PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU
Segundo seu porta-voz, Ban Ki-moon elogiou as delegações por definirem as bases para um acordo mais decisivo a ser alcançado em 2015.
Foto: ONU/Mark Garten
Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.
O secretário-geral da ONU saudou o resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP 20, que ocorreu em Lima, capital do Peru.
Ban Ki-moon elogiou as delegações por definirem as bases para um acordo mais decisivo a ser alcançado em 2015.
Acordo
Em nota, o porta-voz do chefe da ONU afirmou que “as decisões adotadas em Lima, incluindo o Chamado à Ação Climática, abrem o caminho para a adoção de um acordo universal e significativo em 2015”. O novo tratado entraria em vigor até 2020.
No comunicado, Ban elogiou os delegados por terem feito “avanços importantes” esclarecendo suas necessidades para preparar e apresentar o que devem ser suas contribuições nacionais.
É esperado que os países façam estes compromissos para manter o aumento da temperatura média global abaixo dos 2ºC. Este é o limite acordado internacionalmente com objetivo de evitar mudanças climáticas irreversíveis.
Fundo
Segundo o secretário-geral, a meta de levantar US$ 10 bilhões, o equivalente a cerca de R$ 26,5 bilhões, para a capitalização inicial do Fundo Verde para o Clima foi superada.
O objetivo da iniciativa é direcionar recursos de países desenvolvidos para as nações em desenvolvimento mais vulneráveis às mudanças climáticas.
Na nota, o porta-voz afirmou que o secretário-geral pediu a todos os países, especialmente as maiores economias do mundo, que enviem seus “compromissos nacionais ambiciosos bem antes do encontro em Paris” no ano que vem.
PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU