Destaques

Ex-segurança de Patrice lança ultimatos

Se até o final desta semana, Olinto Vila Nova Soares, não receber todos os bens que adquiriu nos últimos meses, e que foram confiscados numa operação encabeçada pelo motorista do Primeiro-ministro, mais conhecido por “Bala” e coadjuvado pelo assessor para defesa do Chefe do Governo, ele promete entrar em acção.

O ex-segurança do Primeiro-ministro, procurou o Téla Nón no dia 9 de Setembro, para contar toda a história relacionada com as placas de dólares, euros e francos CFA, que conseguiu adquirir na residência do Primeiro Ministro, no condomínio Vila Maria.

O segurança disse ao Téla Nón que começou a adquirir as moedas estrangeiras, de Novembro à Dezembro de 2014. Pela porta traseira do edifício que segundo ele, sempre estava aberta entrou por três vezes consecutivas e conseguiu arrecadar as placas guardadas numa burra. «Eu era segurança pessoal do Primeiro-ministro. Um dia estive lá sozinho. E eu tinha o hábito de testar as portas, para ver se estava tudo seguro. A porta de trás que dá acesso a piscina, quando testei, ela abriu-se. Entrei e vi uma burra com chave na boca. Abri e vi só divisas, nada de dobras. Eram placas, placas e mais placas emplastradas. Eram dólares, euros e francos CFA. Então puxei 4 placas grossas. Isso aconteceu em Novembro de 2014» relatou, o ex-segurança Olinto Vila Nova Soares.

segurança geral
Na conversa solicitada ao Téla Nón, o ex-segurança disse que em fases distintas de Novembro à Dezembro de 2014, realizou 3 investidas ao cofre que tinha chave na boca, e ninguém deu conta da falta das placas, porque eram abundantes. «Ninguém deu conta disso. Nem o doutor(Primeiro Ministro) deu conta disso, porque eram muitas placas. Eram duas burras, com placas», confirmou.

Segundo Olinto Soares, só em Junho de 2015, o pessoal de apoio ao Primeiro-ministro, com destaque para o motorista, vulgo Bala e o assessor de defesa do Chefe do Governo, terão sido informados de que ele tinha dólares, euros e francos CFA na sua posse.

A denúncia ao pessoal de apoio ao Chefe do Governo foi feita segundo o segurança pela sua ex-mulher, que estava enciumada pelo facto de ter arranjado outra companheira. «A mãe da minha filha é que me criou esse problema. Eu não podia por o dinheiro no banco. Eu guardava o dinheiro em casa, e um dia enquanto fazia  limpeza encontrou o dinheiro. Ela me perguntou quem me deu esse dinheiro? Depois de eu ter construído a casa, ela soube que eu tinha outra namorada. Um dia ela me disse que se eu não a desse dinheiro para viajar ia queixar. Eu dei-a dólares no valor de trinta milhões de dobras. E ela voltou a pedir e dei novamente dólares equivalentes a 20 milhões de dobras»

O segurança prosseguiu «Ela fez confusão comigo ao saber que eu tomei outra mulher e pus na casa que construí. Disse que ia queixar. No dia seguinte estive em casa numa calma depois do trabalho e chegaram os colegas do serviço que foram me buscar».

A interpelação de Olinto Soares, pelo pessoal de apoio do Primeiro-ministro, aconteceu no mesmo dia em que Patrice Trovoada deixou o país rumo a Estónia, em Junho passado. «Não me levaram para justiça nem emitiram qualquer mandado de detenção. Tudo morreu no Gabinete do Primeiro Ministro em parceria com a PIC», precisou.

Segundo o segurança, os órgãos judiciais foram postos a margem do assunto para que a justiça privada funcionasse. «Deram-me muita porrada, e fiquei doente. Nunca tomei porrada assim desta maneira. Até palada de machim tomei. Tomei porrada no gabinete do primeiro-ministro, Palada de machim foi dada pelo chefe Armindo, e depois me levaram para a PIC», pontuou.

O jovem de 25 anos, sente-se injustiçado porque não foi alvo de nenhum processo judicial, e garante que não roubou dinheiro. «Não roubei porque não arrombei nada. Vi a porta aberta e entrei. Foi a sorte que Deus me deu. Tudo que comprei tem facturas. Mas ouvi que já estão a vender os meus bens. Ouvi que já venderam o meu carro e motorizadas», frisou.

Olinto Soares, disse que tem medo de regressar ao trabalho na Unidade de Protecção dos Dirigentes do Estado. Teme pela sua vida, mas promete combater pela recuperação dos seus bens, uma vez que não é indiciado na prática de qualquer crime. «Estou com medo de ser atacado, ainda ontem(8 de Setembro) na UPDE, o comandante chamou-me para perguntar se tenho algo contra o patrão, e eu disse que não».

Bala o motorista do Primeiro-ministro, é indicado pelo segurança como tendo dado toda a garantia de que os bens confiscados vão ser devolvidos. «O bala me disse que o doutor (Primeiro Ministro), disse para acabar com isso, porque não adianta mandar um jovem de 25 anos para cadeia. Qual é o futuro do jovem?. Portanto estou a espera. Ainda ontem(7 de Setembro), ele ligou para mim a dizer que vou receber as minhas coisas».

As coisas de que Olinto Soares faz referência estão avaliadas em vários milhões de dobras. As placas de notas estrangeiras que adquiriu na residência do Primeiro Ministro, permitiu-lhe construir uma residência e comprar os recheios mais modernos.

Também construiu e apetrechou uma residência para a sua ex-mulher, que acabou por o denunciar. Adquiriu 4 motorizadas para fazer moto-taxi na ordem dos 20milhões de dobras cada, e uma viatura de marca Peujeot que custou cerca de 80 milhões de dobras.

À sua irmã mais velha deu 50 milhões de dobras para dar início a construção da casa.  Para  mesma irmã, que diz ser pessoa da sua confiança,  entregou parte das placas de notas estrangeiras para guardar. No entanto todo dinheiro e os bens adquiridos tanto por ele como pela ex-mulher e a irmã, foram confiscados, sem pronunciamento judicial.

Agora Olinto Soares, diz que “der o que vier”, esta semana tem que receber todos os seus bens. «Estou a espera esta nova semana, para eu avançar contra eles, se não derem as minhas coisas, vai ser der o que vier. O bala me disse ao telefone que até sexta – feira(11 de Setembro) vou receber todas as minhas coisas», concluiu.

Na quarta – feira 16 de Setembro, Olinto Soares disse ao Téla Nón que ainda não recebeu os seus bens, e que aguarda o regresso do primeiro-ministro ausente do país, para de acordo a conversa que teve com o Bala, receber tudo que diz ser seu por direito.

Desde 9 de Setembro que o Téla Nón, procurou ouvir o motorista Bala, mas sem sucesso. Por duas vezes consecutivas o Téla Nón contactou pessoalmente o motorista Bala, que infelizmente não deu ao jornal a oportunidade de ter a sua versão dos factos.

Abel Veiga

93 Comments

93 Comments

  1. Xico Dende

    17 de Setembro de 2015 at 7:26

    “Foi a sorte que Deus me deu”. A tua sorte é teres nascido num país como São Tomé e Príncipe.
    Ladrão descarado, sem vergonha…
    Deverias ficar sem as mãos, já que não precisas delas para trabalhar!!! Adelino Isidro Contigo…

    • Mano Griso

      17 de Setembro de 2015 at 9:47

      Xico para de dizer asneiras, gente ñ deseja mal as pessoas, e se fosse teu familiar? gostarias que lhe cortassem as mãos?
      Ele cometeu erro em apoderar daquilo que não é seu, mas também ñ merece tal punição. é esse tipo de pensamento retórico é que faz com que o país esteja onde está.

    • Xico Dende

      17 de Setembro de 2015 at 10:33

      Meu caro amigo Mano Griso,
      Não desejo mal a ninguém. Desejo sim que todos sejam honestos e que vivam somente do fruto do seu esforço.
      A sua indignação poderá eventualmente ter várias razões, dentre as quais destaco:
      1 – Nunca produziu nada e por isso nunca foi roubado, ou seja, é ocioso; ou
      2 – Já foi roubado, mas como o bem que lhe foi tirado não foi fruto do seu esforço não se importa.
      Já que fala do problema de STP, eu digo-lhe exactamente onde reside: impunidade, ociosidade e falta de pudor.
      Nunca se esqueça meu caro, pior do que roubar, é defender e conviver pacificamente com a situação.
      Grande abraço

    • O sábio

      17 de Setembro de 2015 at 17:55

      Fruto do trabalho é o que muita gente não tem vivido neste país já faz tempo. Entretanto, também não considero correto roubar ou furtar. Mas, analisando a situação ao fundo, podemos encontrar mais infratores nesse caso. Guardar muito dinheiro em casa ou ter muitos bens não registrados, tem a sua interpretação na lei.

    • Admirado

      18 de Setembro de 2015 at 3:00

      Nisso tudo so tenho a dizer.
      Coitadinho de mim que nem sei o que é dinheiro, uma ves que ja vou em 1 ano e nove meses de bolsa de estudos sem receber.
      Sr primeiro ministro, o restante da burra ( seja la o que isso significa), ofereça para pagamento dos estudantes no estrangeiro.
      Tenho 3000 mil dolares de propina a pagar e nem sei como o vou fazer.
      Mas se nao quiser ajudar, ao menos ajude os que la estao.

      O senhor n necessita de encher burras, O sr, ja tem o suficiente.

    • Rui Rosário

      19 de Setembro de 2015 at 19:54

      Tu deves ser um dos lambe botas do primeiro ministro para ter esse tipo de argumento.

  2. Original

    17 de Setembro de 2015 at 8:01

    Ainda bem que nem Tribunal nem Ministério Público não existe porque foi substituído por outro no Gabinete do 1º Ministro onde de presta contas à justiça.

    Obrigado Tela Non

  3. Falar Verdade

    17 de Setembro de 2015 at 8:19

    O individuo em causa pratica um ato censurável e punível por lei, e ainda tem o descaramento de exigir a restituição de bens, que não o pertence.
    Que aberração! Infelizmente estamos numa República de Bananas!

  4. Mateus Mndes

    17 de Setembro de 2015 at 8:30

    Agora é que vai, o caldo entornou. Dor de cabeça para o Ministério Publico. A justiça tem que funcionar para todos até para os de colarim branco. Puxa Vida

  5. Democrata

    17 de Setembro de 2015 at 8:44

    No ano passado roubaram o senhor Rafael Branco dezenas de milhares de dolares em sua casa. Agora é o caso que envolve o nosso Primeiro-Ministro, uma figura idolatrada por muitos, na sua suposta luta contra a corrupção. Serà normal um dirigente ter em sua posse tanta quantia em dinheiro? Porque não investigar a fonte desse dinheiro? Porque não levaram o caso ao tribunal? A justiça privada é um dos pilares do Estado do Direito? Face a mais uma ”novela mexicana”, o que fez o ministério pùblico? Assim continua o nosso maravilhoso São Tomé e Principe. Viva a impunidade!

    • Viva Bom País que nós temos

      17 de Setembro de 2015 at 11:53

      Vai la trabalhar capina pra tu teres milhões de Dolores também! Achas que Patrice Trovoada só depende do poder? Homem que crescer com seus bens internacional vão lhe investigar? Está comprovado em STP que PT tem os seus fundo.

    • Vai la trabalhar capina pra tu teres milhões de Dolores também! Achas que Patrice Trovoada só depende do poder? Homem que crescer com seus bens internacional vão lhe investigar? Está comprovado em STP que PT tem os seus fundo.

    • Boca de inferno

      18 de Setembro de 2015 at 16:29

      Que grande puxa-saco!!!

    • Bananas

      17 de Setembro de 2015 at 17:23

      Caro Democrata concordo consigo, porque tanto um como o outro deviam prestar contas a justiça independentemente da posição social.

      Para esse caso já sabemos quem terá mais a perder se o caso for a justiça e comunicação social……por isso é excusado estarem a discutir ea agredir verbalmente uns aos outros. O facto é A LEI é PARA TODOS mas como não existe tribunal ou ministério público claro a justiça muito menos.

      Se as pessoas falassem menos e agissem mais Pr provar de onde vem tanto dinheiro já esse assunto estaria encerrado. Ficamos muito nas coisas pequenas e nas grandes fingimos não ver

  6. Batepá

    17 de Setembro de 2015 at 8:50

    Estimados,
    Confesso que fico perflexo com a notícia.
    Se não, tentemos encontrar resposta para as questões que se seguem:
    1- Como é possível adquirir-se bens (pertencentes a terceiros), no caso Placas de Notas Estrangeiras, numa residência alheia?
    2- Como pode um dirigente (trata-se apenas de um Chefe de Governo), deter em sua residência “placas e mais placas” de notas estrangeiras?
    3- Entrar em residência privada e retirar de lá pertences de terceiros, deixou de ser roubo desde quando?
    4- O Ministério Público (sim o defensor da legalidade, aquele que perante denúncia pública entra (pelo menos devia entrar) em acção, tem andado por onde?
    5- Essa música (a história tem todos os contornos para ser classificada como tal) não irá prejudicar gravemente os compromissos assumidos por São Tomé e Príncipe em matéria de Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo?
    6- Por onde tem andado a famosa Unidade de Informação Financeira, será que deixou de existir?

    Melhor ficar por aqui, em termos de perguntas.

    Enquanto cidadão, tenho o direito de conhecer o outro lado dessa “música”, e pelo menos assistir a alguma manobra de diversão tanto do Ministério Público, da Unidade de Informação Financeira, como da PIC.

    Já dizia o outro, vamos avançar, mas avançar com seriedade mínima.

    Nem mencionarei o magnífico Ministro da Justiça e Direitos Humanos, o homem que descobriu a pólvora, tanto é que só tem metido os pés pelas mãos. O exemplo mais recente é alterar o Código Civil para se resolver o problema de Cobrança de Créditos em mora, dos Bancos Comerciais!

    Senhor Ministro, tenha dó, o problema está nos tribunais, encontre com o órgão de Soberania Tribunais a forma mais célere de resolver-se a questão, deixe de manobras políticas.

    Pelo que se tem assistido, a TVS deixou de ser um canal público, passou a ser um canal partidário, onde por dia cada membro do Governo deve dar “o show”. Contudo, isso não lhe dá o direito, Senhor Ministro, de “brilhar” com os seus “conhecimentos de Direito”, desta forma tão grosseira.

    Outros 500

    No telejornal de ontem, o Presidente da Câmara Distrital de Água Grande, como não aparecia na TVS, fez a sua aparição na reunião da Educação (entre o Ministro e os Professores de Água Grande), foi um grande erro, antes se o mesmo tivesse aparecido numa das peças sobre a propaganda de lançamento de projectos de água.

    Observação: Atenção que os contratos destes projectos todos foram todos assinados pelo XV Governo (Gabriel Costa), num sinal claro de compromisso com a continuidade de Estado, não virando as costas como acontecera no XIV (anterior Governo de Patrice).

    Que a Paz do Senhor esteja connosco.

    Batepá

    • João Jorge

      17 de Setembro de 2015 at 12:03

      Que a paz do Senhor ver, que aqui se deve aqui se paga…

  7. Alerta PT

    17 de Setembro de 2015 at 9:20

    Esse rapaz nao esta a contar toda a verdade. Ha provas de que com ele estao envolvidos mais duas outras pessoas e por sinal pessoas de la de dentro do sistema do PT e que vao vivendo a vida como podem e,enquanto o rapaz vai encubrindo os outros.
    Seja claro e conta toda a verdade, pois assim o proprio PT sabera com quais castas ele esta a se meter.

    • Papai Noel

      18 de Setembro de 2015 at 3:57

      Também achei o mesmo. Penso que além de ter mais pessoas envolvidas, existem outras informações aos quais ele não quer fornecer. Sejamos francos, ninguém em sã consciência pede a devolução do qur não é seu, a não ser que tenha uma carta na manga.

  8. H.Borges

    17 de Setembro de 2015 at 10:04

    Mas que falta de lata. Quanta perversidade. Estes jovens estão perdidos. Será que Abel Veiga e “outras pessoas de bem” não sabem explicar este jovem a diferença entre roubo e furto e que tanto uma acção como outra constituiu crime punível no código penal. Mesmo que os bens roubados ou furtados sejam de procedência ilícita, que é o que querem insinuar, os referidos bens nunca serão devolvidos ao “sortudo ladrão”, mas sim reverterão a favor do Estado. Por outro lado, mesmo a figura de furto pode ser mais agravada, porque a atitude do “sortudo ladrão” revela claro abuso de confiança. Este jovem não tem noção das coisas ou simplesmente esta a ser mal “assessorado”.

  9. É pra saber

    17 de Setembro de 2015 at 10:26

    Isto é ridículo…só mesmo neste país de MERDA é que se vêm coisas destas. Pq nao se fez nenhuma denúncia?? ahnn…pq ninguem pode saber de onde vem todo esse dinheiro…dinheiro honesto nao precisa estar escondido em casa. dinheiro ganho com sacrifício e trabalha nao fica mal guardado numa burra com a chave à disposição de que tiver “a sorte que Deus me deu”…vezes repetidas…deveriam ser todos presos. LADROES, CORRUPTOS…

    • pumbú

      17 de Setembro de 2015 at 19:24

      Acho que você podia ser mais decente e educado e ñ usar a expressão “.. País de M….”

  10. Precisamos de Pessoas Serias

    17 de Setembro de 2015 at 11:01

    O sistema na sua preocupação meritória de defender os direitos, liberdades e garantias criou um figurino de justiça que em S. Tomé, no dia-a-dia, se mostra incapaz de assegurar aquilo que deveria ser a sua essência: a punição rápida e eficaz dos prevaricadores e a defesa real da segurança e bem-estar do cidadão comum. O sistema persiste em tratar com paninhos quentes e com cortesia quem deliberadamente e de forma sistemática o utiliza para a prática impune de crimes. Precisamos de pessoas SERIAS…kikikikikikikikiki… Já agora muala na çá buafá…

  11. Mila Sousa

    17 de Setembro de 2015 at 11:05

    Sinceramente muita brincadeira, esse segurança só deve estar a brincar com coisa seria, e ele só pode estar sendo manipulado por alguém ao ponto de ir ao Tela Non para tamanha barbaridade.
    Ele deveria ter vergonha e agradecer a Deus o facto de as coisa não chegarem mais longe. Só no pais como São Tomé é que essas coisas acontecem, esse ladrão desgraçado deveria estar todo partido desde dos dentes até aos pés e ai sim ele não teria a boca para ainda vir ao publico dizer “Não roubei porque não arrombei nada. Vi a porta aberta e entrei. Foi a sorte que Deus me deu.” Eu pergunto desde de quando roubar a coisa do outro é sorte? Sorte é esse ladrão não esta morto isso sim. Um segurança a roubar Isso é muito grave, porque pôs em causa a vida do Primeiro Ministro e põe também em causa a integridade dos outros seguranças. As pessoas que estão nesse fórum em defesa desse ladrão talvez não sabem o que quer dizer segurança! Segurança é para proteger os dirigentes, seja ele qual for, e não para roubar queria ver se fosse com eles se fariam o mesmo, ladrão será sempre ladrão não importa em que circunstancia desde momento que alguém põe a mão em algo que não é seu é roubo. Esse ladrão esta em condição de exigir algo? Convenhamos.

  12. Pau Grande

    17 de Setembro de 2015 at 11:15

    Deverias é ter vergonha pa.
    Sera que foi isto que aprendeste na UPDE, roubar?
    E depois dizer que foi uma sorte que Deus te deu.
    POR FAVOR, nao invoque o nome de Deus nisso.
    So envegonhaste a tua unidade. E agora, o que é que se vai pensar desta unidade em materia de segurança aos dirigentes. Mas esse pais ta com coisa. Respeita essa terra pai.

  13. Mé Zemé

    17 de Setembro de 2015 at 11:28

    Esse gajo é corajoso..!!!
    ” Vi o dinheiro, não estava fechado, tomei, isto não é roubo???” Só com Cristo.
    Ter tanto dinheiro em casa de origem duvidosa não é correcto. Tomar e comprar coisas, também não é correcto.
    Normalmente a corda corda no lado mais fraco, pois ele está a exigir que lhe devolvam as coisas…o dinheiro que as comprou é teu?
    Se isso for para justiça, vais perder todos esses bens que compraste com dinheiro “tomado” e espero que entreguem todo as instituições de caridade.
    Vamos lá ver o que vai dar esta novela.

  14. stragg com swegg

    17 de Setembro de 2015 at 11:44

    kem vê essa massa q dexa escapar ele só usou o dinheiro mal de forma muito prematura e ainda com uma mulher nôn presta q dá isso

  15. maiker

    17 de Setembro de 2015 at 11:54

    Ladrão

  16. Maiker

    17 de Setembro de 2015 at 12:01

    Este ex-Segurança é engraçado. Então, ele rouba e diz que não roubou?Foi sorte?Uma comédia. O dinheiro era da sua mãe?Nem se fosse dinheiro da sua mãe.Ninguém te mandou roubar.Ladrão.

  17. São-tomense

    17 de Setembro de 2015 at 12:03

    «Não roubei porque não arrombei nada. Vi a porta aberta e entrei. Foi a sorte que Deus me deu. Tudo que comprei tem facturas. Mas ouvi que já estão a vender os meus bens. Ouvi que já venderam o meu carro e motorizadas», frisou.O homem tira o que não é dele, e diz que não roubou nada?hahahhahahah

  18. luizf

    17 de Setembro de 2015 at 12:26

    Foi a sorte que Deus te deu? Republica das bananas.Esse ladrão não tem vergonha.Ladrão campleste.

  19. mano jaca

    17 de Setembro de 2015 at 12:48

    O que te merece é chilindro.
    Lugar do gatuno é gaiola.

  20. Tela mun

    17 de Setembro de 2015 at 12:53

    Mexeu sim fez mal o que nao entendo como o senhor Patricio T.tenha tanto dinheiro em casa e o povo a sofrer donde saiu esse dinheiro todo esse moço tem que muito que contar viva corupçao .uma vergonha para PT.

  21. Trindadense

    17 de Setembro de 2015 at 13:06

    Dizendo, não se acredita!!!! Assim que o país ficou? Como é que se pode confiar nas instituições do país se o próprio primeiro-ministro está metido num processo tão complexo como este? É normal um primeiro-ministro ter tanto dinheiro guardado em casa? Donde veio este dinheiro? É normal um guarda costa roubar o primeiro-ministro e este não queixar ao ministério público e ainda manifesta-se com este ar de chantagem sobre o próprio primeiro-ministro? É normal prenderem o guarda costa e darem-no purrada substituindo ao órgão de Justiça que deve ter poderes neste âmbito? Lembram-se do caso do Nagi que roubou dinheiro da tropa e o que disseram quando os militares lhe bateram? E agora? Quem tem o direito de bater o rapaz? Porquê não apresentaram queixa nos tribunais?
    Eu sinceramente que acho tudo isto inacreditável. S.Tomé bateu no fundo.

  22. pascoal carvalho

    17 de Setembro de 2015 at 13:12

    não uso nome fictício, nem metáforro para colher a verdade ou avaliar com isenção os factos.
    a verdade é que parece ser um crime passível para todos os órgãos judiciais do país, ou seja isto está alheio ao ministério público como aos tribunais ligados ao ministério da justiça agora com extensão aos direitos humanos.
    assim, todos ganham e perde a lei. ou seja, sem queixa formal nem formada, tal cidadão vês-se no direito de evocar o santo nome de Deus face ao silêncio das autoridades e a sua impossibilidade de investigar quer seja a origem do tanto dinheiro como a autoria e desavergonhice do autor do roubo (se é que assim é).

  23. raposao

    17 de Setembro de 2015 at 13:22

    Meus amigos, isso tudo ate parece mentira!Como e possivel roubar e achar que foi mera sorte que teve. Ainda por cima considera voltar ao trabalho. Estamos perdidos, ate onde vamos parar…pena e que ainda tem lingua pra falar besteiras.

  24. Verdade

    17 de Setembro de 2015 at 13:49

    Uma completa vergonha. Como pode um jornal serio dar cobertura a um ladrão. Descemos tão baixo, mas tão baixo. Ladrão no pedestal, roubo já e profissão oficial, cumulo tela non, nojento. A nossa terra nem o povo merece. Esse ladrão devia e estar na china para ver o que e bom pra tosse. sem vergonha

  25. flaso pinto

    17 de Setembro de 2015 at 14:07

    Agora que sao elas. Homem quer as coisas de tomou purada em contra partida e agora !!!chorar homem ta a ir abrir boca

  26. Maria silva

    17 de Setembro de 2015 at 14:50

    Vamos ser racionais minha gente!!
    O individou é um ladrao isto é sem duvida!
    Mais vamos penssar, o porquê que o patrice trovoada nao acionou as autoridades compitentes para tratar do caso?
    O porquê que o mesmo guardava tanto dinheiro em casa?
    O porquê que a justiça nao entrou em acçao despois do ” zum zum” ?
    O porquê que as coisas foram resolvidas assim no silencio?
    Minha gente pelo menos o ladrao em questao é honesto assumiu publicamente que é ladrao …
    Neste caso especifico ladrao que rouba ladrao tem 100 anos de perdao!!!

  27. Ricarte de Armandinha

    17 de Setembro de 2015 at 15:08

    Ladrão que rouba ladrão, merece 100 anos de perdão!

  28. Bem de São Tomé e Príncipe

    17 de Setembro de 2015 at 15:20

    Partilho o comentário do(a) Trindadense.Esse acto do ex-guarda do PT, está, certamente pagando o acto do criminoso Nagi.Desde que o ex Brigadeiro caiu pelo facto de ter castigado um ladrão-criminoso, eis que surge este caso quase do mesmo pendor. Quem semeia vento colhe tempestade.

  29. luisó

    17 de Setembro de 2015 at 15:49

    Independentemente da origem do dinheiro e porque é que está em casa do PM…..
    Ele não roubou, adquiriu e agora quer as coisas dele de volta….
    Eu não consigo parar de rir, desculpem volto já …..

  30. rapaz de riboque

    17 de Setembro de 2015 at 15:59

    com segurança destes só mostra que o pais esta bem seguro

  31. Amanilson

    17 de Setembro de 2015 at 16:18

    Em vez de vocês acusarem o Jovem, podia ou alias devem perguntar a onde veio todos este dinheiro, e que não esta no banco. Ele fez mal sim em toda via, não queixaram ele no tribunal porque o Patrício Trovoada(Primeiro ministro) tem algo a esconder do Povo que confiou nele.
    Agora pergunto a vocês que acusou o jovem, será que essa ida a Dubai não vem mas dólares ou outros mias?

  32. Mento muála

    17 de Setembro de 2015 at 16:27

    cada coisa que desce …ladrao rouba ainda reivindica os seus bens kakakaka
    gabinete de primeiro menistro virou tribunal /santa inquisiçao
    condutor , priva dinheiro de origem desconhecida .
    Esperem aí ,onde é k entra a justiça no meio disso tudo !?

  33. Arroz Subistancia

    17 de Setembro de 2015 at 16:31

    Minha mae sempre me disse tirar coisa que nao e teu e roubar agora homem encontrou porta e cofre aberto roubou ainda esta fazer confusao a fizer que quer coisa dele de volta so mesmo em S.Tome.
    Eu so nao entendo porque que Jornal Tela Nom esta a dar cobertura a este ladrao.

  34. purosantola

    17 de Setembro de 2015 at 16:34

    Senhor Verdade…de verdade não tens nada.Como que uma televisão nacional (TVS) e feita com dinheiro de todos nós, também protegeu ladrão…LEMBRA-TE DO CASO NAGI!?

    • Martelo da Justiça

      17 de Setembro de 2015 at 17:21

      Não houve ninguém para filmar esse caso….Que pena!!!

  35. Tristeza e Tristeza

    17 de Setembro de 2015 at 17:49

    Minha Nossa Senhora!!! Eu não acredito que o meu país chegou a este ponto. Um primeiro-ministro com burra cheio de dinheiro em casa dele. Um segurança que rouba dinheiro do primeiro-ministro que está na burra. Uns terroristas que apanham o segurança em dão-lhe uma grande sova num julgamento popular. Um segurança que depois de apanhar uma surra, onde se incluí “palada machim” vem ao público ameaçar o primeiro-ministro que está a espera de receber o dinheiro roubado de volta, caso contrário o primeiro-ministro estará lixado. Um tribunal que assobia para o lado como coisa que não sabe nada, não ouviu nada nem viu nada.
    S.Tomé acabou com esta história. Podem crer. Isto é demais para a minha cabeça e compreensão.

    • Lola

      17 de Setembro de 2015 at 21:21

      Grande filme. Algum cineasta podia pegar nisto e fazer um bom filme com mais alguns toques. Eu não paro de rir com esta história. Só em S.Tomé que estas coisas acontecem. Até parece mentira. Neste tempo as pessoas ainda têm dinheiro na burra?

  36. alex pina

    17 de Setembro de 2015 at 19:55

    muita confusão em tudo isso ,o ex segurança teve e continua tendo o péssimo comportamento ,ele la estava para proteger e nâo roubar ,apropriar de coisa alheias è crime ,ele nâo tem direito a renvindicar nada è ladrão burro e grande parvo devia aproveitar melhor aquilo que ele dis sorte ,nâo o fez ,devia estar preso para ganhae maturidade ,mas nâo devia ser castigado no gabinete do p m quem o castigou também falhou temos aturidades copetente para lidar com isso que inicialmente è a policia concretamente a Pic policia da investigaçâo criminal ,tanto dinheiro guardado em casa è ilegal também pode constituir crime por que razão o pm mâo emitiu uma queixa formal ,isso deixa algumas duvida è verdade que o pm tem suas posses ,mas nâo se deve deixar em pune um ladrão ,será mesmo a bondade ,evitar muita exposição também dexa muitas dùvidas .muita confusão em tudo isso . deixo um concelho para o ex segurança ,seja mas cuidadoso aproveitaste mal aquilo que dizes sorte , desperdiçaste a única oportunidade

  37. Lamentavel

    17 de Setembro de 2015 at 20:27

    A culpa não é desse moço.
    Problema esta todo no sistema.
    Não se admite que uma noticia dessas
    a TVS unica televisão, não da essa questão como noticia.
    Onde está poder investigativo dos nossos jornalistas.
    Será que sabem o que é uma noticia?
    Onde esta nosso Ministerio publico?
    Será que estão a trabalhar pra povo?
    No dia que jornalista tiverem poder investigativo,
    tribunal funcional, ministerio publico funcional
    esse individo não estaria dando entrevista como se roubassem dele.
    Haja papel trocado …Deus haja.

  38. Homem de Idade e Respeitado

    17 de Setembro de 2015 at 21:12

    Palavra de honra que até lágrimas vieram-me aos olhos. Eu sei que o país está mal, tem muitos problemas e outras coisas. Mas com a idade que eu tenho nunca pensei ver uma coisa desta no meu querido país. Um coisa é uma pessoa ouvir que ladrão roubou isto, aquilo, em casa de fulana, em casa de fulano e outros sítios, mas ladrão roubar em casa de um primeiro-ministro, na burra que ele tem em casa dele, eu nunca tinha ouvido falar, nem no tempo colonial. Isto até parece uma brincadeira de mau gosto. Ainda por cima o tal ladrão vem dizer que encontrou burra aberta e ale aproveitou tirou a parte dele. Isto dava um bom filme. Depois disso eu também não compreendo porquê que o senhor primeiro-ministro não apresentou queixa nenhuma e mandou seus comparsas darem rapaz palada de manchim em vez de ir para tribunal. Agora até o senhor primeiro-ministro ou comparsas dele fazem justiça com as próprias mãos. Eu não compreendo isto. Quando foi o caso do senhor Nagi eu vi o ADI todo revoltado a dizer que não se podia bater no Nagi. Eu ouvi todos os comentaristas dizer que Nagi não podia ser espancado pelo chefe de estado maior. Até o senhor Abílo Neto disse isto mesmo na prisão. Agora bateram rapaz porque ele roubou o primeiro-ministro, deram rapaz palada manchim e eu não vejo estas pessoas a falar nada. Quando foi a vez do Nagi disseram que mesmo que ele tivesse roubado não deveria ser castigado como foi. Agora dizem deste coitado que ele roubou e foi bem feito ter tomado palada manchim. Cada um tem o seu destino. Mas eu temo muito onde vamos parar com estas notícias feias todos os dias.

  39. Felisberto Bandeira

    17 de Setembro de 2015 at 21:21

    Kero ver o final desta publicidade tanto um como outro estão sujo, de onde vieram tantas massa?

  40. Sangazuza

    17 de Setembro de 2015 at 21:56

    Juro que eu não paro de rir quando me contaram isto. Fim logo a correr para ler a notícia e quase que mijava nas calças. Contando não se acredita. Até já me dói a barriga com tanto riso. Contei a minha tia e ela não acreditou e chamou-me mentirosa. Ela acha que é impossível uma coisa desta acontecer em S.Tomé. O meu irmão que vive na Austrália também não acredita nisto. Como é possível um primeiro-ministro ter duas burras onde ele guarda tanto dinheiro assim? Esta expressão “placas” dá-me vontade de rir. É assim que este primeiro-ministro é tão rico. Ké Kua. Burra plópli. Este siugurança que roubou ainda tem lata de dizer que ele tomou placas e ninguém deu por nada. Xiê… Eu também não percebo porquê que o gabinete do primeiro-ministro bateu ele. Quando foi do caso de chefe de estado maior andaram a falar agora bateram no rapaz porque ele tirou placas de dólares na casa do senhor primeiro-ministro. Não podiam queixar na polícia? Agora gente faz justiça com as mão em S.Tomé?
    Olhá eu nunca pensei que s.tomé virou chimboto assim. Até primeiro-ministro que anda a dizer que quer fazer Dubai está nestas porcarias? Enfim. Isto está igual a guiné. Ainda por cima querem fazer mesa redonda para angariar investimento. Vão mas é tomar banho e tenham vergonha um bocado na cara.

  41. Marcolino Rioua

    17 de Setembro de 2015 at 22:19

    Este fulano (Liberato Mata Moniz, não é “suposto ladrão” mas sim “ladrão confesso!) ou é um génio ou um imbecil chapado. Estou mais inclinado para a 2ª hipótese… mas a genialidade assume, por vezes, formas bizarras e troca-nos a volta…

    Com o devido respeito, mas penso que o Abel Veiga anda um tanto ou quanto perdido quando se presta a conduzir e a publicar esta peça de jornalismo rasca, que promove a estupidez e a idiotice pegada. Mas isso é um problema dele e dos fãs da rasco-idiotice… Mas, cá para mim, o sr. jornalista também está a precisar de umas boas “paladas de manchim” para ver se volta a ser jornalista e não um reles escriba de pasquim.

    Se o objetivo é denunciar o uso de meios do Estado para praticar justiça privada ou de publicitar o património financeiro do Sr Patrice Trovoada, este é daqueles casos em que apetece desancar forte e feio no mensageiro por tamanha falta de ética profissional.

    Deixemos de bancar a p***s sérias, porque se fôssemos a pedir justificação a todo os líderes partidários por terem “burras recheadas” em casa, então teríamos que construir uma cadeia especial para lá meter toda a elite dirigente do país.

    Trabalhar, que é bom e faz crescer país, é que não se vê. Apenas larápios de 5ª categoria são promovidos a “celebridade”.

  42. SABE-TUDO-ADI

    17 de Setembro de 2015 at 22:44

    Se o Guarda não tem razão, o P.Trovoada muito menos! Pois este não devia guardar tanto dinheiro em sua própria casa, se não se tratasse de dinheiro de origem duvidosa! A proveniência deste dinheiro só pode ser de ilicitudes(provavelmente de drogas)! Portanto, num país serio, o P.T deveria estar sujeito a uma forte investigação! Como estamos num país de bananas, tudo passa impune! Analisemos o cenário com a cabeça fria! Algum faminto consegue resistir a comida? Como aguem q recebe um salario d miséria, consegue resistir a placas e placas de divisas? Não quer dizer q ele tenha tido razão de levar consigo as placas!

  43. Tony

    17 de Setembro de 2015 at 23:22

    Mas que tipo de valores uma pessoa desta tem… Não consigo entender, de facto o que é roubar em Stp.
    Também como é possível o Tela Non publicar uma notícia com este fundamento? Apoiar e dar antena a quem rouba, mas só porque a porta está aberta não é roubo, para mim fora de série …..
    Independentemente do Sr PM ter esse dinheiro em casa, não faz com que qualquer entre e roube. Se o dinheiro é duvidoso , se calhar as autoridades deveriam controlar e fiscalizar o que entra no País , só que isso dá muito trabalho porque somos todos primos e isso vê se nas chegadas no aeroporto. Enfim estou a divagar.
    O fundo da questão é que uma pessoa roubou, o ministério público não reage, também quem roubou diz que foi batido, mas as autoridades judiciais nada fizeram. É Stp.
    Fui

  44. Santola

    18 de Setembro de 2015 at 0:07

    So vim pra ver os comentários.
    Fui.

  45. Verdade Secreta

    18 de Setembro de 2015 at 9:31

    Também acho, ou melhor, tenho quase a certeza que esse rapaz esta a encobrir pessoas que fizeram parte do esquema. Alias depois de cometer o crime/o erro que cometeu, a exigir o inexigível, ele quer justamente ameaçar os outros seus comparsas que continuam a lhe perseguir e que fizeram parte do esquema. O problema do rapaz é como é que outros envolvidos não apanharam porrada, nem perderam haveres adquiridos na base dessa operação de furto que apenas ele se sente lesado…..
    O PT que abra o olho!

  46. os kibamzas

    18 de Setembro de 2015 at 9:55

    Caros leitores. Eu li todos os comments. Dancei um pouco mao ni chao. Mas pra mim os toques dos fundoes ainda batem. Olha que tenho 31anos. Eu, fulano bom jesus ter burras recheadas de divisas claro que vou preso. Agora Patrice Trovoada,portador de passaporte deplomatico desde puto e atual primeiro ministro com placas de divisas em casa equipara-se a um sapateiro cheio de sapatos rotos em casa. Eu trabalho com deplomatas fora do pais. A lei internacional diz que os deplomatas nao podem ser revistados nos aeroportos nem as suas bagagens. Quando um dirigente pobre visita outro rico, o anfitriao molha-lhe as maos, igual a uma filha que quando visita a mae,embora velhinha, ela oferece banana prata pra que a filha leve pra casa. Ja o sortudo, na verdade tem muita sorte, porque poeriam pesar varias acusacoes sobre ele. O seguranca sao formados e treinados para proteger nao so a pessoa como os seus bens. Eu conheco mal a materia de direito e acho que os gurda costa devem ter um conhecimento da materia. Porque esse Vila Nova Soares esta como um cego no meio de tiroteio. Ele nem ta sabendo da bonde do primeiro ministro em deixar passar as coisas. O primeiro ministro tambem nao quer perder a popularidade. No timor leste alguem disparou contra o ex-primeiro ministro e este disse o atentador: Eu perdou-te mas deves enfrentar a justica e em seguida o abracou. Ja se conhece os objectivos do tela non nessas cenas. O tela non tabem mete os pes palas maos. Vou continuar a escutar os ritimos dos Kibanzas. Ate ja. Passoooooh

  47. Manuel Pinto Correia de Jesus Afonso

    18 de Setembro de 2015 at 10:46

    O ladrão não tem razão isto porque desviou e levou aquilo que não é dele. O que diremos ou devemos dizer e perguntar ao Sr. Patrice Trovoada?
    1- Aonde ele arranjou este dinheiro todo?
    2- Quando foi o caso do Ex-Brigadeiro Justino o Sr. Patrice Trovoada e os seus comparsas particularmente o assessor Armindo orientaram no sentido de publicarem as imagens do sucedido no quartel.
    5- Patrice Trovoada e Afonso Varela pediram e orientaram os órgãos de comunicação Social para fazer entrevistas ao ladrão do caso Ex. Brigadeiro Justino.

    Mas como aqui é um mundo aonde se deve e aqui se paga quase a mesma coisa está acontecendo com estes Senhores do ADI. Esperemos que o dito ministério publico faça o seu verdadeiro papel e trabalho.

  48. Adelino dos santos

    18 de Setembro de 2015 at 10:51

    O segurança tem razão, ladrão roubou ladrão, claro que isso não é caso de justiça. Um perdoa o outro e caso está resolvido..que tristeza.

  49. Paulo

    18 de Setembro de 2015 at 11:03

    Enquanto o primeiro-ministro viaja pelo mundo fora num jacto, passando por Dubai, América e Europa, o ladrão tomou conta do país e está a substituir o primeiro-ministro fazendo política a sério e até ameaçando o próprio primeiro-ministro com prazos. Nem se me contassem isto eu acreditaria. Parece uma brincadeira de criança. Como é que um primeiro-ministro do país nos tempos que correm pode ter várias burras em casa para guardar dinheiro. Isto parece brincadeira autêntica. Eu não sabia que a política em S.Tomé era feita desta forma. Como é possível ladrão roubar primeiro-ministro e este ter medo de queixar as autoridades do país e ainda por cima sofre ameaças do próprio ladrão e fica calado com medo. Credo, Credo, Credo. Contando não se acredita. Eu não sei porque bateram o rapaz em vez de irem queixar. Quando o Adelino Izidro deu tiro no outro senhor toda a gente andlou a gritar kidalêo, kidalêo por causa disto. Agora pegaram este coitado e deram palada de manchim e eu vejo as mesmas pessoas a bater palmas. Sejamos coerentes com as nossas posições. Nem o ladrão é inocente nem o primeiro-ministro é o mais puro. Ambos tiveram comportamentos condenáveis.

  50. Vexado

    18 de Setembro de 2015 at 12:22

    Perante a evidência, deve reunir o concelho de Estado para poder tomar uma decisão sobre o assunto.
    Não se pode admitir tamanha “barbaridade”. O caso Negi pediu-se uma medida exemplar e o Comandante foi forçado a abandonar o posto.

    Lembre-se que o Primeiro-Ministro sempre diz nos sues discursos: “Há que exigir responsabilidades”.

    Neste caso, exige-se responsabilidades ao Primeiro Ministro: A demissão!
    Deve colocar o seu lugar a disposição para num segundo momento colher voto de confiança do povo ou da sua bancada.
    A culpa é mesmo do Primeiro-Ministro, não para para governar o país, deixando-nos, o povo, nas mãos dos interesses dos ministros e outros elementos.

  51. Conciliador

    18 de Setembro de 2015 at 13:31

    Olá Pessoal!
    Depois de dar tantas gargalhadas não resisti em dizer algo.
    Este histórico e emocionante Evento resume-se em DEMOCRACIA, pois um indivíduo roubou – cometeu erro – e o Primeiro Ministro fez justiça individualmente – cometeu erro. Logo, a melhor defesa para o primeiro infractor é contra-atacar “A melhor forma de defender é atacar”. Já que o país é democrático, caso se faça justiça contra quem roubou, o Primeiro Ministro também deverá ser julgado.
    Resumindo: ESSE EVENTO É EMOCIONANTE, mas também TRISTE PORQUE essas situações em que os ladrões não são punidos devidamente, só contribui para aumento do furto no país, que já não é novidade.

  52. P.P.P

    18 de Setembro de 2015 at 14:57

    Esta brincadeira é uma autêntica vergonha para o país. Eu perdi completamente a esperança. Estamos fodidos.

  53. Está Tudo Maluco

    18 de Setembro de 2015 at 15:18

    Horrível este episódio que devia ser digno de uma comédia se as consequências não fossem trágicas para o país. Eu imagino os ensinamentos que estamos a dar a nossa juventude com este acontecimento. Um guarda costa que rouba dinheiro em causa de um primeiro-ministro e gaba-se disto fazendo chantagem ao próprio primeiro-ministro. Um primeiro-ministro que com medo de chantagem do guarda costa não apresenta queixa no ministério público mas mobiliza os seus capangas para dar uma boa surra no referido guarda-costa com paladas de manchim. Uma justiça que acha que tudo isto é normal. Um povo que farta-se de rir com este episódio. Alguns comentaristas que falam de barriga cheia e de cátedra que acham que os jornalistas não deveriam falar sobre isso mas deveria falar sobre Bulawê que o senhoor primeiro-ministro dançou com o povo. Que país é este?

  54. Tropa

    18 de Setembro de 2015 at 15:30

    Em São Tomé os ladrões são bem existentes.

  55. Boca de inferno

    18 de Setembro de 2015 at 16:27

    Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão.
    É uma vergonha um assunto deste ser notícia.Como o último ladrão não foi para a cadeia, está a chantagear ao primeiro.Que pouca vergonha!!!

  56. Sexta-feira,18.Set.2015| Nº.04/2015|Olhos vivos|

    18 de Setembro de 2015 at 17:01

    Olá a todos!
    Após uma breve analise sobre o assunto em destaque junto a minha voz a vossa para repudiar este triste episódio, dizendo que subscrevo em baixo mais do que metade dos comentários dos colegas que me antecederam e vou mais longe para dizer que estamos em presença de suspeita de um crime de branqueamento de capitais, por um lado e “furto”, por outro lado:”Dado a pertinência do assunto em causa todos sabemos que nenhum cidadão de bom senso”, no seu mais perfeito juízo não pode deixar esta cena passar despercebida porque o lugar de dinheiro é no Banco.Os valores devem ser declarados. Nos dias que correm estas praticas são duvidosas, mexe com a sensibilidade dos mais curiosos e em nada abona personalidades que ocupam cargos de relevo em qualquer canto do Mundo. No mínimo isto ultrapassa a lógica de racionalidade e é, mais um caso de “POLÍCIA”. Por mais que custe admito que é inacreditável compreender o que se passa na nossa Terra. A avaliação que eu faço vai no sentido de que, estamos em presença de avultadas somas de quantias em dinheiro não declaradas, práticas de furto,de abuso de confiança e violação de direitos humanos e do ponto de vista político de transparência zero (0), a tão propalada bandeira deste Governo, perante um filme de ficção cientifica com contornos difíceis ainda por desvendar.Aonde é que para o Ministério Público e o super Ministério da Justiça e Direitos Humanos para agir em conformidade?Porquê que este caso foi abafado? O que é que se oferece nos dizer: ” Explique-se Srº. Primeiro Ministro sem complicar porque o País precisa saber toda verdade”, para ajudar ao país a fazer a melhor leitura e formar uma opinião em torno desta novela que o envolve e o seu Ex-segurança Pessoal que veio a praça pública confessar que cometeu o furto do ano numa das casas mais famosa do País? É tudo uma questão de honra e imagem para o seu bom nome,sendo certo que aproveito esta ocasião para propor que haja uma oposição séria e que os deputados da Nação no Parlamento discutam, adoptem e aprovem Leis que obrigue a cada dirigente e/ou titulares de cargos Políticos, declare o seu património antes de exercer estas funções. É assim em qualquer País civilizado para evitar enriquecimento ilícito, se for este o caso!E esta em…,Olhos vivos.

  57. Juven

    18 de Setembro de 2015 at 19:30

    Tanta promessa, tanta fala, tantas entrevistas dizendo que iria mudar o país, transformar S.Tomé no Dubai e só aparece a fazer porcarias em cima de porcarias. O país está sem rumo, chove não molha, não arranca, desorganizado, só acontece porcarias. É esta a mudança que prometeram. Enganaram-me e enganaram-me muitos Sãotomenses. Mas eu tenho esperança que haverá mais eleições neste país. Uma grande quantidade de bandidos. Como é possível um primeiro-ministro ter burras em casa para guardar dinheiro e roubam ele e ele não apresenta queixa com medo. Eu não sei o que é que ele está a esconder. Ainda por cima pegam no guarda costa e dão palada de manchim como no tempo de escravatura. São estes os políticos de merda que nós temos neste país. Uma vergonha para quem lê esta notícia lá no estrangeiro.

  58. Blá Blá Blá

    18 de Setembro de 2015 at 21:16

    Estas paladas de manchim também deveria servir para abrir a costa do primeiro-ministro. Ele também deveria apanhar umas boas paladas de manchim para aprender a governar e ser sério e responsável. Eu até acho que se deveria institucionalizar paladas de manchins como castigo para toda a gente neste país, incluindo os governantes incompetentes, corruptos e irresponsáveis. O senhor primeiro-ministro como não declarou o roubo aos órgãos competentes seria o primeiro a apanhar umas boas paladas de manchim para na próxima vez não cometer o mesmo pecado. Vocês iam ver se este país não consertava. Acabava-se com tribunais e estas porcarias todas cá em S.tomé que não servem para nada. Até os juízes que não sabem julgar, que são mafiosos e aldrabões também apanhavam paladas de manchim para aprender. Num instante o país entrava no eixo.

    • Palada de Manchim

      19 de Setembro de 2015 at 13:53

      O senhor tirou-me as palavras da boca. Concordo 100% com a sua ideia. Quando os ministros, diretores, juízes, ladrões, aldabrões começassem a tomar paladas de manchim nas costas o país melhorava. Por exemplo, neste caso do guarda costa que roubou dinheiro. Ele apanhou umas boas paladas de manchim. Ele disse que ficou doente. é porque fez ele bem. Depois disso, chamava-se o senhor primeiro-ministro e aplicava-se ele também umas boas paladas de manchim para ele aprender que a governação de um país tem regras. Assim ia-se ver se ele não apresentava queixa do guarda costa que roubou ele. Agora, o senhor primeiro-ministro faz aquilo que quer porque ele sabe que não existe regras nenhumas no país. Por isso ele abusa. Atenção que estou a falar deste primeiro-ministro como de anteriores. Por exemplo este ministro que fez com que o avião não levou chocolate para estrangeiro. Chamavam ele e davam umas boas paladas de manchim. Assim da próxima vez ele seria mais responsável. O país não pode ficar nesta babuseira só. É uma vergonha.

  59. Falo nada!

    18 de Setembro de 2015 at 21:53

    Falo nada apenas observo. So vi ler os comentários… Que vergonha! Assim quando o país vai crescer e desenvolver. Com pessoas cujo não ajudam para o desenvolvimento da mesma.

  60. Eugenio Costa

    18 de Setembro de 2015 at 22:11

    Vejam so se o Primeiro Ministro
    Patrice Trovoada e burro
    Enquanto MLSTP estaba lutar pra
    Arranjar 29 burros o homem so
    Comprou 2 burras
    Nao se sabe se elas estao prenhas
    Ou se estao sevadas so se sabe
    Que elas estao topetadas quer
    Dizer estao muito cheias com
    Pacas e pacas
    Brincamos
    Esse pais precisa reencontrar
    E muito triste bom pronto
    E a vida!!!!!!!!!!!!!!!!!@@@@@.com

  61. Adelino dos santos

    19 de Setembro de 2015 at 9:08

    Num País serio e democrático e dando como grave e é mesmo grave este episódio o senhor 1º ministro tinha que por o seu cargo a disposição ou seja demitir-se mais isso só acontece nos Países serio lugar de quantias de dinheiros elevados é no Banco e esse senhor tem que dar explicações da proveniencia desse dinheiro

  62. Jokas

    19 de Setembro de 2015 at 9:24

    Caros Sao – Tomenses

    Eu sou Sao-Tomense e vivo na diaspora por cerca de dezassete anos, infelizmente por causa desses tipos de situacoes e comportamento criados por nossos dirigentes. Feilzmente a Republica Democratica de Sao Tome e Principe e um espaco do mundo criado para todos sao-tomenses viver de uma forma digna e transparente e e para isso que as pessoas vao as urnas para eleger os seus dirigentes. Neste caso gostaria de fazer uma pergunta. Donde e a proviniencia dessas placa de moedas estrangeiras. Sera k e do ordenado do Senhor Primeiro Ministro? De igual modo eu nao compactuo com ninguem de usufruir daquilo que nao e seu mas ha um proverbio k diz k: Quem rouba ladrao tem mil anos de PERDAO.
    Sao-tomenses “open yours eyes” porque nos todos temos um papel fundamental no desenvolvimento dessa pequena mas linda e rica no centro do mundo e rasgada pela linha do equador no golfo da Guine e afastado do continente Africano cerca de mais de trezentos quilometros. Temos k precionar os membros de suberania de efetuar o seu trabalho firme e correto porque todos nos criamos condicoes e conforto nas nossas casas mas nao podemos esquecer de o fazer de igual modo para o Pais. Porque e la aonde vivemos de qualquer forma.
    Um abraco caloroso para todos.

    Jokas

    Sao-tomenses.

  63. Malé Bobo

    19 de Setembro de 2015 at 14:21

    Com muita pena minha tenho de admitir que Patrice Trovoada perdeu toda a credibilidade. Não digo isto com nenhum animo ou satisfação.Bem pelo contrário. Gostaria que o país entrasse no eixo mas tendo como suporte coisas básicas, pelo menos, que garantissem respeito e confiança junto das populações. E ele, Patrice Trovoada, neste momento, tinha todas as condições para ser o homem incontornável desta mudança. Tem uma maioria absoluta, tem o partido na mão, tinha uma parte significativa da população pronta a ajudar. Aos poucos ele está a desbaratar este capital todo. Ainda acredito que ele tem muito apoio junto da população. Mas é sobretudo por meios poucos legais e transparentes que este fenómeno veio demonstrar e deixar claro. Toda a elite ou pessoas altamente qualificadas deste país, tirando uns parasitas que não têm vida própria nem são suficientemente autónomos, não apoia este primeiro-ministro. E ele, neste momento, precisaria do apoio destas pessoas para dar a volta ao país. Mas, provavelmente, ele prefere o apoio destes seguidores cegos que obedece-o sem pestanejar. Isto é muito complicado porque nenhum país é construído sem a participação da sua principal elite. Este caso é exemplificativo das pessoas que acompanham Patrice Trovoada e da forma como ele gere os assuntos públicos. Isto não nos dignifica como país.

  64. Rui Rosário

    19 de Setembro de 2015 at 20:19

    Ninguém pode se preso sem que haja uma acusação oficiosa, e posterior um mandado de captura passado pelo ministério público.
    Se houve confisco do suposto bens do prisioneiro, tinha que ter uma autorização do tribunal caso fosse um caso legal. Sendo tudo isso uma questão de roubo então ha que ter uma investigação policial para averiguar os factos desde a origem do dinheiro . Mas isso não convém o tal primeiro ministro em tornar essa questão pública porque esta em causa muita merda mal cheirosa.

  65. João Rodrigues Serôdio

    19 de Setembro de 2015 at 20:56

    Por momentos,pensei estar a ler o jornal “Piadas da Caserna”,contudo não deixei de rir para o caricato da situação e o modo como o “artista” descreve a odisseia,só faltando dizer,que tomou emprestado,com o intuito de devolver mais tarde,quando é que não diz,mas tem facturas para comprovar as compras feitas.Foi tanta a sorte que Deus lhe deu,que por 3 vezes,assaltou o cofre e ninguém deu por nada,se fosse com o Tio Patinhas,outro galo cantaria.Mas,como diz o ditado:”Deus,perdão,queria dizer,a Ocasião faz o Ladrão”. E o que faz o ladrão? Torna-se um burro com placas,compra carro,casa,mototáxis e não satisfeito com isso,como já não queria sustentar uma mulher(ele rouba mas ela é que arranjou o problema),passou a ter que sustentar duas,bolas realmente Deus ajuda numas coisas,em outras deixa mesmo a desejar,já para não falar da irmã.Moral da história:Dá Deus nozes a quem não tem dentes.Por último,e não menos importante,de quem era o dinheiro em abundância,isso agora não interessa nada,fica tudo resolvido entre os “burros com placa”,porque o Povo lá vai cantando e rindo,e o que faz falta,é animar a malta.

  66. Pedro Ramirez

    20 de Setembro de 2015 at 2:39

    Gatuno sem vergonha! Como é que esse gajo soube que o dinheiro estava la? Tens muita sorte que roubaste o Dr Patrice. Espero que nao te enganes de portas e vas roubar ao Dr Adelino Isidro. Merecias ter as maos, orelhas e os tomates cortados. Sacana!!!!!!A culpa nao é tua mas sim daqueles que guardam dinheiro das capanhas em casa. Durante os ultimos tempos foram relatados varios incidentes deste tipo: uma empregada que roubou o Presidente Pinto da Costa, Guarda Costa que roubou Rafael Branco, O sr Raul Cravid que pegou no dinheiro do Fradique e fugiu para Cabo Verde tendo pouco tempo depois regressado como nada tivesse passado.

  67. Explicar sem complicar

    20 de Setembro de 2015 at 9:38

    LEMBREI caso de Jose Sócrates.

    Exmos SENORES,
    Frederic Samba Procurador Geral da Justiça !
    Idalino Rita do Gabinete de Branqueamento de Capitais em STP!
    Senhor RAPOSO minimizará da Justiça!

    SENORES leram este artigo?
    Ou não podem pronunciar por causa das VIATURAS NOVAS Que o PATRICE TROVOADAS vos ofereceu?

    O Povo aguarda.
    Quando BIGADEIRO Justini Lima defuma Correcção ao GATUNO NAGI, o senhor Armindo e Elísio Teixeira, a TVS ANDIM MEDIA a mando de PATRICE Trovoada e ADI fizeram bastante teatro que terminou com a exoneração de Justino Lima. E é mesmo este ARMINDO que dá ao Segurança PALADA DE MACHIM!
    Onde anda a TVS ? isto não é notícia?
    Onde anda o Ministro da Justiça e DIREITOS HUMANOS o RAPOSO? Isto não é violáceo dos DIREITOS HUMANOS?
    Porquê existe uma JUSTIÇA noGabinete do PATRICE TROVOADAS e outra “entre aspas” no tribunal?

    De onde VEM? E como entrou todo ESTE DINHEIROS em S.Tome e Principe?

    De forma LEGAL, NÃO ENTROU DE CERTEZA.

    Aguardamos esclarecimentos.
    SENÃO!

  68. 20 de Setembro de 2015 at 16:00

    Deviam prender automaticamente este ladrão bem como o senhor primeiro-ministro. O ladrão seria julgado porque já apanhou paladas de manchim. O senhor primeiro-ministro, antes de ser julgado, deveria apanhar umas boas paladas de manchim. Caso contrário isto está a ficar bem bonito. Praticamente a justiça não existe no nosso país. A sensação que as pessoas têm é que se pode fazer tudo neste país que não acontece nada. São já muitos casos. Só que desta vez atingiu o limite. Trata-se do primeiro-ministro do nosso país. Isto está a ser uma brincadeira de país. Nem sei se pode-se chamar isto país.

  69. padeiro

    20 de Setembro de 2015 at 21:46

    Só em S. Tomé, ladrão declarado e por cima ainda faz ameaça.

  70. Pumbo Mal Cheiroso

    21 de Setembro de 2015 at 8:27

    Estamos perante um caso grave que pode indiciar dinheiro proveniente de lavagem de capital e um outro caso de furto, mas este segu7ndo caso na minha opinião de gravidade menor.
    O facto do Patrice Trovoada nao ter levado este caso ao Tribunal e preferir fazer justica com as suas proprias maos dando paladas de machim ao jovem assaltante indica claramente que o proprio primeiro ministro nao quer que o assunto chegue a justiça senão teria ele feito queixa a justica.
    Dai que tendo o assunto tornado publico através da comunicação social privada, neste caso – através do Tela-Nom, deveria o Ministério Publico agir, mas como esse Frederico Samba nem conhece , em termos de direito a sua mão direita e a sua mão esquerda, isto vai de certeza para a gaveta do esquecimento. Mas perante este caso e se comparar-se com o caso do gatuno que foi espancado no quartel que levou a demissão de Justino Lima, deveria o proprio senhor primeiro ministro, num gesto de elevação, colocar o seu cargo a disposição do Presidente da republica, ja que temos estrangeiros que nos querem ajudar e so ajudarão quando tiverem a certeza de que os nossos dirigentes nao estão metidos em negocios escuros, ou que pelo menos tem dinheiro sim mas dinheiro limpo. Quando as preocupações para o assunto ser noticiado na TVS, fiquem tranquilo que aquilo deixou de ser um canal de serviço publico para ser caixa de ressonância das baboseiras governativas. Infelizmente! Pior ainda é que nenhum dos partidos da oposição diz alguma coisa. Estão todos amordaçados, nem o MLSTP, nem o PCD, nem o MDFM. A UDD parece que ja esta feito com PT e todo o resto é so para encher o xadrez.
    em nada

  71. Delgado

    21 de Setembro de 2015 at 10:41

    O caso é de uma gravidade tamanha que não compadece com tratamentos com paninhos quentes, nem comentários ligeiros e levianos. O Ministério Público Santomense deve investigar a origem do dinheiro o quanto antes. O segurança-ladrão deve ser detido, processado e julgado, pois quem rouba é ladrão e não homem com sorte, muito menos dado por Deus.
    O Primeiro-ministro fica muito mal nesta fotografia. Por isso ele deve explicar e provar a origem do dinheiro, bem como toda esta estória.Se não o fizer deve se demitido.

  72. Verdade

    21 de Setembro de 2015 at 16:13

    Tenho uma duvida. Quando se rouba a um Politico, é roubo ou reembolso?

  73. Eusebio Neto

    21 de Setembro de 2015 at 17:46

    Nao ha duvidas que o Seguranca actuou como um ladrao, ou melhor, roubou. Por isso deve ser acusado e condenado con forme preve a Lei aplicavel. No entanto, as autoridades judiciais tambem nao poderao desvalorizar o crime cometidos pelos homens do Doutor (entende-se sr. Primeiro Ministro) e o crime que este tambem cometeu ao ter em casa valores avultados. A situacao e muito mais grave do que pode parecer e exige imediata accao das autoridades judiciais de S Tome e Principe para:
    1- Processar o jovem que roubou pelos seus actos;
    2- Processar os homens do senhor Primeiro Ministro por terem feito justica com as proprias maos em vez de se socorrerem da justica que e o unico orgao nacional com poderes para acusar, julgar e condenar;
    3- Averiguar a proveniencia desses valores que Patrice Trovoada mantinha em casa.

    Ainda importa relembrar aos que podem ter se esquecido que o ex-Chefe de Estado Maior das Forcas Armadas Justino Lima foi condenado e demitido pelo sr. PM por ter ajudado os seus militares a bater em um ladrao publico que teve a ousadia de assaltar o quartel e militares de alta patente. O proprio Sr PM ja deveria ter reagido para reforcar o seu principio de justica e seriedade.

    Porque isso ainda nao foi feito, o senhor Procurador Geral da Republica e chamado a agir urgentemente para que todos os pormenores desta confusa confusao seja esclarecida e cada interveniente seja responsabilizado pelos seus crimes. Que nenhum deles seja poupado e que nenhum eventual acordo de cavalheiro seja feito entre eles. O facto do sr PM ter prometido devolver a quem roubou devolver tudo que lhe retirado a forma e ilegalmente pelos seus homens, deixa muitassuspeitas no ar, nomeadamente no que toca a proveniencia desse dinheiro todo e as razoes que levaram o seu “dono” a mante-lo em casa em vez de coloca-lo no banco conforme manda a lei, alias uma exigencia que o proprio sr, PM apregoa muitas vezes. Vamos continuar atentos para ver ate onde vao as competencias reais dos nossos tribunais e nossos fazedores da justica.

    Tenho dito

  74. Furtado

    22 de Setembro de 2015 at 7:57

    Todos os nossos órgãos de soberania estão cegos surso e mudos.
    Deveriam todos se demitir.
    República das bananas!

  75. STP

    22 de Setembro de 2015 at 13:06

    Único mal que Tela Non fez, foi publicar a fotografia do rapaz.

  76. José de Santo Amaro

    23 de Setembro de 2015 at 11:54

    Exmº senhor Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe,
    Exmº Senhor da Justiça e dos Direitos Humanos,
    Exmº Senhor Ministro das Finanças e da Administração Pública

    Assunto: Demissão do Primeiro Ministro e Chefe do Governo.

    Excelência,

    São Tomé e Príncipe apresenta um cenário económico de vulnerabilidade externa;
    Um Primeiro Ministro e Chefe do Governo que não apresenta declaração de rendimento, proprietário de duas burras com ” USD, €, £ e FCF”, sócio de Bilhete do Tesouro, colocado no mercado em 2015;
    Um Primeiro Ministro e Chefe do Governo que não respeita constituição e as Leis da República, pratica (in)justiça com as suas próprias mãos e aniquila aqueles que a pratica;
    Caso Naji, Olinto, navio Thunder, Bilhete do Tesouro podem ser matérias fatíveis para demissão do Primeiro Ministro e Chefe do Governo.
    Perante esta e outras situações, tenho a honra de informar e solicitar à V.Exa que estamos diante de crimes dos responsáveis, titular de cargo políticos; os procedimentos devem ser encaminhados à Unidade de Informação Financeira (UIF) e ao Ministério Público para punir o infrator.
    O XVI governo constitucional é caraterizado por funil de vendas, na extremidade larga estão os Senhores Patrice Trovoada, Américo Ramos, Afonso Varela, vai diminuindo até chegar ao próprio partido ADI, e o povo viverá indignado sem representação na Assembleia Nacional. O país está a deriva! A vossa/nossa atenção para tomada de decisão a tempo útil poderá mudar a situação.

    Assim, submeto a V.Exª esse trecho para melhor apreciação e decisão.

    São Tomé Poderoso e Santo António- tende piedade do seu povo, cansado de sofrer!

  77. António Campos

    14 de Maio de 2016 at 23:31

    isto não é roubo, este jovem foi muito bom de não ter roubado toda as placas. o Praticio trovoada só tem que agradecer a ele, e ademais são nosso dinheiro mesmo.

  78. Boca Pito

    18 de Maio de 2016 at 8:31

    Meus senhores:
    Essa questão não tem polémica alguma, pelos motivos seguintes:
    1. Está claro que o referido segurança cometeu o crime de furto;
    2. O crime de furto está tipificado na Lei do Código Penal como crime público;
    3. O ofendido ao tomar contacto com a situação, se conseguiu recuperar os seus bens furtados, poderá não intentar o procedimento judicial contra o autor confesso do crime;
    4. Se for necessário de se fazer diligências para confiscar outros bens adquiridos com o valor furtado, isso já terá que ser por via legal, através das Polícias;
    5. Se o autor confesso for espancado por pessoas alheias às instâncias judiciais, para investigação privada, os espancadores responderão pelo crime de ofensas corporais;
    6. Os objectos e recuperados na sequências destas investigações privadas, não são pertenças do autor confesso do crime, como o mesmo tem alegado;
    7. Só são suas pertenças os objectos por ele adquirido através do seu esforço laboral lícito, ou ofertado por outra pessoa.
    8. Portanto esse autor confesso, tem os seus direitos a defender, mas precisa de alguém com o conhecimento em matéria de direito para guiá-lo: Porque as coisas não são tão assim como o mesmo está a supor.

    Foi a minha humilde contribuição:

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top