Política

Presidente do Congo visita a Rússia depois de STP e a Guiné Equatorial assinarem acordo militar com Moscovo

São Tomé e Príncipe, a Guiné Equatorial e a República do Congo são vizinhos e membros da comunidade dos Estados da África Central. As relações diplomáticas entre os países africanos e a Rússia tendem a reforçar nos últimos meses.

Em maio último São Tomé e Príncipe e a Guiné Equatorial assinaram acordo de cooperação militar com a Rússia, e nesta quinta-feira 27 de junho o Presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso vai ser recebido pelo Presidente da Rússia Vladimir Putin no Kremlin (Palácio Presidencial).

Segundo a agência de notícias russa Sputnik, «as relações entre Moscovo e o continente africano vivem “uma nova dinâmica”».

Segundo ainda a publicação russa, a República do Congo não apoiou nenhuma resolução das Nações Unidas, de condenação da invasão da Rússia à Ucrânia.

Países da África Central, nomeadamente os 3 vizinhos do Golfo da Guiné dinamizam as relações bilaterais com a Rússia. A vizinha Guiné Equatorial já permitiu a presença de instrutores militares russos para treinar as suas forças armadas e São Tomé e Príncipe também assinou com a Rússia um acordo de cooperação militar alargado. A República Centro Africana, é outro país da África Central, que cultiva relações estreitas com Moscovo.

Abel Veiga 

7 Comments

7 Comments

  1. Nuna

    27 de Junho de 2024 at 0:09

    Mepoçom está com a NATO e contra Rússia. Porquê?
    Vamos ler o caráter desse Mepoçom

    Mepoçom Vende-se, Ingrato Amigo Fingido

    Mepoçom veio aqui em Portugal e esqueceu -se de todos os amigos dele de infância. Homem fraco frágil como papel.
    Arranjou namorada dele filha do ex-primeiro ministro de STP, consegui um amigo de Pereira Duarte. Mepoçom pensa que está feito.
    Credo rapaz, assim não dá.
    Homem de verdade não despreza nem abandona os amigos e as amigas de infância.
    Mepoçom Vende-se! Pura verdade verdadeira.
    Ele, Mepoçom, esqueceu de Dudu, Iko, Nini, Delito, Nelito, Cabé, Marisa, Celso, Selma, Sununu, Lúcio, Gualter, Celiza, Cici, Neuza, Kikas, Dédé, Paulinho, Neuza, Mena, Lurdes, até ele mesmo é Mito cabeçudo.
    Mepoçom não presta; homem pôdre por dentro.
    Ingrato pá c@r@lho
    Mulato virou dele branco pré-fabricado, negro convencido da-se de importante, engana-se…
    Branco não é teu amigo, sobretudo os portugueses. Brancos não prestam porque querem azar e mal para nós n’África.
    Não se abandona os amigos de infância, Mepoçom é só ilusão.
    Mepoçom é caso fenômeno de imigração falhada.
    Fôrro Mulato de Realidade Muito Triste
    S. Tomé tá mal
    Enfim…

    Atenção: A NATO nunca esteve do nosso lado. Mepoçom é um homem inteligente e burro ao mesmo tempo.

  2. Sem assunto

    27 de Junho de 2024 at 6:46

    Assim é melhor.
    Viremos para uma nova agenda: o sul global. Chega de América com os seus dólares mandando e abusando de todos, sancionando a todos por motivos fúteis e boicotando o desenvolvimento do meio mundo que ousa pensar diferente em relação a eles.
    Próximo passo rumo ao BRICS+.
    Portugal e o ocidente alargado que vão catar coquinho.

    • Nini

      27 de Junho de 2024 at 12:57

      Não é novidade.
      Já fizemos a introspeção sobre a matéria
      O ocidente não é e nunca foi e não será nosso amigo.
      Mesmo com o BRICS não vai dar muito bem porque a China jaz jogada de dois lados (com o ocidente e com a África, no final de contas, China só serve para China). Rússia com a guerra de Ucrânia vai estar falida se não encontrar outros mecanismos de superação económica que não será fornecida da coitada Coréia do Norte que só fornece alguns armamentos.
      No final das contas, África só tem África e mais ninguém. Este é o maior problema que alguns de nós descobriu e muitos ainda não entendem.
      Onde está a nossa arma nuclear?
      A Rússia e China de uma noite ao dia poderiam negociar conosco neste sentido. Não fazem porquê? Porque também querem nos explorar e dominar para continuar a extrair do continente. Fazer vida fácil e enriquecimento gratuito com os recursos minerais de África.
      China, Rússia é só jogada. São mais racistas do que os pulas Europeus. Pessoalmente trabalhei com eles todos, falo por experiência.
      África, São Tomé e Príncipe tem que acordar para encontrarmos um outro rumo.
      Por exemplo, quantas decisões prejudiciais ao continente negro em que a China e Rússia se fizeram de cegos lá dentro do Conselho de Segurança da ONU?
      Cada país, cada continente tem seu interesse e estratégia geopolítica. Qual é a estratégia existente no continente africano? Nada? Depender dos outros que nos roubam todos dias, dia e noite, não é estratégia.
      BRICS serve para enriquecer a China e dar China mais sangue ao poderio económico e financeiro. Quando é e que África vai deixar de ser a ponte ou tapete de estrangeiros?
      Quando é que vamos ser autossuficientes e independentes destes países todos e sermos um continente adulto maduro dono do seu destino?

    • Nini

      27 de Junho de 2024 at 13:00

      China faz jogada

  3. ANCA

    27 de Junho de 2024 at 9:16

    Questões de cooperação, exige boa leitura da conjuntural no tempo e no espaço, mestria, estarmos atento a evolução do mundo, das tecnologias, das economias mundias em crescimento e consolidadas, ais grandes centro de informação e conhecimento, sabermos posicionar,…

    Para isso precisamos também percepcionar, a nossa conjuntura interior, conhecer bem as nossas desvantagens, vantagens, handicaps e desafios, enquanto pequeno estado insular, com dupla insularidade,…

    Primeiramente a nossa localização, a nossa dimensão, quer em terra, mar, população, e nível de desenvolvimento e consolidação das nossas instituições, da nossa economia e finanças, perceper a região que fazemos parte, o mercado mais proximo em transformação e necessidades,…

    Outra da visão a ter em conta somos mais mar do que terra e pequeno estado insular, com muitos desafios pela frente, estar no centro do mundo…

    Necessidade de aprimorar a segurança a todos níveis e projectos.

    Necessidade de semos abertos e neutros ao mesmo tempo, lidar com todos, saber cooperar, estabelecer boas parcerias estratégicas e sinergias, quer internas quer externas, a questão da segurança e estabilidade para o desenvolvimento, a questão da comunicação, tecnologias de informação e comunicação(domínio destas ferramentas), dos tranpsortes, portoss, aeroportos, as energias renováveis, a produção e transformação, quer nos setores da economia azul ou do mar e so rio, do vento, na agricultura, agropecuária, pequenas indústrias, indústrias e serviços,…organização, rigor, trabalho, concepção de políticas sectoriais de desenvolvimento, quer na educação, na saúde, na administração, nos desportos na economia e finanças, nos serviços e no comercio, nas energias renováveis

    Ter noção da nossa vulnerabilidade a choques externos, guerras, doenças e pandemias, crises financeiras e económicas,…mundias, regionaias e local

    Investimento no capital humano, boa governance.

    Tem orgulho em ti, tu és daqui, cresceste aqui, és de São Tomé e do Príncipe

    Ajuda a desenvolver o teu País

    Trabalha, produz, estuda, investe, investiga,…trabalha, ganha dineheiro, poupa dinheiro, gera economia, investe.

    Tu és capaz

    Protege o teu ambiente, mar e rios, a fauna e flora

    Protege a tua família

    Respeita a tua esposa, ama a tua mulher, respeita o teu esposo, ama o teu homem, os teus filhos, os teus pais e irmãos

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Principe

  4. ANCA

    27 de Junho de 2024 at 9:24

    Sobretudo a nivel interno, fortalecimento do sector das finanças, aprimoramento do sector da administração publica e justiça.

  5. SEMPRE AMIGO

    28 de Junho de 2024 at 9:36

    Até quando ANCA abusarás da nossa paciência.Com os teus comentários empacotados mergulhas o leitor impaciente no teu lamaçal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top