Política

“O surgimento colectivo do Sul Global é uma característica das grandes transformações que o mundo está a atravessar”

A declaração é do Presidente da China, Xijinping durante a cimeira dos BRICS que terminou esta quinta-feira em Kazan-Rússia.

O líder chinês destacou o papel dos BRICS na construção de uma nova ordem mundial.

«O Sul Global nasceu para o desenvolvimento e prospera através do desenvolvimento. Devemos ser uma força motriz importante para o desenvolvimento comum, participar activamente e orientar a reforma da governação económica mundial e garantir que o desenvolvimento é colocado no centro da agenda económica e comercial internacional».

Foto  – Maxim Shemetov : Presidente da China Xi Jinping em diálogo com o homólogo da Rússia Vladimir Putin ca Cimeira de Kazan

Xi Jinping revelou na cimeira dos BRICS o impacto da Iniciativa para o Desenvolvimento Global. «Desde o seu lançamento há três anos, foram alocados cerca de 20 mil milhões de dólares americanos de financiamento ao desenvolvimento e mais de 1.100 projetos foram lançados. O Centro de Excelência da Aliança Global sobre Inteligência Artificial para a Indústria e Manufatura foi recentemente estabelecido em Xangai. A China também implementará um portal global de alfândega inteligente e um centro de excelência aduaneira dos BRICS», frisou, o Presidente da China.

Defesa da paz e promoção da segurança no mundo é outra proposta dos BRICS e do Sul Global.

«China e Brasil publicaram um plano de consenso de seis pontos e lançaram o Grupo de Amigos da Paz sobre a crise ucraniana com outros países do Sul global. Temos de trabalhar para uma rápida resolução da situação, a fim de preparar o caminho para uma solução política. Em julho, as facções palestinas conseguiram uma reconciliação em Pequim, dando um passo importante para a paz no Oriente Médio. Devemos continuar a promover um cessar-fogo completo na Faixa de Gaza, relançar a solução dos dois estados, impedir que o fogo da guerra se espalhe para o Líbano e acabar com o imenso sofrimento que os palestinos e os libaneses estão sofrendo», pontuou.

Para o que der e vier, a China garantiu aos membros dos BRICS que jamais abandonará o Sul Global.

«Independentemente da evolução da situação internacional, a China permanecerá sempre ligada ao Sul Global e se arraigará no Sul Global. Somos favoráveis a que mais países do Sul Global se juntem à causa dos BRICS como membros de pleno direito ou países parceiros, ou no formato «BRICS +», para unir as poderosas energias do Sul Global para construir juntos uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade», concluiu o Presidente Xi Jinping.

Abel Veiga

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top