Sem categoria

191 países votam pelo fim do embargo contra Cuba na Assembleia Geral

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU

Texto da resolução para acabar com o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos recebeu apenas dois votos contra que foram de americanos e israelenses.

Foto: ONU/Cia Pak

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Assembleia Geral da ONU votou esta terça-feira a favor do fim do embargo econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra Cuba.

O documento para acabar com o bloqueio decretado há mais de 50 anos recebeu 191 votos a favor, dos 193 Estados-membros da ONU. Apenas dois países votaram contra: Estados Unidos e Israel.

Espírito de Compromisso

O representante americano, Ronald Godard, lamentou o fato de o governo de Cuba ter seguido adiante com a apresentação da resolução que é votada todos os anos pela assembleia.

Godard afirmou que o texto do documento não incluiu os últimos passos dados pelo presidente Barack Obama e nem o espírito de compromisso defendido pelo líder americano.

Na sua introdução, a resolução elogia o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois governos e reconhece também a vontade expressada por Obama de trabalhar pela eliminação do embargo econômico.

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez Parrilla, disse na apresentação do documento que o fim do bloqueio será essencial para o avanço das relações entre os dois países nos próximos meses.

Segundo Parrilla, a medida continua em vigor. Ele citou que o banco francês Credit Agricole recebeu uma multa de mais de US$ 1 milhão por fazer negócios com o governo cubano.

Leia Mais:

Assembleia Geral vota pelo fim do embargo econômico americano a Cuba

Assembleia Geral da ONU volta a pedir suspensão do embargo a Cuba

ONU pede novamente suspensão de embargo a Cuba

 

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top