Destaques

“Comunicação é algo que combina com o temperamento extrovertido do são-tomense”. 

A declaração é do embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe,  José Carlos Leitão (na foto), na inauguração do Núcleo de Comunicação e Cultura.

Uma infraestrutura tecnológica instalada numa das salas do Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe, que vai permitir a formação e capacitação dos jovens em vários domínios da comunicação e cultura através da utilização das novas tecnologias de comunicação e informação. « Mesmo que um país não seja uma potência, mesmo que um país não seja desenvolvido esse país terá sempre uma ilha de excelência em que ele poderá exportar o seu conhecimento para um país irrmão. O que está a acontecer aqui é exactamente isso. O Brasil não é uma potência mas tem ilhas de excelência. E uma das ilhas de excelência do Brasil é a Universidade Federal Fluminense», declarou o embaixador do Brasil.

Através da Universidade Brasileira, quadros da comunicação social são-tomense, nomeadamente jornalistas estão a ser formados em vários domínios de comunicação e cultura.

O Núcleo de Comunicação e Cultura inaugurado no ISP, é um projecto que reforça as capacidades da instituição segundo Peregrino Costa, responsável do ISP.  «Alojando um projecto deste num instituto com mais de 1000 alunos, estamos a conduzir melhor a preparação e formação da juventude», pontuou.

Brasil está a fortalecer parceria com São Tomé e Príncipe em dois domínios fulcrais para a formação do homem. A comunicação, que faz o dia a dia de cada cidadão, junta-se a cultura que «são os gotos, os valores, as expressões que nos identificam. Portanto quanto mais fortalecemos a comunicação e a cultura, mais estaremos nos desenvolvendo, alcançando outros espaços de comunicação tanto internos como externos no mundo», sublinhou um dos quadros brasileiros responsável pelas acções formação que estão a ter lugar no Núcleo de Comunicação e Cultura.

Dezenas de jovens são-tomenses já estão a ser formados na área de gerência de conteúdos, ligada a web site.

Abel Veiga

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top