São Tomé e Príncipe apoia a estratégia política do Brasil enquanto Presidente do grupo das 20 maiores economias do mundo, o G-20.
A garantia do apoio santomense foi dada pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil Mauro Vieira após encontro na última semana com o Primeiro-ministro Patrice Trovoada.
Os dois países assinaram em São Tomé no mês de agosto de 2023, um acordo de promoção e de protecção de investimentos. Brasil pretende fazer de São Tomé e Príncipe, um trampolim, a chamada plataforma para investir também no mercado da África Central.
O primeiro sinal do acordo de investimentos foi dado com a entrada da petrolífera brasileira, no processo de prospecção de petróleo nas águas territoriais de São Tomé e Príncipe.
«Discutimos questões relacionadas com a presença da Petrobras na pesquisa e exploração de petróleo, discutimos questões de programa de cooperação nas diferentes áreas, a questão da transição energética que o primeiro-ministro pretende fazer aqui em São Tomé», declarou Mauro Vieira, ministro das relações exteriores do Brasil.
O Brasil vai presidir o grupo das 20 maiores economias do mundo, o G-20 e São Tomé e Príncipe partilha a visão estratégica brasileira. «Conversamos também sobre as prioridades brasileiras para presidência do G-20 que são coincidentes com os objectivos do governo de São Tomé e Príncipe, justamente a transição energética o desenvolvimento sustentável, combate a fome e a pobreza e a reforma da governança internacional», assegurou.
O chefe da diplomacia brasileira participou na vigésima nona reunião ordinária do Conselho de Ministros da CPLP em São Tomé.
Abel Veiga