Ao Senhor Dr. Manuel Pinto da Costa, Presidente da República Eleito em 7 de Agosto
Excelência
Antes de mais, receba os nossos respeitosos cumprimentos.
Queremos, em primeiro lugar, lhe felicitar pela vitória conseguida na disputa da segunda volta das eleições presidenciais, realizada em 7 de Agosto de 2011. Diante das diversas opiniões a respeito da sua figura como político e falando em nome de um grupo de cidadãos, devemos desejar-lhe sucessos no seu próximo mandato, que começou no dia 3 de Setembro de 2011; que consiga realizar todo, senão, a maior parte do programa que apresentou aos são-tomenses e que mereceu aceitação da maioria relativa.
De uma forma geral, todos também acreditamos que a corrupção, a instabilidade e a pobreza são três dos maiores problemas de São Tomé e Príncipe e que precisam urgentemente de ser minimizados para que o nosso país encontre o rumo certo para um Desenvolvimento Sustentável. Acreditamos na luta por esse ideal e, como cidadãos, estamos dispostos a colaborar da melhor forma possível para que STP viva melhores dias.
A nossa jornada em territórios estrangeiros pode ser vista como uma fase de capacitação para podermos, futuramente, contribuir para o desenvolvimento do país. Um objectivo “apadrinhado” pelos sucessivos governos até então, que sempre assumiram subsidiar todo o processo, enquanto durar o tempo regulamentar das nossas formações. Entretanto, os órgãos responsáveis nunca conseguiram cumprir esse compromisso. Já são históricas as constantes queixas de estudantes são-tomenses no estrangeiro, verdadeiros gritos de aflição por falta de meios financeiros para garantir até mesmo a sobrevivência nos países “acolhedores”. O problema existe há décadas e, perante as fracas condições econômico-financeiras do país, acreditamos, os sucessivos governos não têm conseguido solucionar o problema. Entretanto, a impressão que sempre reina nos momentos de desespero é que exista pouco engajamento dos executivos na resolução deste problema, sendo eles sempre acusados de nos abandonar à nossa sorte. Uma ideia reforçada pelo facto dos pagamentos serem feitos apenas depois que os estudantes o reclamam.
Como deve imaginar, esta situação ocasiona sérios problemas como insuficiência alimentar, despejo por falta de pagamento dos aluguéis das moradias, falta de dinheiro para o transporte, entre outros, que, por sua vez, causam desiquilíbrio físico e emocional, reflectindo directamente no nosso desempenho escolar (cujos resultados, em condições normais, são sempre acima da média dos estudantes das instituições que nos recebem). A situação, ao mesmo tempo, frustra os nossos objetivos como cidadãos e, em muitos casos, põe em causa o nosso patriotismo por causa do efeito moralmente negativo.
Sabemos que, diretamente, a resolução deste problema não é da alçada do Presidente da República. Entretanto, queremos chamar a sua atenção para esta doença crónica, cuja cura ainda não foi descoberta pelo Estado, porque acreditamos que, como futuro Chefe de Estado eleito para representar os são-tomenses nacional e internacionalmente, saberá utilizar os meios possíveis para ajudar o executivo a minimizar este problema, garantindo o pagamento integral e contínuo das bolsas de estudo aos estudantes bolsistas do Estado.
Temos a noção do quão complicado é a situação da parte do executivo, mas devemos lutar pelos nossos direitos e merecemos mais atenção do estado são-tomense. Esperamos que receba esta mensagem como mais um desafio para o seu mandato como Presidente da República de São Tomé e Príncipe e que consiga, de facto, unir a família são-tomense numa só voz para que, através do trabalho e transparência, possamos tirar o país do buraco em que está mergulhado.
Esta mensagem é da autoria dos responsáveis pelo Grupo de Representantes dos Estudantes Bolsistas do Estado São-tomenses no Exterior.
Helton Neves
Hailton Sousa
Miguel Nascimento
Contactos: bolsistassantolas@hotmail.com / bolsistasantola@groups.facebook.com
Jovem Santola
8 de Setembro de 2011 at 14:39
Mais um grito de socorro, na esperança de que alguém nos ouça. Só nos restava apelar pela sensibilidade do órgão mais alto da Nação para a resolução do nosso problema. Esperamos que o PR possa olhar para esta questão como amigo, como um presidente de todos os santomenses e que consiga fazer o que estiver ao seu alcance para amenizar este problema. Bem haja!
optimista
8 de Setembro de 2011 at 16:20
Bem haja. Que Deus ajude os estudantes bolseiros sãotomenses abandonados no exterior.
Estudante
8 de Setembro de 2011 at 17:26
São Tomé e Príncipe tem três estudantes no exterior. Como podem esses três cidadãos falarem em nome de centenas de estudantes no exterior. Eo jornal também que aceita isso é brincadeira.
Devia ser: “Fulano, fulano, fula felicitam…”. Vamos parar de puxar saco, tem estudante passando fome e quase morando na rua e esses ai felicitando. Quero felicitar minha bolsa, quando ela estiver regular.
ghadafi
8 de Setembro de 2011 at 20:03
Epa! Voces de novo? Nance bila bi?
Matabala
8 de Setembro de 2011 at 20:24
Que título é este pessoal???
cumade
8 de Setembro de 2011 at 23:39
Matabala, este titulo nem merece comentario. Ele vale apenas pela qualidade de erro.
Vou deixar um grande conselho a estes estudantes: Pinto da Costa nao gosta de “lambe botas” nem de ” caga na saquinha”. Estudem e deixem de bobo.
Matabala
8 de Setembro de 2011 at 20:25
“Estudantes bolsistas do estado no exterior desejar-lhe o Presidente Eleito sucessos no seu próximo mandato”
JOSE TORRES
8 de Setembro de 2011 at 21:06
O Presidente PInto da Costa nao ira fazer milagres. Apertem com o Gioverno. Este sim tem dinheiro como vcs poderam ver na campanha. Vamos a luta
Estudante
9 de Setembro de 2011 at 0:04
Fiz um comentário de manhã e até o presente momento não deixaram aparecer. Deve ser censura, de só filtrar os comentários favoráveis a noticias.Ou deixam-nos comentar ou não faz sentido nenhum ter um espaço para comentar.
H. Mandela
9 de Setembro de 2011 at 1:25
Abel Veiga que título é esse!?
Valentim Cravid
9 de Setembro de 2011 at 7:00
Este título assassinou a Língua Portuguesa!!!
mé pombo
9 de Setembro de 2011 at 7:55
essa vergonha vem do concerteza dos k estao no brazil
San Fulana!
9 de Setembro de 2011 at 8:21
que horror….!só o titulo, dispensa sequencia de leitura. jovens, estudem e creiam nas vossas capacidades. deixem de lamber botas.
essa vota instituicao nao existe e se existe é sem o consentimento da maioria dos estudantes espalhados pelo mundo todo, aos quais voces nunca puderam contactar e ademais, um grupo estudantil nao é uma ONG nem nada disso para entrar nesse campo politico de parabenizar seja lá quem for.
tomem juizo rapazes! estudem e terminem os vossos estudos.
Mário
9 de Setembro de 2011 at 9:48
Já não há mais nada neste país para informar?
mundo desconhece stp
12 de Setembro de 2011 at 8:58
Gente…, como é possivel q o Ministro de Educação avisa q será muito dificil pagar a tempo as bolsas dos estudantes no estrangeiro!!????????
Será que vão morrer de fome?????????
isso só acontece no nosso país. por isso que digi que STP não existe.