O partido que conquistou a maioria absoluta nas últimas legislativas em São Tomé e Príncipe acusa o Presidente da República de ser o principal responsável pela crise política que se instalou no país, após a demissão do governo liderado por Patrice Trovoada.
“Vimos alertar todo o povo de S. Tomé e Príncipe sobre a crise criada por sua Excelência o Senhor Presidente da República e os seus novos apoiantes, que visa mergulhar o país num caos total” – disse Edmilson das Neves, porta-voz do partido.
Como solução para ultrapassar a crise, a Ação Democrática Independente propõe a realização de eleições legislativas antecipadas.
“O povo é que sabe. Ele põe e só ele tira. É, pois, chegada a hora de devolver a palavra ao povo, para que cada um, na intimidade de sua consciência e no interesse da nação inteira, faça a melhor escolha”.
O partido liderado pelo primeiro-ministro demitido sublinha ainda que São Tomé e Príncipe é um estado de direito democrático, onde o acesso ao poder ocorre exclusivamente através do voto popular.
José Bouças