A iniciativa do governo de promoção do emprego jovem através do estágio remunerado, está a despertar alguns talentos e com impacto na modernização dos serviços na administração pública.
Os jovens em estágio profissional remunerado no ministério do trabalho, solidariedade e segurança social criaram uma plataforma digital para os arquivos documentais da instituição.

Erikson Quaresma, formado em Engenharia Informática na Universidade de São Tomé, foi selecionado pelo programa de estágio profissional remunerado. No terceiro mês de estágio ele e um colega criaram a primeira plataforma digital da direcção geral do Trabalho, designada STP-DOC.
«A plataforma já está desenvolvida, já temos mais de 10 mil documentos organizados no sistema. Estamos a contribuir imenso para a modernização da gestão documental aqui na instituição. É prova de que aqui em São Tomé tem solução para ajudar no desenvolvimento do país, que tem talentos» afirmou o estagiário.
O jovem recém-formado na Universidade de São Tomé acrescentou que o estágio profissional com a duração de 6 meses tem contribuído para exercitar na prática os conceitos de gestão documental transmitidos durante o curso de engenharia informática.


Digitalizar o Serviço Público de São Tomé e Príncipe, é o lema dos jovens formados em engenharia informática.
«Gostamos da forma como aceitaram a plataforma aqui no ministério. Toda gente considerou que é uma grande inovação, porque havia perda de documentos, etc. Com esse sistema todos esses problemas ficam resolvidos», acrescentou Erikson Quaresma
Os jovens beneficiários do programa de estágio remunerado, tanto no sector público como no privado, consideram que a área das novas tecnologias representa o futuro do país.
«Achamos que é uma área que tem potencial enorme aqui em São Tomé», garantiu o jovem Erikson, para depois rejeitar qualquer possibilidade de fuga do país. «Não é preciso emigrar, acredito que aqui na terra há espaço para cada jovem dar o seu melhor e mostrar o seu potencial».

Jeckcyneide Catete, também estagiário no ministério do trabalho, solidariedade e segurança social, disse ao Téla Nón que ainda é estudante de Engenharia informática e telecomunicações, no Instituto Universitário de Contabilidade e Gestão, e informática (IUCAI). Antes de ser seleccionado pelo programa de estágio profissional remunerado, partilhava a Universidade com o trabalho na agricultura. No período de férias concentrava-se na produção agrícola. Desde o mês de agosto de 2025 que as mãos que seguravam enxada e machim, teclam no computador para digitalizar os serviços do ministério do trabalho.
«Vou dar o meu melhor, para conseguir esta vaga de emprego aqui no Ministério…Faço a digitalização dos documentos, queremos que todo o país seja digitalizado…Antes era difícil encontrar os documentos aqui na direcção do trabalho. Mas hoje basta um click para se ter todo o arquivo», explicou.
Jeckcyneide Catete alertou que apesar do trabalho digital, continua a pôr as mãos na terra, ou seja, a trabalhar no campo com os pais para garantir a segurança alimentar da família.

Numa primeira fase o programa de estágio profissional remunerado atendeu mais de 300 jovens. Nesta segunda fase com o apoio técnico e financeiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(PNUD), 60 jovens estão a experimentar o primeiro emprego.
Luc Gnonlonfoun representante do PNUD em São Tomé e Príncipe considera os estagiários remunerados como uma luz no fundo do túnel que projecta o futuro do país.
«Vocês representam o talento, a determinação e a criactividade que este país precisa para continuar a progredir nos próximos anos», pontuou o representante do PNUD.

Uma iniciativa do governo, desta vez com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento que pretende promover talentos jovens e fixá-los em São Tomé e Príncipe.
Abel Veiga
Cogumelo Selvagem
4 de Novembro de 2025 at 14:45
Muito bem
“É prova de que aqui em São Tomé tem solução para ajudar no desenvolvimento do país, que tem talentos»”
Milho
4 de Novembro de 2025 at 14:49
A outra solução passa por reforma administrativa, a digitalização dos balcões de atendimentos, evitará deslocamento desnecessário a uma repartição/serviços, para resolver algo, para requerer um documento, para pagar, ou cobrar
Assim como necessidade de modernização agrária, modernização na economia do mar, cluster do mar
Mandioca
4 de Novembro de 2025 at 16:12
Necessidadd de continuar a fortalecer a instituição Universitária Nacional, de modo a tornar uma referência a nivel interno e regional, a nível da região do golfo, Africa Central, prestígio e renome, isso se faz cim a sua expansão territorial, polos distritais/ regionais consoante valências/especificidades do distritos, da região autónoma do Príncipe, para projecção das necessidades de formações regionais
Premente continuar e desenvolver políticas de valorização dos rendimentos anuais, consoante a evolução da economia, inflação, PIB, das quais estatísticas são fundamentais
Diversificação económica, fortalecimento financeiro nacional, sector da banca, a modernização dos actos, as poupanças,as remessas
Fomento de empresas, centros de empreendedorismo, de incubação de empresas,acessórias técnicas, acompanhamento, administrativo e financeiro dos jovens empresários e dos jovens
Formações técnicas profissionais internas, acesso e uso a nivas tecnologias de comunicação e informação, acompanhamento/ treino e uso da IA, pelos serviços, bem como no suporte a economia, ao sector financeiro.
Fortalecimento das instituições nacionais, quer na qualificação dos quadros, procedimentos, formação continua, avaliação, avaliação dos serviços, rigor, responsabilidade/responsabilização, a justiça
Fruta pão
5 de Novembro de 2025 at 5:13
A instituição universitárias nacionais, também devem ser, podem constituir, valências essencias no desporto, na agricultura,na pecuária, na economia do mar, cluster do mar,…
No desporto que é a par do turismo, outros sectores como ser serviços, a justiça, a saúde, a segurança, o comercio, essencial para economia, etc,..necessidade de tecnicos bem formados, os treinadores, os dirigentes desportivos qualificados, para podermos de atletas bem preparados de modo a elevar o patamar das modalidades desportivas no país a nivel interno, internacional sem esquecer a vertente infraestruturas equipamentos modernos, qualificados para prática desportiva nacional, internacional.
Pois que o desporto quando aliado, ao turismo, a gastronomia, a cultura, a lazer, tem mais valia económica/financeira, num país que tanto necessita de diversificação económica, daí necessidade de aprimorar faculdade do desporto, a nível das instituições universitárias
Mudanças nos clubes, nas federação também são essenciais
Ama a tua terra, as tuas gentes, ajuda a desenvolver o país que te viu nascer
Jorge Semeado
5 de Novembro de 2025 at 17:42
Sem energia estável, ininterrupta e sustentável, informatica é uma miragem.
Contudo, parabéns aos profissionais pelo patriotismo. STP regrediu 30 anos. Há 35 anos (em 1988), um patriota, tendo regressado ao país, solicitou ao ao Ministro da Economia que lhe facilitasse um estagio não remunerado. Este deu-lhe um bilhete endereçado ao Director da Estatistica afim de proporcionar uma oportunidade ao patriota. O patriota sofreu bloqueios de toda ordem por parte dos informáticos da Estatistica. Os tais informáticos associaram so informático da Fazenda e nao permitiram que o patriota tocasse nos computadores, nem nas horas do almoço. O patriota quis desenvolver um projecto para digitalização das pautas das notas nas escolas, bem como as listas das turmas. Este projecto, poderia ser replicado para listas dos mancebos no Quartel e muito mais. Tendo sofrido bloqueio de toda ordem o patriota emigrou para Angola onde 2 meses depois conseguiu emprego na área com direito a viatura, Renault 4, com estagio na fabrica de computadores ITAUTEC no Brazil e muito mais. Isto em 1989.
Esta narrativa espelho o tamanho do empecilho que alguns quadros santomenses
representam para o desenvolvimento do país. “Wê xa só”. Parabéns patriotas. Sigam em frente e fiquem atentos aos bloqueios internos e internacionais. A reação não passará. O pais regrediu em quase 40 anos.
William Salvaterra
6 de Novembro de 2025 at 6:51
Grande relato, obrigado