Pnud lança concurso para cobertura da Cimeira do Clima em Paris
Iniciativa para jornalistas foi divulgada esta quinta-feira; objetivo é contribuir para aumentar a consciencialização pública sobre os impactos negativos das alterações climáticas.
Jornalistas. Foto: Unesco
Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, lançou esta quinta-feira um concurso global, Voices2Paris.
O objetivo é contribuir para a consciencialização pública sobre os impactos negativos das alterações climáticas assim como oportunidades e soluções vistas em ações de indivíduos e governos em países em desenvolvimento vulneráveis em todo o mundo.
Jovens Jornalistas
A iniciativa do Pnud é voltada para jornalistas de até 35 anos de países em desenvolvimento com experiência e que queiram contribuir, local e internacionalmente, para a consciencialização sobre alterações climáticas.
Segundo a agência, as melhores histórias serão publicadas todos os dias na preparação para a Cimeira do Clima da ONU, em dezembro, em Paris, conhecida como COP 21.
Os autores das duas melhores históras serão convidados a cobrir a conferência.
Oportunidade Única
O diretor do Pnud em Genebra, Neil Buhne, afirmou que a agência quer, entre outras coisas, “fornecer a jovens jornalistas em países em desenvolvimento a oportunidade única de contribuir ao debate global sobre mudança climática na preparação para a COP 21”.
Histórias podem ser enviadas por jovens jornalistas de países em desenvolvimento em inglês ou em árabe, chinês, espanhol e francês, com tradução em inglês, até 11 de outubro.
Mentores
Uma equipa de jornalistas experientes em alterações climáticas em veículos de imprensa internacionais, associações regionais dos media e representantes de organizações internacionais vai rever o material e ser mentora dos participantes.
As histórias selecionadas serão publicadas no site do Pnud e disseminadadas através de canais parceiros.
Mais informações sobre como participar estão disponíveis na página do Pnud em Genebra.
Leia Mais:
“Solução para mudança climática vital ao desenvolvimento sustentável”
Energia: chefe da agência da ONU para Meio Ambiente elogia plano de Obama