PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU
União Internacional das Telecomunicações divulgou plano para o desenvolvimento da rede nos próximos anos; processo será feito em colaboração com governos e a indústria móvel.
Internet 5G disponível a partir de 2020. Foto: Banco Mundial/Arne Hoel
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
A União Internacional das Telecomunicações, UIT, anunciou esta sexta-feira um plano para o desenvolvimento da internet 5G, que deverá estar disponível a partir de 2020.
Em Genebra, o porta-voz da agência, Sanjay Acharya, informou que a UIT definiu os objetivos, processos e prazo para a criação do novo sistema móvel, conhecido como “IMT-2020”.
Conexão
A UIT está trabalhando de perto com governos e com a indústria móvel global para tratar da evolução do atual sistema internacional móvel de telecomunicação.
O sistema 5G terá “novos paradigmas de conexão” para que a banda larga wireless possa sustentar, por exemplo, serviços de vídeo em extrema alta definição, aplicativos de baixa latência em tempo real e transferência rápida de dados entre celulares.
O próximo passo será estabelecer os requisitos técnicos de performance para o funcionamento do sistema móvel 5G. O programa IMT-2020 será formalmente adotado pela Assembleia de Rádio e Comunicação da UIT em outubro.
