Eleições presidenciais

O Filtro : Suspeita de fraude eleitoral em São Tomé e Príncipe

O FILTRO – Suspeita de Mega Fraude Eleitoral em São Tomé e Príncipe O Filtro do Observatório Transparência STP teve conhecimento de um vídeo que está a circular na internet, no qual o Candidato Victor Monteiro, denuncia supostas manobras utilizadas para se efetuar fraudes eleitorais. Como é do conhecimento público, nesta campanha para as eleições Presidenciais em STP tem aparecido na internet vários vídeos manipulados.

Uma vez que o vídeo em causa apresenta vários cortes na montagem de imagem e sendo o nosso objetivo promover a divulgação da verdade e participar no combate às fake news e outras formas de desinformação, através da análise e confirmação das informações junto a fontes credíveis, fomos verificar a veracidade do vídeo em causa.

SERÁ VERDADEIRO OU FALSO? O FILTRO é uma rubrica do Observatório Transparência STP que tem como principal objetivo apurar a veracidade dos factos no espaço público, não visa atingir ou criticar quem avalia, mas sim defender a transparência e a integridade, enquanto valores essenciais da democracia.

A bem da verdade, São Tomé 14 de julho de 2021

Acompanhe o relato do caso em vídeo : 

    7 comentários

7 comentários

  1. Vigilante da Grota

    15 de Julho de 2021 as 10:05

    Mais uma truta.
    Mais algum que volta a cair nas contas dos “filtrados” para uma missão.
    Francamente!
    Dignidade, procura-se !!.

  2. Disparates eleitorais

    15 de Julho de 2021 as 13:39

    Disparate pseudo eleitoral

  3. Povinho

    15 de Julho de 2021 as 16:17

    O nome do programa Observatório agora chama-se, O Filtro? A 3 dias das eleições já sabem com antecedência que terão fraude? Bruxos… Este tal Observatório trata-se de um programa do shr Jerónimo Moniz, apoiante e simpatizante do ADI. Este já se encontra em Portugal há muitos anos e nunca criou alguma coisa idêntica antes. Após Patrice Trovoada ter deixado o poder e instalado naquele país, surge o Observatório. São pequenas reportagens para denegrir a imagem do país através do P.T. Porquê que o Jerónimo não candidatou a presidência? Assim arredondava para 20 candidatos. O shr que diga ao P.T. para vir cá ao país porque a justiça tem contas com ele para acertar e deixa de propagandas no exterior para manchar o nosso país. Ele como gabonês se fizer isso com Gabão nunca mais lá pisava.

  4. Matabala

    15 de Julho de 2021 as 17:23

    Penso que alguns qye comentaram esta notícia nao viram video até ao fim.
    Poisacho que este teabalho do Filtro foi muito bem feito e agradecemis o esclarecimento. Em resumo e para quem não quer ver video ou não tem internet para ver:
    – Video é verdadeiro
    – Candidato Vitor Monteiro quando fez estas declarações não se referia em específico ao candidato Delfim como diz no titulo do video
    Obrigado pelo serviço publico que os criadores deste Filtro prestaram e não liguem aos que veem mal em tudo e só sabem criticar.

  5. Matrusso

    15 de Julho de 2021 as 21:05

    Este e outros tipos de mega fraude são experiências do adi enquanto poder.
    Tinha privatizado toda CNE, todos integrantes da mesa de voto eram do adi, não existia oposição verdadeira, até os representantes de outros partidos eram militantes do adi em maioria das mesas. Houve apagões de luz elétrica e os votos foram contados a luz de velas e cafufos. Até a divulgação dos resultados que estava no ar na rádio, foi cortado, inclusive visitas noturnas do pinta cabra e do javali a CNE pela madrugada.
    Quem conhece bem está estratégia é adi. Até conseguiu alterar o fuso horário de STP.
    O Victor Monteiro e todos santomenses sabem dessas manobras e sabem quem as pratica e sabem que pode voltar a acontecer porque o esquema da CNE e de outras instituições não foram desmontado na totalidade. Ainda existe o vicio que foi importado para STP e todos santomenses lúcidos de consciência, inclusive Gerônimo Moniz, sabem também quem importou essas práticas para as ilhas.

  6. sangazuza

    16 de Julho de 2021 as 10:16

    Aonde andava Senhor Gerónimo Moniz quando houve Mega fraude nas eleições legislativas de 2018 e outras, quando ADI SUSPENDEU A CONTAGEM DOS VOTOS NA RADIO NACIONAL E NA TVS, Senhor estava morto, ressuscitou se agora ou tinham comprando a sua consciência?
    Francamente, sr e os demais deveriam ser os últimos a pronunciar sobre eventual suspeita de Fraude.

  7. Anjo do Céu

    16 de Julho de 2021 as 15:33

    Esses é que são verdadeiros Pau mandado e ganaciosos do tal Patrice Trovoada.Antes eram pintainhos comendo farelos de milho as escondidas, recebendo somas avultados de dinheiro em Portugtal para proteger maldades do seu Pastor Patrice Trovoada no poder.Mundo mudou esses mesmos autores andam dias e noites a perturbar desenvolvimento do País até deixou por baixo a sua classe jornalistica e mas outros capangas.Vergonhoso,Esses mesmos merecem prisão pra calar na calada da noite. Deus nao dorme e vai acusando lhes pouco a pouco.
    Cuidado com saude do povo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo