Análise

Quem ganhou e quem perdeu as eleições em São Tomé e Príncipe?

A interrogação é feita por Américo Barros. Líder da Juventude do MLSTP/PSD, o jovem que é mestre em economia, e quadro superior do Banco Central, questiona e dá resposta a pergunta .  “O resultado das eleições Legislativas no passado 01 de Agosto, não deixa dúvidas: Ganhou a Renovação e Perdeu a continuidade”.

Em primeiro lugar gostaria de felicitar o ADI pela Vitória alcançada, e de terem aproveitado a oportunidade no momento certo. Momento este em que o povo Santomense (na sua maioria jovens) já demonstravam um certo cansaço e consequentemente uma certa rejeição com relação a algumas figuras do meu querido MLSTP/PSD.

Nestas eleições o ADI – saiu fortalecido, tanto pelos resultados obtidos, quanto pela capacidade de atracção e mobilização que demonstraram, conseguindo atrair centenas e centenas de jovens para o seu seio. Este mérito jamais deverá ser retirado ao presidente deste partido, que tudo fez em prol da renovação.

Falando exclusivamente do meu MLSTP/PSD. O que realmente falhou na estratégia deste partido?

Alguma Teimosia, Ironia, e Ignorância …. São palavras que caracterizam esta derrota.

Os santomenses têm que deixar de ser irónicos, deixar de viver “fingindo”.

O que me deixa perplexo é que depois destes resultados, toda gente do MLSTP/PSD reconhecem as razões desta derrotaPergunto eu? ….

  • Porquê que os senhores dirigentes do MLSTP/PSD não levantaram atempadamente essas preocupações na Comissão Politica do Partido?
  • Porquê que não chamaram atenção da actual Direcção do partido no que concerne as intervenções de alguns camaradas do partido no que tange as acusações e insinuações graves, e que de certa forma desgastou a imagem de algumas figuras da direcção do partido e de alguns membros do governo?
  • Porquê que só agora estamos falando que centralizamos e focalizamos a nossa campanha numa única figura?

Agora estamos atribuindo a culpa numa única pessoa que não quero aqui citar o nome, a verdade é que temos todos que assumir esta derrota e lutar para que o MLSTP/PSD saia do buraco em que se encontra mergulhado…

Não há dúvidas da necessidade de trabalharmos pela candidatura única, para o próximo congresso do nosso partido, mas é preciso dizer também que precisamos mais oportunidades para a nova geração, caso contrário só teremos uma alternativa – lançar candidatura própria “para dar continuidade e visibilidade à nossa luta”.

Não queremos matar o MLSTP/PSD e não vamos permitir que o matem.

Em cada eleição que passa o nosso partido esta em queda livre; então vejamos: Em 2002 o partido só venceu as eleições com uma margem de apenas 1 deputado (duke de paus em folha fedi); em 2006 o partido perdeu todas as eleições e agora em 2010 voltamos a perder as legislativas e as duas principais câmaras distritais do país, pese embora ter-se conquistado quatro câmaras que foi interpretado por alguns como sinal de vitória… portanto o sinal de renovação esta lançado…

Não vamos impor nada… não queremos a ruptura no seio do nosso partido, porém queremos a oportunidade para demonstrarmos que também somos capazes.

Esta provado a necessidade de miscigenação de gerações e sinal melhor do que este impossível… só o cego não vê que se o MLSTP/PSD terá que mudar….

Américo Barros

Mestre em Economia

    28 comentários

28 comentários

  1. Leopardo

    5 de Agosto de 2010 as 14:43

    Resumindo as falas do Sr. Americo, o mesmo quiz dizer o seguinte:
    O 1.º ponto de ordem no proximo conselho alargado do MLSTP/PS será:
    Demissão do Sr. Joaquim Rafael Branco, da Liderança do Partido.
    Causa da demissão: Teimosia, Ironia, Ignorância e fingido (10.000 empregos)
    Subscrevo na demissão do mesmo.

    • mourinho

      16 de Outubro de 2010 as 21:57

      sai fora

  2. FS

    5 de Agosto de 2010 as 14:47

    Meu carro Américo

    Fizestes uma correctissima análise das causas da derrota do MLSTP.

    Estou de acordo contigo.Temos que renovar o nosso MLSTP para que ele continue a ser o grande Partido que é.

    Vamos a luta!!!

    Viva o MLSTP

  3. Bilá Cabá Fono Pele

    5 de Agosto de 2010 as 15:08

    Americo
    Concordo em parte com a tua reflexão.
    Discordo com a atribuição de culpas da derrota a todos os dirigentes e militantes do MLSTP/PSD.
    A Culpa é do Rafael Branco e os seus capangas.
    Vejas os Erros cometidos:
    • A poucos meses da eleição, destrói a Direcção do Partido enviando o Vice-presidente Damião Vaz de Almeida para Embaixada em Portugal e o Líder Parlamentar Jorge Amado para a embaixada de Taiwan porque segundo as informações ambos lhe pedia conta no partido. (Como teria dito a alguém, “ Já tenho solução para estes chatos”

    • Envolveu-se em todos casos de Corrupção que apareceu durante o seu mandato como Primeiro-ministro (Venda das acções de ENCO, Caso STP TRAIDING).

    • Mentiu varias vezes ao povo com promessas falsa.

    • Ignorou e afastou no partido dirigentes e militantes que lhe criticava

    • Personalizou a campanha eleitoral (Parcial que estávamos na campanha presidencial).

    • Envolveu os Portugueses na campanha em S.Tomé e Príncipe (Realidade portuguesa é diferente)
    São estas e outras causas da derrota do MLSTP na Legislativa 2010.
    O Senhor Rafael Branco deve Demitir-se da Direcção do MLSTP/PSD para permitir que haja candidaturas dos jovens para a Direcção do Partido.
    Disseram que ele quer continuar ainda como presidente do MLSTP/PSD. Se for verdade será o princípio do FIM deste partido.
    Rafael Branco deve se demitir para salvar o MSLTP/PSD.

    • Mudança

      5 de Agosto de 2010 as 23:09

      Rafael Branco. É o fim da sua carreira política. O MLSTP já nao o quer(nem os militantes, nem outros membros), o povo também já nao o quer a governar. O que sera feito deste homem? Professor? Contabilista? Humm, já sei, Banco Central, o refugio dos politicos. É hora de começar a tirar esses dolares que foste guardando(os roub…) para investir num negocio, senão vais ter que alugar filmes no DIVERTUR. Podes também arranjar vaga nas Universidades, para dar aula. Ja tou com pena deste Sr. Depois de tantos anos nessa carreira política, poderia ter um fim diferente. As minhas condolencias…

  4. Afonso

    5 de Agosto de 2010 as 15:56

    É importante haver uma renovação e desenvolvimento, mas por favor, nunca percam a vossa identidade e não sejam explorados por países e empresas interesseiras. Sou português, e estou ancioso por ir aí, para ver se posso trocar cultura, conhecimentos e tradições.

  5. JP

    5 de Agosto de 2010 as 16:10

    Caro Americo, creio que o problema maior do MLSTP/PSD residiu na corrupção generalizada que afectou e afecta maioria dos seus membros e depois logicamente a falta da renovação

  6. Francisco Lima

    5 de Agosto de 2010 as 16:17

    Farsa

    Por amor de Deus camarada, então só agora despertou MESTRE, vc teve no comicio na praça da independência a falar a favor do Raf, trablhou com ele directamente…poequê que nunca lhe disse iisso tudo na cara? O MESTRE fica sempre tão caladinho, feliz contudo. Agora que o Partido perdeu vem dizer essa coisas que convêm agora…O MESTRE quer se Cnadidatar a Presidencia ou quê? está com pinta disso.

  7. jaka doxi

    5 de Agosto de 2010 as 18:01

    MEU CARO AMIGO AMERICO.
    SE CONTINUARES DESTE LADO VAIS APRENDER A SER IGUAL AOS CADUCOS DIRIGENTES DO MLSTP QUE SÓ PENSAM NELES E NAS SUAS FAMILIAS.
    APROVEITA A ONDA E MUDA PARA O MELHOR PORQUE ÉS UM JOVEM INTELIGENTE E RESPONSÁVEL.
    ABRAÇOS.

  8. António Veiga Costa

    5 de Agosto de 2010 as 18:30

    Sr Américo Barros,

    posso responder a algumas de suas indagações.

    O MLSP/PSD está infestado de elementos da velha guarda, já com o moral e carácter deturpado e corrompido.

    Gravitam em torno de 3 a 4 mandas-chuva e vivem das sobras dos ganhos advindos das corrupções.

    Nunca se importaram com as alianças espúrias com partido mais espúrio ainda – dessa forma não se importando com a real filosofia e nome do partido.

    A eles pouco importa, afinal suas mordomias e aposentadorias de “bon-vivant” estão garantidas.

    Não interessava a eles a troca de cúpula, afinal, servia tão bem aos interesses deles próprios.

    Jovens??? Abrir o partido e os cargos públicos aos quadros recém-formados???
    Nunca!!! Dessa forma as mentes renovadas, com carácter impoluto, com ideais de progresso e liberdade atrapalhariam o esquema de longos anos. Nunca!!!
    Somente a velha guarda.

    E os militantes velha-guarda de moral ilibada e bom carácter?? Sim, porque o partido também tem excelentes militantes. Pessoas sérias, que outrora ocuparam cargos elevados (Ministros, Primeiros-Ministros)e saíram dos cargos mantendo a vida simples e frugal que mantinham antes de os assumirem. Esses, pecaram. Sim pecaram por falta de coragem, por covardia, pois murmuravam internamente – só no íntimo de suas entranhas – contra as falcatruas, armações, mandos e desmandos dos dirigentes do partido, sem nunca terem tido a coragem de gritar contra os mesmos. De levantarem a bandeira da renovação,sem se lembrarem dos verdadeiros ideais do partido de liberdade e defesa do povo.

    Nada dura para sempre! Essa segunda derrota do MLSTP/PSD veio mostrar à banda podre e à banda boa que é hora de repensarem seus valores, de remoldarem seus caracteres – se é que seja possível, diante do avantajar dos anos remoldar personalidade.

    E que sem renovação no partido, adeus MLSTP/PSD.
    O povo não é mais o ignorante de anos passados. Qualquer família, por mais humilde que seja possui um filho, neto, sobrinho ou vizinho que estudou ou estuda no exterior – portanto, servirá de elemento esclarecedor daquele núcleo.

    Os maus governantes precisam entender que, diante dos novos tempos, não conseguirão mais manter o povo na escuridão da ignorancia, maipulando-os a seu bel prazer!!!

    Os tempos são outros. Ninguém consegue barrar o progresso eternamente!!! Um dia ele surge!
    Viva São Tomé e Príncipe!
    Viva a REAL liberdade!
    Viva o progresso!

  9. Zovirax

    5 de Agosto de 2010 as 18:31

    Os jovens quadros do MLSTP, mestres, engenheiros, doutores, etc., afirmam ou estão a firmar que também têm capacidade e merecem uma oportunidade. Interroga-se então, para que serve a capacidade desses jovens? Para serem mais corruptos? Para dirigirem ou governarem melhor o país?
    Todos nós sabemos que jovens quadros do MLSTP ainda não conseguiram nada na vida e almejam adquirir casas de luxo, caros luxo e vida boa com exibição e paleio. Será que esses jovens são capazes de colocar os interesses de STP acima dos seus sonhos, caprichos e necessidades? Tenho muitas dúvidas! Mas, haver vamos! Costuma se dizer “pau que nasce torto nunca se endireita”.

    • DAVILA DOTE MADUQUE

      6 de Agosto de 2010 as 12:33

      Apenas para dizer-te, que o MLSTP/PSD, é uma escola, onde se aprende tudo de bom e de mão, o fundamental é que cada um com o seu livre arbitre, acompanhado de um certo “conhecimento”, decida.
      Quanto aos jovens quadros que estão no ADI, tenho uma teoria para eles.
      -querem ser professores antes de serem alunos, ou seja não querem passar pela escola!!!
      Só o tempo tratará de provar o contrario…

      • Zovirax

        6 de Agosto de 2010 as 17:44

        Eu conheço bem a ambição de muitos jovens santomenses, quadros e não quadros de STP. Muitos querem vida fácil e fama de que vivem bem. Estão cultivar a cultura de doutores e engenheiros sustentada pela preguiça física e vontade de trabalhar pouco e viver a custa de projectos. Muitos foram especialistas no compianso nas universidades por onde passaram.

  10. atencao!!!!!

    5 de Agosto de 2010 as 18:35

    opa, qdo leio coisas assim, tanto do Osvaldo e agora do dito Ámerico, parece-me mais é que ambos talvez queiram fazer gracinhas ao Patrice a ver se lhes dá uma chance a travez do seu critério imparcial ao tomar posse. mas cuidado rapazes!

    pois deviam ter dito tudo isso antes tambem. seria de certo mais credivel! nao agora levantarem-se tao a viva voz discurrendo-se sobre esses artigos adornados com uma suposta imparcialidade e reconhecimento da diferenca politica.

    tomem é juizo!

    • DAVILA DOTE MADUQUE

      6 de Agosto de 2010 as 12:23

      Caro “atenção”, de facto até certo ponto, o teu ponto de vista tem certa lógica, claramente pode-se chegar a conclusão e sem sombra de duvida que es militante do ADI, não obstante fica registrado o teu parecer, mas é importuno… Esperemos que os teus idolos do ADI, façam qualquer coisa por este povo que sim precisa!!!
      Por encima de todos os partidos de STP, esta os destinos do mesmo…. VIVA STP!!!!!!!!

  11. Andrade Catanhede

    5 de Agosto de 2010 as 20:06

    Senhor Américo
    Felicito-o pela publicação da sua reflexão. É sempre bom cultivar-se o princípio de “avaliação dos resultados” de qualquer actividade, após a sua finalização.
    Todavia, porquê razão não citar o nome da pessoa que os militantes e simpatizantes do MLSTP/PSD atribuem a culpa da vossa derrota?. O Senhor que acusa os são-tomenses de serem irónicos, fingidos e mais…o que está o Senhor a fazer quando evita pronunciar o nome de Rafael Branco.? Será por causa da disciplina partidária? Esclareça-me.

  12. Andrade Catanhede

    5 de Agosto de 2010 as 21:19

    Em vez de “porquê razão”, queria eu dizer porque razão

  13. Ricardo Ferreira

    5 de Agosto de 2010 as 22:51

    É curiosa a forma como surgem alguns companheiros de uma caminhada denominada “Pra frente Corruptos, MLSTP é o maior” com sábias soluções pra esse mm partido!! Sr. economista, dê licença e tenha paciência!!

    ESSE DISCURSO DE QUE A NOVA GERAÇÃO É A SOLUÇÃO JÁ MOSTROU QUE NÃO COLA! Prova disso, é o sr. mesmo. Dps da formação, regressou à terra. Em vez de adoptar uma atitude digna de um Mestre – creio que se formou no Ocidente – uma atitude de mudanção, de inovação, contra a corrupção, uma atitude valorativa de competência, saber e ciência, fez o mais fácil: enfileirar-se no MLSTP de corruptos, preguiçosos, ladrões, burros e incompetentes. E o sr. Mestre os apoio a todos em vários momentos!!

    Então não anda pelas principais direcções do país, vários jovens quadros do MLSTP?? E o sr. não é um deles?? Ah, esqueci-me, querem ser DIRIGENTES, como se tivessem estudado pra ser dirigentes.

    O sr. o que deve fazer – o sr. e outros ditos “camaradas jovens” – é trabalhar, estudar mais, ler mais e aplicar os conhecimentos que andaram a aprender, isto sim.

    O sr. Mestre, na profundeza da sua consciência, acha mesmo que R. Branco é a melhor opção para 1º Ministro??? Acha mesmo?? Quem diz R.Branco, diz outros actuais responsáveis pelo partido?? Mas o sr. os apoio!!! O sr. Mestre queria que o povo suportasse tda essa gente ladra, corrupta e burra, durante mais 4 anos!!! Tenha vergonha, por favor!!

    A SOLUÇÃO NÃO ESTÁ NA DICOTOMIA “jOVENS/VELHOS”. NÃO, NÃO ESTÁ. A SOLUÇÃO ESTÁ,SIM,EM CIDADÃOS HONESTOS, COMPETENTES, TRANSPARENTES, E QUE, REALMENTE, QUEIRAM FAZER AVANÇAR O PAÍS!! E esses cidadãos podem ser jovens ou velhos!!!

    Força Mestre!!!

    • Anacleto

      6 de Agosto de 2010 as 11:31

      Altamente!

    • Li bila da quebla

      6 de Agosto de 2010 as 16:04

      Meu Caro
      A sua opinião é bem colocada e o seu ponto de vista faz sentido. Contudo, se todos nós abandonarmos, partidos que têm pessoas corruptas, estamos a cometer o erro de não lutarmos pela mudança. Afinal já ouvi dizer que para se quebrar o sistema é preciso entrar conhecer e depois o quebrar. Pelas suas palavras, deve ser um grande conhecedor da politica, o que posso esperar que não acredita, que dentro do ADI ou PCD, só existam santos. Acredito que para o jovem américo, desabafar foi porque realmente não dava mais, e devemos ficar felizes por ele estar a tomar esta decisão agora, porque, mas vale tarde que nunca.
      Não concordo consigo que os jovens que se enfileiraram no MLSTP, são todos corruptos e querem fazer riquezas conheço muitos que trabalham apoiam o partido mas não querem nada de se enfiar e ser esse ou aquela figura politica.
      Também concordo consigo que a solução para o país não está em ser jovem ou velho mas sim numa mudança de mentalidade.

  14. atencao!!!!!

    6 de Agosto de 2010 as 8:03

    gostei do teu comentário ricardo ferreira

  15. Jojó

    6 de Agosto de 2010 as 8:49

    Oi Viva

    Concordo plenamente com o Sr. Ricardo Ferreira.

    Jovens e velhos juntos vamos longe.

    Há jovens com muita capacidade assim como muitos mais velhos.

    O Importante é ter espírito de batalha e competencia, porque nosso país só falta de seriedade e boa gestão da coisa pública.

    Força gente

  16. Boca do Mundo

    6 de Agosto de 2010 as 13:19

    For favor Americo, seja portador dessa mensagem sobre Duque Pau.Man Rafa, desta vez quem tinha o duque pau foi povo.
    Basta!
    Sabes desde quando Man Rafa, MLSTP/PSD de Jorge Amado, Carlos Tiny e Maria das Neves, que o povo tem esse duque pau?
    Pense em candidato as eleições presidências 2006. Porque que Patrício Trovoada foi candidato do MLST/PSD?
    Pense em moção de censura, em 2008. Porque da monção de Censura contra Governo de Patrício Trovoada?
    Pense na sua ida ao governo, quando o MLSTP-PSD dizia ao Governo do MDFM/PCD, que o MLSTP/PSD não estava interessada em ir ao poder, mas assim que o governo liderado por MDFM/PCD e ADI caiu Você apareceu como salvador da pátria e não fez nada, e só tirou o país na compra de arroz por 40.000,00 por Kg – uma colher de sal por 10.000,00 e açúcar no mercado, como você disse em comício em riboque-capital. Pense nisso, o povo não precisa somente de arroz, sal, açúcar. Como você tem várias casas, os jovens precisam de uma, os nossos pais precisam de trabalho para ter meio para reabilitar as suas casas. Como você tem vários carros de Estado, o povo precisa de transporte público para circular a preço razoável – e não as pessoas de Distrito de Cauê e Lembá que votaram em massa no MLSTP/PSD nas eleições autárquicas que não têm transportes para lhes transportar e vem o Você fazer campanha com várias CARRINHAS DINA A CARREGAR ENORME PLACAR COM A SUA TRISTE FIGURA. Isso é abusar da pobreza do povo. Esse povo humilde precisa de dignidade que lhes são conferidas pela Constituição da República e as leis que, no entanto, você e os seus cúmplices do partido que são quadros experientes e competentes na má gestão da coisa pública não souberam lhes proporcionar. Por exemplo quando você for ao Riboque para sede do seu partido, olhe as casas que estão ao lado da estrada, isso dá vergonha.
    Pense na falta de respeito que você faltou aos residentes do Distrito de Água-Grande, em apresentar Fernanda Margato (Didinha) como candidato a presidente da mesma Câmara distrital. Pergunta-se, o seu partido não teve outras caras, onde estava os quadros experientes e competentes como Maria das Neves, Elsa Pinto, Alcino Pinto, Jorge Lopes (gente de água grande) e muitos outros quadros recém-formados. Os moradores de Distrito de Água-grande já não está interessado em presidente experiente e coordenar paleies, nem tão-pouco na recolha de lixo. Os moradores de Água-Grande quer presidente de câmara capaz de trabalhar com o governo a solucionar problemas específico de cada da localidade, por outro, junto com outros presidentes de câmara procurar soluções para descongestionar a nossa capital, ou fazer com que as pessoas de outros distritos vão para o seu distrito, de origem. Queremos presidente de Câmara que convence população como o da Regioão Autonoma do Príncipe. As minhas saudações ao Tozé Casandra pela sua reeleição.
    Pense na falta de debate televisivo e radiofónico que o seu governo não proporcionou desde do inicio das campanhas até o dia do termino. A televisão tem varias funções entre as quais de informar e formar a massa, pelo contrário andam enganando povo com duas novelas numa emissão de sete horas por dia. O povo precisa de ser informado por meio de debates e programas específicos. Se é governo, se prometeu, então cumpre a promessa. Arranje os meios para que os técnicos da televisão trabalhem. Que vergonha, o Governo não ter programa televisivo especifico para adolescente, e quando aparece uma iniciativa privada e o governo não abrace, refiro-me ao concurso proporcionado aos alunos das diferentes escolas secundaria do país, organizado pelo OCEANIC-bank.
    Pense em banho, na qual as pessoas tomaram e não votaram nesse partido. A consciência não se compra, a não ser dos políticos – convenhamos. A escravatura já acabou há dois séculos. O Estado são-tomense professa liberdade de consciência, e, porquê que se dá banho para se votar? O povo quer saber onde vem o financiamento das campanhas e qual a contrapartida do mesmo? Enquanto não houver esclarecimento, pensa-se que as campanhas foram financiadas com o fundo público ou com venda ilícita de recursos naturais e não só….. Deveria haver debate televisivo para esclarecer todas essas dúvidas sobre a sua pessoa, se bem que sabemos que você tem respostas para tudo e o país está como está – na miséria.
    Pense nos jovens que foram excluídas das listas, alegando que os mesmos não têm meios para financiar as campanhas, ou porque não têm experiencias suficiente (ninguém nasceu a trabalhar, nem com experiencia, adquire-se, não há homem insubstituível). As pessoas elegíveis foram colocadas no fundo da lista, como candidato suplente, e não em posições elegíveis.
    Pense nos ciclos de conferência realizado, focando vários problemas e soluções que o país enfrenta, quando se sabe que o seu partido foi um dos causadores de todos esses problemas, quanto não, na oposição o seu partido não deixava o respectivo governo fazer. Realizou-se o ciclo de conferência mas não se explicou aos militantes do partido, os convidados e a opinião pública quem foi causadores de cada males, quando aconteceu e porque, e, sobretudo, ficou-se sem saber quem irá pagar as dividas do stp-triding. Alias você com fúria chegou a mentir mundo que hospital já tinha água, mas nem gotinha pingava. – Que tristeza, evite o comportamento que prejudica a alegria da sua comunidade.
    Pense no país rico em pescado, na qual existem direcções de pescas, varias docas de peixe, empresa de pesca, mas o povo não como peixe, a não ser mas-pombo, voador panhã, desastre, coelho, bulhão, sabonete, fulufulo, e quando todos esses peixes são vendidos de forma imprópria, exposto ao sol e em sitio sujo. Aliás, Vocês não compram peixe no mercado, mas sim na ponte cais. Porque que não se levou avante o projecto de DOCA de Delfin Neves e criou-se condições para que houvesse peixaria em todas as localidades e que os pescados tivessem peço fixos como noutras paragens do mundo, e que os pescadores e paleies de peixe pague impostos como os funcionários publico.
    Pense na desorganização da nossa capital, onde falta a autoridade do Estado, onde toda gente vai para vender não sei o quê? Onde os homens de monte-grande passam dia sem fazer nada, a não ser esperar o fim do dia e vós pedir alguma miséria para pôr no bolso. Onde os motoqueiros procurando um meio de sobrevivência vão lesionando pessoas, mutilando pessoas e matando pessoas, e os deputados a Assembleia Nacional e Governo não procuraram solucionar o problema e a calamidade tem continuado. Estamos a combater paludismo, mas a motorizada está matar muito +.
    Pense nas imunidades parlamentar que impossibilitou a realização da justiça de stp, fazendo, por um lado, que vários deputados do seu partido como dos outros não puderam está presente nos tribunais e no Ministério Público, por outro lado, fazendo com que o povo não acreditasse nos tribunais – justiça de stp. O povo tem em mente que em stp tem cidadãos de 1ª, 2ª 3 ª e que só os de 3ª é que são julgado nos tribunais.
    Pense em vários produtos que fora vendido fora de prazo no mercado, para caso concreto, os produtos de stp-triding que estava fora de prazo, no entanto foram distribuídas as pessoas, sem que ninguém fosse condenado por tais actos. Povo comeu, sentiu mal de barriga, tirou bufo e chegou a ter diarreia – povo não gostou.
    Pense em problema de água e energia que o país sente sem que respostas concretas fossem dadas. Por exemplo a problemática de água de hospital, quem roubou foi condenado e porque não? Não porque foi roubado por cidadão da 1ª, e estes têm imunidade como vírus do sida. Por exemplo o problema de gerador de Bobo-forro, o motor comprado foi novo? Porque que gerador não funcionou? Porque que não se sancionou quem fez as respectivas compras? – Foi feito por cidadãos de 1ª.
    Pense nas casas sociais que foram construídas. Quem foram os seus beneficiários? Os jovens que estão construindo famílias ou dirigentes partidário que já têm mais do que uma casa? foram beneficiários aqueles que têm mais do que uma casa de Estado e sobretudo que têm + de um carro de Estado e que recebem subsídio de renda.
    Pense a situação de vários militantes do partido, que com um mínimo de conhecimento, com todos esses porquês por ser esclarecido se iria votar no partido, no qual você é presidente?
    Pense em duque pau,
    Duque de pau do povo é – povo põe e povo tira, por isso deixa o partido vencedor governar porque eleitores assim quiseram. Essa terra é de nós todos, cada um deve fazer o seu melhor e com transparência.
    Deixa o povo.
    Deixa o MLSTP, porque é o partido do povo.

  17. jJoão Paulo

    6 de Agosto de 2010 as 14:24

    CARO MECO,
    VC É UM JOVEM INTELIGENTE.
    SAIA DO MLSTP,
    NÃO SE MISTURE COM ESSA GENTE E DESGASTE A SUA IMAGEM.
    NÓS CONHECEMOS A SUA LUTA, SUA HISTÓRIA PARA SE FORMAR NO BRASIL (RECIFE-PERNAMBUCO).
    ACORDE ENQUANTO É CEDO.
    PEÇA CONSELHO AO VAZ.
    JOAO PAULO.

  18. Nelson Leite

    6 de Agosto de 2010 as 16:46

    Caro amigo Américo,só espero que não te estejas a preparar para apresentar uma candidatura para a presidencia do partido…!!????!! Bom,tudo o que disseste é verdade,e concordo plenamente contigo…O partido realmente precisa de muito sangue novo,mas para isso acontecer muitos terão que abandonar o partido….Eu sou daqueles que também gostaria de poder dar o meu contributo para o desenvolvimento do país,mas nós sabemos que quem la esta não quer abandonar nem deixar os jovens apoiantes do partido la começarem uma carreira politica,portanto assim torna-se muito complicado ajudar o partido a tirar o pé do buraco….Eu estive em STP durante sete meses e notei que não existe muita vontade nem interesse nem incentivos da parte dos dirigentes do partido em procurar jovens talentos para o partido…espero que no próximo congresso seja eleito alguém com garras e muita força de vontade para lutar e fazer do MLSTP aquilo que ele realmente é; um grande partido…..VIVA O M.L.S.T.P.P.S.D…….

  19. BLAGA PENA

    7 de Agosto de 2010 as 7:14

    Ola, meu caro colega e amigo
    tambem fiz parte da JSD, infelizmente e um partido que nao projecta gente jovem, por isso e um partido sem futuro, no MLSTP/PSD se quiseres ser projetado ou tens que ser filho do Posser ou de Rafael, ou tens que ter dinheiro como os irmaos Ninos que nao sabem ler nem escrever, se tiveres so conhecimentos nao seras valido, nao ha inovaçoes, “quem quer ter futuro tem que apostar na juventude”

  20. Valter

    25 de Agosto de 2010 as 12:58

    Américo, percebe-se que ainda persegues e sonhas com os “Pajeros” alheios, como desde os tempos de Brasil. Companheiro, vá a luta e sai de cima do muro. Teu país já lhe rendeu boas oportunidades de estudar às custas dele. Passou da hora de devolveres o favor e teres atitude de coragem, tal como um Homem.

  21. costa

    29 de Dezembro de 2010 as 4:26

    Altamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo