Política

Brasil firma acordo com São Tomé e Príncipe para fortalecimento mútuo de sistemas de saúde

Brasil e São Tomé e Príncipe vão desenvolver uma ampla cooperação para fortalecimento mútuo dos sistemas de saúde dos dois países

Um memorando com esse intuito foi assinado, na sexta-feira (21), pelo ministro da Saúde brasileiro, Alexandre Padilha, e pela ministra de Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades do país africano, Ilza Amado Vaz.

O memorando de entendimento prevê parcerias para recursos técnicos, tecnológicos, científicos e humanos. Também busca promover a formação de recursos humanos. “Fiz questão de estar pessoalmente aqui pelo reconhecimento da tradição da cooperação com São Tomé e Príncipe, especialmente na área de saúde. É o meu primeiro acordo na saúde em dez dias de gestão. Tenho alegria em poder renovar esta aliança”, celebrou o ministro brasileiro, Alexandre Padilha.

A cerimônia de assinatura, que contempla diversas frentes temáticas, foi conduzida pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. “Temos um intenso programa de cooperação técnica e temos relações históricas de grande importância. É também um momento especial porque São Tomé e Príncipe está na presidência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, destacou o chanceler brasileiro.

“Há uma excepcional cooperação desenvolvida entre Brasil e o nosso país. Consideramos o Brasil um parceiro estratégico, e que é preciso olhar com atenção. Queremos avançar nisso”, completou a ministra de Negócios são-tomense, Ilza Amado.

A proposta de Brasil e São Tomé e Príncipe também é desenvolver o intercâmbio de boas práticas e cooperação técnica para implementação de políticas de saúde que tragam equidade e a acessibilidade dos serviços de saúde. Parceria histórica Brasil e São Tomé e Príncipe já tiveram projetos de cooperação em saúde nas áreas de malária, HIV/Aids e doenças tropicais.

Nos últimos anos, a principal área da saúde que os países têm cooperado no enfrentamento da tuberculose. O projeto de cooperação técnica internacional “Apoio ao Programa de Luta contra a Tuberculose de São Tomé e Príncipe” possibilitou a construção e estruturação do Laboratório Nacional de Referência da Tuberculose (LNR-TB), além de ter viabilizado ações de capacitação de profissionais de laboratório, da vigilância, da gestão e da assistência às pessoas e comunidades afetadas pela doença.

Fonte :  Agência Gov/Brasil

 

2 Comments

2 Comments

  1. Miki

    28 de Março de 2025 at 19:53

    Boas notiças. O Brasil é o parceiro natural de São Tomé e Príncipe. Desejo boas e longas relações estreitas entre os dois países.

  2. Jorge Semedo

    29 de Março de 2025 at 8:34

    Fortalecimento mútuo do sistemas de saúde? Que insulto diplomático a STP!!!.
    O que STP tem em matéria de saúde que poça fortalecer (em troca) o sistema de saúde brasileiro, para apregoar “fortalecimento mútuo”? STP tem embarcado nessas insinuações, o que o tem levado a se envaidecer e nunca avançar encarando a dura realidade do atraso em que STP se encontra. Encaremos a nossa dura realidade com naturalidade sem escamutea-las, nem devemos aceitar que parceiros nenhuma escamuteiem as nossas realidades, porque temos olhos para as ver. Devemos ser humildes o suficiente para reconhecermos a superioridade daqueles que nos queiram ajudar e não colocarmos em pé de igualdade com os mais avançados.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top