Sociedade

Adeus Tomaz Andrade

Foi um dos primeiros jornalistas da Televisão São Tomense. Tomaz Andrade 45 anos, foi a enterrar quinta – feira. Vítima de mais um acidente de motorizadas em São Tomé. Não resistiu ao traumatismo craniano sofrido na noite da passada sexta – feira, tendo falecido esta quarta – feira.

Para os familiares, Tomaz Andrade foi o pai que perderam. «Tomaz não foi um irmão. Foi um pai para mim», declarou um dos irmãos no acto fúnebre.

Membro do núcleo sindical da TVS. Tomaz Andrade liderou as recentes negociações entre os trabalhadores da estação televisiva e o governo, após a greve geral que paralisou os serviços da TVS.

TVS perdeu um dos seus mais antigos profissionais. Tomaz Andrade foi também assessor de imprensa do Supremo Tribunal de Justiça. Foi colaborador do Téla Nón e mais recentemente do Jornal o Parvo.

Foi vítima de um acidente entre motorizadas. Segundo relatos dos familiares, um dos motoqueiros que circulava na noite da passada sexta – feira sem luz na motorizada, acabou por chocar com Tomaz Andrade que depois do árduo trabalho na TVS se dirigia a casa na sua motorizada.

Um choque que provocou lesões cranianas graves ao jornalista da TVS. O motoqueiro que circulava sem luz, sofreu ligeiro ferimento, e as últimas informações dizem que o motoqueiro, se apercebendo da grave situação do Tomaz Andrade, evadiu-se do hospital Ayres de Menezes, onde também estava a ser tratado, estando nesta altura em lugar desconhecido.

Abel Veiga

31 Comments

31 Comments

  1. PATRICIO

    30 de Julho de 2010 at 12:10

    QUE DEUS PROTEJA A SUA ALMA, DESCANSA EM PAZ QUERIDO VIZINHO, PORKI CA TAMBEM NAO TIVESTE UMA VIDA CONDGINA PARA ALEM DOS TEU ESFORCO ARDO E EXEMPLO DE HONESTIDADE FRIEZA NO ESPERITO KI SEMPRE TIVESTE.SE REALMENTE EXISTE UMA OUTRA VIDA, KI SEJAS FELIZ IRMAO.

  2. Medeiros

    30 de Julho de 2010 at 12:12

    Meus pesares a toda familia ilutada …
    É de esperar essas desgraças todas .. porque os politicos em stp só querem meter motorizadas… não preocupam em dar conforto á estrada … infelizmente ainda vamos assistir muitas desgraças dessas ..

  3. Chayanov

    30 de Julho de 2010 at 12:57

    Foi grande amigo.
    Meus profundos sentimentos de pêsar à familia enlutada.

  4. Jose Manuel

    30 de Julho de 2010 at 13:10

    Dear families and friends of the great journalist of our time in Sao tome and principe.

    It is with great sympathy that i express my greavence for the loss of Tomaz Andrade and i hope that his memory along with others that have done a lot to preserve the quality of our jounalism.

    Being him the father of the his entire family, i urge the government of Sao Tome and Prinipe to support them in order to mitigate their grivance by give great assistance.

    Jose Manuel
    079085511913
    Cardiff

    • Exibicionista - SANTOMENSE JA NAO SABE ESCREVER EM PORTUGUÊS

      30 de Julho de 2010 at 16:04

      Caro Jose Manuel, o Sr Sabe escrever em inglês, muito bom, agora ja sabemos. Mas porquê não aproveita e faz uma tradução para os familiares e amigos que não sabem inglês? Francamente…

    • raposo

      2 de Agosto de 2010 at 9:29

      realmente, no minimo ridculo…”cada cabeca sua sentenca”.

      Meus sinceros sentimento as familias enlutada.

  5. tagarela

    30 de Julho de 2010 at 13:20

    Alguém, algures ponderou “porquê que os bons morrerm tão cedo…”???

    A história nos tem ensinado que, aqueles que são bons para os familiares, para os amigos e colegas, aqueles que se engajam em dar a voz aos mudos ou os que não podem falar, são precocemente ceifados desta vida terrena.

    Estejas onde estiveres, saiba que foste e continuarás ser nos corações dos teus familiares, amigos e colegas, uma voz rouca, mas forte, destemida, incansável, vívida, um sorriso aberto e alegre, que jamais se calará, ainda que entre ti e o mundo o silêncio se impões e este tenha deixado de te ouvir.

    Foste bravo no cumprimento da tua missão que, malgrado não a teres concluído, encaminhaste-a até onde te foi permitido, com nobreza.

    Descanse em paz, meu primo. Glória eterna.

  6. Makassi Ngemba

    30 de Julho de 2010 at 14:01

    Os meus sentimentos de dôr e pesar a todos os familiares e os demais conhecidos. Tive várias oportunidades de privar-me com essa ilustre personalidade que foi Tomaz. Apreciei-o muito pela sua inteligência, dedicação e o grande sentido de responsabilidade perante o trabalho. Infelismente mais uma vítima ceifada por aquilo que considero ser o descalabro, o desmando de certos motoqueiros perante a ética de condução e a indiferença e passividade das autoridades competentes.

  7. Sónia Graça

    30 de Julho de 2010 at 15:28

    Adeus colega, que deus proteja a sua alma.

  8. Zovirax

    30 de Julho de 2010 at 15:42

    As motorizadas introduzidas em STP por agentes políticos e outros agentes, e conduzidas sem regras de boas práticas de condução e respeito pela vida humana, fizeram mais uma vítima mortal. Como homem humilde, pacato, respeitado e trabalhador, Tomás Andrade deixa o mundo dos vivos, por capricho de mais um acidente causado por um motoqueiro. Uma perda lamentável para STP, muito triste e doloroso.
    A família enlutada e ao amigos do Tomás Andrade, os meus profundos sentimentos de pesar. Nós que por cá ficamos, teremos a nobre tarefa de rezarmos para que Deus proteja a alma do Tomás Andrade.

  9. bill

    30 de Julho de 2010 at 15:47

    Nao é menos certo que perdemos uma grande personalidade no mundo dos meios de comunicaçao. Que em paz descanse.

  10. Amado Vaz

    30 de Julho de 2010 at 17:56

    Aos familiares, amigos e a TVS os meus sinceros e profundos sentimentos de pêsar

  11. atencao!!!!!

    30 de Julho de 2010 at 18:25

    é pra poder-se meditar uam vez mais, sobre o vandalismo reinante em stp. pois quem tem dinhiero e poder, tanto a invel politico como empresarial, tem comprado essas motos e entregam-nas ás maos dessas pessoas irresponsáveis e que em sua maioria nem a carta de conducao teem, pra estarem a diambular pelas estradas do País. na visao de muitos ignorantes, pois esses liberias com dinheiro, teem feito um favor que é o de proporcionar emprego aos mais desfavorecidos, mas na luz da verdade e dos factos, o que teem feito é apenas, permitir mais anarquia, falta de bom senso e irresponsalibidade civil por parte desses cidadaos.

    e onde está o dito estado nisso? onde imperam asl eis nisso? onde está o dever de servir e de ter de tomar medidas celeres e sérias nesse sentido?

    desculpem a expressao, mas como dizem os brasileiros: os dirigentes politicos e de poder, nesse sentido, as teem relegado “no cú do peru”.

  12. fer12

    30 de Julho de 2010 at 20:00

    Pois é quanta ignorância da parte do nosso amigo José Manuel, num momento de dor pela perda do nosso compatriota ele se arma em inteligente !!! Como disse o Exibicionista ,faça o favor de traduzir isso e passar a tua mensagem respeitosamente aos amigos e familiares do malugrado .
    bem haja !!
    Meus sinceros votos de pezar a familia do enlutada.

  13. fer12

    30 de Julho de 2010 at 20:02

    ” Meus sinceros votos de pezar a familia enlutada”

  14. Diker Lima

    30 de Julho de 2010 at 20:25

    Prezados familiares;

    Gostaria de trasmitir as minhas sinceras condolências pelo acontecido. Com certeza, perdemos um exemplo de profissional,Tomaz,que ele descanse em paz até que volte Jesus, mas tenha a certeza que Deus lhes darão suporte para enfrentá-lo.

    Atenciosamente!

  15. João

    31 de Julho de 2010 at 7:51

    Aos familiares e amigos/colegas da TVS, o meu profundo sentimento.Tomas que a sua alma descança em páz.

  16. Adolónimo Aguiar

    31 de Julho de 2010 at 8:04

    É com grande pesar que tomo conhecimento do passamento físico do Tomaz, o meu caríssimo colega no Liceu Nacional Viana da Mota, (vítima de mais um acidente causado pela irrespnsabilidade de um motociclista).

    Paz à sua alma e sentidas condolências à família enlutada.

    Haja quem ponha ordem e disciplina no trânsito, haja quem dê um basta a anarquia e à incúria que verifica-se nas estradas de São Tomé e Príncipe, haja quem ponha ordem e disciplina no país,(Unidade, Disciplina e Trabalho é o que está incrito no ~brasão e armas da República Democrática de São Tomé e Príncipe).

    Não é justo que se mate um homem justo!

    Não é justo que se mate impúnemente um chefe de família, um trabalhador exemplar e dedicado, um homem responsável, um homem que ainda tinha muito a dar à família, ao país e à sí mesmo.

    As pessoas têm que assumir as suas palavras e os seus actos.
    Haja quem cumpra e quem faça cumprir a Lei, exemplarmente.

    Não é justo que haja crime sem castigo!

    Adolónimo Miguel Aguiar

  17. Só visto!!!!

    31 de Julho de 2010 at 10:44

    Venho juntar-me a todas as vozes que aqui expressam os seus pesâmes a familiares e amigos, pela perda de mais um filho da terra, que esteve sempre disposto a fazer de S.Tomé e Príncipe um país mais esclarecido e justo.
    A toda a comunicação social os meus sentimentos de pasâme.
    Aproveito para tb deixar aqui o meu protesto, pois num país sério o Governo iria responder em tribunal por deixar ceifar tantas vidas com a importação irresponsavel de tantas motorizadas…
    É triste os responsáveis nacionais ficarem em silêncio perante tanto sofrimento dos seus concidadãos.
    A luta continua, avitória é certa!!

  18. Aquiles Amaral

    31 de Julho de 2010 at 18:22

    Eu Aquiles Amaral , actualmente residente em portugal consternado com a perca de um amigo especial e inesquecivel”Tomás Andrande”, venho nesta hora de dor e pesar endereçar a familha e os santomenses os meus mais profundos sentimentos de pesar por esta perda irreparavel.
    Amigos dos “os Fidos”

  19. Aycila Aguiar

    31 de Julho de 2010 at 18:27

    É desta forma que endereço a familia enlutada , a tvs, todos os santomenses os meus sentimentos de pesame por esta perda irreparável.Aquele que foi a voz presente na televisão santomense, e um elemento imprescidivel na divulgação cultural de São tomé, um adeus!
    Aycila Aguiar

  20. Ailton torres

    2 de Agosto de 2010 at 11:15

    que deuz proteja a alma do nosso querido Tomas Andrade e os meus sentimentos de pesar aos familiares e colegas do falecido .

  21. Digno de Respeito

    2 de Agosto de 2010 at 13:21

    Nesta hora de dor e pesar, lamento a circunstância do acontecimento entre muitos outros.
    Tomás foi sem dúvida digno de bom nome e trabalhador. Durante a minha vivência e na relação com a igreja da Capital santomense ( Sé e Conceição, tive a oportunidade de conviver de perto com o malogrado. Tal como o falecido Germías, Tomáz Andrade foi sem dúvida um bom seguidor de Cristo (Catequista e animador religioso, um excelente profissional (pelo menos enquanto estive em São Tomé), como jornalista foi um agente cultural dedicado ( á sua maneira e ao seu conhecimento), directo, expressivo e humilde na sua relação com as pessoas. Quando fui de visita a são Tomé ainda tive a oportunidade de rever essa velha amizade. Certo que Tomáz ainda pôde “beber” um pouco do ensinamentos da malograda irmã Inês. Fica aqui expresso uma vez mais o meu sentimento aos antigos colegas de profissão e aos familiares do jovem falecido.
    Espero que um dia haja se (re)conquiste o respeito e os valores (talvez perdidos ou quase perdidos) sociais, morais e culturais que os santomensesforam conhecidos pela sua “boa prática”.

    Haja Fé e esperança. Até sempre …

  22. Miguel Angelo Correia

    2 de Agosto de 2010 at 13:52

    Meus sentimentos de dor e pasar aos familiares deste ilustrissimo e incansavel jornalista por esta perda tão dolorosa que dificilmente sairá da mente de cada um de nós que o conheceu .
    Vai em pais meu grande amigo Tomás andrade .

  23. Alguem

    2 de Agosto de 2010 at 19:52

    Pois o parvo do Jose Mnuel so pork sabe falar ingles,pensa k pode sair por ai a escrever msg a ingles ve se conseguem iliminar isto pork e tamanha falta de respeito com os familiares do falecido.O Tomas Andrade foi um grande jornalista de stp meus sentimentos de pesares a todos os familiares e amigos do mesmo nessa hora e preciso muita forca e corajem …descansa em paz.

  24. Judylay Borges

    2 de Agosto de 2010 at 22:11

    o jornalismo Santomense sem dúvidas ficou mais pobre…

    lamento imenso e aproveito a oportunidade para expressar o sentimento de dor e tristeza que quero aqui partilhar com a família…
    as minhas mais profundas condolências!

    Ass: Lay Borges(modelo)

  25. zaa

    8 de Agosto de 2010 at 15:09

    VI ALGUNS COMENTÁRIOS DELE AQUI NO BRASIL ERA MUITO INTELIGENTE

  26. zaa

    8 de Agosto de 2010 at 15:10

    LI ALGUNS COMENTÁRIOS DELE AQUI NO BRASIL ERA MUITO INTELIGENTE

  27. Adriano Málé Bobo

    19 de Agosto de 2010 at 11:41

    Se aqui em stp se os politicos tivessem dados os jornalista os seus verdadeiros valores,tal vez, ele não podio ter acidente de mota, mas eles só sabem humilhar este pé rapado e deslcalço dos jornalista que estão toda hora a pedir esmola, como Armindo Tombá e copaninha lda,
    fui
    obrigado

  28. VANDA MATEUS ANDRADE

    8 de Agosto de 2012 at 1:01

    PERDE O MEU PAI O MEU HEROI O MEU IDOLO O MEU TUDOOOO, ISSO POR INRESPONSABILIDADES ALEIA…
    🙁

    PAI VOLTAAAAAA

    • vander

      11 de Agosto de 2012 at 11:51

      essas pessoas que fazem comentarios sem saberem quem era o homem em causa fazem_me rir e depois tesns aqueles que falam em ingles se nao sabes da pessoa em causa nao fales….agradeco tods aqueles que fizeram homenagem ao meu pai. e para aqueles que nao sabem quem a pessoa em causas mais vale ficar triste me silencio!!! mais brigado na mesma por o respeito! obrigado a quem fez esta pagina web abel veigas um grande jornalista.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top