Política

Primeiro-ministro Américo Ramos rebate as críticas da oposição sobre a concessão da nacionalidade por investimento  

O chefe do governo disse que foi o décimo sétimo governo constitucional do MLSTP liderado por Jorge Bom Jesus que dei início ao processo. O executivo seguinte da ADI liderado por Patrice Trovoada aprofundou os estudos para a concessão de nacionalidade santomense por investimento, e o décimo nono governo em funções implementou.

«O que nós fizemos é pegar naquilo que outros governos fizeram e lançamos um concurso com pré-qualificação onde participaram agentes especializados na meteria», afirmou Américo Ramos.

A polémica está aberta. O maior partido da oposição o MLSTP, decidiu avançar com uma iniciativa legislativa para revogar o decreto do governo que institui a concessão de nacionalidade por investimento.

«Nacionalidade por investimento representa cerca de 30% do Produto Interno Bruto da Dominica, temos o Vanuatu, e temos todas outras ilhas com características semelhantes a São Tomé que têm utilizado este instrumento de financiamento e com sucesso. Porque não São Tomé e Príncipe ?», interrogou o primeiro-ministro.

Américo Ramos disse que se trata de um instrumento financeiro aplicado com sucesso em mais de 80 países.

A unidade de cidadania por investimento, já foi criada e gere uma plataforma electrónica.

«Traz financiamentos para o país, para projectos estruturantes que têm impacto na vida da população, para a criação de emprego e na melhoria das condições de vida da população. Porquê que estamos a fazer tanto barulho a volta deste processo?», nova interrogação do primeiro-ministro.

Governo não aceita abrir mãos da nova alternativa de financiamento à economia, a atribuição da nacionalidade santomense por investimento.

Abel Veiga

´

2 Comments

2 Comments

  1. Joana

    18 de Agosto de 2025 at 19:15

    A sério? Querer comparar São Tomé e Príncipe com Dominica e outros paises? O passaporte desses países permite entrar em mais de 100 países sem vistos. Quantos paises pode-se entrar com o passaporte de São Tomé? Essa lei só vai permitir aos fora da lei investirem ou lavarem o seu dinheiro em STP. Tenham juízo e ganhem vergonha. Pensem nas gerações futuras

  2. MATXU MEN

    21 de Agosto de 2025 at 22:32

    Americo Ramos é o pau mandado do Patrice Trovoada, embora hoje estão numa relação ambígua tipo ” je t’💜 moi non ➕ “…uma jogada suja de ciumeira. Ambos são grandes fdp da República, o c***ão do Américo Ramos tomou 400.000€ de indemnização, pelos 3 meses de prisão preventiva, ora que não passa de cambalacho, porque ele bem merecia mais do que 3 meses de prisão pelos seus ATOS graves de corrupção com as coisas do Estado são-tomense e cobria o Patrice Trovoada nos seus desvios financeiros do cofre de Estado de STP.
    Américo Ramos, porquê é que o Banco Central de STP não tem ainda um governador?
    Outrossim, qual vai ser o próximo crime assassinato no Estado são-tomense ( ou até no plural, como foi o crime sanguinário do 25 de novembro de 2025)? As almas das vítimas prevêm um próximo horror que será bem mais dolorosa porque haverão cadavres a enterrar durante semanas.
    Quem tem olhos que leia, porque o que vai escrito é uma informação/prevenção. A partir daí, tudo vai paulatinamente entrar em ordem em STP. Assim o país fica bom, depois de todos malfeitores desaparecidos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top