Destaques

Secretário-geral saúda resultados da confência da ONU sobre clima

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU

Segundo seu porta-voz, Ban Ki-moon elogiou as delegações por definirem as bases para um acordo mais decisivo a ser alcançado em 2015.

Foto: ONU/Mark Garten

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU saudou o resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP 20, que ocorreu em Lima, capital do Peru.

Ban Ki-moon elogiou as delegações por definirem as bases para um acordo mais decisivo a ser alcançado em 2015.

Acordo

Em nota, o porta-voz do chefe da ONU afirmou que “as decisões adotadas em Lima, incluindo o Chamado à Ação Climática, abrem o caminho para a adoção de um acordo universal e significativo em 2015”. O novo tratado entraria em vigor até 2020.

No comunicado, Ban elogiou os delegados por terem feito “avanços importantes” esclarecendo suas necessidades para preparar e apresentar o que devem ser suas contribuições nacionais.

É esperado que os países façam estes compromissos para manter o aumento da temperatura média global abaixo dos 2ºC. Este é o limite acordado internacionalmente com objetivo de evitar mudanças climáticas irreversíveis.

Fundo

Segundo o secretário-geral, a meta de levantar US$ 10 bilhões, o equivalente a cerca de R$ 26,5 bilhões, para a capitalização inicial do Fundo Verde para o Clima foi superada.

O objetivo da iniciativa é direcionar recursos de países desenvolvidos para as nações em desenvolvimento mais vulneráveis às mudanças climáticas.

Na nota, o porta-voz afirmou que o secretário-geral pediu a todos os países, especialmente as maiores economias do mundo, que enviem seus “compromissos nacionais ambiciosos bem antes do encontro em Paris” no ano que vem.

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top