Eleições presidenciais

“ No discurso de tomada de posse o Presidente da República aborda questões centrais”

Constatação de Filinto costa Alegre, ex-candidato às eleições presidenciais de Julho passado. O Jurista de profissão, espera que o novo Presidente da República leve a prática as ideias e propostas avançadas no discurso de Posse.

Segundo Filinto costa Alegre, as questões abordadas pelo Presidente da República no discurso de tomada de posse são exactamente aquelas que têm adiado o progresso de São Tomé e Príncipe. «A questão da criação de riqueza a nível nacional, e o combate a corrupção. Se os novos poderes forem capazes de se porem em acordo e encontrarem um projecto comum para que se arranque, estamos num bom caminho», afirmou o jurista Filinto costa Alegre. 

Para já Filinto Costa Alegre prefere ver para crer. «O discurso promete várias coisas e vamos ficar a espera que elas se concretizem. Estou a recordar que há 10 anos atrás o senhor Fradique de Menezes, também teria feito um discurso bastante promissor, mas que depois no dia-a-dia não se verificou a concretização», recordou.

Abel Veiga

19 Comments

19 Comments

  1. caboverdiano

    6 de Setembro de 2011 at 17:51

    fasso as minhas palavras as suas vamos ver …..crer.

  2. macaco blabo

    6 de Setembro de 2011 at 18:27

    “o senhor não se identifica com a vagabundagem política que existe no país”.
    Agora já tem outro discurso. Sao-tomenses são todos iguais. Vamos todos encostar ao Pinto como fizemos com o Fradique

  3. ZE Mulato

    6 de Setembro de 2011 at 21:13

    Esta no melhor enteresse de Sao Tome e Principe fazer cooperacao a varios niveis com a Republica Pupular da China.

    Com os Estados Unidos de America sao as tecnologias que precisamos. Digo tecnologias nao no sentido de armamentos e militarismo! Tecnologias nas areas de industrias de turismo, agricultura, pesca, etc. Tambem seria bem vindo investir na producao e melhoramento de productos manufacturados para exportacao. Africa beneficiara se STP tiver poder de produzir e comercializar productos de primeira necessidade. STP precisa de servicos de informacao e tecnologia; internet que funciona bem, vias de comunicacao em boa operacao, circulacao de bens e servicos e competicao sem proibicao ou favoritismo. Tambem gostaria de salientar que na area de Cooperacao a nivel internacional, a constituicao de STP da Presidente Dr. Manuel Pinto da Costa muito poder de execucao e criacao de parceiros internacionais decentes, conscientes e prudentes para obtencao de investimentos extrangeiros nas ilhas. Eu pessoalmente nao tenho muita simpatia para com os Europeus neo-colonialistas, existem muitos paises pelos quais STP podera desenvolver businesses=negocios. Rumo ao desenvolvimento, se tudo dar certo tenho a certeza que STP podera modernizar a sua economia. Porque nao sonhar montar ou mesmo fabricar meios de transportes e de comunicacao em STP?

    Temos que mudar os embaixadores de STP e colacar mulheres e homens vivos nos paises amigos de STP para promoverem as nossas lindas ilhas de forma positiva e criar incentivo para atrair investimentos da China, EUA, Angola, Cabo Verde, Botswana, Costa Rica, Korea do Sul, Africa do Sul, Brazil, entre outros!

    • Jose do riboque

      7 de Setembro de 2011 at 12:00

      Meu caro compatriota, vive em STP? Apraz-me dizer-lhe que as suas sugestões estão descoladas da realidade , porque para produzir algo que seja ,nem que seja estacas de madeira deparamos com o obstáculo eestrutural que é a falta de energia eléctrica. Exportar implica ter um porto decente e funcional para atenuar os custos … Como vê , sonhar é fácil , mas a realidade é um pesadelo dantesco .. Felicidades

    • m

      8 de Setembro de 2011 at 8:48

      Meu caro,
      Falas de porto funcional?
      So resta um batelao construido na decada de 80 pela entao administracao de PINTO, os utros 3 foram a pique. E ha apenas um rebocador e quando tem problemas mecanicos a Enaport ve-se obrigada a alugar rebocador em Libreville por um balurdio de Euro.Alias houve recentemente uma grande caca as bruxas na Enaport em que os melhores quadros da empresa foram substituidos por aqueles que tanto prejudicou financeiramente a empresa. Individuos implicados em desvios de gasoleo foram nomeados administradores pelo ministro Agostinho Fernandes. E de recordar que o antigo Presidente de Conselho de Administracao Interino da Enaport havia recusado de trabalhar com os tais individuos devido varios casos de desvio e de corrupcao.

  4. Minu yéé

    6 de Setembro de 2011 at 22:44

    No meu ponto de vista, eu na qualidade de Filinto Costa deveria colaborar seja inter ou extra do governo ou da presidencia, e não ficar de braços cruzados a espera!!!

  5. kua li tassondu

    6 de Setembro de 2011 at 23:12

    Eu axo k agora nao e uma questao de esperar pra ver! nem e uma questao so do PRESIDENTE ELEITO mais sim diz respeito a nos todos santomentes,tesmos k colaborar derecta ou indirectamente pra o bem estar do nosso lindo stp e do povo.

    • ÁBC

      7 de Setembro de 2011 at 11:52

      kua li tassondu:
      PRESIDENTE ELEITO? Já tomou posse, então…?

  6. Mê Paciência

    7 de Setembro de 2011 at 7:38

    Certamente que o sr. Filintro não pode ficar a esperar que algo aconteça, realçando a experiência e santomense que é deve ajudar para que o país se avançe.

  7. coacu maquita

    7 de Setembro de 2011 at 7:49

    Entendo perfeitamente precupação do Dr Filintro, chamar atençao e bom mais vamos coloborar com ideias boa para bem deste pais e este povo que sofre.

  8. sulila miranda

    7 de Setembro de 2011 at 8:38

    Que comparação Dr Filinto! Fradique…deixa lá! Como diz que vai esperar para ver assim mesmo lhe aconselho;espera que verá! Mas bom seria que também apioasse neste sentido. Estou certa que desta vez é pra valer!!! Temos o dever de mudar as nossas ilhas, basta de cometer erros, agora vamos tentar por todas as ideias num só plano para mudarmos a nossa terra. E ISSO É POSSÍVEL! experimente e verá!

  9. Malébobo

    7 de Setembro de 2011 at 12:18

    O Sr.Filinto Costa Alegre, deixa desse defeitos de Santomense, quando ele não queima, ele suja, seja optimista e não pessimista conforme as tuas palavras, obrigado, até a proxima, o povo ainda não esqueceu de Associação Cívica, que derigiu por muito tempo, enganando as pessoas para não comprarem os bens materias que os Portuguese deixam na Ilha, obrigado, fui

  10. Malébobo

    7 de Setembro de 2011 at 12:26

    O Sr.Filinto Costa Alegre, não compara uma pessoa com outra, Fradique M, é uma pessoa e Pinto é outra,duas pessoas nunca são iguais em pensamentos e mais,ok

  11. Henry

    7 de Setembro de 2011 at 15:07

    Como ex candidato, a sua posição não é de estranhar, uma vez que também anseiava esse posto, mas todavia, como foi derrotado deve dar força ao Presidente eleito, em vez de fazer uma abordagem céptica do dizcurso do Presidente da República, cargo qe também pretendeu conquistar nas leeições passadas.

  12. Digno de Respeito

    8 de Setembro de 2011 at 10:02

    Caro Jurista Filinto,

    Descordo da ideia “(…)amos esperar ficar a espera que elas se concretizem.” Sou sim apologista de que um cidadão como Filinto C. Alegre deve apresentar ou submeter propostas a grupos parlamentares com reforço de cidadãos que até pode representar como independente. Aliás, porque não Finto Costa Alegre ser o porta-voz da população necessitada junto dos Órgãos de Soberania ( Governo, Presidência, Parlamento…) em matéria relacionada a jurisprudência, aspectos sociais e culturais?!!

    Entendo que o povo sãotomense já esperou e desasperou com muito tempo de “esperar parar para ver” e o resultado é o que vemos actualmente: desordem, povo triste, mágoas, rancores, “manhas”, desilusões e fragmentos de corrupção. Tudo isso só pode ser ultrapassados se todos unirem e se os políticos deixarem para trás a arrogância e politiquice. Precisamos de uma sociedade de classes profissionais organizadas, pessoas civilizadas, cidadãos cooperantes com o Estado versus Estado cidadãos. Acima de tudo a FRONTALIDADE e RESPONSABILIDADE é o grande défict existente na personalidade “cognitiva” dos santomenses.

    Criticar (por vezes de maneira infundada) isso sim, somos bons e clássicos. Alias, especialistas na matéria de “passar perna” uns aos outros.

  13. Digno de Respeito

    8 de Setembro de 2011 at 10:03

    digo: (…) “vamos” esperar que elas se concretizem”…

  14. Cauteloso

    8 de Setembro de 2011 at 11:00

    Tenho vergonha dos políticos que o meu país tem, mesmo a viajar até parece que não vêm televisão nem lêm jornais é parecer uns parolos autênticos . O Pinto vai fazer milagre? não vai fazer nada. Vai criar um grupo de clientilismo e amiguismo e daqui a um ano vai dizer que quem governa é o 1º ministro e não ele e que não foi ele que pôs o país assim, como a tempos disse que ele não tem varrinha mágica para STP. Abrem os olhos.

  15. O MAIS CERTO

    8 de Setembro de 2011 at 14:59

    Aquele que diz que o Ministro do Plano e Desenvolvimento nomeou para ENAPORT, gentes ligadas a corrupção, quer enganar quem não conhece e nem se apercebe de que tem sido a ENAPORT nos últimos 15 anos. Os verdadeiros corruptos inclusivamente o maior corrupto de todos os tempops que a ENAPORT conheceu na sua história, que a um pouco mais de um ano andou a governar a ENAPORT sózinho roubando a torta e direita, este sim era urgente livrar-se dele. É um aventureiro nato e um verdadeiro lobo vestido da pele de cordeiro que andou na campanha de Pinto para voltar ao poder na ENAPORT julgando ele de que Pinto é pera doce para lhe ligar a mangueira dos euros da corrupção.Malandro. Abaixo a corrupção. Viva o povo e mãos a obra pá….Uma Empresa com + de 20 anos de existência esses corruptos que sempre la estiveram, nem foram capazes de comprar um máquina por pequena que fosse. Só delapidar… E são eles que aparecem a falar de caça as bruxas….Que descaramento!!!!…..

  16. ZE Mulato

    11 de Setembro de 2011 at 21:01

    Temos que deixar de mesquinhas e mentalidade fraca de mediocridade!

    Temos que contribuir: dar ideias positivas, fazer criticas positivas e construtivas, e apresentar solucoes!

    Muitos Santomenses so criticam, criticam e mandam bocas, mas nao apresentam nem se quer uma opiniao para possivel solucao do problema identificado por eles mesmos. Sao “pateticos” ao agirem dessa maneira.

    Apresentem ideias, criticas, e solucoes para melhoramento da situacao das nossas maravilhosas ilhas e do nosso povo humilde e pobre.

    Pinto tem boas ideas temos que trabalhar e ajuda-lo a materializar essas ideias. Sozinho ele nao conseguira.

    Temos que apresentar solucoes, mesmos concordar para discordar entre nos sera tambem positivo. Os intelectuais sempre assim o fizerem.

    Fiquem em paz e em harmonia com Deus e os seus proximos.

    Keep insults to a minimum, if possible, please. I understand and tolerate people’s passion…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top