O Líder da ADI partido no poder em S.Tomé e Príncipe encontrou-se hoje com o novo presidente do MLSTP, a maior força política na oposição.
A nova direção do MLSTP manifestou-se disponível em colaborar com o partido no poder para a viabilização de projetos estruturantes para São Tomé e Príncipe.
“Nós o MLSTP iremos colaborar em todas as matérias estruturantes que trarão benefícios ao nosso país e ao nosso povo” disse Américo Barros, presidente do MLSTP.
Patrice Trovoada agradeceu.
“Quanto mais possível for termos alguns consensos nas matérias que não só dizem respeito aos santomenses, mas que são importantes para qualquer governo e que são avanço para a nossa sociedade, para a nossa democracia, para a nossa governação, acho que sim, devemos colaborar e trabalhar”.
Os líderes dos dois principais partidos do país concordaram também sobre a viabilização da eleição do segundo vice-presidente da assembleia nacional, lugar que deve ser ocupado por um deputado do MLSTP, mas que há dois anos tem vindo a ser bloqueado.
“O primeiro-ministro deixou a sua total disponibilidade enquanto presidente da ADI para junto a bancada parlamentar encontrar um entendimento para a resolução dessa vagatura” -disse o presidente do MLSTP.
“Estávamos à espera de uma nova direção do MLSTP, escolhida pelos militantes e legitimada para podermos trabalhar. Era um pouco difícil trabalharmos com uma direção que, todos sabiam que estava a assumir só os assuntos correntes” – destacou Patrice Trovoada.
O líder da ADI fala de um novo ciclo político em São Tomé e Príncipe.
“Vamos ver se dentro das nossas diferenças conseguimos dar um bom exemplo de atitude, de cidadania, de envolvimento positivo naquilo que é a resolução dos problemas dos santomenses”- sublinhou Patrice Trovoada.
O encontro decorreu na sede da ação democrática independente na capital santomense.
José Bouças
MLSTP desorientado
21 de Setembro de 2024 at 16:46
Muito bem…
Sotavento
24 de Setembro de 2024 at 12:24
País de memes😂😂😂
militante convicto do mlstp
21 de Setembro de 2024 at 17:16
Muito bem Cda Presidente Américo Barros.
Parabéns pelo exemplo de democracia que está a dar no nosso país.
Só juntos, todas as forças políticas, sociedade civil, religiosos a gente consegue tirar o país deste marrasmo que se encontra. Fala com todos.
Sabemos que por se tratar de Patrice Trovoda muitos já estão com nhé nhé nhé. Frente que é caminho…Lê chien aboie, lá caravane passe.Põe S.Tomé e Príncipe em primeiro lugar.
Fala com toda gente. Só juntos STP conhecerá dias melhores.
Parabéns pela iniciativa.
Resistir
21 de Setembro de 2024 at 21:16
Tenho nojo de pessoas como você Americo!
Polvo! És pior que o Patrice.
Tenho dito!
Original
22 de Setembro de 2024 at 0:35
Cuidado com este abraço e fica atento porque um MLSTP fortificado não interessa PT.
Doutor46
23 de Setembro de 2024 at 9:08
Oh Américo só te Faltou Dormir no Colo do Homem.
Vendo a vossa cara de Satisfação pode-se traduzir em curtas palavras ” Conseguimos, agora tudo é nosso”
Apartir deste momento deixou de haver Oposição em S. TOMÉ.
Joao Batepa
22 de Setembro de 2024 at 10:51
Finalmente voltamos ao partido único em São Tomé.
Agora vai haver desenvolvimento. Devem agora mudar a constituição e o Patrício passa a presidente executivo. Grande coisa. Um abraço ao Abel do Telanon
Leonel Batista de Sousa
22 de Setembro de 2024 at 16:53
Se fosse um beijo, eu diria o beijo da morte, mas como é um abraço… será um abraço de quê…?
Mepoçom
22 de Setembro de 2024 at 14:38
Meus caros conterrâneos, vamos enterrar o ódio e rancor duma vez por toda. Dá o César o que é de César. O próprio maior protagonista deste ódio, depois de resolver as suas ambições pessoais com o regime tatalitario instalada na altura, verificou que há uma necessidade de governação consensual, porque andar ainda a lançar lenha na fogueira..
Laurinha T. P. C.
22 de Setembro de 2024 at 17:35
E quando haverá justiça para as víctimas de assassinatos cujo o Patrice Trovoada é o responsável e 2° dizem, o próprio criminoso. Cadê quem mandou torturar e matar cruelmente as víctimas conhecidas por instante : Jorge Pereira dos Santos BARBOY, Jovem do RIBOQUE, os assassinos Arlécio Costa, Armando e mais 3 outras pessoas pela ocasião do massacre do 25 de novembro de 2022. Nós não temos a memória curta,aqui neste caso preciso, não se trata de democracia, mas sim de gentalha vendida e/ou comprada. Queremos e exigimos justiça por estes crimes-ASSASSINATOS e mais outros crimes de furto, desvios de bens do Estado etc, etc….
ANCA
22 de Setembro de 2024 at 22:47
Muito bem
Estar na oposição é também fazer parte do poder, da solução para o país, é inteirar-se sobre os priblemas e soluções para os desafios que enfretamos, como sociedade, como comunidade, como território, população, administração, mar e rios.
Há uma cultura que temos de construir, a cultura do preparo, do entendimento, conversar, de construir, de aceitar as diferenças, as opiniões diferentes, isto nos faz ainda mais São Tomenses
Precisamos de instituições fortes, logo sociedade, comunidade, ditritos, região e país forte.
Uma das coisas que deve-se fazer ver nos congressos das instituições partidárias do país, é convidar presidente, ou representantes de outros partidos de cores políticas, isto seria ultra bom para o pais, evoluir cultural e politicamente.
Se se és de São Tomé e do Príncipe, abraça o teu irmão mesmo que ele tenha, diferença de opinião em relação a ti.
Ajuda a desenvolver o teu país o teu território, a tua gente.
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica-nos bem
Deus abençoe São Tomé e Príncipe
Heleno
23 de Setembro de 2024 at 10:08
É deveras preocupante, tudo indica que o ADI infiltrou a Direcçǎo do MLSTP. Algun tempo a esta parte tem sido a estratégia do ADI.
O problema de fundo é que o ADI nunca reciprocou este gesto em prol do desenvolvimento sustentado do Pais. Fez cair o governo de coligaçǎo do ex-Primeiro ministro Damiǎo Vaz de Almeida como exemplo de muitos outros casos de politica de terra queimada, perpetrada pelo ADI.
O MLSTP arrisca-se o desaparecimento.
Heleno Mendes,
Heleno Mendes
24 de Setembro de 2024 at 8:55
Na politica não existem amigos ou inimigos permanentes. Os interesses é que säo permanentes, mas esta imagem não inspira victoria para os proximos embates eleitorais do MLSTP. Outrossim, é uma afronta e guerra psycologica aos verdadeiros militantes, simpatizantes e amigos do MLSTP. Se as fundaçǒes estão destruidas nǎo há nada que o homen honesto possa fazer. O ADI infiltrou no sistema do MLSTP sem que o mesmo desse por conta. Começando pelas relações de negocios com o ex-Vice Presidente de Angola, passando pelo caso da cervejaria Rosema com o Nino Monteiro até a captura e o recrutamento dos quadros de contra-inteligencia do MLSTP tais como: O actual ministro da Defesa e outros, isso revela um golpe mortal ao MLSTP. Não se pode falar e almejar a união e a coesão no seio do partido sem que em primeiro lugar a questão da injustiça no seio do partido fique resolvida. O amago da questão é a desintegração do MLSTP que se prende com as injustiças das sucessivas lideranças no seio do partido. Haver vamos, Heleno Mendes
Bem de S.Tomé e Príncipe
24 de Setembro de 2024 at 11:07
Isto é um algo concertado entre ambos desde o momento da fricção entre Américo Barros e Jorge Bom Jesus.O PT aproveitou essa desavença entre um presidente e vice-presidente do MLSTP na altura.Está fazendo o seu papel. O PT não é de se confiar.Os MLSTPISTAS que fiquem atento.