Sociedade

“Caos” ameaçou o aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe

A noite do último domingo poderia ter entrado na história de São Tomé e Príncipe, como o dia do caos. Fogo de origem duvidosa avançou em três frentes para consumir a principal porta de entrada e saída do país.

O fogo que nasceu repentinamente dentro do espaço aeroportuário, por volta das 18 horas, crecsceu e caminhava em direcção ao reservatório de combustíveis que alimenta as aeronaves.

O fogo súbito, numa noite em que o aeroporto estava encerrado, sem voos regulares, foi controlado por volta das 21 horas e 45 minutos, graças a intervenção dos bombeiros e da participação popular que saiu em socorro da única infraestrutura aeroportuária de São Tomé.

O estrago que o fogo poderia causar seria uma espécie de apocalípse para a ilha de São Tomé. Os tanques de Jet A – 1, poderiam destruir por completo o aeroporto internacional, para além de enviar chamas para os bairros residenciais, a maioria com casas de madeira, que circundam o aeroporto.

Mas como dizem os mais velhos, São Tomé Poderoso, tem mãos sobre a ilha de nome santo. O fogo estranho, foi controlado, quando já lançava a sua língua incendiária sobre o tanque dos combustíveis para aeronaves.

O Ministro das Obras Públicas e Infra-estruturas, presente no local, disse ao Téla Nón que « já conseguimos controlar o fogo. Desconhecemos a origem do fogo», declarou Osvaldo Abreu.

Raul Cravid, Director Geral da ENASA, que na véspera da independência nacional inaugurou a iluminação da pista do aeroporo, não queria acreditar no que viu e enfrentou durante a noite de domingo. «Felizmente já temos tudo sobre controlo, mas é algo que deixa alguma preocupação., deixa muitas dúvidas, a esta hora sem sol, não havia vento que pudesse ajudar o fogo. Das 18 horas até agora, 21:45, estamos aqui a combaer o fogo com ajuda dos carros de bombeiros, e outros que entenderam apoiar-nos», declarou o Director Geral.

A Direcção da ENASA considera que o incêndio deve ser investigado. «Fizemos a nossa parte e agora cabe as aoutras instituições fazerem a sua parte para apurar responsabilidades», reforçou Raul Cravid.

Medidas mais apertadas de segurança vão ser tomadas a partir de segunda feira em torno do aeroporto internacional, anunciou Raul cravid.

Esta manhã, começou a investigação do incêndio estranho, que queria consumir o aeroporto internacional.

Note-se que no passado, entre os anos 2009 e 2010, as infra-estruturas e equipamentos do Estado, conheceram incêndios estranhos. Um gerador da EMAE, incendiou alegadamente por si, agudizando a crise energética na altura, uma e única grua que funcionava no porto de São Tomé, para descarga de navios, também pegou fogo de repente, e de forma estranha. Quando as autoridades despertaram os equipamentos já estavam carbonizados.

Abel Veiga

    52 comentários

52 comentários

  1. Locomotiva

    15 de Julho de 2013 as 9:37

    Basta haver uma data, um acontecimento de natureza nacional que o mal se instala, e os Ind(ADI)gnados assumem a mascara em maldade contra esse Povo e o País. Quizeram incendiar o único aeroporto do País, só porque este Governo conseguiu colocar iluminação na pista. Ind(ADI)gnados têm-se a dar pessoas dinheiro, aproveitando das suas misérias para introduzirem o tão falado CAOS, CAOS prometido pelo Patrice Trovoada. Tenho que estar atentos e vigilantes. Tamos atentos Senhores Ind(ADI)gnados.

    • rapaz de riboquep

      15 de Julho de 2013 as 11:40

      amigo nunca devemos julgar os outros sem termos provas concretas e certeza daquilo que estamos a falar isto só mostra um sinal de odio e ignorância o que não nos leva a parte alguma pelo que me apercebo tudo de mal que acontece no nosso pais a culpa é do PATRICE TROVOADA amigo estou a falar no plural as coisas assim não nos levam a parte alguma

    • rapaz de riboque

      15 de Julho de 2013 as 11:44

      o nosso aeroporto realmente não tem segurança nenhuma se foi mão criminosa as autoridades que investiguem e se não tiverem meios comptentes para tal pedem auxilio a outros países e se for encontrado o auto da barbaridade que seja severamente punido para que sirva de exemplo aos malfeitores

      • atento ao dossier

        15 de Julho de 2013 as 23:46

        Caos vai ser se não tirarem os navios do petróleo de onde estão,isso é que verdadeiramente perigoso para a população de s.tomé,fiquem atentos.

    • Bingo

      16 de Julho de 2013 as 6:48

      Senhor Ministro Óscar Sousa:

      Gravana ou não gravana, isto é demasiado sério e por via das dúvidas, faça-nos o favor de fazer patrulhar o aeroporto 24 horas por dia. 24 HORAS POR DIA!
      Há demasiados militares ociosos no país, ponha-os a guardar o aeroporto.
      Contra gravanas, ventos, caos e seja o que for. E não se preocupe se alguém vier dizer que o senhor está a militarizar um aeroporto civil.
      Passar bem, obrigado.
      Fui.

      • Zona Sul

        16 de Julho de 2013 as 18:06

        Isto não é pra perder tempo. É pra já e já.

  2. zeme Almeida

    15 de Julho de 2013 as 9:44

    Que acusem de quanto em torno {Caos,Cao}muitos ainda encontram-se traumatizados com esta expressao.Só mesmo em STP

  3. Sousa

    15 de Julho de 2013 as 10:02

    Para quê estas coisas meu Deus?! Só por causa de poder! Sinceramente! Nós somos mesmo maus, porcos e burrros. Como é possível que gente com cabeça, aparentemente com conhecimento, que já serviu o país, que tem família, que se considera de S.Tomé, pode ter este comportamento só por causa de poder, meu Deus?! Para quê levar as coisas até este limite meu Deus!? Para quê, minha gente?! Eu sabia que os nós forros somos maus uns para com outros. Nunca tive dúvidas sobre isto. Mas até este ponto eu nunca tinha imaginado. Querer queimar um aeroporto, destruir infraestruturas, matar pessoas como aconteceu com o navio Príncipe só por causa de poder é triste. Muito triste. É um crime. Se estas pessoas não pagarem por este crime cá na terra hão-de pagar por ele no inferno.

    • joão pedro

      16 de Julho de 2013 as 11:35

      É com a imerecida vénia que tomo a liberdade de assumir a despesa do comentário,neste caso do teu disparáte,que muito sinceramente mereceu o meu profundo desprezo por falta de honestidade.Existem vezes que dou por mim mergulhado em tremendo sacrificio de memória,interrogando-me,como é possível haver pessoas que opinam com tanta veleidade!! Por acaso as entidades de direito ja determinaram com segurança bastante,as causas do incendio,para o senhor estar neste forum a acusar de forma leviana o partido ADI?Eu também não gosto do manuel pinto da costa,mais não imputo a ele factos que não tenho certeza.E esta minha atitude chama-se: seriedade,responsabilidade,intelectualidade,contenção.
      Portanto antes de esboçares quaquer tipo de prosa, primeiro reduza a sua ignorancia.

      • Zona Sul

        16 de Julho de 2013 as 18:21

        No seu comentário, ele não refere nenhum nome!
        Francamente!!!!
        Quem não deve não teme.

  4. Desgraçado

    15 de Julho de 2013 as 10:11

    Isto é um ato terrorista, um atentado contra estado santomense e o povo santomense e espero que os verdadeiros santomenses contribuam para descobrir os terroristas que causam este terror ao estado e ao povo santomense, Deus abençoe STP.

    • Santomé Plodôsu

      16 de Julho de 2013 as 16:40

      Se ardeu é porque o terreno circundante tinha material inflamável(mato), torna-se necessário uma zona de segurança livre desse tipo de material(ôbô).

  5. Pv

    15 de Julho de 2013 as 10:21

    Aeroporto esta exposto a qualquer um, ou seja que quiser entrar ao aeroporto entra sem qualquer dificuldade. Só mesmo em STP
    De qualquer maneira, sendo bastante frequente incêndios no aeroporto nesta época do ano, não era suposto, espaços onde tem os depósitos e outros equipamentos importantes para funcionamento do aeroporto estarem protegidos contra incêndio que deflagram dos capins que circundam estes espaços?

  6. J.Rufino

    15 de Julho de 2013 as 10:39

    Deve-se procurar a causa do incêndio e aporar responsabilidades caso haja culpados chamar a justiça.

  7. Lévé-Léngue

    15 de Julho de 2013 as 10:40

    Indignação… Sabotagem… Caos, caos, caos… Está mais do que evidente!

  8. Me Zemé

    15 de Julho de 2013 as 11:01

    Temos tidos alguns acidentes estranhos. Acho que já está na altura para termos mais cuidado com equipamentos que são estratégicos para o país. A falta de manutenção e limpeza é um dos nossos problemas crónicos. O barco tornado, certamente foi pelos ares por falta de manutenção. Apelo as autoridades a ter mais atenção com os bens estratégicos e quando há acidente ou incidente destes, devam ser investigado até a última.

  9. Alberto Fernandes

    15 de Julho de 2013 as 11:05

    Credo minha gente…
    Vê-se até onde aqueles que dizem amar este país e seu povo sõ capazes de chagar.
    Isso só pode ser ciúmes e inveja daqueles que nunca quiseram ver este país crescer, só usam o poder para fazer os seus negócios e contrabandos.
    ADI está com medo e vergonha pq sempre falaram e prometeram muito e não fizeram nada e o Gabriel Costa e este Governo está a dar sinal de que é possivel resolver muitos problemas do país e este povo sem viajar muito e sem meter em negócios de contrabando para manchar o bom nome do país.Força Gabriel, não tenha medo o Patrice trovoada ainda vai pagar por este caos que ele quer meter no país e por estes dois anos de roubo para comprar quinta em Portugal.
    O povo já não acredita nas palavras doces e no dentxi beto de Patrice Trovoada.

    • E. Santos

      17 de Julho de 2013 as 7:28

      Sem falar no ADI, ou seja, sem ter de entrar em qualquer comparação com qualquer governo anterior para não vitimizar, vamos nos restringir apenas ao actual. Você está a dizer que Gabriel Costa e este governo estão a dar sinal de quê? Detalhe-me estes sinais se faz favor. Porque na minha segueira, não estou a ver sinais nenhuns. Elucide-me se faz favor.

  10. nilton carvalho

    15 de Julho de 2013 as 11:06

    ainda existe duvidas??eu e que nao vejo,a sim sabotadores a solta,,logo agora que existe iluminacao no aeroporto e que aparece incendio.

  11. osvaldo afonso

    15 de Julho de 2013 as 11:09

    é unico que temos,voces querem acabar com ele,q país,sempre com agitação começou com manifestação do arroz,segui com manisfestação dia 11de julho,os festejos de 12 julho,não aparecem,nas cermonias do ato centra,baicoitar tudo,voces não têm noção,stp é podoroso,agora o unico ponto de entrada e saida,querem acabar com ele.é muita pena.depois dezem que é ditadura estão a inscitar a violencia nós os stp somos,pacificos.falam por ai que os demonios(curadeiros) de gabão,mali,e congo,enbarcaram no pais,a minha cabeça não vai ser trocada por este que qerem poder a qualquer preço,eu tenho netos pra criar.nesta questão do incedio o estado tem que fazer de tudo,uma investigação forte para encotrar os actores,povo de s.tomé e principe tem q saber quem,fez isso e a mando de quem para ganhar qué.fui

  12. Faminto XXI

    15 de Julho de 2013 as 11:28

    Acabaram com nós por cá para estarem a fazer este tipo de teatro. Esta na cara a intenção do jornalista em associar ar este incidente a um partido político. O autor desta noticia e os seus mandantes devem estar sentados a rir dos comentários daqueles coitados que ” graciosamente”, vão tentando concluir aquilo que a manchete da noticia tenta insinuar. Isto, em qualquer Estado de Direito pode ser considerado como crime. Estes tipos de insinuações só incentivam ao ódio desnecessário. Mesmo que haja indicio de fogo posto, qualquer um que vive em STP pode ser suspeito, até mesmo o autor da noticia. Por isso, acho prudente evitar-se estes tipos de insinuações. Já todos sabemos que a palavra “caos” tem sido associada a outro Senhor que se chama de “dentche Betu”, mas antes de se ter qualquer evidencia se foi um incendio natural (estamos na gravana) ou um descuido(uma beata de cigarro), ou outra causa qualquer (pois neste tipo de coisas não se pode deixar de considerar qualquer suspeita), devemos ter alguma cautela, sobretudo os jornalistas. Deixem que as autoridades competentes façam o seu trabalho. Alguém da Pic, ou qualquer outro investigador criminal fez algum pronunciamento técnico ou alguma peritagem sobre o assunto? Deixemos de politiquices para não cometermos burices.

  13. Ramos

    15 de Julho de 2013 as 11:29

    S.T.P é terra quente e húmida nao sei o que aconteceu mais isso só se resume em criminalidade. Alguém o fez a que se trabalhar para colocar todos aqueles que odeiam essa terra maravilhosa na cadeia…

  14. atento ao dossier

    15 de Julho de 2013 as 11:31

    Caros amigos tudo isto por causa da iluminação da pista,é que ela as escuras estava muito melhor para outras pessoas,à coisas que não se podem fazer com luz….

  15. A chave

    15 de Julho de 2013 as 11:36

    E o barco a Principe tambem quemo-se. Caos, caos, caos.

  16. maria ricardo

    15 de Julho de 2013 as 11:54

    A minha sugestão é de que seja investigado as causas do incêndio. Não é normal que isto aconteça e fique por apurar as responsabilidades. Alguém tem que bater mão na mesa e dizer basta!… Está sendo demais e há que tomar medidas contra aqueles que dizem ser amigo do povo pequeno.

  17. Alberto

    15 de Julho de 2013 as 11:55

    Voce é um palhaço , um bedado estas com fome e inveja de trovoada eu se que Alberto Fernades fez uma devida de 100.000euro e queria que Patrice trovoada pagasse mas vai ficar na meseria

  18. STP é nosso

    15 de Julho de 2013 as 12:09

    Porquê o Tela Non quer induzir as pessoas a pensarem que foi o partido ADI ou os jovens indignados quem pôs fogo no Aeroporto?
    Creio que a situação é muito grave para estarmos a fazer estas brincadeiras de maus gosto. Temos que começar a pensar no país e esquecer dos partidos políticos. Espero que a PIC tome em sério este caso.

    • maria ricardo

      15 de Julho de 2013 as 18:11

      Tens alguma dúvida? Não envolve o Téla Nón nesse processo. O Téla Nón é um diário onde todos temos o direito e dever de comentar e/ou criticar o que quer que seja, de uma forma construtiva.

  19. Carlos Jorge da Silva

    15 de Julho de 2013 as 12:31

    Existem pessoas devidamente identificadas que já deveriam estar a responder na Justiça. Estão soltas com cabeça fria e a procura da desgraça para o nosso pais. Os Senhores promotores do caos caos caos vão pagar por tudo que estão a orquestrar…

    • Calo Duro

      15 de Julho de 2013 as 15:21

      Caros “Sousa” e “A chaves”. Vocês falam do barco príncipe que foi propriedade do vosso avô, que navegava em outros mares? Cá em STP, nunca houve barco algum de nome “príncipe” que queimou-se. Acho melhor informem-se, do que perderem a grande oportunidade em estarem calados. Deixem o trabalho para as autoridades competentes (PIC), que já recebeu dados das pessoas devidamente identificadas através do “Carlos Jorge da Silva”, nosso 100% patriota que trabalha em parceria secreta e profissional com a PIC.
      Disse e fui….

  20. Alzindo Abreu

    15 de Julho de 2013 as 14:41

    Quem faz uma coisa desta devia ser responsabilizado e condenado por estes atos, de pessoas que não tem consideração nem amor a nosso País, e se calhar não tem noção de vitimas estrago e prejuízo que poderia dar a nosso país. Há que pensar bem em reforçar mais a segurança dos recintos Públicos….
    Não basta fazer inaugurações, Também temos que pensar em fazer limpezas em recintos públicos…O Aeroporto internacional de de São Tome e Príncipe deveria ser o espelho do nosso País…
    Nos temos que proteger o que é nosso independentemente de que esteja afrente de coisa Publica, temos que por as nossas rivalidade de lado….
    Eu como sou um dos que ainda acredito na Justiça Santomense, vou espera pra ver em oque que isto vai dar….

  21. Miguel Sousa

    15 de Julho de 2013 as 14:59

    Acho que titulo da noticia e propricia para o acontecimento. A situacao e lamentavel mas acho que ninguem tem o direito de julgar o autor da noticia, sem meios adequados os nossos jornalistas ainda conseguem cobrir algo na hora e ainda sao tratados como autores do crime.O jornal telanon informa o publico a troco de nada e acho que os profissionais deveriam receber mais carinho por parte dos leitores.

    • Zona Sul

      16 de Julho de 2013 as 18:49

      Esta é a realidade do pais que temos.
      Ninguém agradece ninguém pelo seu trabalho, pelo seu esforço e pelo contrario é só criticar e mais nada.
      Somos muito maus uns com os outros.

  22. Carlos

    15 de Julho de 2013 as 15:37

    Sem duvida que este acto criminoso tem um responsável. Não basta a manifestação que têm realizado para convencer um grupo de inocentes? É preciso esta tamanha barbaridade com a finalidade de destruir por completo o único aeroporto e colocar em perigo a vida da população residente nas proximidades do aeroporto? Meus senhores do ADI está é uma atitude de quem não ama este País, de quem não pensa no bem estar do povo Santomense.

  23. Aristides Barros

    15 de Julho de 2013 as 15:48

    Não é nada estranho porque não é a primeira vez que há incêndios no aeroporto. Normalmente nos períodos de gravana acontecem incêndios deste tipo.

  24. julio silva

    15 de Julho de 2013 as 15:50

    Maos criminosas ou nao devemos investigar para conhecer as cauas da origem do fogo

  25. Calo Duro

    16 de Julho de 2013 as 8:03

    Estava um comentário no outro artigo (Incêndio “estranho” e de origem duvidosa quis engolir esta noite o Aeroporto Internacional) que de um momento para outro desapareceu. Queria perguntar se falavam de Arlézio Costa que esteve em Praia Gamboa a distribuir dinheiro e droga aos jovens para realizarem o referido acto criminoso ou Arlécio da Costa da FDC que é o sobrinho do actual PM Gabriel Costa. O comentário foi importante Abel, porque pode-se tentar saber a origem do tal dinheiro e droga.
    Disse. Fui….

  26. bmw

    16 de Julho de 2013 as 8:15

    se o país é de todos nós, para quê destrui-las?
    vamos juntos contribui para o desenvolvimento ,mesmo que seja a nossa maneira “leve-leve”.

  27. Angelo Afonso

    16 de Julho de 2013 as 8:26

    Meus caros
    Isto tem a mão do MLSTP
    O senhor Presidente do MLSTP e seus associados, são os verdadeiros indignados silenciosos.
    Não estão a falar, fizeram-se de mudos, mas estão a actuar no terreno.
    O Presidente da República passou-lhes os pés, e eles estão na busca de todas as artimanhas para sabotar este governo.
    Se quiserem acreditar que acreditem
    Afonso

    • Bingo

      16 de Julho de 2013 as 8:47

      Angelo Afonso:

      Claro que voce sabe que ninguém acredita. Estará voce a tentar desviar as atenções da direção certa?

  28. jorge ventura

    16 de Julho de 2013 as 8:33

    O próprio governo e as forças que sustentam o mesmo é que estão por trás disto tudo
    Estão a procura de algo para acusar a oposição, porque sabem que não têm chance nenhuma de convencerem este povo. Por isso, vão autossabotar de modo a culparem os outros.
    Mas o povo deve estar vigilante.
    Se o aeroporto ou qualquer outra infraestrutura do país for sabotada, isto demonstra a incapacidade deste governo de se governar. Pois a vigilância, a preocupação para guardar e proteger os bens do Estado, também fazem parte da governação.
    Se não são capazes de protegerem o bem do Estado, então que abandonem o Governo.
    Qualquer sabotagem deve ser apontado ao próprio Governo
    Basta de incompetência
    Angelo

    • Zona Sul

      16 de Julho de 2013 as 19:05

      O senhor jorge ventura pode me dizer onde foram os demónios que atacavam os nossos filhos nas escolas????
      Este dito assalto ao poder foi uma liberdade para os nossos filhos e que deveria ser comemorado como o 12 de Julho (dia da independência).

  29. zeme Almeida

    16 de Julho de 2013 as 9:30

    Governo desnorteado e querem deitar culpas aos dos ADI.Assaltaram o poder a forca que governem e deixem de culpar os outros culpados da vossa má governacao?Abaixo os assaltantes do poder.

  30. gualter almeida

    16 de Julho de 2013 as 11:03

    realmente o nosso pais esta a tornar um pais instável sem ordem nem disciplina se realmente foi uma mão ou mãos criminosas deviam ser feito como fizeram ao que foi apanhado a roubar a cabra, destruir o nosso património é triste já basta destruírem-nos psicologicamente façam as investigações necessárias e caso sejam apanhados senhores da lei não tenham mãos leves ou deixem-nos para que seja feita justiça popular

    • Bom português

      17 de Julho de 2013 as 8:11

      Atenção com as maiúsculas e a pontuação. Andas muito distraído. Isto nem parece teu. Tu que costumas corrigir os erros ortográficos alheios!?

      • gualter almeida

        18 de Julho de 2013 as 13:48

        ok meu vou ter mais atenção

  31. banana com maxipombo

    17 de Julho de 2013 as 8:12

    Presenciei o incêndio. Não foi nada de especial. Estão a dramatizar tudo isso. Tudo começou há mais ou menos 150mts da parte norte das instalações do aeroporto, no mato seco (capim).Vi ali um caminhão bombeiro a tentar apagar a chama. O operador não conseguia extinguir o fogo que era apenas de pequena dimensão. Incapaz de extinguir a chama, o operador do caminhão abandonou o local e tudo indica que teria ido pedir reforço. Nesse espaço do tempo, a chama começou a ganhar outras dimensões e a aproximar-se das instalações. Acho que tudo por falta de limpeza nas proximidades do aeroporto. Não podemos especular que terá sido fogo posto porque essas declarações são graves. Foi sim, como tem sido na nossa cidade, falta de limpeza.

  32. Binóculo sec.XXI

    17 de Julho de 2013 as 9:31

    Depois desta é o fim. E eu pensava que os homens eram mais espertos. Há indícios claros de quem mandou pagar inocentes para atear fogo ao nosso aeroporto. Os homens estão completamente perdidos. Perderam as estribeiras e fizeram tamanha barbaridade. Como é sabido na gravana uma beata é perigoso. Mas, as actividades estavam paralisadas, não havia movimento no aeroporto. Os malfeitores entraram e colocaram fogo em três locais distintos. Isso é por acaso? Não… nós não somos parvos. O caos prometido quase que concretizava. Pedimos as autoridades competentes que não brinquem com coisas sérias. O Hitler começou assim, com incêndios, boicotes até ao holocausto. Prendam todos os cabecilhas sem tibiezas, com imunidade ou sem imunidade encostem-lhes à roupa ao pelo e a verdade surgirá. Seguidamente emitam um mandato internacional contra o mandante deste crime hediondo o dentxe bétu e o enquadre nas malhas da lei por este e outros crimes já em fase final de instrução. Sr. Ministro Óscar de Sousa, o ADI e os seus lacaios estão a tentar pô-lo à prova, mas, para ocasiões excecionais deverão ser tomadas medidas excepcionais.
    Abaixo os parasitas e usurpadores do poder que os assaltaram, quando não tinham maioria no Parlamento.

  33. Fala Serio

    17 de Julho de 2013 as 11:24

    Meus senhores,
    Sem provas não se pode acusar a quem quer que seja, mas convenhamos, o Director da ENASA quando fala de suspeitas é porque tem elementos para isso. Ainda durante os trabalhos da iluminação da pista houve cortes propositados de cabos da estrutura eléctrica, também houve um curto circuito que afectou alguns equipamento e pelo que se sabe, esta situação já está nas mão das autoridades. São muitas coincidências e quem andou a espalhar ameaças deveria saber que consequências viriam. O ADI não pode reclamar de ninguém, si não de si própria, está a colher o que andou a plantar. Si não tem culpas não tem porque se preocupar, vamos esperar que as autoridades competente resolvam o caso.
    Devemos estar todos vigilantes para as manobras daqueles que dizem estar preocupados com o País, mas que na realidade só estão a resolver os seus interesses e o Povo que dane…
    STP precisa do povo unido e vigilante

  34. vida de surpresa

    18 de Julho de 2013 as 11:41

    Concordo com sigo, a justiça tem que ser feita de forma querente,
    Eu sou dos que pioneiros que trabalha ali no exterior na área de de Defesa civil… e vendo este tipo Catástrofe acontecendo aí no nosso AEROPORTO e o único que Deus nos deu é de lamentar
    Vendo o este sector na área de seguros esta muito Frágil.

  35. Realista

    18 de Julho de 2013 as 12:21

    O que me admira é ver pessoas que antes apoiavam o governo do ADI, e que agora como esse governo não esta no poder agora viram-se contra eles. Meus senhores vcs criticam o ADI, mas queria k vcs me dissessem que governo nós tivemos que fez um trabalho melhor do k o governo do ADI fez, digam-me qual governo, governou sem k recaía entre si uma suspeita de corrupção. Tudo bem se o governo do ADI tenha cometido algumas falhas, mas agora digam-me qual sera o governo que fara um trabalho melhor k o do ADI fez, com uma cambada de homens que já passaram pelo poder e não fizeram nada pelo país. Se o governo do ADI foi um governo corrupto os k lhe antecipou não ficam atras, portanto não critiquem qdo vcs tb têm rabo preso…Resumindo e concluindo não vejo nenhum partido com assento parlamentar capaz de desenvolver STP, so se aparecer um novo partido com novos ideais e que lhes deixem trabalhar…..

  36. Ilum Iname

    21 de Julho de 2013 as 9:06

    Há aqui muito de negligência na gestão aeroportuária. A primeira linha de defesa é a prevenção. O capim deve ser mantido permanentemente cortado rente especialmente nas áreas operacionais e sensíveis não só para prevenir incêndios mas também para assegurar a visibilidade das luzes e sinais operacionais. Eu próprio tenho experiência de mal conseguir visualizar os PAPIS devido ao capim. Há sempre alguém que vai atirar um cigarro ou de alguma forma tentar provocar umincêndio. É da natureza humana. Aos responsáveis cabe asegurarque daí não advirá mal de maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo