do sul global são também uma oportunidade, sobretudo na agricultura, pescas, comercio, tecnologias, energias.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  4. Santo

    13 de Junho de 2024 at 11:22

    Ó Ministro José, não sabes da ligação da TESLAS e FB Group? Antes de assinares o dossier, não procuraste saber? Ó senhor ministra abra os olhos para não caires na rasteiras.

  5. ANCA

    13 de Junho de 2024 at 14:11

    Muitos jamais compreendem que é preciso mudar de paradigma e modelo, de financiamento, de execução de projectos, de melhoria e organização de finanças imternas, controlo e fiscalização, jamais compreenderão, afrontam somente com politiquices e intrigas confusão, paralisias.

    Quando aparece um projecto em São Tomé e no Príncipe, no processo de discussão e aprovação há bloqueadores, porque querem comer dinheiro ou ter protagonismo políticos, durante esse tempo o financiador investidor está a espera de respostas

    Outra situação que acontece, quando já existe financiamento ou investidor no país, fazem de tudo para comprometer os avanços e desenvolvimento, desviam fundos, enganam investidores, etc, etc ou fica parado na secretaria, com leve leve, etc

    Outra situação que aconteceu ao longo dos tempos quando se anuncia uma ajuda financeira, ou investimento o país receptor fica a espera mais de dois três anos para receber este apoio e dependendo da conjuntura, este apoio pode não chegar, ou quando chega devido a inflação, preços dos transportes e execução serão muito mais elevados.

    Daí que sim se há um bom investidor, aproveitemos para fazer avançar o País, território, população, administração, mar e rios, jamais que devemos aceitar tudo, mas no que diz respeito a projectos estruturante para nossa sustentabilidade económica e financeira sim.

    Reparem que quando é para financiar guerras, catástrofes o desbloqueio internacional é célere, numa palavra jogos de interesses

    Não há almoços grátis

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  6. Cortar as Mãos dos Ladrões Gatunos Corruptos com Catana

    13 de Junho de 2024 at 14:26

    Para enviar uma mensagem bem dada aos ladões da máfia e os corruptos de orientação governamental vai ao Dubai ver.
    Roubou, mão corta seja ele ou ela quem ser, pesado/a, rico ou pobre. Falhou comeu!
    Assim país entra na linha.
    Catanas!

  7. Nini

    13 de Junho de 2024 at 14:45

    Temos de puxar Patrice fora. Não há outra via!
    Ele está contribuindo negativamente na destruição de São Tomé e Príncipe e é um Primeiro Ministro apostado na desgraça do povo Santomense.

    Nilson

  8. ANCA

    13 de Junho de 2024 at 14:55

    Relativamente ao MlSTP, hoje oposição(oposição não só opor e bloquear, é tambem alinhar e construir a bem do povo, e da nação),…

    De recordar que em 2018/2019, o país disponha de uma reserva para importação de três meses, de lá até 2022, vejam e consultem este indicadores, houve visitas do Fundo Monetário Internacional, FMI, com recomendações cumpriu-se?

    A situação energética de 2020 à 2022, como foi?

    Alguns indicadores macroeconómicos regrediram, consultem? Pesquisem?

    Alguns indicadores como o da corrupção aumentaram

    Alguns indicadores de desenvolvimento e desenvolvimento humano regrediram

    Vamos ser sérios e honestos

    A verdade fica nos bem

    O MlSTP, tem govenado o país território, população,administração, mar e rios desde a independência, ainda assim nada apreendeu sobre conjuntura mundial, conjuntura nacional, politiquices, guerras entre seus militantes, intrigas, mais intrigas,…

    Solução para o país nada, projectos estruturantes onde? Mesmo na oposição podia faze-lo, têm visto?

    Prestação de contas houve?

    Orçamentos anuais era público?

    O défice era público?

    O PCP e ADI, também têm responsabilidade o estado em que o país se encontra hoje, há que fazer leitura e tirar boas ilações futuras

    Alguns povos ja foram a lua, exploram o espaço a procura de matérias primas, nós passados quase cinquenta anos andamos a passos de caracóis

    Vejam exemplo do Japão pos segunda guerra após cinquenta anos

    Investimento na educação, nas infraestrutura, nas tecnologias, na investigação, na agricultura,…hoje nos apioam com arroz

    Vejam a China, isto em comparação com a África

    Não brinquemos mais, sejamos sérios

    Se se és daqui, se nasceste aqui, creceste aqui seja solução de desenvolvimento sustentável do teu país, território, população, administração, mar e rios, São Tomé e Príncipe

    Se amas esta terra e suas gente contribui seja parte da solução

    Ajuda a tua família, protege os teus filhos, a tua esposa, o teu marido

    Somos capazes

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  9. ANCA

    13 de Junho de 2024 at 15:03

    Perderam(o MLSTP e coligação)as eleições o seu lider, pôs o lugar a disposição, convocou o congresso?

    O seu líder voltou a dar aulas?

    Ideias novas caras novas, jovens bem preparados e formados?

    O que acontece nas grandes democracias, tirem ilações e apreendem

    Sejamos sérios e honestos

    Este é o tempo da verdade, caracter e honestidade do Homem São Tomense

    Sejamos rigorosos connosco mesmo.

    Se és daqui ajuda a construir o teu país

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  10. Patricio

    13 de Junho de 2024 at 19:00

    Politicamente, vamos arrebentar com o Patrice Trovoada.
    Derrubar o gajo!

    • Pancadaria n’Assembleia do Parlamento

      14 de Junho de 2024 at 2:28

      Pancadaria n’Assembleia do Parlamento

      Socos, gritos, e palavrões entre os deputados. Hospitalização

      Itália

  11. Anarquia Governamental

    14 de Junho de 2024 at 2:57

    Tem que haver escrutínio neste governo de Patrice Trovoada.

  12. Scorpion King

    14 de Junho de 2024 at 8:54

    Eu não vejo o Patrice Trovoada como o maior culpado disto tudo! O maior culpado disto tudo, é o Povo que o elegeu. E povo este que já conhecia de antemão as suas façanhas de outros carnavais e, que mesmo assim, este Povo com uma tremenda demência voltou a elegê-lo como o salvador da Pátria.
    Agora só têm que “comer e calar” e esperar até o fim do seu mandato.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top