O Governo do Japão assinou com a ONG MARAPA (Mar, Ambiente e Pesca Artesanal), um acordo que permite a gestão do fundo de ajuda pública para o desenvolvimento na ordem de 50.160 euros.
O fundo a ser gerido pela MARAPA em parceria com a ONG COPA FRESCO, visa garantir a dieta alimentar nos jardins e escolas primárias de São Tomé e Príncipe. Cerca de 50 mil crianças são beneficiárias de refeições quentes diariamente.
O fundo concedido pelo Governo japonês, é considerado pelas autoridades são-tomenses como sendo de grande importância, ainda mais quando o Programa Alimentar Mundial (PAM), que há vários anos garantiu a merenda escolar está em retirada paulatina.
O donativo financeiro do Japão, que está a ser gerido pela ONG MARAPA, já permitiu a aquisição de um frigorífico, para a conservação de produtos hortícolas e pesqueiros, que são ofertados ou adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar.
Na cerimónia de assinatura do acordo, o embaixador do Japão, Masao Kobayashi disse que a acção do seu governo está em sintonia com os objectivos do Estado são-tomense. «Que visam garantir a segurança alimentar como um dos instrumentos para o desenvolvimento socioeconómico».
Masao, acrescentou que o Japão está disposto a dar toda assistência em matéria de educação em geral, «e particularmente no que toca a alimentação e a saúde das crianças em idade escolar», concluiu.
Abel Veiga
Auô
23 de Fevereiro de 2015 at 17:46
Mas dinheiro para esta gente comer.
Stp
23 de Fevereiro de 2015 at 18:50
Muito obrigado japao, no entanto espero que fiscalizem. 🙂
ANCA
24 de Fevereiro de 2015 at 1:55
Apesar de todas as aajudas serem bem vindas.
Devemos nos capacitar ir sendo autonomos e resolver estruturalmente os nossos desafios.
Como?
Adotando um modelo social organizacional próprio.
Nacional e mediante a nossa realidade ir melhorando as redes de apoios escolares.
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica-nos bem
Deus abençoe São Tomé e Príncipe
Wê Liso
25 de Fevereiro de 2015 at 10:02
Refeição quente ou refeição morna ?
Eu acho que é refeição morna.