Política

BASTA acusa o ex-Primeiro Ministro Patrice Trovoada de ser o principal suspeito e autor moral do massacre de 25 de Novembro de 2022

O Movimento Basta avançou com a acusação contra o Presidente da ADI e ex-Primeiro Ministro Patrice Trovoada, depois de ler o relatório de investigação da Comunidade dos Estados da África Central, sobre os acontecimentos de 25 de Novembro de 2022.

«O teor do Relatório confirma o que já havia sido amplamente constatado pela opinião pública nacional e internacional: a tragédia de 25 de Novembro de 2022 não foi uma tentativa de Golpe de Estado, mas sim uma encenação trágica, bárbara e uma armadilha premeditada, visando silenciar opositores e figuras da sociedade civil consideradas incómodas pelo antigo Primeiro-Ministro, Patrice Emery Trovoada», afirmou o coordenador do BASTA.

Salvador dos Ramos, coordenador do BASTA, chamou a atenção da opinião pública nacional e internacional, para o facto de ter sido o governo e o Presidente da República que solicitaram a Comunidade dos Estados da África Central, sub-região africana a que São Tomé e Príncipe é parte integrante, para investigar os acontecimentos de 25 de Novembro de 2022. Mais importante ainda, é o facto de a CEEAC ter tido apoio da ONU, Organização das Nações Unidas, na realização da investigação que deu corpo ao relatório.

BASTA deita assim por terra, os fundamentos das declarações que menosprezam, ou que põem em causa a importância política e também jurídica do relatório da CEEAC.

«O Relatório da Missão de Peritos da CEEAC deixa entender que houve uma tentativa de manipulação e de instrumentalização das mulheres e dos homens que, por dever e honra, devem estar ao serviço dos cidadãos e da Pátria, e, nunca, ao serviço de interesses políticos, tendo como objetivo a perseguição de adversários políticos e a eliminação de figuras da oposição», sublinhou.

O movimento de oposição com 2 assentos na Assembleia Nacional, aponta o dedo ao suspeito e alegado autor moral de tudo o que aconteceu.

«Pelas evidências constantes no Relatório de Peritos da CEEAC, associadas às últimas declarações do Capitão-de-Mar-e- Guerra e Comandante da Guarda Costeira sobre os mesmos acontecimentos, deduz-se que o ex-Primeiro-Ministro, Patrice Emery Trovoada, é o principal suspeito e autor moral desta inventona que ceifou a vida de quatro cidadãos civis inocentes», pontuou, Salvador dos Ramos.

A força política coordenada pelo embaixador Salvador Ramos, anunciou que vai solicitar um debate parlamentar para tirar o relatório da CEEAC do silêncio.

«Os dignos representantes do povo na Assembleia Nacional, não podem e nem devem  face à  gravidade desses acontecimentos e novos factos revelados pelo presente Relatório, continuar  em silêncio cúmplice perante à Nação e o Mundo», frisou.

Para o BASTA o governo deve reconsiderar a decisão de instalar o Tribunal Militar para julgar o caso.

«Solicitar à Sua Excelência o Presidente da República a exercer a sua magistratura de influência para assegurar a verdade e a justiça, e, o Governo, a cooperar plenamente com todas as diligências judiciais, reconsiderando a instalação do Tribunal Militar para o julgamento deste caso específico», precisa Salvador dos Ramos.

O BASTA conclui declarando todo o apoio e respeito para com as forças armadas de São Tomé e Príncipe, «enquanto instituição republicana essencial na defesa da soberania e integridade territorial da Pátria, mas sublinha que ninguém está acima da lei e que os crimes cometidos sejam em nome de quem for devem ser punidos nos termos da Lei».

O relatório de Investigação da CEEAC sobre os acontecimentos de 25 de Novembro de 2022, domina a actualidade social e política em STP.

Oiça na íntegra a declaração política do Movimento BASTA.

Abel Veiga 

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top