Política

Programa do governo de Américo Ramos entregue à Assembleia Nacional para aprovação

O programa do décimo nono governo constitucional de São Tomé e Príncipe, entregue à Assembleia Nacional para aprovação, contém cinco eixos fundamentais.

O fortalecimento da governança e proximidade ao povo, a promoção do crescimento económico sustentável, a promoção da justiça social e coesão, a reforma e modernização administrativa, e a integração regional e diplomacia proativa” – enumerou Américo Ramos, Primeiro-ministro e Chefe do Governo.

O programa foi elaborado respeitando o princípio de continuidade do Estado.

Vamos dar continuidade ao que o décimo oitavo governo iniciou, corrigindo alguns aspetos e colocando ênfase no que é mais essencial para os próximos cerca de 500 dias que nos restam de governação.”

Apesar da crise interna no seio do ADI, partido que venceu as últimas eleições legislativas com maioria absoluta, o primeiro-ministro acredita na aprovação do programa do governo pela Assembleia Nacional.

Estamos a trabalhar com o objetivo de satisfazer as necessidades do povo. O ADI é um partido de governação por excelência, tendo vencido as últimas eleições. Não pode haver outro sentimento ou posição do partido ADI senão apoiar este governo, que é totalmente do ADI.”

Américo Ramos assegurou que o executivo que lidera vai concentrar-se nos próximos dias na mobilização de recursos para implementar o plano de ação em prol de um São Tomé e Príncipe melhor para todos.  

José Bouças

3 Comments

3 Comments

  1. ANCA

    11 de Fevereiro de 2025 at 1:12

    É necessário clareza e comunicação do real estado das finanças do pais, transparência, comunicação pro-activa, por exemplo quanto dispõe o país neste momento no cofre do estado, que medidas serão necessárias tomar, aplicar mediante a conjuntura social económica actual interna, externa.

    Falar com clareza, comunicar o real estado do país, a nivel social, cultural, desportivo, político, económico e financeiro, de modo a permitir a mobilização consciência, para a sustentabilidade presente futura.

    Apartir daí, dialogar, tomar todas as medidas necessárias para inverter o quadro actual, emm todos os sectores da vida nacional, mediante a transparência, organização, trabalho, rigor, a justiça, a segurança, a protecção, a responsabilidade, a responsabilização, para a sustentabilidade.

    Necessário se torna que o país disponha de planos de desenvolvimento, quer nacional, quer regional, quer local, documento orientador de definição e acções a desenvolver, para alavancar o crescimento/desenvolvimento sustentável.

    Reformas são necessárias

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  2. ANCA

    11 de Fevereiro de 2025 at 12:23

    As situações, casos de segurança e de justiça, daquelas que aconteceram com a denúncia sobre irregularidades, na Universidade de São Tomé e Príncipe, bem como na maternidade do Hospital Aires de Menezes, com a morte de criança à nascença, exige averiguações, quer do poder jurídico, judicial, da autoridade de inspecção, das actividades e procedimentos administrativos , medicos publicos, a que certificar a actuação das entidades, das instituições, das chefias, dis directores, dos funcionários, quantos as procedimentos, actuações, necessidades de auditorias internas, reformas das instituições de administração pública.

    As condições de que ainda nascem os São Tomnses no país, em São Tomé e no Príncipe, devem nos fazer refeletir, na melhoria da saude materna, reprodutiva, de acompanhamento infantil no país.

    Se és de São Tomé e do Príncipe, ajuda a desenvolver o teu país

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    São Tomé e Príncipe

  3. Renato Cardoso

    11 de Fevereiro de 2025 at 17:39

    Temos mais medo dos ditos eixos ou pilares dos programas dos governos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top