Política

CEEAC quer instalar em São Tomé a sede da organização virada para a economia azul

A Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) pretende instalar em São Tomé e Príncipe a sede da organização dedicada à economia azul. A proposta está no centro da agenda da delegação da CEEAC que visita o arquipélago e foi recebida pelo Presidente da República.

Entre os onze países que integram a Comunidade Económica dos Estados da África Central, São Tomé e Príncipe é o único que inclui a economia azul no plano nacional de desenvolvimento.

Inspirada por essa visão estratégica, a CEEAC quer reforçar esse posicionamento e propôs instalar no arquipélago a sede da futura organização dedicada ao setor.

Propusemos a Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, que assumisse o papel de campeão regional para a economia azul, e Sua Excelência aceitou” – anunciou Gilberto Veríssimo, Presidente da Comissão da CEEAC.

Embora o país esteja ainda a dar os primeiros passos na consolidação da economia azul, poderá contar com o apoio da CEEAC para desenvolver o setor.

Se transformarmos São Tomé e Príncipe no centro regional para a economia azul, todos os esforços dos onze estados da região serão direcionados ao arquipélago. Os recursos que hoje estamos a mobilizar de forma dispersa, junto aos nossos parceiros, para países como Camarões, Angola e Congo, passarão a ser concentrados principalmente em São Tomé e Príncipe. Será a partir do arquipélago que toda a ação relacionada à economia azul para a África Central terá início” – sublinhou o Presidente da Comissão da CEEAC.

A decisão será agora debatida e amadurecida na próxima cimeira da organização, marcada para os próximos dias.

José Bouças

3 Comments

3 Comments

  1. Tobias e Rafaël

    23 de Março de 2025 at 14:13

    Uma autêntica farsa, esta questão da CEEAC sobre o massacre do 25 de novembro de 2022,no quartel do môrro, em São-Tomé-e-Príncipe, onde 5 cidadãos são-tomenses foram atrozmente torturados e assassinados, salvo um deles que escapou ao maltrato organizado e premeditado pelo Patrice Trovoada, Afonso da Graça Varela, Arlindo, Jorge Amado, Celmira Sacramento…na residência do ex 1° ministro destituído pelo presidente Carlos Vilanova, que também tem a sua parte de responsabilidade neste horror que ele o presidente Carlos V.tem por costume nomear de ” mancha” na história de STP…ele mesmo fez parte daqueles que
    sujaram e mancharam a história do país. Eís porque, está sendo gravemente camuflado o dossiê da CEAAC, pois que quer proteger o presidente em exercício, Carlos Vilanova, que pronunciou aquele terrível discurso, mais baixo que o chão, fazendo alusão aos que inculcaram o tal falso golpe”…eles não foram buscar rebuçados no quartel”. Aliás, os tais rebuçados,custou a vida aos cidadãos são-tomenses por ele citado. É triste, que um chefe de Estado possa ser assim tão tolo,mas também medricas e sem caráter para se deixar manipular por um desgraçado como o seu ex1° ministro Patrice Trovoada? Até hoje a questão da fuga do PT (uma vez mais),está sem resposta. Como é que o presidente, a justiça de STP tenham deixado o ex 1°ministro Patrice Trovoada, sair do país( como de costume), sem dificuldades, sabendo que ele tem várias queixas-crime contra ele, inclusive este do massacre do 25 de novembro de 2022? Há muitos políticos que estão implicados neste e mais outros casos sériamente condenáveis.
    Enquanto forem os Kelve,Raposo, as Célia e companhia que são elementos que dirigem a justiça em STP, nenhum crime, nenhum ato de delinquência serão tratados, até um dia que eles forem diretamente afetados,como aconteceu últimamente com o presidente Carlos Vilanova que só reagiu e tomou decisão de demissionar o seu 1° ministro PT ,por se ter sentido demasiadamente humilhado, ridiculizado,e desprezado…porque ele teve enumeras razões para destituir o seu ex 1o ministro Patrice Trovoada, vezes sem conta, mas não ousou.
    A falta da verdade neste dossiê é únicamente porque muitos têm o rabo prêso, para além dos citados em cima, ou seja, aqueles que complotaram.
    Ainda bem que há vidéos, provas e elementos ainda vivos que podem repôr em evidência a verdade VERDADEIRA, que vai levar muita gente a prisão. Seja como for, haverá justiça de uma ou de outra maneira, por este caso do massacre, pelos assassinatos bárbaros cometidos durante o mandato do Patrice Trovoada : o do Jorge Pereira dos Santos, do jovem do RIBOQUE, da irmã do militar( há 2 anos,)…, por todos os atos graves de corrupção,a lista é longa.
    SãoTomé e Príncipe precisa de passar por esta etapa de justiça para que haja reconciliação, atenuando um pouco a grande mancha que tem coberto a atmosfera ou seja, a paisagem das ilhas,e para obter bons resultados é de uma importância capital a mobilização da população são-tomense para que eles aprendam sobre os seus direitos,e que ousem reagir quando os dirigentes políticos derapam.
    Por fim, queremos ler o conteúdo do dossiê da CEAAC sobre o HORROR que destabilizou profundamente a vida social,moral, psicológica do povo são-tomense, que viveu durante todos estes últimos anos( e sempre que é o governo Patrice Trovoada), no terror da ditadura, do autoritarismo, proibindo a liberdade de expressão…foi um regime TOTALITÁRIO, medonho, que jamais será esquecido.

  2. Roberto Moreno

    24 de Março de 2025 at 13:02

    A nossa Fundação Geolíngua está à disposição para colaborar, a sério, no terreno e na pratica, com a CEEAC. – Alias, como já vem tentando, desde 1992, com o governo de São Tomé e Príncipe via a sua Embaixada em Portugal, entre outros Santomenses, que conhece muito bem os nossos GEOprojetos. Entretanto, estou à procura de advogados e jornalistas, a sério. Alguém os conhece?

  3. Estrela do Mar

    26 de Março de 2025 at 2:19

    Necessidade de vir, poder atrair, instalação de fabricas de produção de medicamentos, aqui em São Tomé e Príncipe, de modo a servir toda a região centro Africana, a região do Golfo da Guiné, quiçá o mundo, temos condições ideias para tal, população com algun nível académico, estabilidade social, boa localização.

    Assim como laboratórios de investigação marinha, de biodiversidade, de biológica, astrofísica para o Príncipe

    Prestação de serviços de auditoria, de consultorias, de telecomunicações, de transportes, instalações de componentes de energias renováveis de medicina, toda gama de serviços e produtos a região.

    Precisamos de estar melhor preparados e organizados, formação profissional, formação de excelência, fortalecimento institucional, fortalecimento e robustez do sector bancário e financeiro, fiscalidade, justiça, a boa governação segurança, a transformação, o comércio, o comércio digital, o turismo, a gastronomia, a cultura, o desporto, as línguas, as artes,

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top