A decisão de anular as polémicas taxas de desenvolvimento aeroportuário foi tomada pelo XIX governo constitucional, após a segunda reunião ordinária do Conselho de Ministros.
«Anular a Resolução n.º 36/2024, publicada no Diário da República n.º 54, de 25 de Outubro, sobre a definição dos serviços e montantes das taxas devidas pelos passageiros de transporte aéreo que embarcam e desembarcam em São Tomé e Príncipe, considerando a necessidade de salvaguardar os superiores interesses do Estado São-tomense no que respeita às novas taxas aeroportuárias e reconhecendo a importância de uma abordagem consensual e equilibrada entre as partes envolvidas», diz o comunicado do conselho de ministros.
O leitor tem acesso ao comunicado do Conselho de Ministros :
COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS N.º 2/2025
O Conselho de Ministros do XIX Governo Constitucional reuniu-se na quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025, às 10h00, no Palácio do Governo, em São Tomé, na sua 2.ª sessão ordinária, sob a presidência de Sua Excelência, o Primeiro-Ministro e Chefe do Governo, Dr. Américo d’Oliveira dos Ramos.
Após à análise de diversos assuntos de interesse nacional e internacional, o Conselho de Ministros deliberou o seguinte:
1. 50.º aniversário da independência nacional
Convidar Sua Excelência o Senhor Presidente da República para presidir, ao mais alto nível, a Comissão Nacional dos Festejos alusivos ao 50.º aniversário da independência nacional, com actividades comemorativas previstas para todo o mês de Julho de 2025 e com a participação todos os sectores e actores da vida nacional.
2. Programa do Governo, Orçamento Geral de Estado (OGE) e Grandes Opções do Plano (GOP)
- Fixar as bases e a metodologia para a elaboração do Programa do Governo, a ser submetido à Assembleia Nacional antes da entrega do OGE e das GOP referentes a 2025;
- Orientar o Ministro de Estado, da Economia e Finanças para a rápida conclusão da fase técnica de elaboração do OGE e das GOP de 2025, para a aprovação em Conselho de Ministros e entrega à Assembleia Nacional durante a primeira quinzena do mês de Fevereiro de 2025.
3. Oficinas de reparação de veículos na via pública
Ordenar aos serviços competentes dos Ministérios tutelares da Ordem Interna e das Infraestruturas, para, em articulação com as respectivas autarquias locais, implementar medidas que impeçam a reparação de veículos na via pública, procedendo à remoção de todas as viaturas abandonadas, tal como dispõem os artigos 7.º, 86.º/4, 135.º e 136.º do Código de Estrada.
4. Actividades impróprias ao redor do Hospital Ayres de Menezes (HAM)
- Ordenar ao serviço competente do Ministério tutelar do Ambiente para aplicar as medidas previstas na Lei n.º 4/2022 (Lei da Poluição Sonora), a fim de assegurar a redução do ruído na fonte e no meio de propagação, na discoteca e demais actividades ruidosas permanentes nas imediações do HAM;
- Proibir a venda de bebidas alcoólicas nas imediações do HAM, em qualquer horário, e a venda em geral nesse mesmo local, a partir das 17h00m.
5. Anulação do aumento das taxas aeroportuárias
- Anular a Resolução n.º 36/2024, publicada no Diário da República n.º 54, de 25 de Outubro, sobre a definição dos serviços e montantes das taxas devidas pelos passageiros de transporte aéreo que embarcam e desembarcam em São Tomé e Príncipe, considerando a necessidade de salvaguardar os superiores interesses do Estado São-tomense no que respeita às novas taxas aeroportuárias e reconhecendo a importância de uma abordagem consensual e equilibrada entre as partes envolvidas.
- Saudar e enaltecer a postura e o compromisso dos investidores, já que:
- De forma inédita, e em apenas uma semana, o Governo conseguiu propor e obter a concordância dos mesmos para a revisão dos dois contratos em questão – o referente à EMAE e o relativo à Modernização do Aeroporto – nos pontos identificados como altamente lesivos aos interesses do Estado São-tomense;
- Esse resultado reflecte a total abertura e colaboração demonstradas pelos investidores que, além de aceitar a revisão, manifestaram o interesse em continuar a parceria estratégica com o actual Governo, reforçando a confiança e a segurança jurídica no ambiente negocial.
- Proibir a cobrança de quaisquer taxas criadas ao abrigo da Resolução anulada, reafirmando o compromisso do Governo em promover soluções que beneficiem o desenvolvimento sustentável do país e assegurem o equilíbrio entre os interesses públicos e privados.
6. Missão conjunta do BADEA (Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África) e do KFAED (Fundo Koweitiano para o Desenvolvimento Económico Árabe)
Orientar os Ministérios tutelares das Finanças, Saúde e Infraestruturas para organizar, receber e trabalhar com a missão conjunta do BADEA e KFAED, a realizar-se em São Tomé, nos dias 4 a 7 de Fevereiro de 2025, de modo a concluir a mobilização do financiamento necessário para a construção do novo hospital, cujas obras deverão arrancar no presente ano.
7. Actividades alusivas ao 72.º aniversário do Massacre de 1953
Aprovar o programa de actividades alusivas ao 72.º aniversário do Massacre de 1953, a decorrer entre os dias 27 de Janeiro e 3 de Fevereiro de 2025, tendo como o ponto alto o acto central a ser presidido pelo Senhor Presidente da República na Praia de Fernão Dias, após à tradicional marcha da juventude a esse local que alberga o marco dos heróis da liberdade.
8. Facilidade para a obtenção do visto de entrada no Reino Unido
Transmitir ao público em geral que, mediante comunicação oficial da Embaixada do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, os São-tomenses podem solicitar e obter o visto de entrada nesse país através do posto consular de Luanda, mediante espera de 15 dias úteis naquela capital. O cidadão dispõe ainda da possibilidade de solicitar e obter o visto em Portugal e nas outras regiões consulares.
9. Actos normativos
- Aprovar os seguintes actos normativos:
- Decreto-lei sobre a Orgânica do XIX Governo Constitucional;
- Decreto-lei sobre a Harmonização do Uso da Insígnia Nacional nos Documentos Oficiais do Estado, o qual oficializa a desnecessidade de referência ao nome do país e ao lema nacional nos cabeçalhos dos documentos oficiais, por já estarem escritos na insígnia nacional.
Gabinete do Primeiro-Ministro e Chefe do Governo, 24 de Janeiro de 2025.
O Secretário do Conselho de Ministros;
______________________________________
Hernane Costa
ADI na Quinta da Beloura
25 de Janeiro de 2025 at 12:27
Louvado seja Deus,
Ana Paula Braga
26 de Janeiro de 2025 at 17:21
Enfim! Já se resolveu um problema criado pelo cambalacheiro e mafioso Patrice Trovoada e governo demitido ADI.
Ainda andam por aí individuos que o defendem e fazem publicações de propaganda, anti-democrático, anti patriótico e até mesmo falso e perigoso defendendo o maior criminoso disfarçado em homem político, o ex 1° ministro, que devia ter sido detido,apresentado a justiça para responder aos diversas e numerosos atos criminosos assassinos que ele e o seu STAFF de Afonso Varela e Cia cometeram. O Patrice Trovoada nunca devia ter sido de STP até ser julgado condenado severamento pelos seus atos bárbaros, aliás o Afonso da Graça Varela é outro criminoso que deve ser prêso.
Alguns individuo cujos nomes são Sam Pereira e Mbaga Cunha(que 2° consta são pedófilos porque abusam de menores), que andam a criar polémica com propagandas falsas,deshonestas sobre o ex.capetão desgraçado PT. É sabido que todos os bandidos criminosos assassinos etc, são defendidos pelo padrinho da máfia PT e Afonso Varela…esses 2 individuos em questão querem ser protegidos e tentam destabelizar a política com os seus perfis duvidosos.
Estámos de olho, madiês!
Santo António
25 de Junho de 2025 at 16:19
Será?
Porque que os Bilhetes ainda mantêm no mesmo preço?