Sociedade

Mais duas sanzalas vão deixar de ser cavernas

O projecto lançado pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Dias, já melhorou a qualidade de vida de milhares de famílias que habitam as roças de São Tomé. O cenário medieval que fazia a vida dos agricultores nas roças, está a ser mudado paulatinamente.

No último fim-de-semana, o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Dias na companhia do embaixador de Taiwan em São Tomé e Príncipe, por sinal o principal financiador do projecto de reabilitação e construção das casas das roças, lançaram a primeira pedra para construção de casas sociais em Benfica e Vista Alegre, duas comunidades agrícolas que pertenciam a antiga empresa Santa Margarida.

FOTO LANÇAMENTO DE PEDRA EM BENFICA...Grandes produtoras de cacau, tanto Benfica como Vista Alegre, localizadas no distrito de Mé-Zochi, conheceram acentuada degradação das infraestruturas habitacionais. Família numerosa partilha um único quarto, de poucos metros quadrados. Quartos, concebidos na era colonial para albergarem apenas 1 contratado por quarto, e que nos últimos 38 anos passaram a ser lar de famílias numerosas.

O impacto do projecto de reabilitação das sanzalas e construção de novas casas com conforto e dignidade, é grande e cala fundo na alma dos milhares de famílias que habitam as roças.

Em nome dos habitantes de Vista Alegre, António Veríssimo presidente da Associação dos agricultores, agradeceu ao Governo na pessoa do ministro da agricultura pela acção que eleva a qualidade de vida dos moradores.

O embaixador de Taiwan realçou, que as casas a serem construídas vão contribuir para melhorar o saneamento do meio, e a qualidade de vida nas duas roças.

O ministro da agricultura, explicou porquê que priorizou Vista Alegre e Benfica. «Nos estivemos cá, vimos casas em ruinas, vimos famílias de 4 à 6 membros que partilham uma superfície de 5 a 6 metros quadrados. Por isso é que decidimos dar-vos essa prioridade», pontuou.

O novo bairro dos trabalhadores de Benfica e Vista Alegre, fica concluído dentro de 3 meses. São casas construídas de raiz, iguais as que já foram construídas na comunidade agrícola de Guégue.

São blocos residenciais de alta qualidade, com dois quartos, uma sala comum, cozinha e casa de banho. «Vai haver pessoas que vão passar por cá e vão dizer que essas casas não vos merecem. Mas eu digo que vos merece, sim», declarou o Ministro da Agricultura, recordando bocas que já tinham sido abertas a quando da inauguração das casas da comunidade de Guégue, para dizer que a qualidade de tais residências não deveria ser para os agricultores.

Abel Veiga

    6 comentários

6 comentários

  1. Ze Konder

    2 de Junho de 2014 as 11:44

    É pena este ser único Ministro do PCD que ainda faz alguma coisa. Pois, a melhor alternativa para STP seria PCD se não fosse…

    • Fernando Rimoy

      4 de Junho de 2014 as 9:54

      Até nesse ministro que trabalha, vou procurar falhas. Já vi, está no PCD meu partido, já conquistamos alguns cargos estratégicos que eram de MLSTP, graças a esse presidente atual deles que é fraquíssimo. O que falta o Partido ter infiltrados em todos os partidos grandes, para dar mais taxos aos seus militantes e depois vir com tudo e regressar ao poder. Esse ministro não faz alguma coisa como dizes, ele trabalha, tá nele e não tem nada a ver com PCD. E não é pena é bom isso. Eu não sei porquê que ainda sou desse partido.

  2. santola

    2 de Junho de 2014 as 12:21

    STP ta acorda pra realidade lol

  3. Madalena

    3 de Junho de 2014 as 12:05

    São bem vindas, ma contudo devem ser articuladas com ministro da cultura, uma vez que essas casas serem já uma patrimônio, pela sua arquitetura. AÇÕES CONCERTADAS.

  4. elton

    3 de Junho de 2014 as 14:12

    eu so espero que sejan casas vertical e nao horizontal que custa muito espco e deixa a cobertura em cima vazia sao tome e principe e muito peque deveria se construir casas socias verticalmente ou predios de cinco ou quatro andar demodo a economizar espaços dos terreno que ao longo termo se nao tomarmos cuidade vai ficar escaço do que ja esta

  5. cati

    8 de Junho de 2014 as 15:23

    Que titulo e Estes?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo