Destaques

OMS faz alerta para crescente número de pessoas com diabetes

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU

Agência da ONU lançou o primeiro relatório global sobre a doença; número de pessoas vivendo com diabetes quadruplicou desde 1980 e chegou a 422 milhões de adultos, a maioria em países em desenvolvimento; obesidade está entre os fatores impulsionando aumento.

Foto: OMS

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.*

O Dia Mundial da Saúde, este ano celebrado em 7 de abril, é dedicado ao diabetes porque o número de pessoas quem têm a doença, especialmente adultos, está aumentando muito rapidamente.

Foi o que explicou à Rádio ONU o diretor do Departamento de Controle de Doenças Crônicas e de Prevenção da Violência e dos Traumatismos da Organização Mundial da Saúde, Etienne Krug.

Riscos e Consequências

“Nos anos 80, havia como 100 milhões de pessoas com diabetes, hoje tem quatro vezes mais, temos mais de 422 milhões de adultos, em todo o mundo, sofrendo da doença. E isso tem consequências, porque as pessoas com diabetes têm risco mais elevado de ataques cardíacos, cerebrais, problemas de visão, problemas renais e amputações, e têm mortalidade prematura mais alta.”

Segundo a OMS, o excesso de peso e a obesidade são fatores impulsionando esse “dramático” crescimento. Etienne Krug citou ainda a alimentação que não é saudável, com muitas gorduras e açúcares, e a falta de exercício físico, como causas da doença.

A agência da ONU lançou nesta quarta-feira seu primeiro relatório global sobre o diabetes destacando a necessidade de aumentar medidas de prevenção e tratamento para a doença.

Brasil

“Outro desafio importante é a detecção do diabetes e o acesso aos medicamentos que muitos países não têm ou são muito caros. Por exemplo, hoje, no Brasil, são quase três dias de salário de uma pessoa de salário baixo para comprar um mês de tratamento de insulina.”

O diretor da OMS disse ainda que, globalmente, uma em cada três pessoas tem excesso de peso e uma em cada 10 é obesa, fatores importantes de risco do  diabetes tipo 2.

Segundo Etienne Krug, o Brasil, como em todo o mundo, tem visto um aumento no número de pessoas com sobrepeso e obesidade.

A agência da ONU calcula que mais da metade dos adultos brasileiros estão acima do peso e 20% estão obesos. Com isso, o diabetes já atinge 8,8% das mulheres e 7,4% dos homens. A maioria vive com o diabetes tipo 2.

*Apresentação: Michelle Alves de Lima.

 

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top